Como plantar limão em casa

Plantar um limão para estimular a floração e obter uma colheita abundante em casa pode ser feito com o mínimo de habilidade para cuidar das árvores do jardim. Nesse processo, a qualidade das ferramentas utilizadas, o momento ideal do procedimento, o correto preparo da árvore doadora e da muda enxertada desempenham um papel importante.

Metas e objetivos da vacinação

Enxertar árvores caseiras ou de jardim é uma forma de propagá-las e domesticá-las. Após um procedimento bem-sucedido, o limão começa a florescer e a frutificar mais rapidamente.

Vacinação realizada corretamente:

  • estimula a floração e o crescimento;
  • traz significativamente o tempo do aparecimento da primeira colheita;
  • retém as características da variedade;
  • ajuda a obter uma árvore forte e viável em pouco tempo.
Importante! A principal tarefa da enxertia de frutas cítricas é obter rapidamente uma colheita abundante e de alta qualidade.

Preciso enxertar limão cultivado com semente

Um limão forte, saudável e viável pode ser cultivado em casa a partir de uma semente comum. Para isso, basta colocá-lo em solo fértil, monitorar a rega oportuna e, ocasionalmente, aplicar fertilizantes complexos. A árvore resultante é chamada de selvagem pelos criadores de plantas.

É difícil fazer uma colheita de um limão assim. Com cuidado, os primeiros ovários de cor aparecerão nele não antes de 5-6 anos, e frutos maduros - 7-8 anos após o plantio. Na maioria dos casos, a natureza começa a florescer apenas no segundo décimo de sua vida. Ao mesmo tempo, dá uma colheita insuficiente de frutas pequenas e ácidas.

Para estimular o brotamento e obter frutos grandes, um botão ou caule de uma planta frutífera é enxertado em um limão cultivado a partir de uma semente. Após a emenda, o broto jovem recebe todos os nutrientes da árvore doadora, faz parte dela, mas mantém suas características varietais e seu sabor.

O limão enxertado começa a frutificar ativamente já no 2º - 3º ano de crescimento.

Métodos de vacinação

Os métodos de enxerto de limão em casa diferem nos métodos de combinação de brotos de 2 plantas diferentes:

  • herdeiro - botões ou cortes de uma árvore frutífera de interior;
  • Pdois - uma muda jovem escolhida para implantação de material de enxertia.

Depois de examiná-los na fase preparatória, a tecnologia mais adequada é determinada:

  1. Brotamento - um método fácil e seguro para madeira, que apresenta uma alta taxa de sobrevivência e baixo consumo de material. O método é ideal na presença de uma copa densa e bem formada da árvore doadora. Para o enxerto, um botão de limão jovem, forte e de alta qualidade é cuidadosamente colocado sob a casca do porta-enxerto. Ao mesmo tempo, os danos às plantas são mínimos.
  2. Cópula - um método comum, mas mais traumático para porta-enxerto. Os cortes do rebento e da árvore-mãe são cortados em um ângulo agudo, combinados e fixados. O diâmetro dos troncos deve ser aproximadamente o mesmo para que a madeira nua seja o menor possível.
  3. Corte por casca ou fenda - um dos métodos mais eficazes, mas mais complexos.O tronco da árvore doadora deve ser grosso o suficiente para resistir a danos e estresse. Ao mesmo tempo, a árvore não deve ter mais de 2,5 a 3 anos. A vantagem do método é o grande número de gemas viáveis ​​que permanecem na copa. No entanto, se o enxerto for rejeitado, a árvore doadora geralmente morre.
Importante! As seções da copa e do porta-enxerto devem estar perfeitamente uniformes, sem lascar. Todas as manipulações são realizadas com um instrumento afiado e desinfetado.

Em que você pode plantar limão

A chave para o sucesso do enxerto de limoeiro é a escolha correta do porta-enxerto. A planta deve ser forte, viável, resistente a doenças e ter bom gosto.

Para o caldo, vale a pena escolher mudas jovens de variedades anãs de laranja, toranja ou limão, cultivadas independentemente a partir da semente. É importante que o diâmetro do caule do rebento não exceda 2 - 4 cm. A planta não deve ter mais de 3 anos, tem um sistema radicular forte e desenvolvido.

Se a árvore-mãe for escolhida corretamente, os brotos crescem ativamente. Depois de um ano, estão abundantemente cobertos de flores e, depois de outro ano, com os devidos cuidados, dão a primeira colheita.

Momento ideal para inocular limão

De acordo com cultivadores experientes, a melhor época para cultivar é no início da primavera. Em março e início de abril, o fluxo de seiva é intenso, os brotos e as folhas crescem ativamente, as mudas são suscetíveis à tecnologia agrícola.

O momento da vacinação com limão em casa depende do método escolhido do procedimento:

  1. Brotamento - ocorre com sucesso em abril - início de maio, quando a planta está crescendo ativamente. É permitido inocular um limão em agosto, mas nessa época a árvore já está "adormecendo", a taxa de sobrevivência é reduzida, a formação de estacas é lenta.
  2. Cópula - realizada no inverno ou início da primavera, antes do aparecimento dos primeiros botões. Mudas nesse período são as mais viáveis.
  3. A melhor época para a enxertia de fenda é março, quando o limão tem muitos brotos jovens e fortes.

Para realizar o trabalho de vacinação, deve-se escolher um dia chuvoso, nublado e com maior umidade do ar. Assim a planta suportará manipulações mais facilmente, se adaptará mais rápido.

Um período selecionado incorretamente pode levar à rejeição do material de enxerto, apodrecimento, ressecamento do botão ou do tronco principal.

Importante! As chances de sobrevivência das mudas ou botões são maiores precisamente na primavera, quando os processos de vegetação no limão são mais ativos. Essas árvores frutificam de forma mais intensa, abundante e frequente do que outras plantas.

Preparação de ferramentas e materiais

Para um enxerto de limão bem-sucedido, você precisa selecionar e preparar corretamente as ferramentas de jardim, materiais, copa e porta-enxerto.

O conjunto de ferramentas necessárias inclui:

  • tesouras de poda para remover o excesso de folhas e brotos;
  • faca ou lâmina afiada;
  • material especial para cintas, fita isolante, elástico estreito ou atadura de gaze;
  • grama do jardim para proteger o corte de infecções e decomposição;
  • solução desinfetante, lenços umedecidos.

As ferramentas devem ser cuidadosamente afiadas e descontaminadas. Tronco, cortes e braços - tratados com lenços umedecidos anti-sépticos.

Importante! Cortes recentes na copa e porta-enxerto não devem ser tocados com as mãos para evitar contaminação do material.

Como inocular um limão com mudas

Em uma caça selvagem com um sistema radicular forte e desenvolvido, enxertar um limão com estacas seria o ideal. O método consiste em cortar o tronco doador e emendá-lo com uma muda de enxerto do mesmo diâmetro. Como resultado, um jovem rebento substitui o galho antigo: uma árvore com uma copa varietal cresce em seu lugar.

Importante! Ao realizar enxertia por estaca, vale a pena monitorar atentamente os processos laterais e radiculares da natureza, e retirá-los em tempo hábil.

Onde obter uma estaca para enxertar um limão

O sucesso da implantação e emenda dos brotos depende da qualidade do material enxertado.

O caule do herdeiro é melhor retirado de um galho de 1 a 2 anos de uma árvore frutífera doméstica.Para enxertia, corte 10 - 12 cm de um rebento liso e elástico, deixando 2 - 3 botões verdes viáveis.

O porta-enxerto para enxertia de limões de interior é cultivado a partir de uma semente comum. Não é fácil obter um material varietal de copa. Você pode encontrar mudas de qualidade:

  • em pontos de venda especializados;
  • em uma loja online profissional;
  • por meio da seção de anúncios privados no portal local da Internet;
  • no fórum de produtores de citros.

A primeira opção é a mais confiável, garantindo que você obtenha o tipo certo de limão para enxertia. A escolha do resto das opções está repleta de um certo risco, você pode comprar uma planta híbrida ou estéril.

Enxerto de limão por cópula

A cópula é um método de enxerto de limão combinando precisamente fatias de porta-enxerto e mudas de copa. Para um enxerto bem-sucedido, seu diâmetro deve ser o mesmo.

Procedimento:

  1. Da planta-mãe corta-se uma muda de até 5 cm de comprimento e a copa das estacas selecionadas como porta-enxerto.
  2. Os rebentos selecionados são tratados com agentes anti-sépticos.
  3. Cortes oblíquos alongados de aproximadamente o mesmo tamanho (3-4 cm) são feitos em cortes em um ângulo agudo.
  4. Eles são combinados uns com os outros, firmemente fixados com material de cinta.

A copulação melhorada de limão pressupõe um corte vertical adicional, para melhor emenda dos brotos.

O resultado do procedimento pode ser avaliado em cerca de 3 semanas. Após esse período, o curativo é removido, os brotos laterais crescidos e os crescimentos abaixo do local da inoculação são removidos.

Importante! Como rebento, vale a pena escolher um talo de limão jovem, mas maduro, que tenha 2 a 3 botões viáveis ​​e cheios.

Enxerto de limão em clivagem

O enxerto dividido é conveniente quando é necessário cultivar estacas de diâmetros diferentes.

Algoritmo de ações:

  1. O tronco da árvore doadora está livre de folhas, crescimentos, pequenos brotos.
  2. Limpe com uma composição anti-séptica, corte a uma altura de 5 a 10 cm da superfície do solo.
  3. Na parte restante, use uma faca afiada para fazer uma incisão vertical com um bisturi até uma profundidade de 2,5 - 3 cm, dividindo cuidadosamente em 2 metades.
  4. Na parte inferior da copa, os cortes são feitos em ângulo agudo em ambos os lados.
  5. A cunha resultante é cuidadosamente inserida na divisão até que ela pare e os limites da casca sejam alinhados.
  6. As áreas nuas de madeira são lubrificadas com verniz de jardim - para proteger contra infecções e decomposição.
  7. O tronco é apertado com uma atadura.

Como descendente, você pode usar 2 mudas ao mesmo tempo. As chances de sobrevivência neste caso são maiores.

A chave para uma vacinação bem-sucedida são as seções retas e perfeitamente alinhadas. É fácil fazê-los usando um podador especial comprado em uma loja de artigos para jardins.

O instrumento possui um conjunto de bicos adequados para qualquer método de vacinação. Isso garante a segurança e facilidade do procedimento, rápida adaptação e cicatrização dos brotos.

Como fazer com que um limão inoculado em botão dê frutos

Enxertar um limão com um rim é chamado de enxerto de enxerto ou olho mágico. O processo é a transferência de um botão e parte da casca de uma muda de limão para uma depressão no caule principal ou ramo da planta doadora. Este método é um dos mais seguros e fáceis de executar.

Antes do procedimento, vale preparar cuidadosamente o material de inoculação:

  1. No limão varietal, um botão jovem, grande e viável é escolhido.
  2. Corte junto com o pecíolo da folha e parte da casca (escudo).
  3. A folha é removida completamente ou ¼ da área total é deixada para alimentação.
  4. O enxerto é imerso em água fria, de preferência filtrada ou decantada, para que o botão não seque.
Importante! A inoculação deve ser realizada o mais rápido possível para que o rim permaneça viável.

Para o estoque escolha uma planta jovem (cerca de 3 anos), forte, com casca forte e fluxo de seiva ativo. O tronco deve ser limpo com pano antisséptico úmido ou tratado com álcool.

Algoritmo de ações para inocular um limão com um rim:

  1. Uma incisão transversal de 1 cm de comprimento é feita no tronco da árvore doadora a uma altura de cerca de 10 a 12 cm do solo, cuja profundidade deve ser tal que a casca possa ser facilmente separada da madeira, mas o núcleo permanece intacto.
  2. Outra incisão é feita perpendicularmente a ela, com 2,5 - 3,5 cm de comprimento, resultando em um corte em forma de T.
  3. A casca é dobrada ligeiramente para trás para que haja acesso à madeira interna.
  4. Um escudo preparado com um botão de um limão cultivado é inserido no recesso resultante.
  5. O tronco no local da inoculação é firmemente envolto em material de amarração, atadura elástica ou gaze, polietileno ou fita isolante. É importante certificar-se de que o "olho" permanece do lado de fora, nenhuma bandagem é aplicada nele.
  6. Para apertar, uma varinha de jardim é aplicada sobre a cintagem.

Para aumentar as chances de conseguir um limão varietal, pode-se fazer uma dupla enxertia - implantação de 2 gemas em lados opostos do tronco. Você precisa ter certeza da força e vitalidade da árvore-mãe: a carga em seu sistema radicular será aumentada, um volume duplo de nutrientes será necessário.

O resultado do procedimento pode ser avaliado em 15 a 25 dias.

Se o pedúnculo ficar amarelo e cair, a inoculação com limão foi bem-sucedida. Logo um jovem rebento aparecerá e crescerá ativamente.

Um mês após a germinação, o arnês é retirado, o tronco da árvore doadora é cortado, recuando 10-15 cm do local da implantação, processo o corte da serra com piche.

Se o botão varietal escureceu, enrugou, não caiu ao toque, a vacinação falhou. O talo velho deve ser retirado com cuidado, o corte deve ser desinfetado e o procedimento deve ser repetido em outra parte da casca.

Como cultivar um limão enxertado em casa

Após a vacinação, o limão necessita de cuidados cuidadosos e de um complexo de medidas restauradoras, cicatrizantes e estimulantes:

  1. As condições de estufa são criadas para a planta: elas são cobertas com um frasco de vidro, uma garrafa de plástico e polietileno.
  2. A estufa resultante é ventilada pelo menos 2 vezes ao dia, abrindo o filme por 3 a 5 minutos.
  3. O pote de limão é colocado em uma janela quente e ensolarada, fornecendo luz suficiente para o crescimento e desenvolvimento.
  4. No ramo doador, todas as folhas e processos laterais são removidos.
  5. Em uma estufa improvisada, um alto nível de umidade é mantido: um guardanapo bem umedecido ou um pequeno recipiente com água é colocado sob o filme e a rega oportuna é fornecida. Além disso, floristas experientes recomendam cobrir o solo com serragem para evitar que resseque.
  6. Após 2 a 3 semanas, a condição do descendente é avaliada. Se as estacas de folhas ficaram pretas, o procedimento não correu bem; se secassem e caíssem, a operação foi um sucesso.
  7. Após a implantação bem-sucedida do material varietal, o tronco doador é cortado a uma altura de 10-15 cm do local do enxerto, o corte é tratado com piche.
  8. Monitore cuidadosamente a condição do limão novo.

Atitude cuidadosa e cuidado cuidadoso com o broto enxertado ajudarão a obter uma excelente colheita de limões em 1 a 2 anos após o procedimento.

Conclusão

Para enxertar um limão em casa, você precisa estudar cuidadosamente os métodos de realização de tal procedimento, escolher uma árvore doadora forte e encontrar material de enxerto de alta qualidade. Para iniciantes, é melhor usar uma tesoura de poda especial que forneça cortes uniformes e uniformes. Para os profissionais, a enxertia de limão é um processo criativo e estimulante que ajuda a conseguir uma excelente colheita varietal em pouco tempo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção