Como aquecer uma estufa de policarbonato na primavera: aquecedor infravermelho, tubos subterrâneos, cabos, ar

As estufas de policarbonato se tornaram muito populares entre os residentes de verão e proprietários de casas de campo. O policarbonato se destaca por seu baixo custo, alto nível de isolamento térmico, resistência a várias condições climáticas, resistência ao choque e imunidade à radiação ultravioleta. Essas estufas podem ser usadas durante todo o ano ou apenas por uma temporada, por exemplo, na primavera. Os melhores projetos de aquecimento com efeito de estufa do tipo "faça você mesmo" ajudarão a proteger a safra das geadas da primavera.

Como você pode aquecer uma estufa de policarbonato no início da primavera

Há muitas maneiras de aquecer sua estufa na primavera. Eles diferem em complexidade, eficiência e custo e são categorizados como principais e secundários. Os principais métodos de aquecimento incluem:

  1. Solar... Não requer custos adicionais e é baseado no efeito estufa. Este método é eficaz apenas durante o período de atividade solar. O policarbonato é capaz de reter a luz, aumentando assim a temperatura dentro da estufa. Mas, em caso de geada, o solo e as raízes das plantas ficarão desprotegidos.
  2. Biológico... Consiste em aquecer o solo com a adição de biocombustível. Na maioria das vezes, os jardineiros usam estrume de pássaros e animais misturado com turfa, palha, serragem ou casca de árvore. Você pode usar uma solução feita de cal apagada, palha e superfosfato. Este método é bastante trabalhoso e não permite o controle oportuno da temperatura do solo.
  3. Técnico... Envolve o uso de vários dispositivos e dispositivos de aquecimento elétrico - aquecedores elétricos, pistolas de calor, radiadores. Ao operar a estufa apenas na primavera, a instalação de dispositivos de aquecimento caros e complexos não é necessária.

Esses e outros métodos permitem que você aqueça a estufa na primavera com suas próprias mãos. Têm vantagens e desvantagens que devem ser tidas em consideração para se poder tomar a decisão certa na escolha de um tipo específico de aquecimento para uma estufa de policarbonato.

Aquecimento do solo na estufa com um cabo de aquecimento

O uso de um cabo de aquecimento é uma forma relativamente nova de aquecer estufas na primavera e funciona segundo o princípio do "piso quente". Um cabo de aquecimento tem um ou mais elementos de aquecimento que geram calor quando uma corrente elétrica flui por eles.

As vantagens do método de aquecimento do solo em uma estufa com um cabo incluem:

  • segurança - eles são protegidos contra superaquecimento mesmo quando folhagem, terra e detritos entram em contato com eles;
  • Fácil de controlar;
  • rentabilidade - expressa em baixo consumo de energia;
  • custos de instalação mínimos;
  • facilidade de instalação em estufa - não requer seu reequipamento;
  • Independência das condições climáticas - um cabo autorregulável controla automaticamente a temperatura do solo e a distribui uniformemente por toda a área de plantio.

A instalação do cabo de aquecimento é bastante simples e estará ao alcance até de um jardineiro novato - um jardineiro:

  1. O solo é retirado em uma pequena camada e a areia é despejada como base.
  2. Um revestimento isolante de calor é colocado, por exemplo, poliestireno expandido, que tem um baixo coeficiente de absorção de umidade. Isso reduzirá a perda de calor.
  3. Espalhar a areia numa camada de 5 cm, polvilhar com água e calçar bem.
  4. Coloque o cabo de aquecimento, fixando-o com fita de fixação.
  5. A areia é despejada por cima na mesma camada e regada, evitando a formação de bolhas de ar.
  6. A estrutura é revestida com malha metálica ou chapa perfurada de fibrocimento. Isso protegerá o cabo de aquecimento de danos ao processar o solo com ferramentas de jardim.
  7. A camada superior é derramada em um substrato fértil com uma camada de 30-40 cm.

Uma estufa com cabo para aquecimento do solo permite obter melhores resultados no cultivo de plantas e vegetais, em comparação com as condições normais, devido às seguintes características distintivas:

  • o perigo de congelamento do solo é excluído;
  • o plantio anterior de mudas é possível;
  • o período de colheita é estendido;
  • o crescimento da colheita é acelerado pelo aquecimento do solo;
  • em caso de condições climáticas adversas, as condições ótimas de colheita são mantidas;
  • o cabo de autoaquecimento permite a germinação de qualquer semente em pouco tempo;
  • o controle da temperatura cria condições favoráveis ​​para o cultivo de safras que adoram o calor, mesmo na Sibéria e no norte.
Importante! A temperatura ao nível da raiz na estufa deve ser de 15 a 25 ° C. Para evitar o superaquecimento do sistema radicular, a potência do cabo de aquecimento não deve exceder 20 W / m.

Ao calcular a área de aquecimento do solo na estufa, apenas o tamanho dos canteiros deve ser levado em consideração. O solo sob os caminhos não precisa de aquecimento. O uso de um cabo de aquecimento é uma solução conveniente e prática para a questão do aquecimento de solos férteis na primavera.

Aquecimento da estufa com tubos subterrâneos

Uma maneira universal de manter a temperatura do solo e do ar dentro da faixa normal na primavera em uma estufa é o aquecimento com canos usando um sistema de água. As principais vantagens deste método são:

  • baixo custo de manutenção de um sistema de aquecimento de água;
  • o condensado que se acumula nas tubulações também umedece o solo;
  • o sistema não afeta a umidade do ar;
  • aquecimento uniforme do solo e do espaço aéreo.

Para a instalação do sistema de água, atualmente são utilizadas tubulações de plástico. São mais baratos do que o metal, além disso, são leves, não enferrujam e são fáceis de instalar. Uma estufa do tipo faça você mesmo com aquecimento da terra envolve a criação de um sistema de canos de água.

A instalação de tubos de aquecimento de água consiste nas seguintes etapas:

  1. Retire o solo com uma camada de 25 - 40 cm.
  2. No fundo da vala cavada, coloque um material que tenha boas propriedades de isolamento térmico, por exemplo, penoplex ou espuma.
  3. Tubos de plástico são colocados e conectados ao sistema de aquecimento.
  4. Instale uma bomba de água que controlará a tração e a circulação da água.
  5. Cubra os canos com uma camada de solo fértil.

A dificuldade deste método de aquecimento da estufa na primavera é a necessidade de manter a temperatura dentro dos tubos a um nível não superior a 40 0 ​​C. Caso contrário, o sistema radicular das plantas sofrerá queimaduras, o que se refletirá no murchamento da parte aérea.

Como aquecer o solo em uma estufa na primavera com um aquecedor infravermelho

Os fogões-fogões usados ​​anteriormente para aquecimento de estufas agora estão desatualizados. Eles foram substituídos por dispositivos de aquecimento mais novos e mais modernos, que incluem aquecedores infravermelhos. Com os raios infravermelhos, uma estufa de tamanho padrão é totalmente aquecida em 40 minutos. A área máxima de aquecimento pode ser de até 40 m². m.

As vantagens de usar um aquecedor infravermelho de policarbonato com efeito de estufa são:

  • simplicidade e facilidade de uso;
  • redistribuição eficiente de calor, sem secar demais o ar;
  • consumo econômico de eletricidade;
  • supressão do crescimento de vírus e bactérias perigosas;
  • redução da circulação de poeira;
  • criação de condições favoráveis ​​para o crescimento das plantas;
  • longa manutenção de dispositivos - até 10 anos.

Ao instalar aquecedores infravermelhos, é recomendável montá-los no teto da estufa. Com essa disposição, o aquecimento é realizado de cima para baixo, com aquecimento uniforme do ar e do solo.

Os aquecedores infravermelhos são classificados em 2 tipos, dependendo da potência. De acordo com este indicador, as características de sua instalação também diferem:

  1. Recomenda-se que as lâmpadas infravermelhas com potência de 500 W sejam colocadas em locais com maior perda de calor - em janelas e paredes. A altura entre o aquecedor e a planta deve ser de pelo menos 1 m. Quanto mais alta a lâmpada for fixada, maior será a distância entre as fontes de aquecimento adjacentes - de 1,5 a 3 m. Fixar dispositivos infravermelhos na altura máxima economizará dinheiro. Mas se os aparelhos forem colocados muito raramente, as plantas podem não ter calor suficiente.
  2. Aquecedores infravermelhos com potência de 250 W são leves e podem ser fixados com fio comum. A distância entre as lâmpadas adjacentes não deve ser superior a 1,5 m. Esse recurso torna a compra de aquecedores infravermelhos com baixa potência financeiramente não lucrativa. Esses dispositivos são colocados primeiro acima das plantas e, à medida que crescem, são gradualmente elevados.
Importante! Para aquecer uma grande área da estufa, os dispositivos infravermelhos de baixa potência devem ser escalonados. Isso permitirá que você aqueça ao máximo o espaço da estufa.

Aquecedores infravermelhos com potência de 250 W são úteis na primavera para aquecer mudas em uma estufa.

Como aquecer uma estufa no início da primavera com ar quente

Existem várias maneiras de aquecer a estufa na primavera usando ar quente. O mais simples é criar a seguinte construção:

  1. Um tubo de aço é colocado no centro da estufa, atingindo 2,5 m de comprimento e 60 cm de diâmetro. Uma extremidade do tubo deve ser retirada da estufa. O ar aquecido por fogo ou fogão, fluindo por um cano, permite aquecer rapidamente o espaço da estufa. As desvantagens deste método incluem uma queda muito rápida na temperatura do ar após desligar o sistema de aquecimento. Além disso, é impossível aquecer o solo em uma estufa com ar aquecido, razão pela qual as raízes das plantas são indefesas contra geadas noturnas no início da primavera e se desenvolvem mal.
    6
  2. O aquecimento efetivo do ar da estufa consiste em distribuir o ar aquecido de várias maneiras por um sistema de dutos de ar especiais, que são usados ​​como manga perfurada de polietileno. Os elementos de aquecimento podem ser eletricidade, gás, lenha. A localização das mangas em toda a área da estufa permite aquecer rapidamente o solo e a divisão.
    Importante! Com aquecimento a ar, a estufa pode ser aquecida em poucos minutos. Porém, ao utilizar este método, é necessário monitorar constantemente o nível de umidade do ar, evitando que ele seque.
  3. Para grandes estufas, é usado um aquecedor de ar industrial que funciona com combustíveis sólidos. É instalado em qualquer lugar e a temperatura do ar é controlada de forma independente por meio de um termostato automático.

Importante! Para evitar que as plantas sejam afetadas por correntes de ar quente, os dispositivos não devem ser colocados muito perto das plantações que estão sendo cultivadas.

Ao criar um sistema de aquecimento de ar para uma estufa com suas próprias mãos, deve-se lembrar que o fluxo lento de ar contribui para a retenção de calor a longo prazo,e o movimento do riacho de baixo para cima aquece bem o solo e tem um efeito benéfico no desenvolvimento do sistema radicular das plantas.

Aquecimento de uma estufa de policarbonato com um aquecedor a gás

A utilização de aquecedores a gás permite criar condições confortáveis ​​para o cultivo de mudas e manter a temperatura em estufa nos casos em que não seja possível realizar aquecimento centralizado ou elétrico. Esse método tornou-se difundido devido à sua mobilidade e baixo custo.

Para aquecer uma pequena estufa de policarbonato com suas próprias mãos na primavera, você pode usar um convetor de gás, que forma um fluxo de ar e o move por todo o espaço da estufa. O dispositivo de aquecimento é relativamente econômico, mas requer a construção adicional de um sistema de tubulação de gás. Além disso, o convetor deve estar localizado a uma distância suficiente dos canteiros com plantas.

Estufas maiores exigirão pelo menos 2 convetores para aquecimento uniforme, o que torna este método de manutenção da temperatura mais caro. As desvantagens também podem ser atribuídas aos resíduos da combustão liberados no ar, que afetam negativamente o crescimento e o desenvolvimento das lavouras. Para garantir o livre acesso de oxigênio, é necessário equipar o sistema de ventilação.

Os aquecedores a gás requerem monitoramento e supervisão regulares. Os ventiladores devem distribuir o dióxido de carbono e gerar calor uniformemente em torno da estufa. Uma caldeira a gás de fábrica pode substituir os aquecedores a gás em uma estufa e fornecer aquecimento da terra com ar por meio de canos. Mas, para aquecer uma estufa de policarbonato com as próprias mãos apenas na primavera, esse sistema de aquecimento é bastante caro.

De que outra forma você pode aquecer a estufa na primavera

Ao usar a estufa no início da primavera, há uma grande probabilidade de uma mudança na temperatura e um resfriamento acentuado. Nesses casos, os métodos de aquecimento de emergência ajudarão a evitar que as plantas congelem:

  1. Um barril com tijolos porosos, previamente curado em substância combustível, é instalado próximo à estufa. Um tubo é puxado do topo do barril até o teto da estufa. Durante a queima, os tijolos vão aquecer a temperatura do ar da estufa e mantê-la por 12 horas. O método é bastante perigoso e requer monitoramento constante e conformidade com as regras de segurança contra incêndio.
  2. Para aquecer uma estufa de policarbonato à noite, o seguinte método é adequado. Garrafas de água são enterradas verticalmente em torno do perímetro e deixadas abertas. Durante o dia, a água absorve o calor solar e, à noite, transfere-o para o solo. O vapor de água também criará um clima interno favorável.
  3. Aquecimento do solo com esterco de cavalo. Na primavera, você pode preparar uma almofada de aquecimento especial feita de biocombustível natural. Para fazer isso, uma camada de solo é removida, esterco de cavalo misturado com serragem é colocado, então - terra com 15-25 cm de espessura.Se a camada de solo for muito grande, o biocombustível não será capaz de aquecê-la. Por algum tempo, o solo deve esquentar, só depois disso as plantas podem ser plantadas.
  4. Também é possível aquecer a estufa durante a onda de frio da primavera com a ajuda de aquecedores elétricos convencionais. Eles exigem acesso à eletricidade para acomodá-los. O número de aparelhos necessários para o aquecimento completo depende do tamanho total da sala. A desvantagem desse método é a secagem excessiva do ar e a necessidade de controlar o nível de umidade necessário para o crescimento e desenvolvimento das plantas.

Cada método pode ser usado para a manutenção de curto prazo da temperatura ideal na primavera na estufa com suas próprias mãos. A escolha de um método específico depende não apenas do tamanho da estufa, mas também das capacidades materiais e físicas dos jardineiros.

Conclusão

Os melhores projetos de aquecimento de estufa do-it-yourself vão ajudar os residentes de verão a navegar por uma variedade de maneiras de manter a temperatura ideal na primavera e proteger as plantas e seu sistema radicular de possíveis geadas. Cada proprietário de estufas poderá escolher a forma mais adequada de aquecimento do ar e do solo, em função do tamanho da estufa, dos materiais necessários, da disponibilidade de capacidade técnica e dos custos estimados. Se necessário, é possível combinar vários métodos de aquecimento.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção