Como fazer um galinheiro faça você mesmo para frangos + fotos, desenhos

Reprodução frango de corte é considerada uma das mais rentáveis ​​da avicultura. O frango cresce rapidamente, produz excelente carne e ovos grandes. Se a ninhada for regularmente cuidada e alimentada, devidamente mantida com vitaminas e tratada, até cem galinhas bem alimentadas podem ser criadas de março a outubro. Mas antes de comprar um frango de corte, você precisa encontrar uma sala para uma mini granja avícola ou fazer um galinheiro do tipo "faça você mesmo" para os frangos.

Condições para frangos em crescimento

Antes de escolher onde e como construir um galinheiro para frangos de corte, você precisará se aprofundar e compreender a tecnologia de frangos de corte em crescimento moderno. Os métodos de alimentação e manutenção de aves, os próprios galinheiros para frangos de corte são um pouco diferentes do esquema tradicional de cultivo em vilas ou casas de veraneio:

  • A grande maioria dos frangos à venda são criados em gaiolas. Até 10 frangos adultos "vivem" em cada gaiola;
  • Os galinheiros para a criação de frangos de corte são alinhados em forma de redes, colocados em prateleiras de madeira ou metal em várias camadas. As redes são equipadas com alimentadores externos e gotejadores, o que permite o uso racional de ração e água;
  • A natureza do cômodo escolhido para o galinheiro praticamente não afeta a manutenção do frango, basta que o interior seja de +12cerca deDe a +18cerca deC para aves adultas e compartimento c + 35cerca deC para galinhas.

Você pode fazer um galinheiro para frangos em uma despensa, uma garagem de metal, como no vídeo:

ou em um galpão de madeira, a princípio não importa, o principal é suportar os parâmetros necessários de umidade, temperatura e garantir uma boa ventilação.

Importante! Uma grande concentração de aves em um espaço confinado requer atenção especial à saúde do frango, sendo necessária a realização de profilaxia regular para prevenir doenças infecciosas.

Caso contrário, um surto de gripe ou infecção intestinal pode destruir toda a ninhada de frangos em contato uns com os outros no galinheiro.

Portanto, na hora de escolher um material e um método de confecção de galinheiro, é necessário escolher o material e dispositivo corretos para que a desinfecção e higienização não afetem o desenho das células e equipamentos do galinheiro, como no vídeo:

Design de gaiola

Os tamanhos e formas da gaiola para um pássaro adulto são mostrados nos desenhos e nas fotos.

A altura da gaiola geralmente não ultrapassa 50 cm, o que é suficiente para a manutenção normal de dez frangos adultos em uma rede. Mas se a ave fica doente com frequência, faz sentido aumentar a altura do teto para 55-60 cm, isso melhorará o acesso ao ar fresco, de que as aves tanto precisam. Os tamanhos e formatos mais bem-sucedidos de uma célula simples são mostrados na foto.

A malha frontal é composta por duas bandas, a inferior é coberta por varões verticais com passo de 60 mm, a superior é coberta por uma fina malha de aço. A altura total da gaiola é de pouco mais de 50 cm.

O piso também é feito de malha fina, o que não impede que o frango se mova na gaiola, mas garante que os dejetos sejam despejados nas bandejas de aço abaixo.

A estrutura e as paredes laterais da gaiola podem ser feitas de madeira e placas, placa OSB ou compensado. Dentro da gaiola, dois bebedouros do tipo gotejamento devem ser instalados em cantos opostos da gaiola.

Como construir adequadamente um galinheiro para frangos de corte

A maneira mais fácil de fazer um galinheiro para frangos é em um galpão em uma área suburbana. Casa de frangos no país um pouco diferente em tipo e tamanho do galinheiro clássico da vila:

  1. As gaiolas com pássaros estão localizadas no galinheiro em pelo menos três camadas, de forma que o piso ou revestimento do piso deve suportar o peso de toda a estrutura das prateleiras, independente da estrutura das paredes e do teto;
  2. O volume da sala e a altura dos tetos devem ser ligeiramente maiores do que o galinheiro normal devido à necessidade de fornecer uma boa ventilação e um fluxo uniforme de ar fresco para as redes.
Atenção! Frangos engaiolados precisam desesperadamente de luz solar, então a entrada do galinheiro costuma ser feita na forma de uma porta dupla, através da qual as grades podem ser levadas para o gramado sob o sol de primavera ou verão.

Além disso, é necessário garantir o isolamento normal das paredes e do teto, caso contrário, será muito difícil aquecer um galinheiro de tamanho normal no tempo frio. Um frango por natureza tem uma imunidade bastante fraca, ele fica doente com facilidade, então a questão aquecendo o galinheiro Especialmente importante.

Arranjo da fundação e paredes do galinheiro

A maneira mais fácil de construir um galinheiro para frangos de corte no país é na forma de uma extensão da casa. Em primeiro lugar, pode poupar materiais de construção e aquecimento da divisão. Em segundo lugar, simplifica o cuidado e a limpeza do galinheiro com mau tempo. Em terceiro lugar, um pequeno predador, raposa ou doninha não se atreverá a mexer com os frangos se houver uma pessoa por perto.

Para construir um galinheiro, utiliza-se uma base clássica MZL, fixada na base de uma cabana de veraneio ou de uma cozinha de verão, na forma da letra P. Inicialmente, é necessário cavar uma vala com 30 cm de largura e 40 cm de profundidade, instalar a cofragem, colocar a impermeabilização do material de cobertura e aplicar o concreto.

Um dia depois, o porão da base do galinheiro é feito de tijolos. Uma malha de malha fina é disposta na área cega e no porão, com pelo menos 60 cm de largura. Pode ser fixada em concreto e tijolo com cavilhas. No interior da fundação, uma camada fértil de terra é removida até a profundidade da colocação de concreto, brita com 7-10 cm de espessura é colocada, folhas de espuma são colocadas e, em seguida, uma betonilha de concreto é despejada.

As paredes do galinheiro podem ser feitas de tijolos ou montadas em uma moldura de madeira feita de tábuas afiadas.

A melhor opção de construir com as próprias mãos no país depende, antes de tudo, da disponibilidade de recursos e materiais gratuitos para a construção. A melhor maneira de fazer o telhado de um galinheiro é fazer um telhado de duas águas feito de tábuas e resíduos de madeira. Após o tratamento da sala com anti-sépticos e retardantes de fogo, uma cobertura de telhado de feltro ou telhas betuminosas é colada.

Design de interiores de galpões

Os suportes para gaiolas podem ser feitos de madeira ou ripas de madeira. Via de regra, os racks são colocados ao longo das paredes, deixando uma passagem no centro para a limpeza da sala e das gaiolas.

O piso é coberto com uma camada de areia com serragem e o recheio é trocado pelo menos uma vez a cada dois meses. A carga média por camada não excede 100 kg, então a maioria das partes da gaiola e racks podem ser feitas de madeira.

Para a criação profissional de frangos, os especialistas recomendam o uso de gaiolas de aço prontas.

Os especialistas recomendam: antes de cada plantação de pássaros para alimentação, a grade e todo o galinheiro devem ser completamente desinfetados. No processo de crescimento de um frango, uma lâmpada bactericida é periodicamente levada para o galinheiro e ligada por 10-15 minutos. Obviamente, as gaiolas de frango são cobertas com telas de madeira durante a higienização.

Para aquecimento, você pode usar um aquecedor infravermelho de teto ou um fogão a carvão. Se o galinheiro for construído na forma de uma extensão do aviário, então é mais fácil e confiável aquecer o ambiente desviando parte dos gases de combustão do fogão no aviário para os registros tubulares instalados ao longo das gaiolas com frangos de corte .

Conclusão

A criação em gaiolas de frangos de corte permite um bom ganho de peso e produtividade de poedeiras. Mas a falta de mobilidade de um frango sempre afeta sua saúde, portanto, a dieta de aves criadas em gaiola, via de regra, contém um grande número de aditivos, estimulantes de crescimento e antibióticos. Tal decisão justifica-se quando se trata de venda de carne ou seu processamento profundo. Para consumo pessoal, avicultores competentes criam frangos de maneira aberta, como uma galinha comum, com caminhada e alimentação de capim.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção