Bactérias para o galinheiro: comentários

O principal desafio ao cuidar de galinhas é manter o celeiro limpo. A ave precisa constantemente trocar a cama e, além disso, há um problema com o descarte de lixo. As tecnologias modernas ajudam a facilitar o trabalho dos avicultores. Cama de galinheiro bacteriana há muito tempo é popular nas fazendas para manter a casa limpa e em uma temperatura ideal. Ao final de sua vida útil, obtém-se da cama um excelente fertilizante orgânico.

Uso de cama funda ao criar galinhas

Ao cultivar aves no chão dentro de um celeiro, você definitivamente precisa de uma cama para um galinheiro, especialmente no inverno. O feno ou palha comum, misturado com excrementos, deteriora-se rapidamente. A massa suja deve ser jogada fora após 3-5 dias. As tecnologias modernas tornaram o trabalho dos avicultores mais fácil. O novo tipo de cama funda contém bactérias benéficas, o que permite o uso de serragem no chão do galinheiro por mais de três anos.

Importante! Qualquer ninhada funda funciona da mesma maneira. O avicultor só precisa soltar a serragem pisoteada em tempo hábil para que o oxigênio penetre profundamente. Esta é uma condição importante da qual depende a atividade vital das bactérias.

A vantagem de usar cama bacteriana é o aquecimento adicional e gratuito da casa. Durante a operação, as bactérias iniciam um processo biológico na espessura da serragem, acompanhado pela liberação de calor. Avaliações de avicultores dizem que no inverno frio não será possível aquecer o celeiro dessa forma, mas no final do outono você pode fazer sem aquecimento artificial. Os microrganismos habitados na serragem aquecem-nos a uma temperatura de cerca de +35cerca deC. Outro ponto positivo é que as bactérias neutralizam microrganismos putrefativos, e isso leva à lenta decomposição dos excrementos de frango.

Antes de usar material bacteriano, é necessário preparar adequadamente o piso do galinheiro. É necessária uma superfície plana, firme e, o mais importante, seca. Sobre o piso é vertida a própria cama com uma espessura de 15 cm, sendo adequado qualquer material friável de origem natural e com baixa condutividade térmica, por exemplo serradura ou casca de sementes de girassol.

A turfa provou ser boa para o lixo. O material natural absorve ativamente o dióxido de carbono e os vapores de amônia. A turfa é usada na forma pura ou misturada com outro material. Nas regiões do sul com um clima quente estável, a areia é usada como cama.

Periodicamente, o material de cama do chão da casa é solto com um forcado para misturá-lo uniformemente com os excrementos de frango. O oxigênio penetra melhor dentro da massa solta, o que promove a reprodução de microrganismos benéficos.

Conselho! Se dentro da casa, parte do grão for simplesmente espalhado no chão, as próprias galinhas soltarão a maior parte do lixo.

É importante monitorar o teor de umidade da cama profunda. Segundo o psicrômetro, o indicador não deve ultrapassar 25%. Com um aumento acentuado na umidade, o superfosfato é espalhado na substância solta a uma taxa de 1 kg / m2, após o qual uma camada de serragem nova ou outro material é derramada.

A troca de material da cama no galinheiro ocorre após o abate do antigo e antes da instalação de um novo rebanho de aves. Isso geralmente é feito no outono.O aviário é completamente limpo de excrementos, é realizada uma desinfecção completa, secagem e ventilação meticulosa. Após esses procedimentos, um novo material de cama é colocado no qual as bactérias são colonizadas.

Atenção! Ao usar cama funda no aviário, a densidade de lotação dos frangos não deve exceder 5 cabeças / 1 m2.

Avaliações de criadores de aves simples falam sobre as desvantagens de usar cama funda ao criar galinhas. Observou-se que essa tecnologia exige um maior consumo de serragem ou outro material. A contaminação de ovos é comum. Raramente é possível manter o microclima necessário dentro do aviário, o que leva ao desenvolvimento de doenças nas galinhas.

Revisão de preparações populares para cama bacteriana

Portanto, como você entende, para fazer uma cama funda no galinheiro, é necessário adicionar uma preparação bacteriana ao material orgânico a granel. Embora o princípio de seu trabalho seja o mesmo, é difícil para um avicultor novato escolher um produto entre a ampla variedade oferecida pelos pontos de venda. Depois de estudar várias análises, compilamos uma classificação das drogas mais populares e sugerimos que você se familiarize com ela.

Droga alemã "BioGerm"

Uma preparação em pó acastanhada destinada à preparação de cama bacteriana em um galinheiro. A composição contém bactérias benéficas, além de aditivos especiais que neutralizam o odor desagradável das fezes. O medicamento é aplicado em duas camadas sob serragem fina, respeitando a taxa de consumo de 100 g / 1 m2... As galinhas podem ser colocadas em camas profundas 2–3 horas após a colonização da bactéria.

A droga dos fabricantes chineses "Net-Plast"

Numerosas análises de criadores de aves elogiam esse medicamento em particular. Ele contém leite fermentado e microrganismos fotossintéticos. Depois de se instalar no chão, as bactérias começam a agir intensamente, gerando muito calor. A temperatura no topo da cama profunda é sempre mantida dentro de +25cerca deC. As bactérias funcionam bem com aparas de madeira ou serragem. Para isso, basta misturar todos os componentes e, a seguir, a cada 4 dias, soltar a massa com um forcado. Consumo de drogas - 0,5 kg / 10 m2... A vida da ninhada é de 3 anos.

Droga doméstica "BioSide"

A preparação dos fabricantes nacionais é projetada para "partida a seco". A serragem é simplesmente misturada com o pó, após o que uma reação contínua começa imediatamente. Durante o processamento da matéria orgânica em composto, o calor é gerado. A superfície da cama profunda é aquecida a uma temperatura de 20-25cerca deC. O fabricante dá uma garantia de 3 anos para a vida da cama no galinheiro.

Droga doméstica "Baikal EM 1"

A preparação mais acessível para a criação de cama profunda é Baikal EM 1. Em geral, esse remédio doméstico é considerado um fertilizante, mas os avicultores encontraram um novo uso para ele. A composição da preparação concentrada líquida contém bactérias benéficas que transformam o estrume em composto. Muito calor é gerado a partir da reação que ocorre, o que contribui para aquecendo o galinheiro... O princípio de uso é simples: 1 xícara de concentrado é diluída em um balde de água morna, após o que o material de cama é simplesmente regado. O processo de fermentação começa instantaneamente.

No vídeo, o uso de cama profunda:

111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111

Instruções passo a passo para iniciar a cama profunda

Para que o leito de fermentação no galinheiro funcione de maneira eficaz, é necessário inicializá-lo de maneira adequada. Em um galinheiro frio, resultados positivos não podem ser alcançados até que todos os elementos do edifício estejam completamente isolados. Se apenas galinhas viverem no celeiro, é muito difícil manter o regime de temperatura exigido. Teremos que colocar um aquecedor. Um pequeno número de animais também tem um efeito negativo no trabalho das bactérias devido a uma quantidade insuficiente de fezes.

A sequência de trabalho durante o lançamento de bactérias é assim:

  • Após a limpeza, desinfecção e secagem completas, o chão do galinheiro é coberto com serragem ou outro material semelhante.Antes da compactação, a espessura da camada deve ser de 30 cm, além disso, o material da cama é pisoteado até atingir a espessura recomendada pelo fabricante da bactéria.
  • A preparação em pó é espalhada uniformemente por toda a área do galinheiro. Você pode trabalhar sem respirador, pois as bactérias são seguras para os humanos.
  • Água quente é colocada em um regador com um chuveiro, e a serragem com o preparado espalhado é cuidadosamente regada. É importante que a água não contenha impurezas de cloro, caso contrário a bactéria morrerá imediatamente. É melhor recusar água da torneira. Se você não tem seu próprio poço, pode ir ao rio ou aos vizinhos. Mesmo a água da torneira parada não é boa o suficiente para iniciar bactérias.
  • Depois de molhar todo o piso, a serragem é bem misturada com uma pá. Se palha ou feno foram usados, é mais fácil babá-los com um forcado.
  • O teste de bactérias é verificado no sexto dia. Se a temperatura dentro da cama aumentou, os microrganismos estão vivos. Agora você pode começar com galinhas no aviário.

Ao longo de todo o período de operação, a liteira profunda é periodicamente solta e uma série de medidas são tomadas para manter a atividade vital das bactérias.

Avaliações de usuários

Muitas empresas prometem tudo o que desejam anunciar. O avicultor compra um medicamento caro, na esperança de simplificar o cuidado de seus animais de estimação, mas o resultado final é um desperdício de dinheiro. Existem duas razões para a inatividade do leito de fermentação: uma preparação de má qualidade ou uma violação da tecnologia para iniciar e cuidar de bactérias. Vamos ler as avaliações de vários usuários que já experimentaram a droga milagrosa em fazendas domésticas.

Katerina, 29 anos, Barnaul
Dois anos atrás, minha mãe comprou um pó chinês "Net-Plast". Espalhei sobre a serragem do celeiro com galinhas, perus e patos. Até agora, o estrume não foi limpo nem uma vez. Apenas se transforma em uma massa quebradiça. Praticamente não há mau cheiro, mesmo ao desenterrar o lixo.

Gennady, 42 anos, Taganrog
No meu grande celeiro, galinhas vivem com porcos. Claro, os últimos são cercados. Comprei o remédio BioOdor ano passado, e até aconselhei meu amigo. As bactérias atuam sob os porcos, apenas a cama teve que ser trocada após três meses, devido à alta umidade. Para galinhas, o medicamento, em geral, não é adequado, o que só eu não experimentei. Um amigo tem a mesma coisa. Em geral, estou desapontado.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção