Transplante de limão: como e quando transplantar em casa

De qualquer forma, você terá que transplantar o limão para outro pote se decidir cultivar uma árvore cítrica dentro de casa. A planta precisa de espaço suficiente para a vegetação e o desenvolvimento do sistema radicular. Existem vários casos em que o transplante é realizado de forma não programada. Para que o limão crie raízes bem e o procedimento seja menos doloroso para a cultura, os especialistas em floricultura recomendam seguir certas regras.

Por que você precisa transplantar um limão

O transplante de limão em casa, de uma forma ou de outra, é um procedimento inevitável. A planta tem até 3 anos, um ano após o plantio, o solo e a capacidade são trocados. Na próxima temporada, o procedimento é repetido. A partir dos 4 anos de vegetação, o solo e o vaso são substituídos uma vez a cada 24 meses. Após 8 anos, o limão não é tocado, a árvore começa a dar frutos e é considerada adulta. O período de maturação biológica depende do tipo de cultura. Algumas variedades frutificam mais cedo e outras mais tarde. Se a árvore floresceu, o sistema radicular está totalmente formado e o estresse desnecessário é indesejável.

Transplante o limão para outro pote por vários motivos:

  1. Se uma planta for adquirida em um contêiner de remessa, será necessário substituir o vaso. Não vale a pena se apressar com um transplante de limão após a compra, é preciso dar tempo à cultura em até 3 semanas para se adaptar ao microclima doméstico. Depois é preciso regar abundantemente o solo e retirar a árvore com o caroço. Se as raízes estiverem entrelaçadas na superfície e ultrapassarem o solo, o procedimento é realizado imediatamente.
  2. Se o vaso quebrar, a árvore é cuidadosamente retirada dos fragmentos, os fragmentos danificados são cortados, a raiz é enrolada com um pano úmido por cima, a raiz pode ficar neste estado por mais de um dia antes de adquirir uma nova vaso de flores.
  3. Se as raízes se projetarem na superfície, pequenos brotos surgiram do orifício de drenagem, um pequeno recipiente de limão é transplantado para um vaso maior.
  4. Se a estação de crescimento abrandar, a cultura floresceu, mas não deu um ovário, não tinha micronutrientes suficientes e o revestimento de cobertura não funcionou. O término da frutificação é sinal de que o solo está completamente esgotado, deve ser reposto.
  5. Para uma cultura, com vasos selecionados incorretamente e um regime de irrigação incorreto, a acidificação do solo é característica. Um cheiro podre é sentido e mosquitos de vinho aparecem na panela. Este é um bom motivo para transplantar uma planta.
Conselho! O limão é completamente lavado, se for observada deterioração da raiz, os fragmentos afetados são cortados, a raiz é desinfetada.

A mudança obrigatória do solo também é necessária quando surgem pragas ou infecções.

Quando você pode transplantar limão em casa

A época de replantio do limão é de fevereiro a março, na época do cultivo, a cultura se adapta à nova composição do solo.Se for encontrada doença ou praga, o limão é transplantado independente da hora, um procedimento emergencial tem como objetivo salvar a árvore. Em todos os outros casos, o solo e a capacidade são alterados no momento do repouso.

Para saber mais sobre as recomendações para o transplante de limão em casa, veja o vídeo abaixo:

Quando um limão cultivado com semente é transplantado

Para não expor a muda a estresse desnecessário, plante as sementes da cultura em pequenos vasos separados. O limão dá um crescimento lento após a germinação, todos os nutrientes são usados ​​para construir o sistema radicular. Quando a árvore jovem atinge os 10-15 cm, ela é transferida para um vaso maior, cerca de 4-5 cm.O limão começará a preencher intensamente o novo espaço com o sistema radicular.

O solo para a muda é escolhido da mesma forma que na composição anterior. Após a retirada do vaso, uma árvore com uma raiz é transferida. Não é recomendado transplantar um limão ambiente para um vaso muito grande, a planta não dará crescimento à copa até que ela preencha o vazio do vaso com uma raiz. Com uma grande capacidade, existe a ameaça de acidificação do solo. Em seguida, o transplante é realizado conforme planejado. Substituir o solo e os vasos são medidas necessárias, a planta não responde bem ao estresse.

É possível transplantar um limão em flor

Para o transplante de um limão, é reservada uma determinada época do ano em que a planta está em estado de dormência relativa. É aconselhável não tocar na cultura de floração. Em caso de emergência, se a planta estiver infectada ou parasitas progredirem, ela é transplantada em qualquer estágio do cultivo. Existem também variedades que florescem durante todo o ano, mas também precisam de uma mudança na capacidade e no solo.

Se a planta estiver sã, ela é transferida por transbordo, tentando perturbar a raiz o menos possível. Não há nada de errado com tal procedimento, a cultura está dominando bem a nova composição do solo. O pior que pode acontecer é que algumas flores caiam.

Em caso de doença ou acumulação de pragas, o solo é totalmente removido, as raízes e ramos danificados são cortados. O limão é desinfetado e tratado com preparações apropriadas. Você não pode perder uma árvore, então até uma planta com flores é transplantada.

É possível transplantar limão com frutas

Eles substituem o solo durante a frutificação apenas em casos de emergência, se todas as medidas tomadas para eliminar infecções e pragas não derem resultado positivo. Se a árvore ficar amarela, folhas e ovários jovens caem, medidas drásticas são tomadas com poda e processamento. Após o transplante, todos os frutos e flores são removidos. As chances de a planta criar raízes são mínimas.

O transplante de um limão para outro pote durante a frutificação é necessário se a estação de cultivo e o amadurecimento dos frutos cessaram, a alimentação não é suficiente e o solo está completamente esgotado. Nesse caso, a planta é transferida para outro recipiente, via de regra, o amadurecimento dos frutos é acelerado, o limão não adoece.

Limão sem folhagem pode ser transplantado

O limão em condições favoráveis ​​não perde folhagem, a planta é condicionalmente caduca, os ramos do esqueleto ficam expostos por vários motivos:

  • iluminação insuficiente;
  • ar seco;
  • temperatura muito baixa para frutas cítricas;
  • esgotamento do solo;
  • acidificação do solo e decomposição das raízes;
  • irrigação insuficiente, especialmente até 4 anos de crescimento;
  • danos por pragas ou infecções.

Você não deve se apressar com um transplante não programado, é necessário excluir fatores ambientais negativos. Se o motivo não estiver neles, a planta é transplantada com urgência, se a medida for vital. Após 3 semanas, a coroa começará a se recuperar gradualmente. Uma árvore sem folhas tolera as mudanças do solo muito melhor do que durante a floração e a frutificação.

É possível transplantar limão no inverno

Nas variedades de cultura, o chamado relógio biológico é acionado. No inverno, o fluxo de seiva e o crescimento ficam mais lentos, a melhor opção para o transbordo. Em caso de doença, a planta tolerará mais facilmente um transplante no inverno.A principal condição é que o regime de temperatura e iluminação permaneçam familiares. As formas híbridas decorativas florescem e frutificam o ano todo; uma substituição correta do solo e do vaso não afetará a árvore.

Transplante de limão para um novo pote

Para que a cultura se enraíze bem em um novo lugar e se adapte rapidamente, é necessário plantar bem um limão em casa. Um papel importante no processo de enraizamento é desempenhado por um vaso de bom tamanho e composição do solo.

Escolhendo o recipiente certo

O tamanho do novo recipiente para uma árvore jovem é 4 cm maior do que o anterior. Para uma planta adulta a partir dos 6 anos - por 8 cm. Recomendações para o uso de vasos de diferentes materiais:

  • pratos translúcidos são indesejáveis, há uma ameaça de crescimento excessivo do sistema radicular com musgo. Se o vaso for transparente, recomenda-se decorar a superfície para que os pratos não transmitam luz;
  • Antes do plantio, um vaso de material cerâmico é colocado na água por várias horas para que a argila não absorva a umidade do solo durante o plantio;
  • um recipiente de plástico requer uma camada de drenagem maior - o material não absorve umidade, a estagnação da água no solo é indesejável;
  • vasos de madeira volumosos com fundo estreito são usados ​​para o plantio de variedades altas. O recipiente dentro é disparado para um estado preto, o material vai durar mais.
Atenção! A diferença de tamanho recomendada entre o pote anterior e o próximo é extremamente importante.

Não transplante a árvore em um recipiente muito grande. O principal requisito para um vaso é que ele tenha um orifício de drenagem.

Preparando o solo para replantar limão

O trabalho preparatório para a troca da panela prevê o preparo da drenagem e da mistura do solo. Tijolo quebrado é usado como drenagem (fragmentos medindo 1,5 x 1,5 cm), cascalho fino e brita.

A terra para o plantio de limão consiste em:

  • areia de rio lavada (sem argila) fração grossa;
  • turfa, pode ser substituída por húmus;
  • turfa ou folhas podres do ano passado.

Todos os componentes são considerados em proporções iguais. O solo deve ser neutro ou ligeiramente alcalino, o limão cresce em solos ácidos, mas não dá frutos.

Como processar raízes de limão durante o transplante

Os tratamentos de raiz de limão dependem da idade da planta. No transplante de uma árvore adulta por transbordo, os cortes são tratados com cinza ou canela. A raiz está totalmente formada, não precisa de fundos adicionais para crescer. Se o transplante for de emergência ou o limão estiver infectado:

  1. A raiz é lavada.
  2. A limpeza sanitária é realizada.
  3. Eles são tratados com antifúngicos biológicos "Gamair", "Discor", Bordeaux líquido.
  4. 2-4 tabletes de "Glyocladin" são colocados em um novo vaso próximo à raiz, o preparo após cada rega, por um período de 1,5 meses, protegerá a planta.

Durante o transplante, as raízes de um limão jovem são tratadas com uma solução de manganês para profilaxia. Colocado por 30 minutos em uma preparação que estimula o crescimento do sistema radicular.

Conselho! Remédios populares de limão: Kornevin, Etamon, Zircon.

Como fazer o transplante adequado de limão

A tecnologia de transplante correta é a principal condição para o futuro crescimento da cultura. Recomendações para um transplante de limão passo a passo em casa:

  1. A drenagem é colocada em um novo recipiente em ordem crescente, começando com grandes frações. O orifício de drenagem não deve ser bloqueado, um fragmento convexo é colocado neste local. Uma camada para cerâmica - 5 cm, para plástico - 10-15 cm.
  2. Despeje a mistura de nutrientes por cima com uma camada de 6 cm.
  3. No limão, um ramo é marcado no lado iluminado, para que após o transplante a planta seja colocada na mesma posição.
  4. A árvore é despejada com água, deixada por 20 minutos para que o líquido seja bem absorvido.
  5. Retire o limão junto com a raiz. Se houver áreas secas, elas são cortadas. As seções são tratadas com cinzas, a árvore jovem é colocada em um estimulador de crescimento.
  6. Coloque o limão em uma nova panela no centro. O espaço vazio nas paredes do contêiner deve ser pelo menos recomendado para a idade correspondente.
  7. Aos poucos, despeje o solo, compacte cuidadosamente para não quebrar a raiz e não deixar vazios. O colar da raiz é deixado na superfície, regado.

Durante 4 dias, o vaso é colocado em um local sombreado, em seguida, retornado à sua posição original e colocado em direção ao sol com o lado marcado. Assim, a planta entra em um ambiente familiar e a adaptação será mais fácil.

Para um transplante de emergência com reposição total do solo, o trabalho preparatório é semelhante. Se a panela não for substituída, ela é tratada com água quente e depois com formalina. O solo para o limão é calcinado. O sistema radicular é bem lavado, tratado com antifúngicos e transferido para um novo solo.

Como transplantar brotos de limão

A tecnologia de transplante de brotos não é diferente de substituir o vaso por uma planta mais velha. Sequência de trabalho:

  1. O solo próximo ao broto é regado.
  2. Com a ajuda de uma colher larga, uma planta é retirada com um caroço.
  3. Pulverize por cima com um estimulante de crescimento.
  4. O principal aspecto é que a capacidade para a muda corresponde ao coma da raiz.
  5. O solo é derramado 1 cm abaixo da borda do recipiente.
  6. O colo da raiz é ligeiramente aprofundado até o broto (1 cm).
  7. Após o plantio, regado com uma solução fraca de manganês.

Eles são colocados em um local com iluminação suficiente, mas sem que os raios do sol incidam sobre as folhas. Limões não respondem bem ao mover a panela de um lugar para outro. Não é recomendado girar uma planta jovem.

Além disso, você pode aprender sobre o transplante de um limão para um novo pote no vídeo abaixo:

Transplante de limão na presença de pragas

Um parasita frequente em uma planta é uma tartaruga, um ácaro-aranha. Os locais de acumulação não são apenas a parte aérea da planta, mas também o solo. Substituir o vaso e a terra é um procedimento obrigatório. Algoritmo de ações:

  1. A planta é retirada do vaso.
  2. Colocado em um grande recipiente com água.
  3. A árvore é completamente examinada, removida da copa de todos os insetos com sabão em pó e do tronco e galhos com uma escova de dente.
  4. Restos de solo são completamente removidos da raiz. Se houver áreas danificadas, elas são cortadas.

A panela é submetida a um tratamento térmico, a terra velha é jogada fora.

Regras de cuidado de limão após transplante

Após o transplante de limão em casa, os cuidados permanecem os mesmos de antes do procedimento. O recipiente é colocado no local anterior e o microclima usual para a planta é mantido.

Horário de rega

De maio a setembro, o limão é servido todas as noites com um pouco de água morna. Eles são guiados pelo solo, a camada superficial do solo deve estar sempre úmida. Para determinar a quantidade de água para uma planta, meça a espessura da camada umedecida. Se for mais de 2 cm, o volume do líquido é reduzido.

Importante! No outono, a frequência de rega é reduzida gradualmente; no inverno, a planta é transferida para 1 rega a cada 3 semanas.

Top curativo

A cobertura de limão é necessária dentro de limites razoáveis, um excesso dará o efeito oposto, uma árvore com uma copa saudável e luxuriante deixará de dar frutos. A alimentação planejada é dada 2 vezes no início e no final do verão. Em um intervalo de 2 semanas, uma mistura de nitrato de amônio e sais de potássio é introduzida e então fertilizada com superfosfato e matéria orgânica.

Uma aplicação não programada é realizada se:

  • as folhas ficam amarelas e os frutos mal formados - um sinal de deficiência de nitrogênio;
  • ovários e folhas caem - falta de fósforo;
  • os frutos são reduzidos devido ao aumento das folhas - é necessário potássio.

Se houver ressecamento da copa, as folhas brilharem e a árvore parou de florescer, precisa de ferro.

Criação de condições ótimas

Uma condição importante para a estação de crescimento de uma planta é a criação de um microclima favorável e iluminação suficiente. Uma cultura que ama a luz não tolera um lugar com sombra e luz solar aberta, coloque o vaso no parapeito da janela do lado leste ou próximo à janela do sul. O intervalo de luz para o limão é de 16 horas, recomenda-se a instalação de lâmpadas.

A temperatura depende da estação e do estado biológico da planta:

  • para vegetação de brotos - +170 C;
  • amadurecimento de frutas - 220 C;
  • no inverno - 150 C.

A temperatura deve ser constante, quedas bruscas de limão são indesejáveis.Antes de ser colocada ao ar livre, a planta é gradualmente adaptada à mudança de temperatura.

A umidade do ar é relevante no inverno, quando o aquecimento central está funcionando. A planta é pulverizada a cada 5 dias, as folhas são enxugadas com pano úmido, um recipiente com água é colocado próximo ao vaso, a cultura não é colocada ao lado de aquecedores. No verão, o limão é irrigado com menos frequência, bastando regar.

Conclusão

É necessário transplantar o limão para outro pote não programado se a planta estiver infectada ou parasitada por insetos. Troque o solo, se estiver esgotado, o volume do vaso fica pequeno para a raiz. Ao transplantar, leve em consideração o tamanho do recipiente, a composição do solo. O trabalho é realizado de acordo com as recomendações para transplante.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção