Morango Vima Zanta

A nova variedade de morango Vima Zanta ainda não ganhou muita popularidade. No entanto, os jardineiros que tiveram a sorte de cultivar esta cultura notaram o bom gosto das bagas e a boa resistência à geada dos arbustos. Pela sua origem, o morango Vima Zanta é um híbrido da seleção holandesa. Uma variedade relacionada é considerada Vima Tarda... A série total de variedades holandesas também inclui Vima Rina e Vima Ksima, mas não são parentes do híbrido de Vim Zant.

Características de variedade

Parentes do híbrido Vima Zanta são duas variedades bem conhecidas:

  • Elsanta sempre tomado como um padrão. Essa variedade se tornou um dos pais do híbrido Wim Zant.
  • Corona é o segundo pai do híbrido. O aroma e o bom gosto dos frutos silvestres são emprestados da casta. E agora veremos mais de perto as fotos, comentários, descrições da variedade de morango Vima Zanta, e aprenderemos as regras da tecnologia agrícola. Vamos começar com as características da variedade:
  • Em termos de amadurecimento de bagas, Vima Zanta é considerado um híbrido de amadurecimento precoce, mas os morangos também podem ser atribuídos a variedades intermediárias. A vermelhidão dos frutos começa na terceira década de maio ou cai no início de junho.
  • O rendimento da variedade é alto. Até 80 centners de bagas podem ser colhidas em 1 ha. Em termos de rendimento, o híbrido Vima Zanta superou até mesmo sua mãe, a variedade Elsanta. A variedade Vima Zanta dará seu máximo rendimento somente no segundo ano após o plantio.
  • A cultura é caracterizada por uma poderosa estrutura da mata. O formato das folhas é o morango usual, mas elas são ligeiramente enroladas para dentro e lembram um barco. Esta é uma característica distintiva da variedade.
  • As bagas crescem grandes. A cor da pele é vermelha intensa, mas não há brilho. Os primeiros frutos crescem de forma mais arredondada. Os bagos das ondas de vindima subsequentes adquirem uma forma cónica com pescoço achatado. Esta é outra característica importante que distingue o híbrido Wim Zant de outras variedades semelhantes. O peso do fruto é pequeno. Quanto menos rega, mais claras são as bagas. Os morangos por falta de umidade não ficam suculentos, mas por dentro podem até ser ocos.
  • As qualidades do sabor são pronunciadas. A polpa é muito mais doce da famosa variedade Clery.
  • O pedúnculo é formado ao nível da folhagem. As hastes são fortes e resistentes. O híbrido é caracterizado por um intenso crescimento de bigode.
  • Os frutos são facilmente separados das sépalas. Morangos são caprichosos no transporte. A polpa dos frutos maduros é bastante macia e simplesmente amassada durante o transporte em caixas.
  • O híbrido Wim Zant herdou de seus progenitores uma elevada resistência a doenças, em particular a fungos e podridão radicular. A cultura possui resistência média ao oídio.

É assim que você pode descrever a descrição dos morangos de Wim Zant, e agora vamos nos familiarizar com as condições da tecnologia agrícola.

Morangos crescendo

Sobre a variedade de morango Vima Zanta, as críticas dizem que a cultura exige muita atenção. As plantas não gostam muito de engrossar. Cada arbusto deve ter pelo menos 25 cm de espaço livre ao seu redor. Um ajuste apertado resultará em uma leve formação de bigode e uma redução no ovário.

Morangos são plantados em fileiras no jardim. Idealmente, o espaçamento entre linhas é de cerca de 45 cm, o que é bom para as plantas e é mais fácil de colher os frutos. Vima Zanta adora as áreas ensolaradas do jardim, onde a luz máxima entra. Você não precisa se preocupar com as bagas. Morangos não dão conta, mesmo sob os raios escaldantes do sol. Mas na sombra, as frutas perdem a cor e o sabor naturais.

A variedade de morango Vima Zanta é muito exigente quanto ao solo. Em solo pobre, você nem precisa tentar cultivar uma cultura. A alimentação com orgânicos e minerais é obrigatória. Pela primeira vez, o fertilizante mineral é aplicado diretamente na cova ao plantar uma muda.A alimentação subsequente é realizada com misturas orgânicas até o aparecimento do ovário. Na última vez na temporada, o fertilizante é aplicado depois que a colheita é concluída. A cobertura é necessária para que os morangos ganhem nutrientes antes do inverno.

Conselho! Jardineiros experientes aconselham a remoção de todo o ovário no primeiro ano após o plantio dos morangos. Isso ajudará as plantas a ganhar força e a trazer uma grande colheita no segundo ano.

Resumindo a descrição da variedade de morango Wima Zanta, vamos dar uma olhada em seus méritos:

  • o amadurecimento precoce dos bagos e a versatilidade da sua utilização;
  • até 2 kg de frutas podem ser colhidos de um arbusto;
  • as folhas e o sistema radicular são resistentes aos danos causados ​​por doenças;
  • bagas crescem pesando até 40 g são muito doces e aromáticas.

Existem também muitas desvantagens deste híbrido:

  • caprichos na composição do solo e terreno;
  • morangos requerem manutenção cuidadosa, especialmente remoção regular do bigode e rega;
  • nas regiões frias, os arbustos precisam ser cuidadosamente cobertos para o inverno;
  • a transportabilidade e a preservação dos bagos são deficientes.

Apesar de todas as desvantagens, o híbrido holandês é popular entre os jardineiros particulares. Muitos deles argumentam que cuidar do Vima Zanta não é mais difícil do que cuidar de qualquer outro morango.

Cuidado de morango

Cuidar de qualquer variedade de morangos envolve realizar as mesmas etapas. No entanto, ainda existem algumas nuances. Ao cuidar de um híbrido Vim Zant, as características de ambas as variedades progenitoras devem ser levadas em consideração. Só assim se consegue uma boa colheita. As regras para o cuidado da variedade Vima Zanta requerem as seguintes ações:

  • O híbrido adora regar abundantemente para que os frutos fiquem encorpados. Você terá que fazer isso frequentemente. Além disso, durante a floração, é impossível que a água caia sobre os pedúnculos. Regar as plantas pela raiz é difícil, especialmente em grandes plantações. A única maneira de sair da situação pode ser a irrigação por gotejamento.
  • Os arbustos do híbrido Wim Zant são poderosos, mas a grama pode não sobreviver nos matagais. Ervas daninhas retira muitos nutrientes do solo. É melhor fazer a capina em tempo hábil, evitando o aparecimento de grama.
  • Se você deseja obter uma colheita antecipada, você tem que trabalhar duro. As geadas são freqüentemente observadas em uma primavera prolongada. Para que não destruam os rebentos, os morangos são cobertos com fibra agrícola à noite. Essas ações ajudarão a obter os primeiros frutos maduros cerca de 10 dias antes.
  • O morango Vima Zanta é considerado um híbrido resistente ao inverno, mas existe a ameaça de congelamento. Na ausência de neve durante geadas severas ou degelos frequentes com congelamento do solo, o sistema radicular das plantas sofre. Você pode fornecer um isolamento confiável cobrindo os morangos com cobertura morta para o inverno. Palha, folhas, serragem e outros resíduos naturais bastam. A agrofibra pode ser usada como cobertura morta para abrigo de inverno.
  • A cobertura morta é útil não apenas no inverno, mas também durante a estação de crescimento. Isso impedirá a rápida evaporação da umidade, protegerá as plantas de pragas e se tornará um fertilizante orgânico adicional. Às vezes, os jardineiros até usam agulhas de pinheiro como cobertura morta.
  • Recentemente, a tecnologia ganhou grande popularidade cultivo de morangos no filme... Uma cama é coberta com um pano preto e as janelas são cortadas com uma faca nos locais onde as mudas são plantadas. O filme evita que a umidade evapore do solo e evita o crescimento de ervas daninhas.

O bigode é retirado dos morangos para que não enfraqueçam o arbusto-mãe. No entanto, a planta precisa se multiplicar. Para obter rebentos jovens, sobram 2-3 bigodes, escolhidos pelo mais forte, e todas as coisinhas fracas são cortadas com uma tesoura.

Conselho! Para causar menos danos aos morangos, é melhor propagar a planta após a coleta completa dos frutos.

Controle de pragas da primavera

Estudando as avaliações, a descrição dos morangos de Wim Zant vale a pena focar na proteção da cultura contra pragas. Com o início da primavera, as larvas de vários insetos despertam no solo. Gorgulhos, carrapatos e outras pragas vagam pela superfície em busca de alimento.Todos eles adoram se deliciar com as suculentas folhas e raízes de morango. Na primavera, chega um momento importante em que o jardineiro deve ter tempo para proteger as plantas jovens.

Existem receitas comprovadas para lidar com as pragas e doenças dos morangos, e agora veremos algumas delas:

  • A podridão cinzenta aparece nas bagas em pontos de cor semelhante. É melhor prevenir a doença por meio da prevenção. Antes do aparecimento dos pedúnculos, as plantas são borrifadas com o líquido bordalês. Oxicloreto de cobre pode ser usado. Em qualquer caso, uma solução fraca é necessária para a prevenção.
  • O oídio é muito prejudicial para os morangos. Você pode prevenir o aparecimento do fungo por pulverização profilática dos arbustos com uma solução de permanganato de potássio claro. O enxofre coloidal dissolvido em água apresenta um bom resultado.
  • Mudas de morango compradas podem conter ácaros invisíveis nas folhas. Com o tempo, a praga destruirá não apenas as plantações novas, mas também as antigas. Para matar o carrapato, mudas de morango compradas são imersas por 15 minutos em água aquecida a uma temperatura de +45cerca deA PARTIR DE.
  • À noite, surge um contingente especial de pragas que adora frutas vermelhas. Piolhos, lesmas e caracóis podem ser tratados com cobertura morta de pinheiro. Uma solução composta por 1 balde de água, 1 copo de óleo de girassol e 2 copos de vinagre ajudará a livrar-se da invasão das formigas. A solução pronta é simplesmente derramada sobre os morangos, e as formigas esquecerão para sempre o caminho para isso.
  • O sulfato de cobre continua a ser um remédio universal para a luta contra todos os parasitas. Mesmo antes de os botões aparecerem nos morangos, o pó azul é misturado com cal apagada e aspergido nos corredores do canteiro.
  • No cultivo de morangos com ácaros, uma infusão de tabaco ou absinto ajudará a combater. Um método popular simples é usado para pegar piolhos. Você precisa molhar um monte de vassouras de bétula em água e espalhá-las à noite no canteiro do jardim perto dos morangos.

Tentando proteger os morangos de vários inimigos, você precisa aprender uma verdade: é melhor tomar medidas preventivas do que tentar curar plantas semimortas.

O vídeo fala sobre o cuidado dos morangos:

Testemunhos

Agora vamos ler sobre as resenhas sobre morangos de Wim Zant sobre jardineiros.

Lydia, 37 anos, Krasnodar
Pelo terceiro ano, tenho cultivado o híbrido holandês Wim Zant. Os morangos são saborosos e frutíferos, mas é melhor comer frutas colhidas imediatamente ou colocá-las em geléia. Tentei mandar para meus parentes na cidade. Depois de serem transportados por uma distância de 40 km, os frutos se amassaram e o suco começou a escorrer deles.
Olga, 29 anos, Samara
A variedade mais problemática que Vima Zanta cria é o crescimento intenso do bigode. Eles precisam ser constantemente cortados. Mas quando muitas mudas são necessárias para a propagação, um bigode de crescimento rápido é uma grande vantagem. O rendimento do híbrido é bom. De um arbusto de dois anos, coleto cerca de 2 kg de frutas vermelhas por temporada.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção