Pulgões no repolho: métodos populares e meios químicos de controle

As pragas que infectam as culturas crucíferas são capazes de destruir a safra futura em um curto espaço de tempo. Portanto, você precisa saber como lidar com os pulgões do repolho usando métodos e produtos químicos populares, quais deles se revelam mais eficazes e eficazes.

Você deve se livrar dos pulgões no repolho antes que as cabeças do repolho comecem a se formar. Para uma proteção fitossanitária eficaz, é necessário o conhecimento das características biológicas da praga, dos motivos de seu surgimento e dos segredos de sua destruição.

Por que o aparecimento de pulgões no repolho é perigoso?

Os pulgões do repolho são onipresentes. Este pequeno inseto pertence à ordem Hemiptera. Alimenta-se da seiva da planta. Pode atacar qualquer crucífero - repolho, rabanete, nabo, daikon.

Pulgões são capazes de perfurar tecidos com sua tromba e sugar sucos de placas de folhas e brotos de repolho. Nesse momento, a planta perde clorofila, não ocorre fotossíntese, fica amarela, murcha, seca e morre.

Pulgões se multiplicam muito rapidamente, formando enormes colônias. Para o ataque, ele escolhe folhas tenras jovens de repolho, localizadas na parte inferior. Ao mesmo tempo, o pulgão prefere os pontos de crescimento das cabeças do repolho, destruindo-os ainda na fase inicial.

O desenvolvimento de uma praga no repolho é bastante difícil. Ovos de afídeo hibernam nos restos de plantas crucíferas. Quando a temperatura do ar sobe para +11 oDeles surgem as larvas, que mais tarde se transformam em fêmeas sem asas e produzem sua prole, já alada. Ele, por sua vez, exibe novas numerosas colônias, voando de um lugar para outro.

Como resultado, um grande número dessas pequenas pragas pode destruir ou tornar as cabeças de repolho inutilizáveis, deixando seus resíduos pegajosos sobre elas. Por este motivo, o combate aos pulgões deve ser realizado atempadamente, utilizando todos os métodos e meios eficazes.

Quais são as medidas para combater o pulgão

Para combater os pulgões com fins profiláticos, plantações de tomate são colocadas ao lado do repolho, que pode espantar as pragas com seu cheiro. Para o mesmo propósito, malmequeres, alfazema e calêndula são plantados ao longo das bordas dos canteiros. Para evitar o aparecimento de pulgões, as plantas devem ser subdimensionadas para que as mudas de repolho não fiquem sombreadas.

Alguns jardineiros aconselham atrair hoverflies para o local - insetos que se alimentam de pulgões. O método é polêmico, uma vez que as casas feitas e destinadas a eles são na maioria das vezes ocupadas por formigas.

Você pode destruir pulgões polvilhando o repolho com uma infusão de urtiga, louro, batata, tabaco, cebola e alho, camomila ou absinto.

Um remédio popular para os pulgões é borrifar o repolho com uma infusão de cinzas, uma solução de sabão ou sabão de alcatrão, amônia e vinagre.

Com grandes colônias de pulgões que se espalharam pelas mudas de repolho, muitos tentam tratar as plantas com preparações inseticidas. A multiplicidade e forma de utilização devem obedecer às instruções de utilização destes fundos (Arrivo, Decis, Pirimix, Fufanon).

Como se livrar de pulgões no repolho usando métodos populares

Embora os pulgões sejam uma praga muito pequena, eles podem matar os repolhos com extrema rapidez. Os inseticidas são métodos eficazes de controle, pois destroem não só os insetos, mas também as larvas. Ao mesmo tempo, as preparações químicas para pulgões podem se acumular nas frutas e causar danos irreparáveis ​​à saúde humana. No repolho, quase toda a parte aérea é usada para alimentação, portanto, o uso de inseticidas nesse aspecto é duplamente perigoso.

Os métodos mais inofensivos de lidar com pulgões são populares. É necessário escolher o mais aceitável e eficaz para você. São muitos, pois o cofrinho dos remédios populares para pulgões no repolho é constantemente reabastecido.

Sabão de alcatrão

Um dos remédios populares mais populares para pulgões no repolho é o sabão de alcatrão. A razão de sua eficácia é o alcatrão de bétula na composição, que tem um efeito prejudicial não apenas sobre os pulgões, mas também sobre as formigas que o carregam e infectam todas as novas plantas.

A receita mais comum para preparar uma solução é misturar 150 g de sabão de alcatrão com 10 litros de água. Se o repolho for tratado com uma solução, então é possível não só se livrar das pragas, mas também restaurar e regenerar a estrutura dos tecidos das folhas da cultura. As feridas cicatrizam, cicatrizam e os pulgões do cheiro forte e irritante de alcatrão param de se instalar no local. Uma semana depois, tal evento de pulgões em repolho deve ser repetido.

Folha de louro

A folha de louro também pertence aos métodos populares de combate aos pulgões do repolho, uma vez que essa especiaria contém uma grande quantidade de óleos essenciais. Seu aroma repele as pragas. É possível usar o remédio cebola tanto na forma desidratada quanto na forma de infusão.

  • O primeiro método envolve colocar folhas secas de louro diretamente sob as plantas de repolho;
  • Para o segundo, é necessário derramar um pacote (10 g) de especiarias com água fervente (1 l), tampe e insista por uma hora. Depois disso, você deve coar o líquido e borrifar o repolho dos pulgões. Você precisa processá-lo novamente após alguns dias.

Amônia

Para preparar uma solução inseticida à base de amônia, você vai precisar, além de amônia (50 ml), água (10 l) e sabão em pó (40-50 g), que deve ser pré-triturado em um ralador grosso e preenchido com água morna. Por conveniência, você pode substituir o sabão em pó por xampu ou detergente para louças. Durante o período de cultivo, é necessário tratar o repolho com uma solução várias vezes em intervalos de uma semana.

Pulverizar com amônia é uma maneira eficaz de matar pulgões no repolho, mas as regras de segurança devem ser seguidas ao usá-lo:

  • proteger o trato respiratório com respirador ou máscara;
  • usar luvas de borracha;
  • preparar solução de pulgões ao ar livre;
  • mantenha a mistura fora do alcance das crianças.

Vinagre

Uma solução contra pulgões também é preparada com vinagre de mesa, que tem um odor azedo pungente. Um copo de vinagre a 6% é diluído em 10 litros de água, um pouco de sabão líquido é adicionado e misturado bem. Graças ao aditivo de sabão, a solução de pulgões torna-se viscosa, podendo se fixar nas folhas da couve. As mudas devem ser tratadas de forma que o líquido entre no seu verso, onde os insetos-praga são mais encontrados. O produto é inofensivo, as cabeças de repolho podem ser consumidas a qualquer momento após o processamento.

Em climas quentes, a pulverização é feita à noite para que as folhas não queimem.

O procedimento deve ser repetido após cada chuva.

Tabaco contra pulgões no repolho

Os insetos não toleram o cheiro forte do tabaco. Para combater pulgões, uma decocção ou infusão desse agente é usada.

Para preparar o caldo, 200 g de folhas de tabaco são despejados em 5 litros de água, em seguida, colocados no fogo, levados à fervura e cozidos por cerca de 2 horas. O caldo acabado é infundido até esfriar completamente, após o que o volume é trazido ao volume original com a quantidade necessária de água. Depois de coar e adicionar sabão, a decocção de pulgões está pronta para uso.

Para preparar a infusão, 200 g de makhorka são despejados em 5 litros de água fervente, o recipiente é fechado e mantido sob pressão por dois dias.

Ao processar o repolho, você precisa prestar atenção na parte de trás da folhagem, onde as colônias de pulgões estão mais frequentemente localizadas.

Tops de tomate e batata

Depois de beliscar tomates e retirando as folhas inferiores das plantas, fica uma grande quantidade de massa verde folhosa de tomate, da qual é fácil preparar um remédio para pulgões do repolho.

Para isso, pegue 1 kg de brotos frescos, não danificados por doenças e apodrecimento, triture-os, encha-os com uma pequena quantidade de água e deixe por cerca de 4 horas. Em seguida, o volume de líquido é levado para 10 litros, filtrado e utilizado para o fim a que se destina.

Seguindo o mesmo esquema e na mesma proporção, é preparada uma infusão de copa de batata, usada para pulgões.

Se você tratar o repolho com essa composição, os insetos sugadores de folhas morrem. Vale a pena pulverizar novamente após alguns dias.

É possível preparar uma decocção com a parte de cima de um tomate ou batata, para a qual você precisa deitar 0,5 kg de verduras com 10 litros de água e cozinhar por cerca de 3 horas em fogo baixo. O caldo é utilizado após coar, diluído em água na proporção de 1: 3 e adicionado 30 g de sabão.

Artemísia

O absinto amargo repele as pragas do local se crescer ao longo do perímetro ou próximo a mudas de repolho. Para isso, ramos de absinto escaldados com água fervente podem ser dispostos nas cristas sob as plantas.

Para preparar uma decocção de pulgões, pegue cerca de 1 kg de um pouco de grama seca e encha com água. Após ferver por 15 minutos. o caldo de absinto é resfriado, filtrado e o volume de líquido é levado a 10 litros, diluído em água. Para maior eficiência no combate aos pulgões, antes de processar a couve, acrescente 50 g de sabão ao caldo.

Mistura de cinzas e especiarias

Um remédio eficaz para pulgões no repolho é uma mistura com propriedades dissuasoras. Contém 100 g de cinza de madeira, 1 colher de chá de pimenta moída e 100 g de pó de tabaco. Polvilhe a mistura em volta das mudas de couve, afrouxe o solo a uma profundidade de 2 cm, repetindo a cada 5 dias.

Cebola e alho

A infusão de cebola e alho para pulgões é preparada da seguinte forma:

  1. Pique 60 g de cebola e alho.
  2. Despeje a mistura com dois litros de água.
  3. Deixe fermentar por 5 horas.
  4. Adicione 10 g de sabão à solução.
  5. Coe e use para matar pulgões.

A pulverização do repolho deve ser realizada várias vezes com intervalo de 10 dias.

Camomila

A infusão de flores de camomila ajuda a destruir completamente as colônias de pulgões, desde que as plantas sejam tratadas repetidamente com esse agente.

Para isso, pegue 100 g de inflorescências, despeje em uma tigela de esmalte, despeje água fervente em um volume de 1 litro, feche bem com uma tampa e deixe em infusão por pelo menos 45 minutos. A infusão resultante dos pulgões é filtrada, diluída em água na proporção de 1 para 10 e despejada sobre o repolho diretamente do regador.

Como tratar o pulgão com produtos químicos

Hoje, a escolha de produtos químicos para combater pulgões no repolho é muito ampla. Eles são usados ​​para ações urgentes: na maioria das vezes, para grandes áreas de plantio. Para pulgões, os especialistas recomendam remédios:

  • Kemifos;
  • Fagulha;
  • Fúria;
  • Bankcol;
  • Arrivo;
  • Decis;
  • Pyrimix;
  • Fufanon.

Ao utilizá-los, deve-se seguir rigorosamente as instruções, observando a dosagem. As plantas devem ser tratadas pulverizando as preparações em tempo calmo e sem vento. A melhor hora do dia é de manhã ou à noite.

Precauções de segurança devem ser seguidas:

  • use roupas especiais ao pulverizar;
  • não fume ou coma perto do local de processamento;
  • lave as áreas abertas do corpo com sabão após o trabalho.

Entre os produtos químicos, a deltametrina e os sabonetes inseticidas à base de azeitonas ou linho são considerados os mais seguros para o homem.

Quais variedades de repolho são resistentes aos pulgões

Graças ao trabalho árduo dos criadores, híbridos de repolho resistentes a pulgões foram criados:

  • Agressor - Variedade holandesa de maturação tardia, caracterizada pelo cultivo despretensioso, capacidade de se desenvolver nas condições mais desfavoráveis, ausência de fissuras na cabeça e resistência ao ataque de insetos;
  • Amager 611- variedade tardia, caracterizada por resistência ao gelo, alta produtividade, mantendo a qualidade, imunidade à infestação de pulgões;
  • Bartolo - variedade de repolho holandês tardio, de alto rendimento, não suscetível a muitas doenças e danos por insetos, incluindo pulgões;
  • Branca de Neve - repolho de uma variedade de maturação tardia, resultando em espigas arredondadas e achatadas que podem ser armazenadas por até seis meses. O uso da cultura é universal e, o mais importante, é fracamente suscetível ao ataque de insetos, em particular pulgões.

Medidas de prevenção

Você pode evitar a invasão de pulgões no repolho aplicando uma série de medidas preventivas:

  • após a colheita, remova do jardim todos os resíduos de plantas que podem se tornar um local para a postura dos ovos de pulgões;
  • cavar o solo na queda até uma profundidade de pelo menos 20 cm;
  • remova todas as ervas daninhas;
  • na primavera, antes de plantar plantas, trate a área de pragas de insetos;
  • observar as regras de tecnologia agrícola e rotação da cultura da couve;
  • compre em uma loja especializada e propague crisálidas, besouros coccinelídeos, servos, cujas larvas se alimentam de pulgões.

Conclusão

Lutar contra pulgões em repolho usando métodos populares é mais difícil do que tratar plantas com produtos químicos. É necessário preparar um remédio, aplicá-lo repetidamente para obter sucesso. Mas esse método tem uma vantagem indiscutível: é absolutamente inofensivo e não torna os produtos ambientalmente inseguros. Entre muitas opções, você pode escolher um método popular e, por meio dele, ter confiança na sua saúde e na condição de seus entes queridos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção