Physalis em casa

Acredita-se que Physalis seja uma planta perene, mas na Rússia é mais conhecida como anual, e sua reprodução geralmente ocorre por semeadura própria. O cultivo de physalis a partir de sementes em casa não apresenta dificuldades. Quem sabe cultivar tomate ou pimentão pode fazer uma planta exótica com seus lindos frutos, semelhantes a lanternas vermelhas brilhantes.

Características do cultivo de physalis a partir de sementes em casa

Apesar de Physalis vir de locais quentes e ensolarados, é uma planta despretensiosa em termos de clima. Seu cultivo em casa pode ser feito em qualquer região da Rússia.

Para isso, a semeadura é realizada na primavera ou no outono diretamente em campo aberto. Você pode começar a plantar mudas em casa e, quando o calor chegar, transplante as mudas para o local. Mas, se esse local não existir, a physalis pode ser cultivada em um vaso no parapeito de uma janela ou varanda. Com os devidos cuidados, esta planta crescerá, florescerá e dará frutos.

Tâmaras de semeadura

Physalis é uma estação intermediária em termos de amadurecimento. Ele dá os primeiros frutos em 110-115 dias após o plantio de sementes na primavera para mudas.

As sementes são plantadas em campo aberto na primavera, quando está quente e não haverá volta de geadas. Em diferentes regiões da Rússia, esse clima ocorre em momentos diferentes. No outono, as sementes são plantadas no solo com base no fato de que as geadas ainda não chegaram, mas estão prestes a chegar. A planta terá tempo de começar a crescer, não virá à tona e ficará no solo durante todo o inverno.

A semeadura em vasos ou caixas em casa para o cultivo de mudas deve ser realizada em um prazo calculado para que a planta fique em casa antes do plantio em campo aberto por pelo menos 30 dias.

Se a planta for cultivada para residência permanente em casa, a semeadura é realizada em março com o início da primavera.

Como cultivar physalis em casa

As mudas de Physalis podem ser compradas no armazém e, quando chegar o calor, plante-as no local ou em um vaso, se a planta for morar em casa. Mas cultivar essa cultura em casa não é difícil. Physalis é despretensioso, resistente ao gelo, resistente à seca e não requer manutenção especial.

Seleção e preparação de um recipiente para plantio

Existem 2 formas principais de crescer em casa: com picareta e sem picareta em local permanente.

Se o transplante não for previsto no futuro, então é necessário preparar vasos ou caixas para a loggia, plantar 2-3 sementes neles, para que depois deixe o broto mais forte. Você também pode usar tabletes de turfa.

No planejamento da colheita, é preparada uma grande caixa de plástico ou madeira, destinada a todas as mudas.

A drenagem deve ser fornecida em vasos e caixas de plantio.

Preparação de sementes

Physalis germina rapidamente sem muita preparação. Mas se houver dúvida de que as sementes secas podem não germinar no solo ou se você quiser que germinem de 3 a 4 dias após a semeadura, é necessário prepará-las um pouco:

  1. Enxágue e mantenha por 20-30 minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio para desinfecção.
  2. Enxágue novamente, coloque as sementes entre camadas de algodão úmido, gaze, guardanapos para sua germinação em ambiente úmido. Coloque em um local aquecido.

Após 2-3 dias, eles começarão a eclodir. Se você colocar sementes secas no solo, sua germinação será atrasada por uma semana.

Comente! As sementes de Physalis retêm a capacidade de germinar por 3 anos.

Preparação do solo

Para plantar e cultivar em casa, você pode levar solo comprado destinado a tomates, pimentões, berinjelas ou plantas decorativas. Ele contém fertilizantes minerais.

Se você deseja que o solo esteja livre de aditivos minerais químicos, você mesmo pode prepará-lo. Para fazer isso, você precisa misturar turfa, húmus, solo do local e areia na proporção de 4: 2: 2: 1.

Antes de plantar as sementes, recomenda-se que o solo preparado seja aquecido no forno a uma temperatura de +700C por meia hora. Não é necessário aumentar a temperatura para preservar as propriedades úteis da terra.

Regras de pouso

Não existem regras especiais para o cultivo de uma safra. O procedimento é o mesmo que para qualquer cultivo de jardim. Após preparar o material de plantio, solo e recipiente, deve-se proceder da seguinte forma:

  1. Coloque a terra em um recipiente, umedeça levemente.
  2. Faça uma depressão de 1-2 cm, coloque as sementes ali, cubra com terra.
  3. Regue com água morna, cubra com filme plástico e coloque em local aquecido.

É possível não fazer depressões para o material de plantio, mas espalhar na superfície, borrifando-o com 1 cm de terra por cima. Todos os dias é preciso ventilar a semeadura, retirando o filme. Quando os brotos começam a aparecer, o filme deve ser retirado, o recipiente com as mudas deve ser exposto ao sol.

Cuidados de Physalis em casa em uma panela

Em casa, o cultivo de physalis em vaso dá um arbusto que, com os devidos cuidados e, dependendo da variedade, pode crescer de 50 cm a 1 m de altura. Portanto, a planta precisa de uma liga. Como e quando fazer isso, você precisa decidir por si mesmo.

A decapagem de Physalis geralmente não é feita, pois o cultivo é feito para se obter frutos. Quanto mais hastes houver, mais flores e cápsulas de frutas terá. Para fazer com que a physalis cresça espessa, aperte as pontas dos brotos.

É melhor colocar o contêiner no lado sul, leste ou oeste. Se não houver luz suficiente, é recomendável ligar adicionalmente o fitolampo. A sala deve ser ventilada regularmente.

Após a rega, a terra do vaso deve ser afrouxada periodicamente. Physalis raramente sofre de pragas de insetos em casa, mas a requeima pode adoecer.

Regar e alimentar

Physalis é considerada uma planta resistente à seca, mas para seu cultivo pleno é necessário que o solo não esteja seco. A rega deve ser feita regularmente, cerca de 1 a 2 vezes por semana e certifique-se de que a água não fica estagnada no solo. Para isso, a drenagem é fornecida.

Conselho! Regar a planta em casa é desejável com água ligeiramente morna.

A alimentação com complexos minerais deve ser realizada 2 vezes ao mês imediatamente após a colheita e interrompida quando os frutos amadurecem. Você pode usar bastões minerais ou curativos granulados padrão como "Flor".

Mergulhar

A colheita de mudas ao crescer em casa deve ser realizada quando as primeiras 2-3 folhas verdadeiras aparecem nos brotos. Para isso, você precisa:

  1. Prepare recipientes separados - copos de plástico ou papel, potes.
  2. Coloque neles solo fértil com a adição de alimentos complementares (para 5 kg de solo 1 colher de sopa. Uma colher de fertilizante mineral).
  3. Faça uma depressão para acomodar as raízes das mudas.
  4. Plante mudas compactando o solo.
  5. Regue e coloque em local aquecido e bem iluminado.

Se estiver planejado o cultivo da planta em casa em um vaso ou se ela ultrapassou sua capacidade, uma segunda colheita deverá ser realizada. Quando o caule do broto endurecer, transplante-o para um local de residência permanente em um vaso selecionado para ele.

Endurecimento

Recomenda-se o endurecimento das mudas 3 semanas antes do plantio em terreno aberto. Para fazer isso, você precisa levar o recipiente com brotos para o ar fresco sob a luz direta do sol - uma varanda, uma loggia, uma varanda. Isso deve ser feito aumentando gradualmente o tempo de residência de vários minutos para várias horas.

Ao cultivar physalis de interior em um vaso, também precisa ser endurecida ao ar fresco.Para a temporada de verão, pode ser resolvido na loggia.

Transplante para terreno aberto

O plantio de mudas em campo aberto não tem nada de especial e é realizado da mesma forma que para outras culturas de jardim. É aconselhável escolher um local ensolarado para o cultivo, de modo que os representantes da família da erva-moura - tomates, batatas, pimentões - não cresçam neste local antes. O lado penumbral também está bom.

Algoritmo:

  1. Desenterre o solo, adicionando cinza de madeira se necessário (para reduzir a acidez).
  2. Faça buracos para as mudas a uma distância de 30-40 cm umas das outras.
  3. Plante mudas neles, encha a terra, tampe, água.

Deve-se ter em mente que o sistema radicular da physalis cresce fortemente, portanto, no outono pode ocupar um território muito grande e deslocar as plantas vizinhas. Recomenda-se cercar a área com physalis no solo com uma barreira sólida, meio metro cavado no solo, ou plantá-lo em um recipiente de plástico sem fundo.

Conclusão

O cultivo de physalis a partir de sementes em casa é uma atividade que fará as delícias de quem o deseja fazer. Não há dificuldades no procedimento, altos custos de mão-de-obra também, e o resultado será a beleza das variedades decorativas da cultura e o sabor exótico dos frutos da physalis comestível.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção