Que tipo de iluminação deve haver no galinheiro

A iluminação de alta qualidade em um galinheiro é um elemento importante para uma vida confortável para os pássaros. A luz de intensidade suficiente melhora a produção de ovos e promove o desenvolvimento de camadas. É imprescindível iluminar o galinheiro no inverno, quando o dia de sol não dura muito.

Você precisa de luz artificial em um galinheiro? - de acordo com as avaliações de criadores experientes, a iluminação no rebanho é necessária pelo menos no inverno. Com luz insuficiente na casa, as galinhas se desenvolvem mais lentamente e produzem menos ovos. Além disso, os animais jovens costumam se machucar ao se moverem pela sala no escuro.

Benefícios de um galinheiro iluminado

Os criadores de aves iniciantes freqüentemente negligenciam a instalação de lâmpadas em um prédio. Muitas pessoas pensam que a iluminação é necessária apenas para a conveniência do dono do rebanho. No entanto, a luz de alta qualidade no galinheiro tem um efeito benéfico sobre a própria ave. Um edifício iluminado tem as seguintes vantagens:

  • a produção de ovos e o tamanho dos ovos aumentam;
  • as galinhas crescem e se desenvolvem muito mais rápido;
  • os pássaros são menos feridos porque se movem na área iluminada;
  • aumenta o período de produção de ovos das aves;
  • as galinhas absorvem melhor os alimentos, obtendo mais nutrientes e vitaminas;
  • o número de pintinhos sobreviventes está aumentando.

Freqüentemente, os criadores abrem mão da eletricidade em um rebanho por medo de altas contas de luz. Porém, com a escolha certa do equipamento, as despesas não serão indiretas.

Características da eletrificação do aviário

Antes de fornecer comunicações ao rebanho, você deve selecionar o brilho. Luminárias muito brilhantes podem levar a galinhas agressivas, causando brigas. Aves com esse comportamento sofrem forte estresse e, às vezes, simplesmente ficam feridas. A luz fraca também é destrutiva, os pássaros nessas condições são mal orientados no espaço. Além disso, com iluminação insuficiente, a produção de ovos de galinhas cai. O melhor é considerado um sistema com intensidade de luz ajustável.

Atenção! De vez em quando, os aparelhos ficam cobertos de poeira, o que leva à diminuição da intensidade da iluminação. Portanto, eles precisam ser limpos periodicamente.

O brilho da iluminação no galinheiro deve ser de 30 lux. Se houver um ou mais galos no prédio, a iluminação é elevada para 15 lux.

A luz no bando deve ser apagada quando todas as galinhas já estiverem sentadas em seus poleiros, pois à noite as aves se movem mal e podem simplesmente não entrar em sua casa ou poleiro. Muitos criadores novatos não sabem que tipo de iluminação para um galinheiro é ideal no inverno. Nesse período, as galinhas precisam acender a luz não só pela manhã, mas também à noite.

Se as galinhas começarem a brigar após a instalação das lâmpadas na casa, a iluminação é diminuída por alguns lux. Além disso, a iluminação não deve ser ligada abruptamente, pois isso pode desorientar as aves. É melhor acender os aparelhos gradualmente, isso criará um efeito de nascer do sol e tornará o ciclo das galinhas mais natural. Além disso, o tempo e o grau de iluminação podem ser ajustados com um temporizador.

O período ideal para acender a luz é de 7 a 15 minutos. Se for impossível instalar tal sistema, então a luz é acesa gradualmente no edifício. Primeiro, as lâmpadas distantes são acesas, passando gradativamente para as próximas. O mesmo cenário é usado para apagar a iluminação da casa.

Atenção! Não acenda a iluminação o dia inteiro imediatamente após a instalação das lâmpadas.

A mudança repentina no ambiente irá estressar as galinhas. Portanto, os aparelhos são ligados gradativamente, agregando de uma a duas horas de trabalho por dia. De acordo com este esquema, o tempo de operação da eletricidade é aumentado para 10 horas no verão e 11-14 no inverno. Por conveniência, o sistema pode ser complementado com um temporizador.

Escolhendo lâmpadas para o aviário

Segundo criadores experientes, as lâmpadas devem ser instaladas a cada 5-6 metros do galinheiro. A potência recomendada dos dispositivos é de 40-60 volts. Este princípio permite calcular quantas lâmpadas são necessárias para iluminar o rebanho.

Tanto as lâmpadas fluorescentes quanto as incandescentes convencionais são adequadas para o equipamento do aviário. Estes últimos, entre outras coisas, são resistentes a baixas temperaturas. Não é desejável o uso de dispositivos fluorescentes em aviários, pois prejudicam os olhos dos animais.

As plantas de sódio são outra opção para instalações residenciais, mas são caras.

O mais lucrativo e a opção para o aviário são os LEDs. Eles têm uma longa vida útil e um bom grau de iluminação. Além disso, esses sistemas são econômicos em comparação com os acessórios de iluminação tradicionais. Hoje, em lojas especializadas, você pode encontrar lâmpadas projetadas especificamente para iluminar aviários.

A cor da iluminação também desempenha um papel:

  • para animais agressivos, é melhor usar dispositivos azuis, eles têm um efeito calmante;
  • lâmpadas verdes são usadas para acelerar o desenvolvimento e o crescimento das aves;
  • acessórios de iluminação laranja são usados ​​para melhorar o crescimento da produtividade;
  • Não é recomendado o uso de dispositivos vermelhos, durante o seu funcionamento, a quantidade de ovos produzidos pela galinha diminui.

Ao projetar as comunicações elétricas para o aviário, é importante considerar a alta umidade dentro do aviário. Portanto, o número de fiação, temporizadores e outros aparelhos elétricos deve ser mínimo. Um escudo com um interruptor está localizado fora do galinheiro ou em um vestíbulo especialmente equipado.

Ao se movimentar pelo aviário, as galinhas podem tocar as luzes, de modo que as lâmpadas são imersas em sombras fortes sem falta. Além disso, os criadores costumam usar abajures, com a ajuda deles, a luz pode ser direcionada para as áreas necessárias do galinheiro.

Por que você precisa acender um galinheiro no inverno

É melhor definir um temporizador para a iluminação no inverno. Porque você precisa acender e apagar a luz 2 vezes ao dia. É necessário aumentar o período de luz na casa a partir de novembro. Nesse momento, os pássaros param de cair. Além disso, é no inverno que diminui a produção de ovos das aves. Se o dia for prolongado artificialmente na casa, os pássaros produzirão mais ovos. Os pintinhos se desenvolvem muito mais rápido com boa iluminação.

É necessário estender o horário de verão no inverno de 12 para 14 horas. Eles acendem as lâmpadas ao amanhecer e as apagam de 3 a 4 horas após o pôr do sol. É importante observar a regularidade do regime. Este método de iluminação cria a ilusão de horas de luz do dia e as galinhas se sentem confortáveis.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção