Como fazer caminhos para evitar o crescimento de ervas daninhas

Os caminhos do jardim sempre fizeram parte do projeto paisagístico, mesmo que se tratasse de pequenos terrenos de 5 ou 8 acres. Eles devem ser confortáveis, bonitos e funcionais. Mas quando se trata do jardim e dos corredores entre os canteiros, a maioria dos moradores do verão só sonha em não plantar grama demais e não ter que arrancar as ervas daninhas sem parar.

Na verdade, trabalhar no jardim não deve produzir apenas frutas comestíveis na forma de vegetais e frutas vermelhas. Também deve trazer alegria ao próprio processo, caso contrário, logo ameaça se tornar um dever difícil e insuportável. Como as pessoas passam grande parte do tempo em hortas, o local onde se encontram deve ser conveniente para a realização de todo o trabalho: regar, capinar, podar, alimentar. Como regra, são os corredores entre as camas que constituem o principal local de trabalho de qualquer jardineiro. E equipá-los de forma que seja o mais conveniente possível não é menos importante do que equipar as próprias camas.

Leitos permanentes

A maior seleção de opções para que a grama não cresça nos caminhos existe se você tiver uma horta fixa com canteiros altos, feita, como dizem, há séculos.

Comente! Neste caso, as próprias camas são estruturas bastante sólidas, de modo que os caminhos entre elas também podem ser bastante fortes.

Para tal, são adequados quaisquer materiais de construção que possam ser fixados à base de betão: lajes, tijolos, lascas de pedra, ladrilhos de pedra e outros. Você também pode lançar caminhos de concreto usando formas pré-fabricadas e formas caseiras.

Tal jardim parecerá muito agradável esteticamente, mas o mais importante, você pode mover-se facilmente por esses caminhos em qualquer clima inclemente, é fácil remover todos os tipos de lixo deles e não ervas daninhas.

Se tudo isso parece muito demorado para você ou se você tem medo de altos custos de material, a opção mais fácil seria fazer caminhos de entulho para o jardim. Este é o material mais barato, que ao mesmo tempo fica muito bonito nos corredores entre as camas. Só é necessário ao preparar os caminhos, primeiro, cortar todas as plantas a zero, e depois cobrir as passagens com geotêxteis. Só depois disso, a pedra britada pode ser despejada por cima. Nesse caso, o joio que brotou nos caminhos não o ameaçam.

Comente! Além de as ervas daninhas não germinarem nos geotêxteis, a brita não vai penetrar no solo e, se desejar, depois de alguns anos pode ser recolhida e transferida para outro local.

Abrigos de caminhos para um jardim móvel

Por melhores que sejam os canteiros fixos, muitos ainda não decidiram ligar o destino do seu jardim a estruturas semelhantes e, à moda antiga, desenterrar todo o território do jardim todos os outonos, incluindo os caminhos entre os canteiros. Outros, usando os mesmos canteiros de ano para ano, ainda preferem não construir caminhos de concreto, já que, neste caso, as mudanças no layout do canteiro tornam-se quase irrealistas. No entanto, ambos querem que os corredores entre as camas não sejam cobertos de grama, nem de sapatos sujos, e seria conveniente e confortável trabalhar neles.

Portanto, a questão "como cobrir os caminhos entre os canteiros de ervas daninhas?" aumenta em toda a sua agudeza.

Bens acabados

No momento, com uma variedade de produtos de jardinagem, os fabricantes não podiam perder uma questão tão importante do escopo de sua atenção.Portanto, você pode encontrar à venda uma grande variedade de tipos de revestimentos projetados especificamente para esses fins. Especial trilhas de borrachaque estão disponíveis em diferentes cores e tamanhos. São resistentes ao gelo, permeáveis ​​à umidade, não apodrecem e, ao mesmo tempo, têm uma superfície antiderrapante. As passarelas são um excelente material acabado para o controle de ervas daninhas. De acordo com o fabricante, os trilhos de borracha têm vida útil de 10 anos com uso o ano todo.

Uma opção boa e econômica ao arranjar caminhos entre canteiros seria usar fibra agrícola preta. Para evitar o crescimento de ervas daninhas e prolongar sua vida útil, é aconselhável cobri-la de cima com areia, serragem ou casca de árvore.

Passagens feitas de materiais naturais

Uma variedade de materiais naturais são fáceis de usar, não custam nada e os caminhos feitos com eles parecem limpos e práticos. Além disso, quando se esgotam, são fáceis de descartar junto com as camas.

  • A ideia de cobrir os corredores entre os canteiros do jardim com palha, folhas caídas ou relva aparada é muito popular entre os jardineiros, especialmente nas zonas rurais. Esta pode ser uma opção muito boa, mas para evitar o crescimento de ervas daninhas, é necessário fazer uma camada mínima dessa cobertura de 10 cm.
  • Uma das opções mais comuns para cobrir caminhos no jardim é borrifá-los com serragem. É preciso lembrar que a serragem, principalmente de coníferas, tende a acidificar o solo. Antes de borrifar a serragem nos trilhos, é aconselhável deixá-los deitados por um ano. Se houver desejo de usá-los imediatamente, trate-os com uréia e cinzas. Isso ajudará a reduzir o potencial efeito negativo de colocá-los nos corredores entre as camas.
  • Um tipo ainda mais estético de materiais naturais para preencher faixas é a casca de árvore. Se for colocado sobre qualquer revestimento plano (filme, tecido, papelão), mesmo uma camada relativamente pequena de vários centímetros de espessura pode ser usada.
  • Muitas vezes, um gramado comum é plantado nos corredores dos canteiros. É conveniente andar sobre ele e bem enraizado, não permite a germinação da maioria das ervas daninhas. A desvantagem deste método é a necessidade de corte regular dos espaçamentos das linhas. Mas a grama cortada pode facilmente servir como cobertura adicional para o plantio nos canteiros.
  • Nos locais onde crescem em grande quantidade abetos, abetos e pinheiros, é possível usar agulhas de pinheiro e até pinhas de árvores para preencher as passagens entre os canteiros.
  • Finalmente, uma maneira bastante simples de criar caminhos herméticos entre os canteiros é preenchê-los com uma camada espessa de areia. Coloque papelão, revistas ou jornais por baixo antes de lixar as passagens. Normalmente, esse método é suficiente para cerca de uma temporada.

Caminhos de resíduos

Jardineiros espertos, ponderando a questão "como tornar os caminhos entre os canteiros livres de ervas daninhas e confortáveis?"

Por exemplo, muitas vezes os caminhos são cobertos com linóleo comum.

Conselho! Como o linóleo tem uma superfície bastante escorregadia, ele é coberto por um lado áspero para fora.

A cobertura mais original para a passagem do jardim é um caminho feito de rolhas de garrafas de plástico. Requer muito tempo e paciência, mas parece quase uma obra de arte.

Freqüentemente, pedaços de material de cobertura, glassine ou mesmo painéis de fibra antigos são usados ​​para preencher os corredores entre as camas. Claro, eles não duram muito, mas por 2-3 anos pode ser o suficiente. Para evitar que ervas daninhas tenham uma chance, é importante cobrir os caminhos com esses materiais.
Curiosamente, mesmo tapetes antigos e caminhos de têxteis são usados ​​como material para proteger as passagens de ervas daninhas.Afinal, basta cortar suas fitas na largura desejada, e é proporcionado um luxuoso caminho entre as camas.

Muitas vezes, as tábuas comuns são usadas para construir caminhos no jardim. Eles podem simplesmente ser colocados no chão, ou você pode construir um piso de verdade com eles. Esses caminhos parecem muito agradáveis ​​esteticamente, mas lesmas e formigas gostam muito de entrar por baixo das tábuas.

Conclusão

Realmente não há limites para a imaginação e invenções do jardineiro russo, portanto, é possível que existam muito mais opções de como você pode organizar caminhos entre os canteiros do jardim.

Comentários (1)
  1. Nenhuma erva daninha atravessa o material do telhado.

    30/09/2018 às 09:09
    Larissa
  2. Tenho um tapete velho entre as fileiras há três anos. A grama germina apenas onde há buracos e às vezes se arrasta ao longo das bordas dos canteiros e, portanto, beleza!

    14/06/2018 às 01h06
    Marina
  3. As ervas daninhas também crescem bem através da serragem

    08/06/2018 às 10:06
    Tatyana
  4. A grama brota muito bem nos tapetes

    20/05/2018 às 12h05
    Nina
  5. Oh, ervas daninhas brotam através de geotêxteis, como

    15/07/2017 às 04:07
    Irina
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção