Sanita finlandesa de turfa faça você mesmo

Os armários de turfa não diferem em sua finalidade pretendida das estruturas tradicionais instaladas em locais públicos, no país, etc. Seu trabalho visa a utilização de resíduos humanos. O armário seco difere apenas na funcionalidade. A turfa é usada aqui para o processamento de resíduos, então este banheiro tem um segundo nome - compostagem. Antes de escolher um banheiro de turfa para uma residência de verão, você precisa saber que existem vários tipos de projetos, com os quais tentaremos agora decifrá-los.

Como funciona

Os resíduos líquidos e sólidos de uma pessoa caem no tanque de armazenamento inferior do banheiro. O recipiente superior contém turfa. Após cada visita de uma pessoa ao armário seco, o mecanismo coleta uma certa porção de turfa para espanar. O processo de processamento de esgoto ocorre em parcelas. Parte dos resíduos líquidos evapora pelo tubo de ventilação. Os restos de fezes são absorvidos pela turfa. O excesso de líquido restante é filtrado e drenado limpo pela mangueira de drenagem. Depois de encher o recipiente inferior, o conteúdo é descarregado em uma fossa para formar composto. Depois de apodrecer com o fertilizante resultante, uma horta é fertilizada na casa de verão.

Dispositivo, instalação e operação

Todos os banheiros de turfa são dispostos quase da mesma maneira, como pode ser visto no diagrama da foto:

  • O recipiente superior serve como armazenamento de turfa. Também existe um mecanismo de distribuição para o pó de resíduos. A turfa é o principal componente do processamento de esgoto. Sua estrutura solta absorve a umidade, as propriedades bactericidas eliminam o mau odor, os resíduos são decompostos ao nível de fertilizante orgânico. O consumo de turfa é baixo. Uma bolsa pode ser suficiente para o verão.
  • O recipiente inferior serve como principal depósito de resíduos. É aqui que a turfa faz a compostagem da matéria fecal. Sempre escolhemos o volume de menor capacidade do banheiro de acordo com a quantidade de pessoas que moram no país. Os mais demandados são tanques projetados para 100-140 litros. Em geral, são produzidos banheiros de turfa com capacidade de armazenamento de 44 a 230 litros.
  • O corpo do vaso sanitário de turfa é de plástico. A cadeira está equipada com um assento e uma tampa bem justa.
  • Um tubo de drenagem é conectado no fundo do tanque de armazenamento. Uma certa porcentagem do líquido filtrado é descarregada pela mangueira.
  • Um tubo de ventilação sobe do mesmo tanque de armazenamento. Sua altura pode chegar a 4 m.

O banheiro de compostagem pode ser colocado em qualquer lugar... Não há requisitos fundamentais aqui, uma vez que não há necessidade de sistema de esgoto, fossa e sistema de abastecimento de água. Mesmo que o banheiro de turfa não seja instalado dentro de casa, mas fora em uma cabine, ele não congelará no inverno devido à falta de água. Com uso sazonal de banheiro no país, é preservado para o inverno. Nesse caso, todos os recipientes são totalmente esvaziados.

Antes de usar o banheiro de compostagem para doar, a turfa é despejada do saco para o recipiente superior. O tanque está cerca de 2/3 cheio.

Atenção! Cada fabricante indica a quantidade máxima de turfa para um determinado modelo. É impossível ultrapassar o indicador recomendado, caso contrário, corre-se o risco de quebrar o mecanismo de distribuição.

O enchimento de turfa deve ser feito com cuidado. As ações precipitadas irão desativar o mecanismo de banheiro, após o que a turfa terá que ser espalhada manualmente com uma espátula.

Depois de visitar qualquer fórum sobre banheiros de turfa, você sempre pode encontrar comentários sobre a má distribuição de turfa, mesmo com um mecanismo de trabalho. O único problema é a força aplicada incorretamente na alça do mecanismo.

É importante prestar atenção à ventilação. O duto de ar deve subir acima do telhado do prédio onde o banheiro está instalado. Quanto menos curvas no tubo, melhor funcionará a ventilação.

Atenção! A tampa de um armário de turfa deve estar sempre fechada. Isso irá acelerar a reciclagem de resíduos, além de que os odores ruins não irão infiltrar-se no ambiente.

Modelos populares de banheiros de turfa

Hoje, o banheiro finlandês de turfa para residência de verão é considerado o mais confiável e confortável, por isso é muito procurado. O mercado de encanamento oferece muitos modelos ao consumidor. De acordo com os residentes de verão, os seguintes armários de turfa são considerados os mais populares:

  • Sanitários finlandeses de turfa para residência de verão da marca Piteco equipado com ralo com filtro especial. Os modelos se diferenciam pelo design ergonômico.

    O corpo elegante é feito de plástico de alta qualidade. Dimensões compactas e saídas especiais na parte traseira sem saliências permitem que o banheiro de turfa seja instalado próximo à parede do edifício. O plástico resiste a temperaturas negativas, não racha no inverno quando instalado em uma casa de campo em um estande ao ar livre. O corpo do armário seco é projetado para uma carga de até 150 kg. Equipado com sanita que proporciona ventilação de fluxo direto ao Piteco, eliminando os maus odores.
    Entre muitos modelos, o armário a seco Piteco 505 é especialmente popular devido à divisória montada no tanque de armazenamento. Evita que partículas sólidas obstruam o dreno de drenagem. Além disso, há proteção adicional de um filtro mecânico. O mecanismo espalhador de turfa é girado pela alça em 180cerca de, que permite pulverizar os resíduos com alta qualidade.
    O vídeo mostra uma visão geral do Piteco 505:
  • Sanitários de compostagem de turfa de Biolan feito com material isolante de calor. Todos os modelos são resistentes a mudanças bruscas de temperatura.

    A maioria dos modelos Biolan tem uma grande capacidade. Esta é uma boa opção para uma residência de verão com um grande número de pessoas morando ou um chalé. Normalmente, o volume do tanque de armazenamento é suficiente para todo o verão. Um esvaziamento do tanque permite preparar o composto pronto dentro do tanque. A pedido dos proprietários, o armário seco é equipado com assento térmico, que permite uma utilização confortável do produto no inverno.
    Os modelos com separador aumentaram a usabilidade. Esse armário seco é feito de duas câmaras projetadas para coletar resíduos líquidos e sólidos.

    A câmara de coleta de resíduos sólidos está localizada dentro do corpo do vaso sanitário de turfa. O recipiente de resíduos líquidos está localizado do lado de fora e é conectado ao sistema comum por uma mangueira. O líquido filtrado é usado para fertilizar flores ou como ativador de compostagem. Todos os tanques de armazenamento são equipados com dispensadores com função de absorção de odores.
  • Modelos de banheiro de turfa Ecomatic apresentados no mercado por fabricantes finlandeses e nacionais. Todos eles são feitos com a mesma tecnologia. Você pode descobrir qual modelo do fabricante é melhor visitando qualquer fórum temático. Muitos usuários ainda preferem Ecomatic de fabricantes finlandeses.

    Os modelos domésticos são feitos de plástico durável de qualidade. O corpo não tem medo de geadas severas. O armário seco pode ser instalado em estande ao ar livre no interior do país. A característica do projeto é o regulador de ar sazonal. Em climas quentes, o regulador é colocado na posição verão / outono. Com o início da geada, o regulador do banheiro de turfa é colocado na posição de inverno. Isso permite que o processo de compostagem continue.Na primavera, haverá composto pronto dentro da caixa de compostagem.
    O vídeo está considerando o modelo Ecomatic:

Sanitários de compostagem contínua

Se a maioria dos modelos de banheiros de turfa puderem ser movidos para outro local se necessário, então as estruturas de operação contínua destinam-se apenas à instalação estacionária. Inicialmente é caro instalar um banheiro estacionário no país, mas com o tempo compensa.

Uma característica do projeto do banheiro contínuo de turfa é o tanque de compostagem. O fundo do tanque é feito em uma inclinação de 300... Há uma grade de tubos cortada ao longo do interior do tanque. Este projeto evita a contaminação do duto, permitindo que o oxigênio entre na câmara inferior. Ao usar o banheiro, um novo lote de turfa é adicionado periodicamente à caixa de compostagem. Uma porta de carregamento é instalada para este propósito. O composto acabado é varrido pela escotilha inferior.

Conselho! Não é lucrativo usar banheiros pequenos e contínuos. A saída é uma pequena quantidade de composto e a manutenção é mais frequente. Recipientes pequenos são adequados para uma residência de verão com uma visita rara.

O que é um banheiro térmico

Agora no mercado você pode encontrar um projeto como um banheiro térmico do fabricante Kekkila. A estrutura funciona devido ao corpo isolado. O processamento dos resíduos com a turfa ocorre dentro de uma grande câmara com capacidade para 230 litros. O resultado é composto pronto para uso. O banheiro térmico não requer conexão com água, esgoto, eletricidade.

O fabricante do banheiro térmico garante que até os resíduos alimentares podem ser reciclados, mas ossos e outros objetos duros não devem ser jogados. É importante monitorar a estanqueidade da tampa, caso contrário, podem surgir odores desagradáveis ​​na sala, bem como o processo de compostagem será interrompido. O banheiro térmico pode funcionar no campo mesmo no inverno. No entanto, com o início do gelo, a mangueira de drenagem é desconectada do recipiente inferior para evitar que o líquido congele.

A versão mais simples de um armário de pó higiênico de turfa

Um vaso sanitário de turfa do sistema de armário de pó tem um design simples. O produto consiste em um assento de sanita com um recipiente de armazenamento de resíduos. Um segundo tanque é instalado separadamente para turfa. Depois de visitar o toalete, a pessoa gira a maçaneta do mecanismo, fazendo com que as fezes sejam pulverizadas com turfa.

Dependendo do tamanho do acumulador, o armário de pó pode ser fixo ou portátil. Banheiros pequenos podem ser movidos para onde você quiser. À medida que se enche de lixo, o recipiente é puxado para fora do assento do vaso sanitário e o conteúdo é jogado em uma pilha de composto, onde ocorre a decomposição do esgoto.

Toalete de turfa caseiro

Fazer um banheiro de turfa para uma residência de verão com suas próprias mãos é bastante simples. A opção mais acessível é um armário de pó. Esses designs caseiros são feitos de um assento de vaso sanitário simples, dentro do qual eles colocam um balde. A varredura dos resíduos é feita manualmente. Para fazer isso, um balde de turfa e uma concha são instalados no box do banheiro.

Um modelo mais complexo de um banheiro caseiro de turfa é mostrado no desenho. Em termos de dimensões, o desenho acabará por ser maior que o de fábrica, caso contrário não será possível garantir a estanqueidade das câmaras.

O fundo da câmara inferior é feito em uma inclinação de 30cerca de, com pequenos orifícios perfurados em toda a superfície. Eles atuam como um filtro. Resíduos líquidos vazam pelos orifícios. A turfa é despejada na câmara através da janela de carregamento. O composto acabado é descarregado pela porta inferior.

Escolhendo um banheiro de turfa para instalação no país

Em princípio, todos os modelos de turfa de qualquer fabricante são adequados para uso no país. Se você abordar especificamente a questão de qual banheiro de turfa é melhor para doar, aqui você precisa ser guiado pelas características técnicas. Por exemplo, para uma família de três pessoas, basta comprar um produto com uma unidade de armazenamento de até 14 litros. Para uma família grande, é razoável comprar um armário seco com um volume de armazenamento de cerca de 20 litros.

Atenção! O contêiner de armazenamento de 12 litros foi projetado para no máximo 30 utilizações. Os tanques com capacidade de 20 litros são projetados para uso até 50 vezes. Depois disso, o composto deve ser descarregado do contêiner.

Ao escolher um armário seco de turfa, é importante evitar falsificações em busca de um preço baixo. O plástico de baixa qualidade eventualmente estourará e as câmaras serão despressurizadas. Em qualquer caso, todos os produtos finlandeses são de alta qualidade. Cabe ao consumidor decidir sobre o modelo, guiado apenas por preferências pessoais.

O que os usuários dizem

Fóruns e análises de usuários sempre ajudam a escolher um modelo adequado de banheiro de turfa para uma casa de campo de verão. Vamos descobrir o que os residentes de verão dizem sobre isso.

Elena Sergeevna, dona de uma casa de veraneio, Tula
No ano retrasado comprei para minha dacha um banheiro de turfa Piteco 505. Todas as peças são feitas de plástico de alta qualidade. Os dutos de ar eram levemente torcidos, o que causava alguns problemas no atracamento. Na minha opinião, a tampa do assento do vaso sanitário não se encaixa muito bem. Os insetos podem rastejar pelas rachaduras. O mecanismo de distribuição de turfa está funcionando corretamente. Em princípio, estou satisfeito com a compra.
Igor S, Omsk
Há muito tempo que leio sobre os banheiros de turfa Biolan com separador. Dois anos atrás, comprei para minha dacha. Para uma família de quatro pessoas, um armário seco não é ruim. Durante este período, ele limpou a câmara de armazenamento três vezes. Eu coloquei uma grande vantagem em um assento quente. Estou satisfeito com o consumo econômico de turfa, em contraste com os vizinhos. Eles têm um banheiro doméstico instalado. Posso dizer que neste momento estou satisfeito com a compra.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção