Tanque de dacha aquecido

Um chuveiro ao ar livre em uma cabana de verão é considerado o edifício número 2, já que o primeiro em importância é um banheiro externo. À primeira vista, esta estrutura simples não tem nada de complicado, mas uma ninharia como escolher e instalar um recipiente de plástico para chuveiro para a dacha trará muitos problemas. Agora tentaremos descobrir como lidar de forma independente com todas essas nuances.

Aquecido ou não

Antes de escolher um tanque de chuveiro para uma casa de veraneio, é necessário decidir sobre sua funcionalidade. O conforto do banho depende se este recipiente de plástico está equipado com aquecimento. Em casas de banho de campo, dois tipos de tanques são usados:

  • Multifuncional e conveniente de usar é um tanque de chuveiro aquecidoalimentado por eletricidade. Claro, este recipiente pode ser usado mesmo sem estar ligado à eletricidade, mas este é o conforto de tomar procedimentos de água. O fato é que um elemento de aquecimento é instalado dentro do recipiente de plástico - um elemento de aquecimento. Se o sol ainda não teve tempo de aquecer a água, este problema pode ser facilmente resolvido com a ajuda da eletricidade. A instalação de um tanque aquecido é conveniente se o chuveiro for usado no início da primavera e no final do outono. Nos dias quentes de verão, a água dentro do tanque é aquecida pelo sol, portanto, durante esse período, o aquecimento simplesmente não é ligado.
  • Tanque de plástico não aquecido - Este é um recipiente comum, por exemplo, um barril instalado no telhado de uma casa de banho. A água do tanque é aquecida pelo sol. Ou seja, em tempo nublado e chuvoso, você só pode tomar um banho refrescante ou mesmo se recusar a nadar. É apropriado instalar tanques não aquecidos se a dacha for visitada muito raramente, e apenas no verão.

A principal diferença entre esses tanques é apenas o elemento de aquecimento instalado. A forma, o volume e a cor do produto podem ser muito diferentes. É importante que qualquer tanque selecionado tenha um gargalo largo que seja conveniente para despejar água e esteja firmemente preso ao telhado do box.

Conselho! Tanques planos pretos são eficazes. Uma grande área de uma fina camada de água é aquecida mais rapidamente pelo sol. As paredes pretas do tanque atraem os raios do sol, além disso, a água não floresce dentro do tanque.

Características de design de tanques de chuveiro de plástico

Tanques de plástico para banho no país são especialmente populares entre os consumidores por vários motivos;

  • Para a fabricação dos tanques, é utilizada uma composição especial de plástico, que aumenta a vida útil do produto em até 30-50 anos. Ao mesmo tempo, os tanques de plástico para chuveiros de verão se distinguem por seu custo moderado, leveza e facilidade de instalação.
  • Caixas planas de formato quadrado cobrem de maneira ideal os chuveiros externos em vez dos telhados. Basta montar o box do chuveiro, e fixar o tanque em cima e não no teto.
  • Na fabricação de tanques de chuveiro, muitos fabricantes usam polietileno de grau alimentício que não se decompõe quando exposto aos raios ultravioleta. O material ecológico garante a segurança da água, mesmo durante o armazenamento de longo prazo. O plástico, sob quaisquer condições, não corrói, o que não se pode dizer do metal.

Ao escolher um recipiente de plástico, é preciso saber que tanques sem aquecimento elétrico costumam ser produzidos com volume de 100 a 200 litros. Os recipientes redondos com aquecimento em forma de barril são feitos com um volume de 50 a 130 litros de água. Tanques planos aquecidos são normalmente classificados para 200 litros de fluido. Em qualquer projeto, a água é despejada em baldes através de uma boca larga ou por uma bomba.

Conselho! Se desejar, um chuveiro no país pode ser equipado com um tanque de plástico de qualquer formato e volume, e um elemento de aquecimento para aquecimento de água pode ser instalado de forma independente.

Como "afinar" um tanque normal é descrito neste vídeo:

Os tanques de chuveiro geralmente são feitos de polietileno sólido. No entanto, existem modelos universais feitos de polímero elástico. Esses recipientes são projetados para armazenar um grande suprimento de água. Eles são instalados no país para um chuveiro e irrigação por gotejamento. Esse recipiente de água se assemelha a um travesseiro batido. Nas paredes existem duas ferragens para injeção e descarga de água. A tampa está equipada com um mecanismo especial que permite a penetração do oxigênio. Ou seja, ocorre a respiração. Se o chuveiro ou a irrigação por gotejamento não forem usados ​​por muito tempo, a água do recipiente não estagnará.

Um recipiente elástico pode conter de 200 a 350 litros de água, sendo que este, além disso, no estado vazio, o produto encaixa de acordo com o princípio de um colchão insuflável. Você consegue imaginar um barril de 350L que cabe em uma bolsa de viagem? Este vai caber. O polímero elástico tem maior resistência, não perde suas propriedades durante o aquecimento e restaura sua forma após encher o tanque com água.

Características do dispositivo do tanque de plástico aquecido

Se for decidido construir um chuveiro aquecido para uma cabana de verão, então você pode ir de duas maneiras: comprar um tanque pronto com um elemento de aquecimento ou instalar você mesmo o elemento de aquecimento no barril.

No primeiro caso, arranjar um chuveiro vai custar mais caro, mas tem um grande benefício nisso. Os tanques de fábrica, além do elemento de aquecimento, são equipados com dispositivos adicionais. Pode ser um sensor de temperatura da água, proteção contra superaquecimento, um termostato, etc. Existem até tanques portáteis com chuveiro e aquecimento. Um tanque cheio de sensores custará mais caro, mas o proprietário não se preocupará com um elemento de aquecimento queimado, água fervente ou um tanque derretido. O sistema funciona segundo o princípio de uma caldeira elétrica. Basta definir a temperatura desejada da água, e a automação fará a sua manutenção constante.

No segundo caso, na presença de uma capacidade normal, o proprietário é gasto na compra de elementos de aquecimento. O dispositivo primitivo funcionará como uma caldeira. A temperatura da água deve ser monitorada constantemente. Se não for supervisionado, o aquecimento incluído resultará em água fervente e até mesmo no derretimento do tanque.

Qualquer projeto de um recipiente aquecido requer a disponibilidade obrigatória de água. O elemento de aquecimento incluído em um tanque vazio irá queimar em alguns minutos.

Atenção! Ao instalar um tanque de água aquecida no chuveiro, é importante cuidar do aterramento. A carcaça do elemento de aquecimento é capaz de penetrar com o tempo e uma pessoa será eletrocutada na água. Em geral, para total segurança ao nadar, é melhor desligar a alimentação do aquecedor.

Todos os tanques aquecidos de plástico são equipados com um elemento de aquecimento com capacidade de 1 a 2 kW. Isso é suficiente para aquecer água até 200 litros. Para que o aquecedor funcione, você precisará estender um cabo elétrico e conectá-lo à máquina após o medidor elétrico. A taxa de aquecimento da água depende do seu volume, da potência do elemento de aquecimento e da temperatura exterior. No tempo frio, as paredes finas do recipiente não são capazes de reter o calor. Ocorrem grandes perdas, que são acompanhadas por aumento do tempo de aquecimento da água e consumo desnecessário de energia elétrica.

Requisitos básicos para um tanque para um chuveiro campestre

A cor do tanque já foi discutida. As paredes escuras atraem melhor o calor e evitam que a água floresça. Mas o volume do produto depende da quantidade de pessoas que moram no país. Embora os chuveiros sejam geralmente instalados em dimensões compactas, é muito perigoso colocar um tanque de 200 ou 300 litros no telhado. As prateleiras do estande simplesmente não suportam uma grande massa de água. É ideal instalar um tanque para 100 litros de água em uma casa de 1x1,2 m. Será o suficiente para dar banho a cinco membros da família.

Você pode encher o recipiente com água manualmente, de um sistema de abastecimento de água ou de um poço. No primeiro caso, deve haver uma escada perto do chuveiro o tempo todo.Quanto mais largo for o gargalo do tanque, mais fácil será encher a água.

Ao bombear água de um poço, você precisa de uma bomba. Um tubo de sinal é removido do topo do tanque. O escoamento da água faz com que o proprietário entenda que é hora de desligar a bomba. Além disso, o tubo de sinal evita que o tanque estourar devido à pressão excessiva da água.

É mais conveniente encher o recipiente com o abastecimento de água. Se uma válvula sanitária for instalada no interior, a água será adicionada automaticamente à medida que for consumida. O princípio de funcionamento é o mesmo de uma cisterna de banheiro. Um tubo de sinal também é útil aqui. De repente, a válvula não funciona.

Às vezes, os residentes de verão recorrem a truques simples para garantir o aquecimento rápido da água e reduzir a perda de calor:

  • Os horticultores sabem como uma estufa mantém as mudas aquecidas. Um abrigo semelhante feito de filme ou policarbonato pode ser construído no teto do chuveiro, e um recipiente com água pode ser colocado dentro dele. A estufa protegerá o tanque do vento frio e aumentará o aquecimento da água em 8cerca deA PARTIR DE.
  • O lado norte do contêiner é protegido com qualquer folha de material espelhado.
  • Se um tubo de sucção for instalado dentro da parte superior do tanque, a água quente de cima será a primeira a entrar no chuveiro.

Qualquer invenção para manter a água quente é aceitável. O principal é que eles são seguros para os humanos. Se desejar, a água pode ser aquecida com uma caldeira comum, mas nem sempre isso traz boas consequências.

Autoprodução de tanque de plástico para chuveiro campestre

Quando a residência já possui um recipiente de plástico, por exemplo, um barril, ele pode ser adaptado para um chuveiro ao invés de um tanque. No entanto, é preciso estar preparado para o fato de que terá que ser removido durante o inverno e colocado em um celeiro para armazenamento. Esses barris não se destinam à instalação ao ar livre e irão rachar com o frio.

Um barril de chuveiro artesanal projetado para produtos a granel é o ideal. Tem uma boca larga com uma tampa, através da qual é conveniente deitar a água. O reequipamento do barril começa com uma inserção para o regador:

  • Um orifício com 15 mm de diâmetro é feito no centro do fundo do cano. Em seguida, corta-se um pedaço do tubo de aço inoxidável de modo que seu comprimento seja suficiente para passar pelo telhado da casa de banho e ir 150 mm abaixo do teto.
  • Uma linha é cortada em ambas as extremidades do tubo cortado. Se não houver ferramenta para rosquear em casa, você terá que recorrer a um torneiro ou procurar um bico já pronto no mercado.
  • Com o auxílio de arruelas e porcas, uma ponta do tubo é fixada no furo do cano, após o que é instalado no telhado. Sob o teto, uma segunda extremidade saliente do tubo de ramificação roscada apareceu. Uma válvula esférica é aparafusada a ele e, usando um adaptador roscado, um regador de bico comum.
  • No telhado, o cano deve ser bem reforçado. Você pode usar tiras de metal ou outras ferramentas à mão.
  • Os barris para produtos a granel são geralmente produzidos na cor branca. Para o chuveiro, esta opção não é adequada e as paredes terão que ser pintadas com tinta preta. É importante que a tinta não contenha solventes e outros aditivos que possam derreter o plástico.

Isso completa o contêiner de chuveiro caseiro. Resta verter água, espere esquentar do sol e você poderá nadar.

O vídeo mostra um tanque para um chuveiro campestre:

Tanques de plástico são a solução ideal para montar um chuveiro campestre. Uma alternativa mais confiável só pode ser um contêiner de aço inoxidável, mas a preços atuais isso custará muito ao morador de verão.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção