Limão e lima: quais são as diferenças

As safras de citros surgiram no planeta há mais de 8 milhões de anos. A fruta cítrica mais antiga era a cidra. Com base nesta espécie, surgiram outras frutas famosas: limão e lima. O limão difere do limão nas características físicas, suas composições químicas são muito semelhantes. O limão lidera no teor de vitamina C, enquanto o limão é mais nutritivo. Além disso, o limão, ao contrário da lima, é mais popular e mais comumente usado na culinária e na medicina tradicional.

O que é "lima" e "limão"

Citrus - plantas da família Rutaceae. Limão e lima são membros famosos desta família. Para muitos, esses nomes referem-se ao mesmo cítrico. Na verdade, suas diferenças são significativas.

O limão apareceu pela primeira vez na Península de Malaca, no Mediterrâneo, e seu nome vem da palavra persa "limu". O cultivo de frutas começou no século XIX. nas Pequenas Antilhas. O mercado moderno obtém frutas do México, Egito, Índia. As árvores precisam de um clima tropical para crescer plenamente. Eles crescem em solos úmidos dos trópicos, são resistentes à alta umidade.

O limão é uma fruta cítrica da família Rutaceae. Ele surgiu como um híbrido, então se desenvolveu por um longo tempo separadamente de outras culturas de citros. As ilhas do Oceano Pacífico são consideradas sua pátria. Os países com clima subtropical são adequados para o cultivo. A primeira menção histórica data do século 12, como evidenciado pelos registros dos árabes que trouxeram cítricos para o Oriente Médio do Paquistão. O limão é comum nos países mediterrâneos, na costa do Mar Negro, no Cáucaso. É uma fruta que contém mais de 80% de vitamina C. Os usos culinários dos cítricos são mais extensos, por isso difere do limão. É utilizado em todos os tipos de pratos, adicionado a bebidas e serve como ingrediente base em vários produtos de padaria ou aperitivos.

O que lima e limão têm em comum

Ambas as frutas cítricas são semelhantes na composição química. O conjunto de vitaminas e minerais é ligeiramente diferente. Isso pode ser explicado por pertencer à mesma espécie. As frutas cítricas combinam variedades com qualidades semelhantes.

Características

Limão

Lima

Indicador de caloria

Cerca de 30 kcal

Cerca de 30 kcal

Vitamina C

Mais de 80%

48%

Celulose

3 - 5 g

3 g

Vitaminas do grupo B

6%

5 — 6%

Folato

4%

3%

Elementos micro e macro

7%

6%

Carboidratos e proteínas

2 g

1 - 2 g

As diferenças na composição química são quase imperceptíveis. O limão é conhecido por seu alto teor de ácido ascórbico, em comparação com o qual a cal contém apenas metade do ácido ascórbico. Ele também contém ácido fólico.

Qual é a diferença entre limão e lima

As principais diferenças estão relacionadas ao sabor e às características externas. Na hora de escolher os cítricos, eles se orientam pela aparência da fruta.

Qual a aparência de limão e lima

Esses cítricos não podem ser confundidos. Alguns diferem em tamanho, outros podem ser avaliados por sua cor. Ao contrário do limão, o limão parece mais espesso. Possui casca espessa, camada branca que se localiza entre a casca e a polpa, contém grande quantidade de nutrientes.

  1. O limão é uma pequena árvore com frutos esverdeados. A forma da fruta pode ser semi-oval, alongada de um lado. As cascas de limão variam em cor do verde claro ao amarelo esverdeado. A polpa da fruta é verde, suculenta. O diâmetro do fruto pode chegar a 5 cm e o peso médio do fruto é de 150 g.Os limões amadurecem durante todo o ano, com a colheita principal ocorrendo após a estação das chuvas.
  2. Limões são colhidos de árvores perenes altas. Eles amadurecem no outono. Os frutos podem crescer até 10 cm de comprimento, a largura dos frutos é de 5 a 8 cm, o formato do fruto é semi-ovalado ou grande, dependendo da variedade. Cor da pele - amarelo, amarelo claro, verde-amarelado. A polpa é suculenta, tem sementes dentro.

A diferença entre lima e limão no sabor

A característica do sabor é um dos principais indicadores da diferença.

O limão tem um sabor ácido pronunciado. As variedades híbridas podem ter um sabor amargo, esta propriedade é utilizada para a preparação de bebidas alcoólicas. No entanto, a fruta não é adequada para fazer sobremesas porque não contém sacarose.

Algumas variedades de limões têm um sabor extremamente ácido, mas existem híbridos com doçura pronunciada. Eles têm um maior teor de pectinas e açúcar.

Conselho! Na hora de escolher frutas cítricas, é recomendável prestar atenção ao peso. Quanto mais pesada a fruta, mais suco ela contém.

Aplicações para cozinhar limão e lima

As diferenças entre as frutas cítricas se expressam nas formas de uso culinário. Principal semelhança culinária: Ambos os cítricos são adequados para fazer limonadas com o mesmo nome.

Usos de limões:

  • são consumidos in natura, acrescidos de polpa às saladas de frutas, servidos como lanche em fatias inteiras;
  • o suco é parte integrante dos famosos molhos e molhos para salada;
  • marinar carne, aves com suco;
  • as raspas, o sumo e a polpa são adequados para assar, são adicionados à massa ou são utilizados para o recheio de tartes;
  • o suco é uma das partes constituintes das bebidas.

A cal é a base para fazer coquetéis com e sem álcool. Na Ásia e na América Latina, o limão é usado em pratos quentes como ingrediente independente. O famoso aperitivo guacomole é preparado exclusivamente com lima. Para sopas doces e azedas tailandesas, apenas suco é adequado. O primeiro prato mais famoso é a sopa Tom Yam.

O suco de limão é usado para extrair o ácido cítrico. O óleo de cal é usado para melhorar o sabor de várias bebidas.

Diferenças na vida de prateleira

O limão difere do limão no período durante o qual os cítricos retêm suas qualidades benéficas:

  • A cal é armazenada por cerca de 2 semanas em temperaturas de 0 a +4 ° C;
  • Limões podem ser armazenados por até um mês na geladeira e por 3 a 4 meses no congelador.

Citrinos cortados diferem na vida de prateleira:

  • A lima cortada deve ser comida dentro de 2 a 3 dias;
  • O limão, que é colocado em um recipiente com o corte cortado e colocado na geladeira, pode ser armazenado por até 5 dias.
Em formação! O mais popular é uma mistura de limão amassado e açúcar. Pode ser armazenado na geladeira por cerca de 10 dias.

Diferenças nas condições de cultivo

As tílias, ao contrário dos limoeiros, podem dar frutos durante todo o ano. Para um crescimento completo, eles precisam de um clima tropical úmido. O principal período de desenvolvimento ocorre na estação das chuvas. O solo em que o limão se sente confortável deve ser leve e conter argila. A cal é resistente à geada e pode tolerar geadas repentinas de até -1 ° C sem perda.

Os limoeiros exigem muita luz. Para a formação dos frutos, eles precisam de ingestão diária de luz solar por 12 a 15 horas. Eles não toleram a seca ou umidade excessiva. Os frutos amadurecem no início do outono após uma floração longa e abundante. A colheita é realizada 1 vez por temporada.

O que é mais saudável: lima ou limão

Limões e limas diferem uns dos outros, os benefícios de cada tipo podem ser avaliados pelo impacto que eles têm. Para entender qual cítrico é preferível, é necessário analisar seu efeito no corpo humano.

Um limão contém mais de 30% do valor diário de vitamina C. Graças a isso, os cítricos são usados ​​para fins medicinais.Um copo de água morna com uma rodela de limão é recomendado para beber de manhã com o estômago vazio. A bebida promove o despertar do corpo, ativa a atividade do sistema circulatório e normaliza o equilíbrio ácido-básico.

Limões

  • indicado para deficiência de vitaminas, o desenvolvimento de anemias de várias origens;
  • têm uma ação de tosse, óleos essenciais e ácido ascórbico aliviam a inflamação do trato respiratório superior, previnem a propagação de vírus;
  • são capazes de influenciar o estado dos vasos sanguíneos, normalizar o fluxo sanguíneo e prevenir a estagnação sanguínea;
  • o suco de limão ativa o pâncreas e melhora os processos digestivos;
  • contribuir para a normalização dos processos metabólicos.

A peculiaridade dos limões reside no fato de que contribuem para a assimilação mais fácil de elementos úteis como o cálcio e o ferro.

Os limões diferem dos limões por conterem ácido fólico ou vitamina M. É necessário para fortalecer os vasos sanguíneos, a formação de sistemas fetais importantes durante a gravidez. O suco de limão é adicionado a um copo de água e bebido ao longo do dia.

Limes

  • têm propriedades imunomoduladoras, corrigem a atividade dos mecanismos de defesa do organismo;
  • têm um efeito calmante, portanto, têm um efeito benéfico sobre o estado do sistema nervoso;
  • devido ao aumento da quantidade de suco de limão, podem ser usados ​​no tratamento de resfriados.

Além das propriedades listadas, ambos os cítricos são usados ​​como um componente na preparação de receitas para a medicina tradicional ou cosmetologia doméstica. O limão é o mais comumente usado. Devido ao alto teor de ácido ascórbico, os limões são os mais procurados no tratamento de resfriados e também são usados ​​para clarear a pele e remover manchas da idade. O suco e a polpa de limão são muito procurados no preparo de máscaras para o rosto, cabelos e corpo.

Além disso, o limão nem sempre pode ser substituído na culinária. O amargor característico da lima é pouco adequado para uso em produtos de panificação e para adicionar a sobremesas.

Um dos benefícios do limão é o seu uso congelado. Quando congelados, os cítricos retêm suas propriedades benéficas. Além disso, o suco estruturado após o congelamento é absorvido mais rapidamente pelo organismo. A fruta congelada é usada para tratar várias doenças.

Conclusão

O limão difere do limão na lista de propriedades e características. As frutas cítricas às vezes podem ser usadas alternadamente. As propriedades benéficas do limão, bem como seu sabor, o tornam mais popular.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção