Beterraba cozida: benefícios e malefícios, calorias

A beterraba é um dos vegetais mais saudáveis ​​que existe. Contém uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas. A beterraba cozida não é menos útil para o corpo humano do que a beterraba crua. Mas também existem diferenças, inclusive em termos de conteúdo calórico. É importante considerar isso ao estabelecer uma dieta e incluir raízes cozidas na dieta diária.

Quais beterrabas são mais saudáveis: cruas ou cozidas

Durante o tratamento térmico, a composição do vegetal de raiz muda ligeiramente, portanto, é impossível dizer de forma inequívoca qual vegetal é mais saudável, cru ou cozido. Mas os nutricionistas dizem que um vegetal cozido é mais fácil de ser absorvido pelo corpo. A beterraba crua contém substâncias que podem enfraquecer e causar problemas digestivos. Durante o cozimento, algumas vitaminas podem desaparecer, mas alguns dos ácidos da fruta, que podem irritar a membrana mucosa do trato digestivo, também desaparecem. Portanto, é o produto fervido que é melhor absorvido pelo organismo.

Composição e valor nutricional da beterraba cozida

Os benefícios da beterraba cozida para o corpo se devem à sua composição química. 100 gramas do produto representam:

  • proteínas - 1,7 g;
  • gordura - 0,2 g;
  • carboidratos - 7,6 g;
  • água - 87 g;
  • ácidos graxos saturados - 0,03 g;
  • mono e dissacarídeos - 8 g;
  • 2 g de fibra alimentar;
  • cinzas - 1 g;
  • beta-caroteno - 0,02 g.

Além disso, o vegetal de raiz fervido contém vitaminas: A, grupos B, C, ácido nicotínico, ácido fólico, bem como vários micro e macroelementos. Estes são cálcio, potássio, magnésio, fósforo, ferro, sódio, manganês, cobre, zinco, selênio.

Conteúdo calórico da beterraba fervida

A beterraba cozida tem um conteúdo calórico por 100 g de produto na região de 43-50 Kcal. O valor exato depende diretamente da variedade da cultura da raiz. O produto cru tem um conteúdo calórico mais baixo, mas os números diferem ligeiramente.

Índice glicêmico de beterraba cozida

O índice glicêmico do vegetal fervido é 65. Este é um número bastante alto e, portanto, o vegetal de raiz fervido deve ser consumido com cuidado por quem está doente com diabetes. O produto pode aumentar o açúcar no sangue. Mas isso só acontece se você usá-lo em grandes quantidades.

Os benefícios da beterraba cozida para o corpo humano

Um vegetal de raiz fervido traz enormes benefícios para o corpo. Em primeiro lugar, fortalece os vasos sanguíneos, limpa o sangue e remove o colesterol prejudicial do corpo. E também a beterraba ajuda a aumentar a hemoglobina, limpa o fígado. Além disso, uma raiz fervida ajuda a:

  • melhorar a imunidade e resistir a doenças virais e infecciosas;
  • aliviar o estresse e organizar o sistema nervoso;
  • livrar-se do edema e prevenir a perda de fluidos no corpo;
  • limpar os intestinos;
  • para estabelecer processos metabólicos no corpo.

E também a raiz vegetal é recomendada por nutricionistas para emagrecer. Existem até dietas especiais de beterraba que permitem que você perca até cinco kg por semana.

Para homens

Para o sexo mais forte, beterrabas cozidas são especialmente úteis.Este vegetal contribui para a prevenção do adenoma da próstata. Além disso, há pesquisas que confirmam que o consumo regular da raiz vegetal pode ajudar a rejuvenescer a função sexual e até mesmo tratar disfunções sexuais.

Para mulheres

Para as mulheres, em primeiro lugar, é benéfico tirar a raiz vegetal durante a menstruação. Este vegetal permite restaurar a perda de sangue, bem como aumentar a hemoglobina. Isso é especialmente verdadeiro para mulheres que aumentaram a perda de sangue durante o período menstrual.

À parte, há que se falar sobre os benefícios de um vegetal para quem sonha em perder peso. Esta é uma excelente opção de dieta, principalmente porque a beterraba pode desencorajar a vontade de comer doces e controlar o apetite. A melhor opção para perder peso seria preparar e consumir um smoothie de raiz vegetal.

Benefícios da beterraba cozida durante a gravidez

Os benefícios dos vegetais de raiz cozidos para mulheres em um determinado estado são muito grandes. Uma colheita de raiz é simplesmente necessária para mulheres grávidas pelas seguintes razões:

  • o vegetal não vai permitir que você ganhe excesso de peso, o que pode contribuir para dificultar o parto;
  • alivia perfeitamente a anemia;
  • aliviar a constipação;
  • ajuda a combater as oscilações de humor típicas de mulheres grávidas;
  • o ácido fólico ajuda a prevenir malformações em seu bebê.

Beterraba fervida em lata para mães que amamentam

Agora há muitas disputas entre especialistas, mas na maioria dos casos as beterrabas cozidas são proibidas durante a lactação. Isso se deve ao fato de que o bebê pode desenvolver uma reação alérgica, bem como problemas com fezes.

Com que idade as beterrabas cozidas podem ser dadas às crianças

Os pediatras aconselham não incluir uma raiz vegetal no cardápio infantil até os 7 a 8 meses, e às vezes até um ano. A única exceção são as crianças com tendência à constipação. Neste caso, você pode introduzir o vegetal de raiz na dieta, a partir dos 5-6 meses de idade. O primeiro alimento complementar deve ser muito pequeno, após o que a dosagem pode ser aumentada gradativamente.

Para os idosos

Vegetais de raiz cozidos são úteis para os idosos, mas você deve ler atentamente as contra-indicações e consultar o seu médico. Em primeiro lugar, o benefício reside no fato de que a raiz vegetal reduz naturalmente a pressão arterial. Portanto, saladas de beterraba são úteis para pacientes hipertensos. Mas é importante que não haja problemas renais, uma vez que a raiz vegetal contribui para o agravamento da urolitíase, bem como para a formação de cálculos renais. E também a beterraba em grandes quantidades pode causar problemas intestinais, portanto, se você tem tendência a diarréia, deve ingerir os vegetais com mais cuidado.

Entre as propriedades positivas para uma pessoa idosa: melhora a qualidade do sangue, dá energia, remove toxinas e toxinas do corpo.

Características de tomar beterraba cozida

Beterraba cozida, seus benefícios e malefícios para o organismo podem variar dependendo das características da recepção. Você pode usar um vegetal de raiz com vários ingredientes, cada um afetando as propriedades do produto de sua própria maneira. E também o uso de um vegetal depende da presença de doenças crônicas e do resultado desejado. Por exemplo, em uma dieta de beterraba, é recomendado adicionar azeite de oliva às saladas, o que reduz com sucesso o índice glicêmico do produto.

A beterraba deve ser selecionada e fervida corretamente. Devem ser frutas pequenas, cor de vinho. Dependendo do tamanho, leva de 40 a 70 minutos para cozinhar o vegetal de raiz. É melhor verificar a disponibilidade do produto com uma faca ou garfo. Para uma dieta, a beterraba é melhor usada sem temperar com maionese ou creme de leite. A melhor combinação para perda de peso é a beterraba e o kefir com baixo teor de gordura.

Com doenças do trato gastrointestinal

Com gastrite e outros problemas do trato gastrointestinal, você deve usar o vegetal com cuidado e apenas na forma fervida. Uma raiz vegetal crua causa irritação severa. Ao cozinhar, as seguintes regras devem ser observadas:

  • ferver a raiz vegetal na casca;
  • não é recomendável salgar o vegetal;
  • o processo de cozimento pode ser substituído pelo processo de cozimento.

Existem várias receitas que são consideradas ideais para gastrite e outras patologias gastrointestinais:

  1. Pegue um vegetal de raiz, ferva de acordo com todas as regras, depois descasque, corte em cubos pequenos. Adicione ameixas pré-escaldadas, tempere tudo com creme de leite com baixo teor de gordura.
  2. Ferva alguns vegetais (batata, beterraba, cenoura). Todos eles são limpos e ralados, você pode picar finamente, se desejar. E também rale o queijo feta em um prato e tempere com azeite, de preferência azeite de oliva.
  3. Você também pode cozinhar beterraba. Esta é uma sopa à base de raízes de legumes cozidos, também com a adição de ervas, cenouras cozidas, bem como cebolinhas e pepinos.

A sopa é feita fria com kefir ou kvass.

Com o uso correto de um vegetal fervido, o trabalho do estômago é ativado, o trato gastrointestinal é limpo, o colesterol é removido, os intestinos são limpos e as toxinas são removidas. Mas especialistas destacam que na fase de exacerbação de gastrites e úlceras, mesmo a beterraba fervida deve ser consumida em quantidade mínima.

Os benefícios e malefícios da beterraba cozida para o fígado

Limpar o fígado com beterraba cozida em casa é rápido, barato e conveniente. O benefício de um vegetal, nesse caso, é que ele é capaz de normalizar o metabolismo lipídico e remover todas as toxinas, o que facilitará muito o trabalho do fígado e descarregará o órgão. O vegetal contém beatina, o que melhora significativamente o desempenho do fígado.

Mas há condições em que é proibido tirar grandes quantidades de beterraba e, mais ainda, fazer manipulações para limpar o fígado. Estes são urolitíase, exacerbação de gastrite, diabetes mellitus, diarreia crônica. Em qualquer caso, é recomendável que você consulte primeiro um especialista.

Existem algumas receitas simples, mas muito eficazes para limpar o fígado:

  1. Ferva o vegetal de raiz e rale. Role a partir da massa resultante em bolas do tamanho de uma noz. Coma uma colher antes das refeições durante duas semanas.
  2. Sopa de purê de beterraba. Ferva o vegetal de raiz com a adição de cenoura, batata, cebola. Triture todos os vegetais no purê de batata no liquidificador e consuma em três dias, 200 gramas a cada 2-3 horas.
  3. Você pode comer apenas saladas de beterraba, colocando-se em uma dieta adequada, mas neste caso, é recomendável excluir a maioria dos alimentos, incluindo doces, assados, alimentos gordurosos, carnes processadas e gordurosas, todos fritos.

Os especialistas recomendam fortemente que você limpe o fígado após o procedimento de desintoxicação intestinal, pois a eficácia será muito maior.

Benefícios da beterraba cozida com alho

A adição de alho torna o vegetal delicioso e benéfico. Os admiradores desse uso da beterraba estão em todo o mundo há muito tempo.

Um vegetal de raiz com adição de alho tem as seguintes propriedades:

  • a presença de óleo essencial ajudará a se livrar dos resfriados e a fortalecer o sistema imunológico;
  • é um excelente agente anti-infeccioso;
  • a fibra limpa o corpo e melhora a motilidade intestinal;
  • ambos os produtos têm um efeito positivo nos vasos sanguíneos e na atividade cardíaca;
  • tanto a beterraba quanto o alho contêm niacina e muitas vitaminas B.

Como resultado, a combinação de dois produtos úteis para o corpo só pode ter um efeito positivo no funcionamento de todos os órgãos e sistemas.

É possível comer beterraba cozida todos os dias

Beterraba vermelha cozida é útil para quase todos. Mas se você pode comê-lo todos os dias depende de muitos fatores. Em primeiro lugar, pela idade. Crianças muito pequenas com menos de um ano de idade devem receber até mesmo beterraba fervida em quantidades mínimas e somente após consultar um pediatra. Os idosos com certas doenças também não são recomendados para se envolver neste vegetal.

Você pode comer beterraba todos os dias para uma pessoa saudável e adulta. Você não pode se deixar levar pela presença de contra-indicações e exacerbações de patologias gastrointestinais crônicas.E também deve-se ter em mente que, com um intestino fraco, a ingestão diária de beterraba pode causar diarréia.

Quantas beterrabas cozidas são armazenadas na geladeira

Se o vegetal for pré-limpo, ele pode ser armazenado na geladeira por três dias. Mas é importante entender que quanto mais cedo você o usar, mais nutrientes o corpo receberá.

Recomenda-se usar um vegetal de raiz com casca dentro de quatro dias. Caso contrário, não será tão útil. Se um vegetal for cozido em grandes quantidades e você não puder usá-lo imediatamente, é melhor apenas ralar e congelar em porções em um pacote hermético. Em seguida, o prazo de validade é aumentado para dois meses.

Restrições e contra-indicações para tomar beterraba cozida

Em algumas condições e patologias, não é recomendável comer beterraba cozida. Essas restrições incluem:

  • diarréia crônica;
  • pressão baixa constante;
  • diabetes;
  • exacerbação de patologias do trato gastrointestinal com alta acidez;
  • osteoporose;
  • doença urolitíase;
  • reação alérgica;
  • período de lactação.

Por exemplo, com gastrite, a beterraba vermelha pode ser usada, mas apenas até que ocorra uma exacerbação e a acidez aumente.

Conclusão

Beterraba cozida é boa para o corpo humano - isso é um fato comprovado. Mas, como qualquer produto, deve ser consumido na forma certa e com moderação. Em seguida, limpará o fígado, perderá peso e fará a pressão voltar ao normal.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção