Alyssum ampelous: crescendo a partir de sementes

Alyssum ampelous (Alyssum) é um pequeno arbusto que decora o jardim de forma independente e em combinação com outras flores, e também em harmonia com coníferas decorativas e hospedeiros. Alyssum é despretensioso, por isso pode ser cultivado na maioria das regiões da Rússia. A planta se propaga por estacas e dividindo o arbusto, ela também pode ser cultivada a partir de sementes.

Descrição do ampel alissum

Ampel Alyssum (também chamada de lobularia ou beterraba) é um arbusto perene com rebentos rastejantes e bastante longos. Tem uma altura máxima de 40 cm e a sua característica distintiva são as atraentes flores pequenas que cobrem abundantemente a planta. Eles vêm em tons de branco, amarelo, lilás, bordô e até esverdeados.

A floração abundante começa em junho e dura todo o verão. As flores atraem não só pela cor viva, mas também pelo aroma agradável. Após o final da floração, em setembro, começam a se formar frutos (vagens), nos quais amadurecem muitas pequenas sementes. Um novo arbusto pode ser cultivado a partir deles - tanto em métodos de mudas quanto sem mudas.

Variedades de Alyssum ampelny

Diversas variedades de alissum ampelous são conhecidas. Cada um deles difere na cor das flores e no aroma.

Esther Bonnet

Esther Bonnet (Easter Bonnet) - esta variedade de alissum ampelous é usada para o cultivo em vasos suspensos. Dá vários rebentos de 20-25 cm cada um com flores de tons pastel - branco, amarelo, rosa e lilás.

Esther Bonnet é uma variedade atraente de alyssum ampelous com flores pastel

Princesa em roxo

Outra variedade para cultivo em vasos. Produz longos rebentos com flores exuberantes de tonalidade lilás ou púrpura pálido.

Os rebentos deste aliso parecem uma cascata de lindas flores lilases.

Onda branca

Uma variedade híbrida de alyssum ampelous (foto) com um arbusto compacto de não mais de 25 cm de altura. A planta parece uma bola branca em flor.

Alyssum ampeloso branco é combinado com quase todas as cores

Nuvem de baunilha

O aliso ampeloso da variedade Vanilla Cloud recebeu este nome pelo facto de as suas flores exalarem um aroma rico, que se faz sentir à distância.

Ampel Alyssum bush Nuvem de baunilha densamente coberta por flores brancas

Características de reprodução

Para a reprodução de alissum ampelous, um método vegetativo ou de semente é usado. O material da semente pode ser colhido por você mesmo no final de setembro. É plantado tanto em mudas quanto em campo aberto.

A divisão do arbusto é adequada para alissums ampelous perenes. Quando a planta atinge os 3-4 anos, ela é desenterrada e o rizoma é dividido com uma faca para que cada delenka tenha pelo menos 2-3 brotos saudáveis. Eles são plantados na mesma profundidade da planta-mãe. É aconselhável concluir o procedimento em maio.

As estacas são cortadas de longos rebentos que o alissum ampeloso dá já no final da primavera. Esses brotos são cortados e plantados em estufa - solo feito de turfa e areia (em quantidades iguais), coberto com papel alumínio. Forneça rega abundante, após a qual os brotos podem ser transplantados. O procedimento é realizado no início de outubro.

Importante! As estacas podem ser plantadas diretamente em terreno aberto. Nesse caso, as condições de estufa para eles são criadas com a ajuda de latas que cobrem as mudas.

Aplicação em paisagismo

Ampel Alyssum é usado principalmente no plantio de carpetes. Os arbustos são muito baixos, mas densos, cobrem completamente o solo. Portanto, com a ajuda deles, você pode facilmente ocultar os cantos pouco atraentes do jardim.

Existem várias opções para usar alissum em paisagismo de jardins:

  • tapete floral contra o fundo de um gramado ou rodeado por outras flores;

    Ampel Alyssum bush Nuvem de baunilha densamente coberta por flores brancas

  • a criação de canteiros de flores em dois níveis com a colocação de flores mais altas no centro;
  • mixborders - colheitas ampelous preenchem bem o espaço;
  • plantio ao longo de caminhos - lobularia delineia áreas diferentes, para que possam ser usados ​​para zoneamento de jardim.

Esta planta é combinada com uma grande variedade de flores - por exemplo, flox, lírios, sálvia, com petúnia, begônia de jardim e outros.

Ampel Alyssum fica bem com flores pequenas e de diâmetro maior

Alyssum ampelous é ótimo para emoldurar um jardim de flores

Atenção! Uma combinação bem-sucedida de flores em um canteiro de flores é branca com roxo e azul ou com framboesa e rosa.

Plantando e cuidando de alyssum ampelous

As sementes de ampel alissum podem ser semeadas em terreno aberto e as mudas podem ser retiradas deles. Esta planta é despretensiosa, por isso não haverá problemas especiais com a sua criação. As sementes são semeadas em março ou abril, e as mudas são transferidas para campo aberto em meados de maio. O cuidado posterior com eles é muito simples - você precisará alimentar os arbustos 2 a 3 vezes por temporada, bem como afrouxar o solo periodicamente e, às vezes, podar.

Tempo

O momento do plantio de sementes de ampel alissum para mudas depende das características climáticas da região:

  1. Na faixa do meio, eles começam a crescer em meados de março.
  2. Nos Urais, Noroeste e Sibéria - no início de março.
  3. No sul, as sementes podem ser plantadas em meados de novembro diretamente em terreno aberto. Então, eles receberão imediatamente o endurecimento e a estratificação adicional não será mais necessária.
Importante! No sul da Rússia, as sementes de alissum ampelous podem ser plantadas imediatamente em terreno aberto, contornando o estágio de muda. Isso geralmente é feito no início de maio.

Cultivo de mudas de ampel alissum a partir de sementes

Apesar de o alyssum também poder ser cultivado ao ar livre, os jardineiros experientes preferem plantar mudas. Este método proporciona a melhor germinação e permite eliminar imediatamente as sementes estéreis, das quais existe uma grande quantidade de alyssum.

Para o cultivo, você pode usar bandejas de mudas regulares ou recipientes de plástico. O recipiente deve ser largo, mas raso, e também deve ter orifícios de drenagem. O solo pode ser adquirido na loja (universal para mudas) ou compilado de forma independente, por exemplo, a partir dos seguintes componentes:

  • terreno ajardinado - 1 parte;
  • turfa - 1 parte;
  • farinha de limão ou calcário - 1 xícara;
  • areia fina - 1/4 parte.

Sequenciamento:

  1. O solo é bem solto para que fique leve e arejado.
  2. Hidrate abundantemente.
  3. Faça ranhuras com 1 cm de profundidade.
  4. Despeje as sementes neles.
  5. Cubra com terra de cima - não há necessidade de aprofundar.
  6. A superfície é coberta com vidro ou folha com orifícios.
  7. Conservar em local fresco com temperatura de 10-15 ° C.
  8. Ilumine com uma lâmpada até 12-13 horas por dia, ventile periodicamente.
  9. Eles estão sentados após o aparecimento de duas folhas.
  10. Eles são alimentados com um fertilizante mineral complexo (é possível após o aparecimento da primeira folha).

Após a colheita, as mudas de Lobularia são cultivadas em copos plásticos ou outros recipientes individuais.

Para que os brotos de aliso ampeloso fiquem confortáveis, é melhor levá-los para uma varanda aquecida ou uma loggia aquecida - neste caso, você pode fornecer uma temperatura adequada.

Transferir para o solo

As mudas de Alyssum são transplantadas para campo aberto no final de maio (no sul é possível na primeira quinzena do mês). O local é escolhido levando-se em consideração as seguintes características:

  • o local deve ser bem iluminado - o alissum não tolera nem mesmo sombras leves;
  • o solo é leve, moderadamente fértil;
  • terras muito úmidas e alagadas levam à podridão das raízes. Se a água subterrânea estiver próxima à superfície do solo, as covas de plantio devem ser drenadas com pequenas pedras.

A tecnologia de pouso é padrão:

  1. O local foi escavado a uma profundidade rasa.
  2. Vários furos são preparados, mantendo a distância entre eles de 20-30 cm.
  3. A drenagem é colocada no fundo, se necessário.
  4. As mudas são movidas junto com o torrão de terra.
  5. Eles são cobertos de terra e abundantemente regados.
Atenção! Se o solo estiver esgotado, prepare uma mistura de solo de jardim com húmus (em quantidades iguais).

Ao transplantar plantas, é necessário preservar um caroço de barro.

Cuidados de acompanhamento

Cuidar do aliso ampeloso é muito simples. Esta planta tolera ondas de frio prolongadas, mudanças bruscas de temperatura e até secas. Para alcançar uma floração abundante e bonita, pelo menos uma manutenção mínima deve ser fornecida:

  1. Alyssum é regado com moderação e somente se não houver precipitação por mais de 7 a 10 dias. O excesso de umidade é mais prejudicial do que a falta de umidade. Portanto, é necessário regar em intervalos tais que a superfície do solo permaneça ligeiramente úmida.
  2. Alyssum é alimentado 2-3 vezes por temporada - então a planta cresce rapidamente em tamanho e floresce profusamente. Pela primeira vez, eles dão fertilizante de nitrogênio (uréia, nitrato de amônio e outros). Isso deve ser feito em meados de abril. Na segunda e na terceira vez (com um intervalo de 1 mês), alissum é alimentado com um fertilizante complexo ou uma mistura de superfosfato e sal de potássio. Nenhuma fertilização é necessária na segunda quinzena de agosto. No caso de variedades anuais, o tempero superior é dado com mais frequência - 4 vezes por temporada.
  3. A poda do aliso ampeloso é melhor realizada no início da primavera, antes do início do inchaço ativo dos botões. Para fazer isso, pegue uma tesoura e remova galhos e folhas secas e danificadas. Um procedimento semelhante é realizado imediatamente após a floração - você precisa remover os pedúnculos e cortar todos os ramos em 5 cm.
  4. Outra dica é afrouxar o solo periodicamente. Isso é especialmente importante após a aplicação de cobertura - então os nutrientes chegarão às raízes mais rapidamente e, a partir daí, se espalharão para os tecidos de toda a planta.
Importante! Para que o solo retenha a umidade por mais tempo, é recomendável aplicar cobertura morta nas raízes do aliso ampeloso.

Isso pode ser feito com palha, serragem, ramos de abeto ou outros materiais de sucata. Uma camada de cobertura morta também permitirá que você remova ervas daninhas com menos frequência, pois inibe o crescimento das ervas daninhas.

Mesmo a manutenção mínima garante uma floração exuberante e duradoura da planta

Doenças e pragas

Alyssum ampelny tem boa resistência a doenças, mas às vezes sofre de infecções causadas por vírus ou fungos:

  • mosaico viral;
  • requeima;
  • oídio ou oídio.

As doenças podem ser identificadas por sintomas externos. Se manchas claras aparecem nas folhas, um mosaico se desenvolve, uma flor esbranquiçada indica oídio e manchas marrons indicam requeima. Nos primeiros estágios ainda é possível enfrentá-los, para isso, qualquer fungicida é utilizado:

  • Líquido bordalês;
  • "Ordan";
  • Fitosporin;
  • "Oxyhom" outros.

Além disso, em alissum ampelous, essas pragas são frequentemente parasitadas:

  • lagartas de vários insetos;
  • traça do repolho;
  • repolho branco;
  • pulga crucífera.

Uma solução de vinagre ou essências (uma colher de sopa por 10 litros), infusão de tabaco, solução de bicarbonato de sódio, infusão de casca de cebola e outros meios ajudam a lidar com eles. Você também pode usar qualquer inseticida:

  • Aktara;
  • "Karbofos";
  • Proteus;
  • "Ultor" e outros.

A solução é diluída de acordo com as instruções, o processamento é realizado em clima seco e calmo, de preferência no final da tarde.

Importante! Como profilaxia para infecções fúngicas, recomenda-se processar as mudas uma semana antes de transferi-las para o campo aberto.

Conclusão

Alyssum ampelous ajudará a decorar até mesmo um jardim discreto. Esta planta é adequada para todos os jardins de flores. O pequeno tamanho das flores é compensado pela abundância. A floração da cultura é longa, vai de maio a setembro.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção