Como lidar com o oídio na petúnia: como processar, foto

Petúnia é uma flor com uma grande variedade de variedades e cores vibrantes. Uma planta despretensiosa e ornamental, muitos jardineiros plantam de boa vontade em canteiros de flores, vasos pendurados decoram sacadas e varandas. A imunidade da flor é muito boa, mas não é totalmente imune a doenças. O oídio da petúnia é uma das doenças mais comuns das plantas.

Qual a aparência do oídio em petúnias

Como você pode compreender facilmente pela foto do oídio na petúnia, o nome da doença caracteriza com bastante precisão a aparência da flor logo após a infecção. Primeiro, uma cobertura pulverulenta esbranquiçada ou acinzentada, que lembra farinha derramada ou açúcar de confeiteiro, aparece nas folhas. Em seguida, ele se espalha para os caules, botões, flores, cobrindo toda a planta. A placa gradualmente se transforma em gotas de muco turvo, lembrando gotas de orvalho.

O oídio é um patógeno que pode atacar a maioria das culturas hortícolas

O fungo patogênico que causa o oídio parasita a petúnia, invadindo células e se alimentando de seus sucos. Isso interrompe os processos de fotossíntese e metabolismo, após 3-4 dias, se nada for feito, os tecidos afetados ficam amarelos, as folhas ressecam e caem. A taxa de crescimento da flor diminui drasticamente. Muito poucos botões novos aparecem, eles são pequenos, deformados. Sem o tratamento necessário, a planta seca completamente e morre em 1,5 a 2 semanas.

Existe outro patógeno com sinais externos de infecção semelhantes - o míldio. Pode ser distinguido por uma floração de maior grau de "fofura", semelhante não ao pó, mas ao empilhamento. Aparece apenas nas folhas e caules, sem afetar botões e flores.

O míldio da petúnia não é menos perigoso do que real

Importante! Diferentes condições são necessárias para o desenvolvimento de patógenos. O oídio "real" requer um clima frio e chuvoso, enquanto o falso progride ativamente no calor e na seca.

Razões para o aparecimento

O oídio é uma das doenças mais comuns da petúnia. Os fungos patogênicos que provocam seu desenvolvimento na maioria das vezes vivem no solo. Em condições inadequadas, eles não se manifestam de forma alguma, no entanto, se a temperatura do ar cair para 16-18 ºС e a umidade subir para 60-80%, eles são fortemente ativados. Outros fatores que contribuem para o desenvolvimento do oídio:

  • pouso em sombra profunda (falta de luz solar);
  • entusiasmo excessivo por fertilizantes contendo nitrogênio;
  • engrossamento de plantações em um canteiro de flores (como isso - a impossibilidade de ventilação);
  • não cumprimento do horário e taxa de rega recomendados (o substrato é humedecido com demasiada frequência e / ou abundantemente).

O patógeno penetra no tecido da flor através das folhas mais baixas, geralmente no solo. Além disso, os esporos de um fungo patogênico são transportados pela água da chuva, vento, insetos, a infecção é transmitida de plantas infectadas para plantas saudáveis ​​por contato direto. O próprio jardineiro pode "participar" disso, transferindo patógenos em suas mãos e / ou roupas, estoque no processo de cuidar de um canteiro de flores.

Negligenciar a desinfecção de ferramentas e ferramentas de jardim é um grande erro

Importante! Se, durante o verão, as petúnias no canteiro de flores infectam-se com oídio, todos os restos da planta são removidos no outono. Caso contrário, o fungo invernando na camada superficial do solo infectará outras plantas plantadas na próxima estação.

Como lidar com o oídio em petúnias

Existe um grande arsenal de ferramentas para ajudar a eliminar o oídio nas petúnias. Esses são métodos populares e produtos químicos. Para impedir a propagação do fungo, é necessário cortar todas as partes da planta que apresentam sintomas com uma ferramenta limpa e desinfetada, pegando 3-5 mm adicionais de tecido saudável e remover os 2-3 cm superiores do solo do canteiro de flores, despejando substrato desinfetado fresco em seu lugar.

Tratamento com drogas

Produtos químicos são "artilharia pesada" para o tratamento do oídio em petúnias. Eles são usados ​​se a doença não foi detectada em um estágio inicial e o processo de seu desenvolvimento já foi muito longe.

Fundazol

Um fungicida universal que ajuda a lidar com a maioria dos fungos patogênicos que afetam as plantações de jardim. O tratamento é eficaz mesmo que o processo de infecção tenha ido longe. A droga permanece nos tecidos da petúnia por mais 2-3 semanas, é uma prevenção eficaz da reinfecção de uma planta com um sistema imunológico enfraquecido.

Para preparar uma solução de trabalho, 1 g de Fundazole é diluído em uma colher de chá de água em temperatura ambiente. Quando o fungicida estiver completamente dissolvido, adicione mais água, levando o volume total para um litro. O produto pronto é totalmente pulverizado com petúnias e a terra é espalhada no canteiro de flores.

Para a destruição completa do oídio, 2-3 tratamentos são realizados em 3-4 dias

Amistar-Extra

Uma ferramenta que permite não apenas eliminar o oídio, mas também ajuda as petúnias a se recuperarem da doença. A droga estimula o metabolismo ao nível das células, prolonga a estação de crescimento, aumenta a resistência da flor a condições meteorológicas e climáticas adversas.

A solução de trabalho é preparada, o produto químico é diluído em água na proporção de 1:10. Ele começa a agir dentro de uma hora após o processamento.

Após uma única pulverização de petúnias e solo, o efeito protetor dura 15-20 dias

Topsin-M

Uma preparação complexa que ajuda a eliminar muitos fungos patogênicos. Para o tratamento de petúnias, 1 ml do fungicida é diluído em um litro de água. A solução começa a atuar no mesmo dia.

A droga apoia a imunidade das plantas, estimula a fotossíntese

Importante! Foi observado que o patógeno do oídio pode se adaptar a esse produto químico. Se ocorrer uma reinfestação durante a estação, é melhor usar um fungicida diferente.

Velocidade

Preparação universal de contato, indicada para a prevenção do oídio em petúnias e para o combate à doença. Sua ação começa em 2 a 2,5 horas após a pulverização e rega das plantas, o produto químico não permite que o micélio do fungo patogênico se espalhe nos tecidos e receba a nutrição necessária. A solução de trabalho é 2 ml do produto diluído em 10 litros de água.

2-3 tratamentos são realizados com um intervalo de 15-20 dias

Importante! Skor não pode ser usado simultaneamente com o líquido Bordeaux.

Métodos populares de luta

Os remédios populares dão o efeito desejado apenas se a doença for observada no estágio inicial de desenvolvimento. Eles também podem ser usados ​​para prevenção.

O que os jardineiros usam:

  1. Sulfato de cobre... A proporção é de 1 g por litro de água. Os tratamentos são realizados 2 a 3 vezes em 7 a 10 dias.
  2. Permanganato de potássio... Uma solução rosa escura (2-3 g por 10 l de água) é pulverizada nas petúnias a cada 4-5 dias. Dura 3-4 vezes.
  3. Bicarbonato de sódio ou carbonato de sódioe. 10 g são suficientes para um litro de água quente.Soda bem mexida. Com uma solução resfriada a 37 graus, as petúnias são tratadas de 3 a 4 vezes, por semana.
  4. Soro de leite ou kefir... Diluir com água 1:10. As plantas são pulverizadas 4-5 vezes com um intervalo de 1,5 semanas.
  5. Alho (dentes ou setas). "Matérias-primas" (cerca de 50 g) são picadas finamente, despejadas com um litro de água, insistiu por 24 horas. Coe antes de usar. Petúnias são pulverizadas 4-5 vezes, semanalmente.
  6. Pó de mostarda... A proporção é de 50 g por 10 litros de água quente. A infusão está pronta para uso em 4-5 horas. Bastante 2-3 tratamentos a cada 4-6 dias.

O permanganato de potássio é um desinfetante acessível, cuja eficácia foi testada e comprovada há muito tempo.

Importante! Antes de tratar a petúnia do oídio, é recomendável adicionar um pouco de sabonete doméstico bem aplainado ou sabonete de potássio verde (15-20 g por 10 l) a qualquer solução pronta, para que "grude" melhor nas plantas.

Profilaxia

Em vez de tratar o oídio em petúnias, é melhor tomar medidas preventivas. Eles são bastante simples, em primeiro lugar, esta é a observância da tecnologia agrícola:

  1. Plantar plantas de acordo com o esquema recomendado. As dimensões dos arbustos de petúnia variam conforme a variedade, o intervalo mínimo entre eles é de 25 cm.
  2. Rega oportuna e correta. O solo deve secar com 5 a 7 cm de profundidade.
  3. Aplicação de fertilizantes de nitrogênio no início da estação de crescimento ativa, quando as petúnias estão crescendo em massa verde e nas proporções certas. O excesso de nitrogênio afeta negativamente a imunidade da planta.
  4. Remoção regular de botões mortos, folhas secas.

Se as petúnias forem plantadas com muita densidade, o oídio se espalha muito rapidamente.

Além disso, para a prevenção do oídio, você pode pulverizar petúnias com biofungicidas (Fitosporina, Fitolavin) ou infusões a cada 15-20 dias:

  1. Cinza de madeira (3 litros) é despejada em 10 litros de água fervente, insistida por 5-7 dias. Coe antes de usar.
  2. Casca de cebola. Para 10 litros de água, leve 200 g de matéria-prima. A infusão está pronta em 2-3 dias.
Importante! Para perceber o desenvolvimento do oídio com o tempo, é recomendável inspecionar as petúnias no canteiro semanalmente.

Conclusão

O oídio da petúnia é uma doença que afeta quase todas as plantações de jardim. A melhor prevenção neste caso é o cuidado competente. Se, ao descobrir um problema, nada for feito, uma flor esbranquiçada inofensiva é capaz de destruir as plantações em um canteiro em pouco tempo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção