Hogweed: foto de uma planta, queimaduras

Existem muitas espécies de plantas na natureza. Alguns deles são usados ​​por humanos como alimento ou forragem para o gado. Outro grupo de plantas é chamado ervas daninhas... Entre eles, existem variedades que são perigosas e inofensivas para os humanos. Uma planta como a hogweed é conhecida pelas pessoas há muito tempo. Foi até cultivado em uma plantação.
Infelizmente, nos últimos anos, a hogweed tornou-se uma erva daninha viciosa. Mas mesmo isso não é o pior, o fato é que existem variedades venenosas, cujo suco provoca queimaduras. No artigo, vamos tentar dizer-lhe como tratar queimaduras da pastinaga de vaca de Sosnovsky.

Descrição

Hogweed são plantas monocárpicas. Vamos simplificar: assim que os frutos amadurecem nos guarda-chuvas, as plantas morrem. Muitos de nossos leitores e usuários estão interessados ​​na aparência de um hogweed. Crescem dependendo da espécie, em condições favoráveis, até 3, e outras até 6 metros de altura. O hogweed tem um poderoso caule oco com uma leve nervura. Possui pêlos ásperos. As folhas começam no topo da planta. São grandes, com até 50 cm de comprimento, presos a pecíolos escamosos. De cima, as folhas são lisas, os pelos estão presentes apenas ao longo da nervura do meio.

O sistema radicular é poderoso, sobrevivendo mesmo na seca. Embora a pastinaga vaca se reproduz por sementes amadurecendo em um grande guarda-chuva.

Na natureza, existem 70 espécies de porcos-do-mar. Esta planta cresce praticamente em toda a Rússia. Aqui está, um porco em flor de acordo com a foto e descrição, não se pode dizer que se trata de uma planta nociva e venenosa. As plantas estão lindas!

Tipos de hogweed

Variedades venenosas

Entre as plantas, existem espécies que são perigosas, já que a porcaria é uma planta venenosa.

  1. O mais tenaz e perigoso é o porco-do-mato de Sosnovsky. Foi trazido para a Rússia como planta ornamental. Eles crescem até três metros de altura. As flores brancas ou rosa da erva daninha de Sosnovsky são coletadas em grandes guarda-chuvas.
  2. Outra espécie - a hogweed selvagem, que cresce até 2 metros, tem flores brancas. Esta planta venenosa pode ser encontrada nas regiões do sul da Rússia.
  3. A castanha de Mantegazzi é uma planta perene que se assemelha a uma árvore, pois tem quase 6 metros de altura. Esta erva é hogweed cresce no Cáucaso. Entre os representantes da família, esta é a planta mais venenosa.

Olha a foto abaixo, parece que a garota entrou em uma floresta encantada com flores enormes.

Espécies inofensivas

Na Rússia, variedades de hogweed, inofensivas para os humanos, crescem:

  1. A hogweed siberiana é uma planta baixa com folhas amarelas claras. A inflorescência é um guarda-chuva com pequenas flores brancas. Pequenos frutos maduros parecem ovos.
  2. A porca dissecada cresce nas florestas e estepes da Sibéria. Local preferido - margens do rio. As flores são brancas, os guarda-chuvas são grandes. As folhas são grandes, compostas por vários pratos, como se alguém as tivesse cortado.
  3. O local de crescimento da hogweed felpuda é o Cáucaso, Crimeia, Ásia Menor. Altura da planta até 150 cm.

Depois de assistir ao vídeo, você pode descobrir as principais diferenças entre Sosnovsky e Hogweed Siberiana:

De onde vem o nome

Em linguagem científica - Heracleum. Este nome foi dado à planta pelo antigo cientista romano Plínio em homenagem ao famoso herói antigo. Na verdade, se você ler cuidadosamente a descrição e considerar a foto do gigante natural, ela é um tanto semelhante ao herói mítico Hércules. Muito provavelmente, seu poder e vitalidade. Afinal, a planta branca cresce 10 cm por dia!

Atenção! Uma erva daninha venenosa não morre a -10 graus, ela se adapta aos produtos químicos em uma velocidade cósmica.

A Rússia tem sua própria versão da origem do nome. Essas plantas na Rússia têm sido usadas como alimento desde os tempos antigos. Todas as partes são não venenosas espécies de ervas daninhas contém uma grande quantidade de nutrientes. A planta contém muito:

  • carboidratos;
  • proteínas;
  • vitaminas;
  • microelementos: zinco, cobre, manganês, ferro, cálcio.

Antigamente, a planta era chamada de borscht. As raízes eram fermentadas, salgadas e salgadas como repolho. Basicamente, o saboroso e nutritivo borscht era cozido com partes de plantas. Muitas pessoas em anos de provações severas devem suas vidas a hogweed. A comida cozida tem um gosto bom.

Além disso, a planta tem propriedades medicinais:

  • removeram helmintos de animais;
  • adicionado ao preparar silagem para animais de fazenda;
  • tratado para psoríase;
  • feridas purulentas tratadas, asma e epilepsia;
  • medicamentos preparados contendo suco de borscht eram usados ​​para dores no fígado, para o tratamento da doença de Botkin.
Importante! Todos os tipos de hogweed são excelentes plantas de mel. Além disso, eles contêm clorofila, caroteno, taninos e óleos essenciais.

Qual é o perigo de uma porca venenosa

Apesar dos benefícios, uma planta venenosa pode prejudicar uma pessoa. A questão do que é a erva daninha perigosa preocupa muitas pessoas.

Sobre a hogweed de Sosnovsky:

A venenosa pastinaga de vaca de Sosnovsky afeta a pele até mesmo através das roupas, causando queimaduras na pele. O padrão é semelhante à queimadura de sol. É por isso que uma pessoa deve ser capaz de distinguir entre uma planta útil e uma planta venenosa.

Dependendo do contato com uma planta venenosa, sinais de danos podem ser apresentados:

  • ligeira vermelhidão;
  • bolhas;
  • úlceras profundas.

Veja como ficam as queimaduras da pastinaga de vaca de Sosnovsky na foto.

Comichão e ardor aparecem nos locais da lesão. Além disso, a pessoa fica letárgica, com calafrios, tonturas e dores de cabeça. Em caso de envenenamento grave, a temperatura pode subir. Os mais afetados são pessoas de pele clara e cabelos louros, bem como crianças.

O envenenamento costuma ser acompanhado de alergias, coriza, tosse, crises de broncoespasmo e edema de pele. O edema de Quincke não é incomum.

Se a pele foi levemente afetada, uma mancha de pigmentação pode permanecer. Uma queimadura severa é acompanhada pelo aparecimento de bolhas e feridas longas que não cicatrizam. Se a lesão de pele chega a 80%, é muito difícil salvar uma pessoa.

Aviso! Se por acaso entrar em contacto com uma planta venenosa, em caso algum deverá expor-se ao sol, para não agravar a situação.

Primeiros socorros

Na maioria das vezes, eles começam a tratar uma queimadura com pastinaga de vaca de Sosnovsky em casa, prestando primeiros socorros. Quais etapas precisam ser tomadas:

  1. Para remover óleos essenciais, lave imediatamente a área afetada com água e sabão (sabão em pó é melhor) ou dilua com bicarbonato de sódio.
  2. Você pode usar uma solução de furacilina ou uma solução rosa pálido de permanganato de potássio para a lavagem.
  3. Lubrifique a pele com qualquer creme suavizante.
  4. Não saia por vários dias.

Aviso! O tratamento domiciliar é possível com lesões leves, em outros casos é necessário procurar atendimento médico com urgência.

Como proteger você e sua família das consequências de se encontrar com uma planta venenosa:

No futuro, após o contato com a noz-moscada, as queimaduras serão tratadas com loções:

  • de chá forte acabado de fazer;
  • decocção de casca de carvalho. A casca esmagada é derramada com dois copos de água e fervida por 10 minutos.
  • Decocção de raiz de burnet. Uma colher grande da droga é colocada em um copo de água fervida por um terço de hora.
Atenção! As loções precisam ser feitas com frequência, mantenha o pano umedecido com o caldo por pelo menos 10 minutos.

Após este procedimento, lubrifique a área afetada com óleo de lavanda.

Em caso de queimaduras graves, você precisa entrar em contato com a clínica. O médico assistente irá prescrever um regime de tratamento e preparações farmacêuticas. Na maioria das vezes, eles são prescritos:

  • Pomada de sintomicina;
  • Gel salva-vidas;
  • Pantenol aerossol;
  • spray Olazol;
  • Pomada de zinco.

Aviso! A formação de bolhas é proibida.

Uma ferida aberta pode infeccionar e o tratamento será complicado.

Conclusão ou como evitar problemas

De acordo com as características, uma queimadura pode ser obtida pelo contato com qualquer parte da planta daninha de Sosnovsky. Hoje, essa erva daninha perigosa se espalhou por grandes áreas, praticamente em todo o território da Rússia. Não dá para entender logo de cara que o veneno da planta afetou a pele ou os olhos. Os sintomas aparecem mais tarde, especialmente se a pessoa continuar exposta ao sol.

O problema pode ser evitado? Claro, se você seguir as precauções:

  1. Em primeiro lugar, é necessário dizer às crianças que é proibido tocar em plantas desconhecidas, é prejudicial até brincar ao lado delas.
  2. Em segundo lugar, aprenda a reconhecer plantas úteis e perigosas.
  3. Em terceiro lugar, se uma erva daninha perigosa apareceu no local, é necessário tomar medidas para destruí-la. Você precisa trabalhar em tempo nublado com roupas justas e uma máscara.
  4. Após a capina, troque de roupa e lave bem com sabão.
  5. Restos de plantas devem ser queimados.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção