Cultivo de brócolis em campo aberto

O brócolis é cultivado por seu alto teor de nutrientes. Ele contém uma grande quantidade de vitamina C, caroteno, proteínas, vários minerais. É um produto dietético recomendado para pessoas após cirurgias pesadas e para alimentação infantil. Além disso, o brócolis promove a eliminação de radionuclídeos.

Os russos começaram a cultivar esse tipo de repolho não faz muito tempo, mas o vegetal já se popularizou. Brócolis, cujo cultivo e cuidado não causa muita dificuldade, instalado em canteiros de jardineiros. Um vegetal saudável pode ser colhido várias vezes por temporada. O brócolis pode ser cultivado em estufas, ao ar livre e até mesmo em varandas.

Fatos interessantes sobre brócolis

O brócolis é um parente da couve-flor. Também requer boa iluminação, portanto, não há necessidade de sombrear brócolis e alta umidade. Pode crescer a baixas temperaturas, tolera geadas de até sete graus sem complicações.

O brócolis é cultivado em solos férteis e frouxos em um ambiente ligeiramente alcalino. Em solos ácidos, não só o rendimento diminui, mas também o sabor do vegetal.

Ao escolher um local para o cultivo de brócolis, deve-se dar preferência às áreas onde foram cultivadas batatas, cenouras, ervilhas, feijões e lentilhas no ano passado.

Aviso! Brócolis não é recomendado para crescer depois de rabanetes, nabos, tomates.

A couve-flor de brócolis é interessante porque após o corte da cabeça, a planta não morre, o processo vegetativo continua. Como prova - o aparecimento de novas cabeças em enteados. O vegetal cresce rapidamente, pequenas cabeças têm tempo de amadurecer. Via de regra, o repolho pode ser cultivado por meio de mudas ou por meio do plantio direto de sementes no solo. Plantar e partir fará as delícias dos amantes dos horticultores.

Recursos crescentes

Na maioria das vezes, os russos preferem o cultivo de repolho sem sementes. Como plantar semente de brócolis no solo, como cuidar do plantio, vamos conversar sobre isso.

Preparação do solo

A tecnologia para o cultivo de couve-flor e brócolis envolve o preparo do solo no outono. Eles desenterram, removem as raízes, ervas daninhas... É aconselhável adicionar composto antes de cavar o solo para o repolho de brócolis. As cristas para os vegetais não são niveladas para que a água seja bem absorvida após o derretimento da neve.

Na primavera, quando o solo se aquece, é desenterrado novamente e nivelado cerca de uma semana antes do plantio do brócolis para que se assente um pouco. É aconselhável adicionar superfosfato e nitrato de amônio, bem como cinza de madeira antes de cavar a crista. Protege todos os tipos de plantio de couve da perna preta.

Não é difícil entender que o solo está pronto para receber sementes de brócolis, basta pegá-lo nas mãos e espremê-lo. Se o solo não formar um caroço, mas se desintegrar, você pode plantar repolho.

A peculiaridade da tecnologia agrícola para o cultivo de brócolis é que um local bem iluminado é escolhido para a planta. O sol deve estar no local por pelo menos seis horas.

Preparação de sementes

Plantar sementes de brócolis em terreno aberto é uma opção conveniente, porque você não precisa mexer nas mudas. Mas o mais importante é que a planta não precisa passar por estresse durante o transplante, o que significa que o repolho crescerá mais rápido e dará uma colheita rica. Claro, esse método de plantio usa variedades de brócolis com tempos de amadurecimento curtos.

Se você comprou sementes de couve em grânulos, elas podem ser semeadas imediatamente.O material de plantio comum requer pré-processamento. É necessário principalmente para destruir os esporos de doenças fúngicas.

Instrução de processamento:

  1. Sementes de repolho são classificadas, sementes verdes são selecionadas, embebidas em uma solução rosa de permanganato de potássio e, em seguida, lavadas com água limpa.
  2. Para que as sementes de brócolis germinem mais rápido, elas precisam ser aquecidas em água quente, até 55 graus, por cerca de 20 minutos e, em seguida, resfriadas rapidamente com água fria.
  3. O endurecimento das sementes é realizado na geladeira, colocando as sementes por um dia.
  4. Para estimular o crescimento e a resistência às pragas, antes do cultivo do repolho de brócolis, a semente é tratada com as seguintes preparações:
  • Ágata-25;
  • Albita;
  • El-1;
  • Epin.
Conselho! Leia as instruções antes de preparar a solução.

Se você acompanhar a agrotécnica de preparação para o plantio de brócolis, o resultado será excelente. Seu repolho ficará como na foto.

Vídeo sobre como preparar sementes de brócolis por jardineiros:

Semeando sementes

O plantio de couve de brócolis em campo aberto em cada região da Rússia é realizado em momentos diferentes. Normalmente, este é o final de abril, início de maio. Se você usa uma estufa para cultivar couve-flor, então a temperatura da terra e o ambiente não importam realmente.

Como plantar corretamente sementes de brócolis ao ar livre? Vamos dar uma olhada neste problema.

Em primeiro lugar, deve-se ter em mente que mais sementes serão necessárias do que com o método de mudas. Em segundo lugar, o plantio de brócolis terá que ser desbastado.

E agora, diretamente sobre o plantio de sementes:

  1. O solo é derramado com água quente com permanganato de potássio antes de semear sementes de repolho. Em uma crista úmida, são feitas marcações: a distância entre as fileiras é de no mínimo 60 cm, os buracos ficam a uma distância de 35 a 40 cm. Com essa etapa, a planta terá espaço suficiente para o desenvolvimento, sendo mais fácil de cuidar de vegetais.
  2. As sementes são semeadas a uma profundidade de 1 cm, 2-3 grãos em cada cova. Certifique-se de que as sementes não caem em grandes profundidades ou na superfície do solo.
  3. Após a semeadura, o solo é ligeiramente enrolado e regado suavemente.
  4. Uma grande garrafa de plástico é colocada sobre cada poço, desenroscando a tampa, como na foto.

A rega subsequente é feita através do pescoço. A tampa pode ser fechada nas noites frias. O abrigo da estufa é removido após o aparecimento de 3-4 folhas. A essa altura, não há geadas.

Atenção! Se houver 2-3 brotos nos buracos, eles precisam ser arrancados ou cortados com uma tesoura. Deixe a muda mais forte.

Vídeo sobre as regras para o plantio de sementes em campo aberto:

Tecnologia em crescimento

Como dissemos, o brócolis não é um vegetal exigente. Se você seguir as peculiaridades do cultivo de couve de brócolis, poderá obter mais de uma safra por temporada.

Plantar sementes é a primeira e mais fácil parte do cultivo de brócolis. O principal é organizar o atendimento adequado.

Rega

Em primeiro lugar, você precisa monitorar o teor de umidade do solo. Todos os tipos de repolho são exigentes para regar, mas não toleram o estado pantanoso do terreno. Em um ambiente muito úmido, patógenos e pragas começam a atacar a planta e podem levar à morte.

O cultivo de couve-flor e brócolis envolve irrigação moderada, mas o solo não deve secar. No calor, você pode organizar pulverização de água sobre as plantações.

Afrouxamento

Os leitos devem ser constantemente afrouxados para que o oxigênio flua para as raízes. As ervas daninhas são removidas durante o afrouxamento. Eles também não têm lugar nas camas.

Top curativo

O repolho plantado responde bem à alimentação. Eles são realizados durante a temporada pelo menos três.

A primeira vez que o brócolis é alimentado duas semanas após a germinação. O verbasco mais comumente usado. É insistido por vários dias. Ervas picadas ou urtigas podem ser adicionadas. É diluído 1: 1, ou seja, para se obter 10 litros de solução, toma-se 5 litros de água e um verbasco. Alguns jardineiros adicionam uréia (colher grande).

Para a segunda alimentação, quando as folhas do brócolis começam a enrolar, usa-se nitrofosfato (2 colheres grandes) e ácido bórico (2 gramas). Os componentes são dissolvidos em 10 litros de água.Despeje 2 litros de fertilizante sob cada planta.

A terceira alimentação pode ser feita novamente com verbasco, é diluído 1: 4.

Ao cultivar couve-flor e brócolis entre molhos líquidos, os horticultores experientes adicionam cinzas de madeira antes de regar.

Vídeo sobre as regras para a alimentação de brócolis no processo de cultivo:

Doenças, pragas do repolho e métodos de luta

Na maioria das vezes, os vegetais crucíferos sofrem de quilhas. As pessoas chamam a doença de perna preta. Para evitar que plantas saudáveis ​​sejam atingidas pela doença, os brócolis devem ser plantados em uma área onde os parentes do repolho não tenham cultivado anteriormente. Além disso, regar com uma solução de permanganato de potássio e adicionar cinzas ajuda a destruir os esporos da perna negra.

Cuidando do plantio de couve de brócolis em campo aberto, é preciso proteger as plantas de uma horda de pragas:

  • lesmas;
  • lagartas da borboleta do repolho;
  • pulgões;
  • caramujos;
  • pulga crucífera;
  • larvas de mosca do repolho.

Todas essas pragas danificam as folhas e as larvas da mosca danificam as raízes.

Você pode salvar-se de lesmas, caracóis com a ajuda de uma casca de ovo, desintegrando-se sob as plantas.

O repolho não gosta do cheiro de tomates, malmequeres. Eles são plantados no canteiro entre os vegetais. Se você polvilhar o repolho com uma solução de valeriana, as borboletas e as pulgas crucíferas não voarão para as plantações. Caracóis, lesmas e lagartas devem ser manuseados.

Conselho! Se você espanar o solo e as próprias plantações com cinzas, uma mistura de pimentão preto e vermelho e tabaco, poderá espantar as pragas.

Receitas de remédios populares

Todo horticultor que cultiva repolho de brócolis deve cultivar tomates. Eles têm que ser fixados, para cortar os topos. Não há necessidade de jogar fora este valioso material de controle de pragas. Você pode usar vagens de pimenta, alho. As infusões resultantes são pulverizadas com repolho.

Aqui estão alguns exemplos de infusões que ajudarão no cultivo de brócolis:

  1. Pique as folhas dos tomates e coloque em uma tigela de esmalte, regue com água fervente.
  2. Insista várias vagens de pimenta em um litro de água quente (24 horas).
  3. Pique uma cabeça de alho, acrescente as folhas de tabaco picadas e regue com água fervente.

Todas as formulações são ecologicamente corretas e não afetam de forma alguma o sabor do repolho. É melhor recorrer a preparações químicas, como último recurso. Afinal, os pesticidas não são tão inofensivos.

Em conclusão, compartilhamos segredos

Os verdadeiros jardineiros sempre tentam compartilhar os sucessos do cultivo de vários vegetais. Também iremos revelar alguns dos segredos do cultivo de brócolis em campo aberto.

  1. Ao semear sementes de repolho em terreno aberto, é preciso bater no solo com a palma da mão para que as raízes se fortaleçam.
  2. Escolha o lugar mais ensolarado.
  3. Se o repolho crescer um pouco, ele pode ser protegido do repolho com uma rede fina.
  4. As plantas crucíferas são plantadas no mesmo lugar somente após 3-4 anos.
  5. Elimina pulgões do endro de brócolis. Alguns arbustos dessa verdura ramificada no jardim são suficientes.
  6. Adicionar bicarbonato de sódio e pimenta ao plantar brócolis elimina muitas pragas.
  7. As larvas da mosca do repolho têm medo de sal como o fogo. Adicione meio copo deste tempero a um balde de água e despeje sob o arbusto. 10 litros são suficientes para 20 arbustos de couve.

Acreditamos que nosso conselho o ajudará a obter uma rica colheita. Também esperamos que nossos leitores não guardem para si os meandros do cultivo de vegetais, incluindo brócolis, mas compartilhem pequenos segredos com jardineiros novatos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção