Anêmona de outono: descrição das variedades + foto

Entre as plantas que florescem no final da temporada, a anêmona de outono se destaca favoravelmente. Esta é a mais alta e despretensiosa das anêmonas. Ela também é uma das mais atraentes. É claro que na anêmona de outono não há uma coroa de beleza cativante e brilhante, que imediatamente chama a atenção e a faz se destacar no fundo de outras flores. Mas, acredite em mim, chegando a um arbusto de anêmona japonesa ou híbrida, você não conseguirá tirar os olhos da planta elegante por muito tempo.

Obviamente, cada flor é bonita à sua maneira. Mas as anêmonas de outono merecem mais atenção do que os nossos jardineiros lhes dão. Eles parecem ter saído das pinturas tradicionais de estilo japonês. A beleza das anêmonas de outono é requintada e arejada, apesar de seu tamanho impressionante. Ao mesmo tempo, a anêmona não causa problemas para os donos e pode crescer com pouco ou nenhum cuidado.

Tipos e variedades de anêmonas de outono

Este grupo inclui quatro espécies e um subgrupo de anêmona rizomatosa:

  • Japonês;
  • Hubei;
  • folhas de uva;
  • sentiu;
  • híbrido.

Eles geralmente vão à venda com o nome geral de "anêmona japonesa". Isso se deve ao fato de essas anêmonas serem muito semelhantes entre si, sendo difícil para um leigo entender as diferenças. Além disso, os centros de jardinagem geralmente vendem anêmonas híbridas obtidas de parentes selvagens que vivem na China, Japão, Birmânia e Afeganistão.

Vamos dar uma olhada mais de perto nas espécies e variedades de anêmonas no outono.

Comente! Curiosamente, a maioria das cores na foto parece melhor do que realmente é. O mesmo não pode ser dito para as anêmonas de outono. Nem uma única fotografia, mesmo retocada, é capaz de transmitir sua beleza.

japonês

Algumas fontes afirmam que a anêmona japonesa e a anêmona de Hubei são uma espécie. Acredita-se que a anêmona veio da China para a Terra do Sol Nascente durante a Dinastia Tang (618-907) e foi introduzida lá e sofreu algumas mudanças. Mas, uma vez que mesmo entre os cientistas não existe uma opinião única sobre essa unidade, e as flores têm diferenças, daremos suas descrições separadamente.

A anêmona japonesa é uma erva perene com rizomas horizontais rastejantes. Nas espécies de plantas, a altura chega a 80 cm, as variedades podem crescer de 70 a 130 cm .As folhas desta anêmona são três vezes dissecadas, com segmentos dentados, pintadas de verde com tonalidade cinza. As variedades apresentam tonalidades azuladas ou prateadas.

Flores simples de anêmona são coletadas em grupos nas extremidades dos caules ramificados, em condições naturais são coloridas de branco ou rosa claro. Os botões abrem no início do outono. As anêmonas varietais possuem flores de cores mais vivas, podendo ser semidobradas.

A anêmona japonesa prefere solos soltos, moderadamente férteis, mas, se necessário, se contenta com qualquer tipo de solo. É fácil de cuidar, pois no inverno requer abrigo apenas em regiões com invernos rigorosos e com pouca neve. Ela cresce bem sozinha, mas não gosta de transplantes.

Preste atenção às variedades de anêmona japonesa:

  • Rainha Charlotte - flores rosa-escuro aveludadas de uma anêmona de 7 cm de diâmetro são cobertas por um arbusto de 90 cm de altura;
  • Príncipe Henry - a altura das anêmonas pode chegar de 90 a 120 cm, as flores são grandes, vermelhas, mas em solo pobre e seco podem ficar pálidas;
  • Redemoinho - flores semi-duplas brancas como a neve aparecem no final do verão, a anêmona cresce até 100 cm;
  • Feitiço de setembro - cresce acima de 100 cm, grandes anêmonas rosa simples são decoradas com um meio dourado;
  • Pamina - uma das primeiras vermelhas anêmonas japonesas, às vezes até bordô, floresce no final de julho e não cresce mais do que um metro.

Hubei

Ao contrário das espécies anteriores, cresce até um metro e meio, as flores são menores e as folhas grandes são verdes escuras. A anêmona floresce no final do verão ou início do outono, pintada de branco ou rosa. As variedades desta anêmona foram criadas para que os arbustos fossem raquíticos e mais adequados para o cultivo doméstico.

Variedades populares:

  • Tikki Sensation - de agosto até a geada, flores duplas brancas desabrocham em anêmonas em miniatura de até 80 cm de altura (medalha de prata na exposição internacional Plantarium-2017);
  • Crispa - a anêmona se distingue pelas folhas onduladas e flores rosa;
  • Precox é uma anêmona com flores rosa carmesim;
  • Splendens - as folhas da anêmona são verdes escuras, as flores são vermelhas.

Folha de uva

Esta anêmona veio do Himalaia para a Europa e encontra-se a uma altitude de até 3 mil metros, preferindo solos arenosos e úmidos. As folhas de anêmona podem ser de cinco lóbulos e realmente se parecem com folhas de uva. As flores são modestas, brancas ou ligeiramente rosadas. Enquanto a própria anêmona cresce até 100 cm, o tamanho da lâmina foliar pode chegar a 20 cm.

Esta anêmona raramente é cultivada em nossos jardins, mas participa da criação de híbridos.

Feltro

A anêmona desta espécie começa a florescer a partir do final do verão ou início do outono, na natureza cresce até 120 cm. Acredita-se que seja a mais resistente ao frio e resistente a influências externas adversas. Não é recomendado cultivar esta anêmona nas regiões do sul. As folhas da anêmona são púberes na parte inferior, as poucas flores são rosa pálido.

Entre as variedades podem ser destacadas Robutissima de até 120 cm de altura e flores rosa perfumadas.

Híbrido

Esta anêmona é um híbrido das anêmonas listadas acima. Freqüentemente, variedades de espécies também são incluídas aqui, o que leva a alguma confusão. Mas como você pode ver na foto, a anêmona é muito parecida. As folhas de uma anêmona híbrida geralmente não sobem mais de 40 cm acima da superfície do solo, enquanto os caules das flores sobem um metro. Os botões aparecem há muito tempo, sua cor e forma são variadas.

Os híbridos anemônicos preferem rega abundante e crescem bem em solos férteis e soltos. Em solos pobres, o tamanho e a cor das flores são prejudicados.

Veja as fotos de variedades populares de anêmonas híbridas:

  • Serenata - flores rosas duplas ou semi-duplas atingem um diâmetro de 7 cm, arbusto de anêmona - até um metro;
  • Lorelei - uma anêmona de cerca de 80 cm de altura decorada com flores de uma rara cor rosa prateado;
  • Andrea Atkinson - folhas verdes escuras e flores brancas como a neve adornam uma anêmona de até 1 m de altura;
  • Lady Maria é uma anêmona em miniatura, com menos de meio metro de altura, decorada com flores brancas únicas e que cresce muito rapidamente.

Cuidado de anêmonas de outono

Plantar e sair para anêmonas que florescem no outono, não é difícil.

Importante! A única coisa ruim sobre essas anêmonas é que elas não gostam de transplantes.

Seleção de assento

As anêmonas de outono podem crescer em sombra parcial. Onde você os coloca depende da região. No norte, eles se sentem bem em um local aberto, mas no sul, com excesso de sol, eles vão sofrer. Todas as anêmonas não gostam do vento. Cuide de sua proteção, caso contrário, anêmonas de outono altas e delicadas podem perder suas pétalas e seu efeito decorativo. Eles precisam ser plantados de forma que as árvores ou arbustos os protejam do lado do vento.

Todas as anêmonas, exceto as híbridas, não são muito exigentes em solos. É claro que o solo completamente trabalhado não será adequado para eles, mas não há necessidade de ser zeloso com o estrume.

Plantio, transplante e reprodução

As anêmonas têm raízes frágeis e não gostam de transplantes. Portanto, antes de baixar o rizoma até o solo, pense bem se deseja mover a anêmona para outro local em um ano.

É melhor plantar anêmonas na primavera. As espécies e variedades de outono podem até florescer no final da temporada. Plantio de outono indesejável, mas possível para anêmona de rizoma. Basta terminar a escavação muito antes da geada, para que as raízes tenham tempo de se acalmar um pouco.

O solo para o plantio da anêmona é desenterrado, as ervas daninhas e as pedras são removidas. Estrume de solos pobres, cinza ou farinha de dolomita são adicionados aos ácidos. O plantio é feito de forma que o rizoma da anêmona fique enterrado no solo cerca de 5 cm, sendo então realizada a rega e a cobertura obrigatória.

É melhor combinar o transplante de anêmonas com a divisão do arbusto. Isso é feito no início da primavera, quando as mudas acabam de aparecer na superfície, e não mais do que uma vez a cada 4-5 anos.

O principal é fazer tudo com cuidado, tentando não ferir. A anêmona é desenterrada, retirada do excesso de solo e o rizoma é dividido em partes. Cada um deve ter pelo menos 2 pontos de crescimento. Se necessário, na primavera, você pode desenterrar cuidadosamente a prole lateral das anêmonas e transplantar para um novo lugar.

Atenção! No primeiro ano após o transplante, a anêmona de outono cresce muito lentamente. Não se preocupe, na próxima temporada ela crescerá rapidamente uma massa verde e dará muitos descendentes laterais.

Cuidado sazonal

Ao crescer anêmona, o principal é regar. O solo deve ser bem drenado, pois a estagnação da umidade nas raízes é inaceitável. Na primavera, a rega é feita no máximo uma vez por semana e somente quando não chove há muito tempo. Nos verões quentes e secos, é aconselhável umedecer o solo diariamente. A rega é especialmente importante durante a formação dos botões.

Se, ao plantar no outono ou na primavera, você trouxe muita matéria orgânica sob as anêmonas, elas não podem ser fertilizadas até o final da primeira estação de crescimento. Nos anos subsequentes, durante a formação dos botões, alimente a anêmona com um complexo mineral e, no final do outono, aplique uma cobertura morta com húmus - ele servirá como fertilizante na primavera.

Importante! A anêmona não tolera esterco fresco.

Cuidado adicional é a remoção manual de ervas daninhas - as raízes da anêmona estão localizadas perto da superfície. Portanto, o afrouxamento do solo não é realizado, mas sim coberto com cobertura morta.

Se preparando para o inverno

No outono, a parte aérea da anêmona é cortada apenas nas regiões sul; para outras regiões, essa operação é adiada para a primavera. O solo é coberto com estrume, composto, feno ou turfa. Onde os invernos são rigorosos e há pouca neve, a anêmona pode ser coberta com ramos de abeto e spunbond.

Conselho! Se você cobrir o solo com húmus para o inverno, não terá que alimentar a anêmona na primavera.

Conclusão

Graciosas e delicadas anêmonas de outono vão decorar seu jardim de outono e não requerem muitos cuidados.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção