Comedouro de gado

O alimentador de bezerros é um recipiente em forma de caixa. No entanto, seu design apresenta algumas diferenças, dependendo da finalidade do feed. Os comedouros para alimentos compostos para animais são feitos de uma única calha. Para o feno, são usados ​​viveiros de treliça feitos de ripas de madeira ou hastes de metal.

Características dos comedouros de gado

Um contêiner para alimentação do gado é instalado durante a disposição da baia. Os bezerros recebem ração e feno de fluxo livre. Para cada tipo de alimento é utilizado um comedouro de desenho específico. Capim fresco ou feno seco são despejados no viveiro. Enquanto comem, os bezerros espalham a comida, pisam nela com os cascos. Para o uso econômico do feno, os viveiros retangulares são feitos de treliça. Os bezerros levam apenas a quantidade necessária de alimento através das células, e o excesso permanece no cocho. Recipientes inteiros são usados ​​para a pasta úmida. Baldes de plástico profundos são populares em celeiros domésticos. Eles estão pendurados na tenda.

O comedouro não deve ser apenas conveniente para os bezerros, mas também ocupar um mínimo de espaço. As mais populares são as estruturas de canto ou articuladas. Os fabricantes oferecem uma grande seleção de modelos. É importante notar que os comedouros para diferentes animais são diferentes. Os seguintes tamanhos são adequados para gado:

  • o comprimento ideal varia de 100 a 120 cm;
  • largura inferior de cerca de 35-40 cm;
  • altura confortável da placa 70-75 cm.

Apesar da grande variedade de produtos de fábrica, muitos proprietários criam alimentadores de gado do-it-yourself de madeira ou metal. A vantagem de um viveiro artesanal é o tamanho individual. Outra vantagem é a possibilidade de melhorar o design. Os artesãos criaram modelos com grades removíveis e paredes dobráveis. O viveiro dobrável para gado é fácil de manter. São mais fáceis de limpar, lavar e secar ao sol.

Tipos de comedouros para vacas e bezerros

Todos os comedouros para bezerros jovens e bovinos adultos diferem no tipo de alimento e no local de instalação. Os viveiros são usados ​​para feno e purê, e são instalados em um estábulo ou pasto.

Comedouro de gado para feno

O viveiro de feno tem uma estrutura de treliça. O modelo estável é geralmente de forma retangular. Muitas vezes se assemelha a um cone invertido. O tanque de alimentação do gado é equipado com uma grade. Os bezerros puxam feno dos galhos pelas janelas. O viveiro de treliça no estábulo é suspenso para maximizar a economia de espaço. O projeto não interfere nos bezerros, permite acesso ao feno a qualquer momento, é de fácil manutenção e serve por muitos anos.

Mesmo quando o gado está pastando, os bezerros podem não ter pasto suficiente. A deficiência é compensada com feno. No entanto, você não pode simplesmente empilhá-lo no chão. O gado pisoteará o feno no chão. A solução para o problema é a instalação de tanques de alimentação de pastagens. Eles também têm uma estrutura de treliça, mas são superdimensionados. Eles têm uma forma redonda ou cônica, o que melhora a conveniência de uso coletivo. O tamanho é calculado para caber em um rolo de feno. Os bezerros retirarão gradualmente a grama seca. O rolo no recipiente cônico acomoda-se à medida que é comido. A ração está sempre disponível para o gado, e o proprietário não precisa reabastecer freqüentemente o viveiro com feno.

Alimentadores para alimentos compostos e grãos

Para rações a granel na forma de farelo, grãos, rações compostas, os viveiros são feitos em um único recipiente.Baldes e caixas retangulares são pendurados na baia para os bezerros. Cochos coletivos de grande comprimento são colocados no pasto. Às vezes, os recipientes são cobertos com uma grade na parte superior para que o gado não retire os grãos. No entanto, as vacas geralmente ficam presas entre as hastes e machucam a cabeça. A melhor opção é considerada sem a rede. No entanto, a demanda por ela surge quando um gado adulto é mantido com bezerros.

Animais jovens podem não receber comida. Os bezerros recebem cochos separados com grades restritivas, apenas células estreitas são feitas. Apenas a pequena cabeça do bezerro rasteja entre as barras. Um animal adulto não chega à comida.

Conselho! É mais conveniente usar alimentadores automáticos para misturas ou grãos secos de fluxo livre.

Requisitos para alimentadores

A estrutura do comedouro de gado para feno ou grãos é simples. No entanto, uma série de requisitos são impostos ao berçário e eles devem cumpri-los.

Alimentadores de pasto

Caso seja necessário o uso de comedouro no pasto, é equipado com canteiro para sua instalação. Feno e ração úmida são fornecidos em viveiros separados. Os seguintes requisitos são impostos aos alimentadores de gado a pasto:

  • força e funcionalidade da estrutura;
  • um recipiente para alimentar o gado não deve representar um perigo;
  • creches coletivas requerem grande capacidade;
  • certifique-se de ter dispositivos para evitar a perda de alimentação;
  • A manjedoura deve ser fácil de transportar, instalar e manter.

Para ração composta seca ou grãos na pastagem, é mais eficiente instalar alimentadores automáticos. Eles realizam alimentação automática de ração de fluxo livre, fornecem a taxa necessária para cada bezerro, eliminam a probabilidade de perdas.

Um comedouro está precisando de feno em um momento em que há escassez de grama fresca no pasto. O berçário é bem espaçoso, de preferência em forma de cone, apenas de cabeça para baixo. Este projeto funciona segundo o princípio de um alimentador automático. O fardo de feno deslizará gradualmente pelas paredes inclinadas à medida que os bezerros o comem.

Alimentadores de tenda

Nas fazendas, o gado em estábulo é atendido manual ou automaticamente com equipamentos especiais. Dependendo disso, o tipo de alimentador de tenda é escolhido. Além disso, o número de bezerros e a forma como são mantidos são levados em consideração.

Creches estáveis ​​têm os seguintes requisitos:

  • volume espaçoso;
  • a ausência de arestas vivas que criam risco para o gado;
  • disponibilidade de serviço simples;
  • a presença de uma parede limite na lateral, que não permite que o alimento caia.

Em um estábulo contendo um pequeno número de gado ou um único bezerro, pequenos comedouros caseiros, como baldes fundos, podem ser usados. Em grandes fazendas, são utilizadas mesas especiais, adaptadas para distribuição automática de ração. O dispositivo é feito caminhando ao longo dos currais de bezerros. As paredes laterais com uma altura de 50 cm podem sobressair como um guarda-corpo. A mesa é elevada do chão a uma altura máxima de 30 cm.

Importante! As paredes laterais da mesa evitam que a comida caia no chão. A limpeza entre currais do corredor é simplificada para o pessoal de serviço.

Se o tipo de guarda do gado no estábulo for solto, as mesas para feno são cercadas com um dos três tipos de grades:

  1. Cercas retas não impedem que os bezerros se movam livremente, pegando feno a qualquer hora que desejarem. O design é considerado o mais conveniente.
  2. Cercas inclinadas restringem a liberdade de movimento dos bezerros na baia.
  3. As cercas automáticas fornecem uma opção adicional para fixar o bezerro em uma posição. O aparelho auxilia na realização de exames, procedimentos médicos e outros.

Das três variedades, as grades automáticas são as mais caras. Bezerros desenfreados podem quebrá-los rapidamente.

Como fazer alimentadores de bezerros DIY

Na casa, eles costumam usar comedouros caseiros. O material de fabricação é metal ou madeira. Faça você mesmo, montando um alimentador para feno ou ração solta, está disponível para qualquer proprietário com habilidades mínimas.No entanto, é necessária experiência em soldagem na fabricação de uma estrutura metálica.

No vídeo, um exemplo de como fazer um viveiro de metal:

Como fazer um alimentador de feno

O alimentador de feno mais confiável é uma estrutura de treliça de metal soldada. O viveiro pode ser derrubado de ripas de madeira, mas sua vida útil é muito inferior à de aço. Um comedouro para um pequeno número de bezerros é suspenso. Para um grande número de gado, é fornecido um viveiro coletivo. Eles geralmente são montados em pernas. O recipiente de treliça para feno é soldado na forma da letra "V". Ele é montado em uma base retangular. Freqüentemente, um palete é colocado sob o contêiner da grade para ajudar a coletar o feno que caiu. Um exemplo de tal alimentador é mostrado no desenho.

A estrutura metálica é feita de tubos e hastes. O quadro e as pernas são soldados a partir de um tubo grosso com um diâmetro de 20 mm. A moldura do recipiente em forma de V é feita de tubos com 15 mm de diâmetro. Uma haste com espessura de 8 mm é usada para a rede.

Ordem de montagem:

  1. O tubo e a haste são cortados com um moedor. O comprimento dos espaços em branco corresponde às dimensões do desenho.
  2. Primeiro, uma base é soldada a partir de um tubo grosso. Você deve obter um retângulo regular.
  3. O próximo passo é soldar uma estrutura em forma de V a partir de um tubo com 15 mm de diâmetro sob um contêiner de feno. As hastes são soldadas verticalmente, formando as células do alimentador.
  4. A base retangular é conectada à estrutura de treliça em forma de V. Opcionalmente, você pode instalar um palete galvanizado.

Para proteger contra a corrosão, o alimentador acabado é pintado com tinta atóxica.

Importante! Antes da pintura, as juntas de soldagem são esmerilhadas com uma esmerilhadeira para evitar ferir os bezerros com escamas pontiagudas.

Como fazer uma manjedoura para ração de gado

É mais fácil fornecer alimentos compostos para bezerros em baldes de plástico suspensos na parede do estábulo. No entanto, para gado adulto, é aconselhável instalar um comedouro robusto. É feito em forma de calha. O material de fabricação pode ser chapa ou cartão. A calha de ferro é pesada, enferruja rapidamente com a pasta úmida. É ideal construir um alimentador de madeira com placas de 40 mm de espessura.

Ordem de montagem:

  1. Um escudo é derrubado de três placas de 60 cm de comprimento e 15 cm de largura. O elemento servirá como fundo do comedouro do gado. Um escudo de tamanho semelhante é derrubado para o lado interno.
  2. Para a placa externa, pegue três placas de 60 cm de comprimento, apenas a largura de duas placas é de 15 cm, e o terceiro elemento é de 10 cm. A blindagem é derrubada de forma que a placa estreita fique entre duas placas largas.
  3. Os plugues laterais são cortados de uma placa sólida larga ou pedaços estreitos são cortados e depois transformados em pequenos escudos. Você deve obter dois retângulos medindo 40x45 cm.
  4. Uma calha é montada com os escudos acabados. Os elementos são fixados com pregos ou parafusos auto-roscantes.

O alimentador acabado é submetido a moagem. Bordas afiadas cortadas em um ângulo de 45 cerca de.

Viveiro de gado jovem

O processo de confecção de comedouros para bezerros jovens é semelhante, apenas é necessário fornecer uma grade dobrável que evite que o gado adulto coma ração. O comprimento do viveiro é feito no máximo de 1 m, a largura é de pelo menos 40 cm. Os lados têm 100 cm de altura.

O material ideal para a fabricação são placas feitas de árvores duras. As peças são cortadas de acordo com as dimensões individuais do desenho desenhado. Se nos concentrarmos nos padrões estabelecidos, os comedouros para bezerros jovens têm as seguintes dimensões:

  • altura do lado interno - 100 cm, lado externo - 30 cm;
  • largura inferior - 45 cm;
  • comprimento da calha - 80 cm.

Decidido o tamanho, começam a fazer o berçário para os bezerros.

Ordem de montagem:

  1. As tábuas secas são lixadas, serradas com uma serra manual ou circular. De acordo com o desenho, os escudos são derrubados dos espaços em branco, após o que a calha é montada.
  2. Um recesso semicircular é cortado na lateral, tornando mais fácil para o bezerro conseguir comida.
  3. As barras são derrubadas das barras. A largura das células é selecionada de forma que a cabeça da panturrilha não fique presa.

Os viveiros prontos são lixados e cortados com arestas vivas.

Conclusão

O comedouro de bezerros deve ser conveniente para os animais e para o pessoal de serviço que o limpa e distribui a ração. Ao fazer um viveiro artesanal, você precisa se preocupar com a resistência e a segurança de uso da estrutura.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção