Cultivo de romã em casa em uma panela

A romã é o fruto da árvore da romã, que é conhecida desde os tempos antigos. Era chamada de "fruta imperial" no território dos palácios de Roma, também era chamada de "maçã granulada" devido à sua estrutura incomum. Cultivar uma romã a partir de uma semente em casa está associado a certas dificuldades, mas é uma tarefa totalmente realizável.

É possível cultivar uma romã a partir de uma semente

Quando questionado se é possível cultivar romã a partir de uma semente em casa, a resposta depende de muitos componentes do processo. Para o cultivo, deve-se escolher frutas adequadas, bem como observar as condições de cultivo.

Muitos colecionadores de plantas exóticas cultivam romãs decorativas em casa. Isso significa que a árvore não produz frutos comestíveis, mas possui os traços característicos da romã. O processo de cultivo de uma espécie ornamental difere em muitos aspectos e é o cultivo de uma planta convencional de interior.

A romã a partir da semente começa a dar frutos em casa, obedecendo a todas as regras, e também, dependendo do tipo de semente. Existem sutilezas aqui:

  • o material de plantio adquirido em viveiros frutifica no 3º ano após o plantio;
  • sementes e grãos de romãs adquiridos no mercado ou supermercado - no 7º ano de existência.

Escolhendo uma variedade para o cultivo de romã em uma panela

O tipo de romã comum, que é submetido ao cultivo em áreas especialmente designadas, tem várias variedades de variedades diferentes:

  • Variedade Gulosha do Azerbaijão... Os frutos desta variedade têm casca fina, grãos suculentos e densos. São caracterizados como doces e azedos com predominância de ácidos;
  • Nikitinsky cedo... Caracteriza-se por frutas grandes, suculentas e doces;
  • Anão... O cultivo caseiro de uma romã anã a partir de sementes permite que você obtenha frutos com peso de até 100 g;
  • Bala mursal... Esta variedade com frutos que crescem até 500 g. O cultivo dessa romã em casa será longo e problemático.

Condições para o cultivo de romã a partir de uma pedra em casa

A imagem ideal que surge na imaginação com a menção do cultivo de uma romã a partir de uma semente em casa é o amanhecer quando você pode ir à panela, colher uma fruta madura, parti-la e saborear. Nesse caso, você pode simplesmente comer grãos, adicioná-los a saladas, sobremesas, fazer sucos e muito mais. O uso da fruta é diverso e suas propriedades benéficas são inegáveis.

Cultivar a partir de sementes é um processo longo e trabalhoso. Após o plantio, as romãs precisam criar condições ideais. Atenção especial é dada às condições de temperatura. Em cada estágio do cultivo da romã a partir das sementes, o regime deve ser diferente.

Estágio de desenvolvimento

Temperatura ótima

florescer

De +20 ° C, mas não superior a +25 ° C.

Formação de fruta

+16 ° C a +20 ° C.

Período dormente

+10 ° C ou +12 ° C.

Quando a temperatura do ar cai para –5 ° C, a romã congela e pára de crescer. Quando a temperatura sobe acima de + 25 ° C, a planta reage com a queda da folhagem.Além disso, a romã perde suas folhas no outono, pois é uma cultura decídua. Durante o período de descanso, os potes de romã podem estar em varandas ou sacadas envidraçadas. A romã tolera perfeitamente uma mudança em seu local de crescimento.

Para manter o regime de temperatura durante o cultivo, é necessário prever medidas de redução da temperatura do ar, desde que haja aquecimento no inverno e no outono.

Importante! A umidade do ar não deve ser aumentada, enquanto o ar seco provoca o desenvolvimento de doenças fúngicas.

Plantar uma romã a partir de uma pedra em casa está associado à exposição à luz artificial e ao controle da luz natural. Uma romã precisa de cerca de 12 horas de luz do dia para se desenvolver. No inverno, é instalada iluminação artificial. No verão, as chapas devem ser protegidas da exposição direta aos raios para evitar queimaduras.

Quando cultivadas em casa a partir de sementes, as romãs precisam de alimentação adicional durante a estação de crescimento. Eles são trazidos de acordo com um esquema pré-estabelecido:

  • na primavera - complexos minerais com alto teor de nitrogênio;
  • no verão - com misturas com alto teor de potássio e fósforo.

Para a romã, as misturas são usadas para plantações de flores com alto teor de potássio.

Atenção! Durante o período de dormência, as romãs não são alimentadas.

A rega de uma romã doméstica é realizada de acordo com todos os requisitos. Transbordamentos e secas são perigosos para este tipo de árvores internas:

  • durante o período da primavera, excluindo o estágio dormente, as romãs são regadas uma vez por semana;
  • a razão para a próxima irrigação deve ser a condição da camada superficial do solo: com secagem completa, formação de crostas e aglomeração, é necessário regar.

Nos estágios iniciais do crescimento da romã, o solo e a árvore são borrifados com um borrifador, depois começam a regar com regador com difusor para não enxaguar o solo com pressão.

A umidade é aumentada pulverizando-se adicionalmente com ar próximo à romã, bem como colocando recipientes cheios de água ao redor do pote.

Como cultivar romã a partir da semente

O cultivo passo a passo da romã a partir da semente começa com a seleção do solo e da capacidade. O processo de desenvolvimento da árvore depende disso.

Capacidade de pouso

Para plantar uma romã, escolha um vaso raso com uma base estreita e expansão para o topo. Para o plantio de sementes, um recipiente de plástico pode ser uma opção adequada, mas ao comprar uma panela de barro, você pode resolver vários problemas de uma vez. A panela de barro é capaz de absorver o excesso de umidade devido às características do material. É indesejável comprar potes de madeira. Nesta fase de desenvolvimento, são escolhidos pratos que, possivelmente mais tarde, com o aumento do sistema radicular, podem ser substituídos por um grande.

Os recipientes para o plantio de romãs levam em consideração a necessidade de criar uma camada de drenagem. Eles também devem ser equipados com orifícios de drenagem. Nesse caso, o pote deve ter um palete baixo.

Solo para romã em casa

O solo para o crescimento natural da romã selvagem pode ser pobre e sem umidade, mas esta opção não funcionará para o lar. O solo é escolhido de acordo com vários critérios:

  1. A parte inferior da drenagem consiste em argila expandida ou vermiculita. É colocado em uma camada de pelo menos 5-6 cm. A drenagem em casa é uma técnica agrícola importante. Permite controlar a quantidade de umidade, reduz a possibilidade de transbordamentos, absorvendo o excesso.
  2. A parte principal pode ser constituída por argila, turfa e areia. A proporção dos componentes deve tornar o solo solto, permeável à água e umidade.

Uma das opções é um substrato versátil usado para plantas com flores.

Preparando sementes para o plantio

Ao responder à pergunta sobre como cultivar romã a partir de uma pedra em casa, os jardineiros são convidados a considerar o processo passo a passo. Tudo começa com a preparação correta do material de plantio.Neste caso, a romã adquirida deve atender aos requisitos básicos: não apresentar danos e ter maturidade suficiente.

  1. Corte a romã, descasque o conteúdo.
  2. Os grãos são descascados, retirando-se cuidadosamente a polpa. O resultado deve ser sementes de cor clara, sem partículas de polpa rosa-avermelhadas.
  3. Os grãos são lavados com uma leve pressão de água morna.
  4. Durante 12 horas, é vertido com uma solução de bioestimulador de crescimento para imersão.

Como plantar uma romã a partir de um osso

O plantio de sementes de romã é realizado de acordo com o esquema estabelecido. Umedeça o solo com água quente e estável, afrouxe sua parte superior. As sementes são enterradas 1,5 cm, com a parte pontiaguda voltada para baixo. A penetração muito profunda pode levar à inibição do enraizamento, o plantio raso pode causar o surgimento lento de brotos. Para não se confundir com plantar uma romã de um osso em casa, os especialistas recomendam assistir a uma foto ou vídeo do plantio.

Após a colocação do material de plantio, os recipientes são fechados com filme plástico ou cobertos com vidro. Depois disso, eles são deixados para enraizar em um peitoril de janela com luz suficiente.

Cuidado de mudas

Quando os primeiros brotos aparecem, o abrigo adicional é removido e deixado em uma janela iluminada. Para que os brotos brotem uniformemente, não estiquem e não parem de crescer, deve haver luz suficiente para os recipientes.

O solo é borrifado com água morna de um borrifador. Quando 2 a 3 folhas verdadeiras crescem, uma colheita obrigatória é realizada e as mudas são transplantadas. Os recipientes para transplante devem ser 2 - 4 cm maiores do que os anteriores, removendo os rebentos fracos. Quando o quarto par de folhas aparece, o topo é pinçado para que a árvore jovem fique mais forte. Na primeira aparição das flores, elas são retiradas, pois a romã não conseguirá dar frutos por falta de maturidade e perderá força.

Quantas romãs brotam

O momento da emergência depende de quando as sementes foram semeadas. As plantações de primavera e outono podem brotar em 14 a 20 dias. Com o plantio de inverno, o tempo aumenta. Ao final de dois meses, deve-se reconhecer que os grãos não germinaram.

Qual é a aparência de um broto de romã?

Muitos brotos de romã parecem brotos de vegetais comuns. À medida que crescem, eles se estendem, formando um caule principal fino, mas denso, com placas de folhas de crescimento simétrico.

Quando transplantar romã cultivada com sementes

A regra básica no cultivo de romãs é a regularidade dos transplantes. Até 4 a 5 anos, a árvore é transplantada anualmente. Para isso, escolha um contêiner mais espaçoso, levando em consideração as peculiaridades da estrutura da árvore.

O primeiro transplante ocorre na primavera ou outono quando a planta atinge 15 cm de altura e há 8 pares de folhas. Este será o transplante de uma árvore forte, madura e enraizada. Para ela, o método de transbordo é escolhido de forma a não atrapalhar o sistema radicular. O broto é transferido para uma nova parte de drenagem com torrão de terra, sem endireitar ou cortar as raízes.

Atenção! As árvores maduras são transplantadas não mais do que 1 vez em 4 anos.

A romã cultivada a partir da semente dará frutos?

Sujeitas às regras básicas de cuidado, as romãs cultivadas a partir da semente em casa darão frutos entre o 5º e o 7º ano de existência. O momento exato depende da variedade e de vários fatores adicionais.

A floração no primeiro ano de cultivo da romã a partir de sementes indica que a planta é forte o suficiente. Mas, para mais frutificação, as flores são removidas. No segundo ano, restam até 3 ovários, com foco no tamanho da árvore. No terceiro ano, se os ovários esquerdos forem aumentados para 5 - 6. Esta é uma das características do cultivo da romã em casa.

Conclusão

Cultivar uma romã a partir de uma pedra em casa está associado a certas dificuldades. A árvore precisa de iluminação adicional e constante para crescer. Além disso, pode ser difícil para os jardineiros expor um regime especial de temperatura para a terminação.A expectativa de frutificação está atrasada vários anos. Mas o aparecimento de frutas torna-se um verdadeiro feriado. A vantagem de cultivar romãs em casa é a capacidade de obter frutas úteis sem a adição de aditivos químicos industriais.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção