Morangos em casa

Com a organização adequada do processo de cultivo, os morangos caseiros podem produzir safras durante todo o ano. As plantas requerem certa iluminação, temperatura, umidade, umidade e nutrientes.

Métodos de cultivo

Para o cultivo de morangos, pode-se escolher o método tradicional, quando as plantas são plantadas em vasilhames. As tecnologias modernas permitem o cultivo em sacos especiais ou a utilização de misturas de nutrientes.

Plantar em vasos

A opção mais simples, como cultivar morangos, é seu desembarque no contêiner. Para o plantio de plantas, você precisará de vasos com volume de 3 litros ou mais. Se for utilizado um recipiente longo, é possível plantar várias mudas seguidas a uma distância de 20 cm, os recipientes devem ter orifícios para escoamento da água.

Recipientes com morangos são colocados horizontalmente ou verticalmente. Se você pendurar os contêineres verticalmente, poderá economizar muito espaço livre.

Crescendo em bolsas

Para cultivar morangos, você pode comprar sacos prontos ou fazer você mesmo. Isso exigirá sacos de açúcar ou farinha. Os contêineres são escolhidos em diâmetros altos e pequenos. O uso de sacos garante que os morangos possam ser cultivados durante todo o ano.

Após o enchimento com um saco de terra, são feitos slots para o plantio de morangos. Deixa-se uma distância de 20 cm entre as plantas Os sacos de mudas são colocados em prateleiras ou pendurados na vertical.

A variante do uso da bolsa é mostrada na foto:

Usando hidroponia

Cultivo de morangos hidroponicamente não envolve o uso de solo. As plantas recebem nutrientes de soluções especiais preparadas para irrigação. O método não requer grandes despesas e é altamente eficiente.

Hidropônico cultivo tem as seguintes variedades:

  • Plantar morangos em substrato de lã de rocha, turfa ou coco. O substrato é colocado em um filme e colocado em uma bandeja, na qual é coletado o excesso da mistura de nutrientes.
  • Usando a camada de nutrientes. As plantas são plantadas em vidros, onde são equipados buracos. A alimentação da mistura de nutrientes é organizada sob os recipientes. Quando as raízes do morango crescem até a camada de nutrientes, a planta receberá os nutrientes necessários.
  • Aplicação do meio aquático. O arbusto de morango é colocado no isopor, localizado acima do recipiente com a mistura de nutrientes. Devido ao excesso de umidade, esse método de hidroponia em casa não é considerado o mais bem-sucedido.
  • Aeropônica. As raízes de morango são colocadas em uma névoa gerada por um dispositivo especial. Como resultado, as plantas absorvem melhor os nutrientes.

Seleção de variedades

Para cultivo doméstico, escolha remontant ou variedades ampel de morangos, despretensioso no cuidado. Variedades reparadas, com cuidados de alta qualidade, são capazes de dar frutos o ano todo com uma pausa de várias semanas.

Como a planta está sob forte estresse, ela pode morrer após a colheita. Portanto, é melhor plantar várias variedades para que os frutos amadureçam o ano todo.

Morangos Ampel rendem uma colheita por temporada. A planta produz muitos brotos pendentes que podem florescer e dar frutos sem enraizar.

As seguintes variedades são mais adequadas:

  • Everest é uma variedade francesa que produz frutos grandes a médios com uma polpa agridoce.
  • Cardinal é um morango para sobremesa resistente a doenças. A variedade é caracterizada por frutas fusiformes, sabor sobremesa.
  • Elizaveta Vtoraya é uma das variedades mais populares, produzindo frutos grandes com sabor adocicado.
  • Albion é um morango oblongo com bom gosto. De um arbusto, você pode obter até 2 kg de colheita.
  • A tentação é uma variedade de maturação precoce com frutos grandes. A planta dá uma boa colheita e tem sabor de sobremesa.
  • Merlan é uma variedade ampelosa que dá inflorescências rosa. Os frutos são pequenos, mas grandes em quantidade. O sabor da fruta é doce e rico.

As mudas podem ser adquiridas em lojas especializadas. As plantas são compradas apenas de produtores confiáveis. Doenças e pragas de plantas se espalham com mudas de baixa qualidade.

Importante! É muito difícil cultivar morangos a partir de sementes. As plantas demoram muito para formar um sistema radicular.

As mudas podem ser retiradas de uma cabana de verão. O cultivo do morango é feito com bigode ou dividindo o arbusto. Para plantas remanescentes, o método de divisão do rizoma é usado.

Preparando-se para pousar

Para o plantio, você pode usar solo comprado em lojas para cultivar vegetais ou flores. Se o solo for preparado por conta própria, será necessária uma quantidade igual de terra, areia e húmus. Os morangos preferem solos leves, chernozem, argiloso ou arenoso.

Se o solo contém uma quantidade maior de areia, você pode adicionar um pouco de turfa ao plantar. O uso de areia grossa ajudará a melhorar as propriedades do solo argiloso. Todas as operações relativas à preparação do solo para morangos de interior são realizadas uma semana antes do plantio.

Conselho! Se um terra é retirado da cabana de verão e, em seguida, primeiro deve ser cozido no vapor ou derramado com uma solução de permanganato de potássio.

O recipiente é preenchido por um terço com uma camada de drenagem (seixos, argila expandida, tijolo triturado) e, em seguida, coberto com terra. Após o plantio, as plantas são regadas.

Regras de cuidado

Para cultivar morangos em casa, você precisa seguir as regras de cuidado. Isso inclui equipamentos de iluminação, irrigação e fertilização em tempo hábil. Além disso, você precisa controlar o nível de umidade e temperatura da sala, especialmente no inverno.

Organização da iluminação

Para cultivar morangos dentro de casa, você precisa fornecer às plantas a iluminação necessária. O sabor das bagas e o tempo de maturação dependem disso. Para a organização da iluminação, as lâmpadas fluorescentes serão necessárias para fornecer um nível de iluminação próximo do natural.

Em casa, são utilizadas lâmpadas LED com potência de até 50 W. As plantações de morango devem ser iluminadas por 14-16 horas. As lâmpadas são colocadas em luminárias e cobertas com papel alumínio. Isso garante uma distribuição uniforme da luz para as plantas.

É permitido o uso de outros tipos de lâmpadas:

  • fluorescente (2 lâmpadas de luz quente precisam de uma lâmpada de luz fria);
  • sódio;
  • iodetos metálicos.

Para aumentar o nível de iluminação, na divisão onde se encontram as plantas, as paredes são caiadas de branco, são pendurados espelhos ou folhas de alumínio.

Se o plantio de morangos for na varanda, as plantas precisam de iluminação adicional. No final do dia, as lâmpadas são acesas por um determinado período de modo que a duração total da iluminação seja de 14 horas.

Conselho! A iluminação adicional é ativada antes do amanhecer ou ao anoitecer.

Se a luz do dia para os morangos for de 16 horas, a floração levará uma semana e meia. A primeira colheita das plantas é obtida em um mês.

Umidade e temperatura

A sala deve manter um certo nível de umidade - cerca de 75%. Se os morangos forem cultivados em uma área residencial, o nível de umidade pode ser aumentado instalando recipientes com água ou pulverizando periodicamente. É possível reduzir esse indicador arejando a sala com plantas.

Os morangos começam a se desenvolver somente depois que uma temperatura estável foi estabelecida na faixa de 18-24 graus. Se a sala não aquecer bem, especialmente no inverno, será necessário equipar o aquecimento adicional.

Procedimento de rega

Morangos preferem rega moderada. Com a falta de umidade, as plantas secam, desenvolvem-se lentamente e formam pequenos frutos. O excesso de umidade afeta negativamente o sabor das bagas, que se tornam mais aquosas.

A organização da rega depende do método de plantio. Se cultivar morangos em casa estiver pronto verticalmente, então a irrigação por gotejamento é necessária. Recipientes com água são colocados acima do nível um pote de morangos, após o qual tubos finos são instalados a partir deles. São feitos furos ao longo do comprimento dos tubos, para que se proceda à rega.

A vantagem da irrigação por gotejamento é a distribuição uniforme da umidade. Este método é econômico e permite controlar o fluxo da água.

Conselho! Se você colocar uma microbomba no sistema, as plantas receberão um volume fixo de líquido.

As pequenas plantações podem ser regadas manualmente. Certifique-se de usar água morna, cujas plantas são regadas pela raiz. O procedimento é realizado pela manhã ou à noite.

Fertilização e polinização

Os morangos obtêm menos nutrientes em casa do que quando cultivados ao ar livre. Portanto, a fertilização é uma etapa obrigatória nos cuidados com o plantio.

A alimentação dos morangos é feita uma vez a cada duas semanas. A necessidade de nutrientes pelas plantas é especialmente alta durante a floração e no final da frutificação. Fertilizantes orgânicos (excrementos de pássaros, verbasco, humates) ou complexos minerais especiais são selecionados para alimentação.

O cultivo de morangos em casa o ano todo envolve a polinização das plantas. Se a variedade não for autopolinizante, o procedimento é realizado manualmente. Para isso, use uma escova comum ou direcione o fluxo de ar do ventilador para o plantio.

Conclusão

Existem muitas maneiras de cultivar morangos em casa. Certifique-se de escolher variedades despretensiosas que são capazes de produzir safras em quaisquer condições. Para obter uma colheita, as plantas são organizadas com rega, iluminação e fertilização.

Como cultivar morangos em casa é descrito no vídeo:

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção