Fundazol

Culturas de jardim, árvores frutíferas e arbustos são suscetíveis a doenças. O pior inimigo é o fungo causador da podridão. Os fungicidas são considerados os melhores medicamentos para o controle de doenças. Um deles é o Fundazol - um agente eficaz em todas as zonas climáticas.

Características distintivas da droga

O medicamento Fundazol é usado por jardineiros, bem como jardineiros em todas as regiões. O fungicida é ativo independentemente das condições climáticas. Vários recursos são distinguidos nas características da droga:

  • A substância ativa funciona em uma ampla faixa de temperatura. Isso torna possível o uso do fungicida Fundazol no tratamento do solo, bem como no plantio desde o início da primavera até o final do outono.
  • A ausência de fitotoxicidade permite que os jardineiros usem a droga sem medo de danificar o solo e as plantas.
  • A ação do fungicida começa no contato com qualquer parte da planta. A substância ativa se espalha rapidamente pelas células, criando uma barreira protetora contra patógenos.
  • Um fungicida é mais eficaz em plantas ao pulverizar o solo. A droga é absorvida pelas raízes, espalha-se pelo caule, folhas, inflorescências.

Apesar da ausência de fitotoxicidade, a dosagem deve ser observada. Um excesso de fungicida não será benéfico.

Ação de drogas

A composição principal do fármaco Foundationol é o ingrediente ativo benomyl. Graças a este componente, o medicamento tem os seguintes recursos:

  • Depois que a droga entra na planta, a reprodução do fungo é interrompida. O fundazol evita a divisão dos esporos no nível celular.
  • A substância ativa inibe os ácaros, bem como as suas larvas.
  • Benomil impede que as larvas do besouro da folha se desenvolvam até a idade adulta.
  • O fundazole destrói pequenos vermes parasitas, evitando que se multipliquem na planta.

O amplo espectro de ação ajuda a curar as plantas de doenças comuns.

Atenção! Se você se pergunta se Fundazol ou Fitosporina são melhores, então, novamente, você precisa prestar atenção ao propósito dos medicamentos. O fundazol é considerado mais forte, mas é um remédio eficaz para fungos e podridão. A fitosporina é a melhor defesa contra doenças bacterianas.

Encontro

Para o Fundazol, as instruções de uso indicam que o fungicida é usado para tratar quase todas as plantações de jardins e hortícolas. O produto pode ser pulverizado ou regado:

  • flores com manifestação de manchas ou oídio;
  • árvores frutíferas com manifestação de podridão, sarna e também como proteção contra oídio;
  • arbustos de bagas, morangos e outras colheitas que sofrem de apodrecimento de bagas;
  • tomates e pepinos crescendo em terreno aberto ou fechado;
  • o repolho é regado pela raiz em caso de doença da quilha;
  • as batatas com Fundazole são tratadas para tratamento e prevenção;
  • flores e bulbos de alho são embebidos em solução de Fundazole antes do plantio.

Para cada cultura, sua própria dosagem e método de processamento ideal são calculados, o que se reflete nas instruções do fungicida.

Atenção! Os jardineiros novatos costumam se interessar pela questão de como substituir o Fundazol em casa se o medicamento não estiver à venda. Um bom substituto seria Ferazim ou Derozal. Excelentes resultados são mostrados pela droga Vitaros e Trichodermin. Em casos extremos, comprimidos de carvão ativado são adequados.

Instruções para o uso do fungicida

Normalmente, os jardineiros nas instruções de uso do fungicida Fundazol estão interessados ​​em quanta água diluir o medicamento. Cada tipo de tratamento possui sua própria dose, que consta na embalagem do medicamento. Em média, 20 g de matéria seca são dissolvidos em 1 litro de água.

De acordo com as instruções, o Fundazol é usado para borrifar as partes aéreas das plantas ou regar o solo. Sementes e bulbos podem ser embebidos em solução antes do plantio. A pulverização ou rega com uma solução de trabalho é realizada duas vezes por temporada. No calor, a substância ativa do Fundazol atua mais ativamente do que no frio. Um dia quente e sem vento é escolhido para o processamento das plantações. O segundo tratamento com fungicida é realizado não antes de três semanas depois. É nessa hora que perdura o efeito protetor da droga.

Ao buscar uma resposta para a pergunta, um análogo do Fundazol ou como substituí-lo, vale a pena conhecer a compatibilidade do fungicida com outras drogas. Esta lista pode incluir dois itens:

  • preparações com uma reação neutra a solventes aquosos;
  • a maioria dos medicamentos que incluem pesticidas e fertilizantes que afetam o crescimento das plantas.

Fundazol é categoricamente incompatível com soluções contendo cal ou meio alcalino. O ingrediente ativo do fungicida tem pouco contato com um grupo de medicamentos à base de benzimidazol ou tiofanato.

Processamento com solução de trabalho de plantações de hortas e jardins

Continuando a revisão do medicamento Fundazol, instruções de uso, consideraremos exemplos de uso da solução de trabalho para diferentes culturas:

  • O repolho é tratado com Fundazol para prevenir uma doença perigosa da quilha. A solução é derramada sobre o solo antes do plantio das mudas. O consumo é de aproximadamente 5 l / 10 m2.
  • Do oídio, as instruções de uso do Fundazol para pepinos ou tomates dizem que é necessário preparar uma solução de 5 g de fungicida e 5 litros de água. Pulverize a massa verde duas vezes por temporada. O último tratamento é realizado 7 dias antes da colheita do pepino e 14 dias antes da colheita do tomate.
  • Os tubérculos de batata são tratados para profilaxia antes do plantio. A solução é preparada a partir de 1 litro de água e 20 g de pó seco. A dose é de cerca de 20 tubérculos.
  • As árvores frutíferas com caroço são tratadas com Fundazol contra a podridão, a crosta e o oídio. Cinco pulverizações são permitidas por temporada durante a epidemia. A solução é preparada a partir de 10 l de água e 10 g de pó. O consumo aproximado de uma árvore pequena é de 2 litros, para uma árvore grande - pelo menos 5 litros. A primeira vez é pulverizado até que a cor seja emitida. O último tratamento é cerca de três semanas antes da colheita.
  • Os arbustos de bagas, morangos e uvas são pulverizados com uma solução da mesma consistência que para as árvores de fruto. O primeiro processamento é executado antes que a cor apareça. A segunda vez é pulverizada após a colheita das bagas. O consumo aproximado da solução é de 1,5 l / 10 m2.
  • Usar Fundazole para alho ou gladíolo envolve mergulhar os bulbos na solução por 2 horas antes do plantio.
  • Flores, principalmente rosas, são pulverizadas quando manchadas nas folhas. Até quatro tratamentos são realizados por temporada.

Dependendo da dosagem, método de processamento e tipo de cultura, o efeito protetor do fungicida dura de 1 a 3 semanas.

Processamento de orquídeas

Fundazol é adequado para plantas decorativas cultivadas em um ambiente. O fungicida é um salva-vidas para as orquídeas. A flor geralmente é suscetível a doenças fúngicas que aparecem nas folhas e também nos caules. O primeiro sinal é um forte amolecimento da massa verde, o que é incomum para uma flor.

Se uma doença for detectada, a orquídea é tratada com urgência com uma solução de Fundazol. As áreas gravemente afetadas podem não cicatrizar e começar a ficar pretas. Folhas e caules são cortados com uma faca afiada, e o corte é preenchido com solução de Fundazole.

No estágio inicial, a orquídea pode ser salva transplantando-a para qualquer recipiente transparente, por exemplo, um frasco de plástico. Em vez de solo, use uma mistura de substrato seco com migalhas de espuma.Após o transplante, a rega é realizada apenas com solução fungicida. De cima, a massa verde da orquídea não é pulverizada. Os orifícios de drenagem devem ser feitos no fundo da lata para evitar a deterioração da raiz.

O vídeo fala sobre os benefícios e perigos do Fundazol para orquídeas:

Medidas de segurança ao trabalhar com fungicida

Em termos de perigo para os humanos, o Fundazol pertence à segunda classe. O fungicida não causará muitos danos a pássaros, animais e insetos. A pulverização das plantações é feita de macacão. É importante cobrir os órgãos respiratórios com um respirador ou atadura de gaze. São necessários óculos de proteção ao pulverizar árvores altas.

Ao final do trabalho, todas as vestimentas externas são retiradas em local designado, longe de fontes de água potável e alimentos. Se o Fundazol entrar em contato com os olhos, os órgãos da visão são lavados em água corrente por 10 minutos. O rosto é bem lavado com sabonete. Se um fungicida entrar acidentalmente no sistema digestivo, a primeira coisa a fazer é lavar o estômago e chamar imediatamente um médico.

Mantenha o medicamento fora do alcance das crianças. A solução restante é descartada. O pó é armazenado em sua embalagem original. O local é escolhido fresco, seco, sem luz solar direta.

Testemunhos

Ler as instruções de uso do Fundazol, revisões de jardineiros ajudam a conhecer melhor o medicamento. Revele suas qualidades positivas e negativas.

valeria
Fundazol salvou a orquídea em casa. A podridão espalhou-se instantaneamente pelas folhas. Ela não hesitou. Cortei cada folha murcha e escurecida. O pó seco foi embebido em água até ficar mingau e lubrificou cada corte. Uma semana após o início do tratamento, foi necessário retirar parte do caule, mas guardou a flor principal. Agora, a orquídea está lentamente começando a ganhar vida.
Inna
Não experimentei Fundazol em plantações de jardim. Até agora tenho conseguido com remédios populares, pois tenho medo de química. Salvei a flor com um fungicida. Uma linda orquídea foi apresentada no meu aniversário. Um mês depois, vi folhas murchas. Para evitar a morte da planta, resolvi transplantá-la imediatamente para um balde de plástico, enchendo as raízes com migalhas de espuma. Depois de borrifar com fungicida, a planta voltou à vida. Em breve vou transplantar de volta para meu próprio vaso.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção