Cuidados com a abóbora ao ar livre: beliscar e modelar

A abóbora é cultivada em muitas regiões da Rússia. No entanto, os jardineiros nem sempre prestam a devida atenção a uma operação cuidadosa como beliscar ou formar um arbusto. Enquanto isso, é necessário formar uma abóbora em campo aberto, tal procedimento tem impacto direto não só na quantidade, mas também na qualidade da colheita.

A importância de formar uma abóbora ao ar livre

O crescimento descontrolado da abóbora geralmente leva ao fato de que um grande número de pequenos frutos amadurecem no mato, enquanto a produção de produtos comerciáveis ​​deixa muito a desejar. Uma opção também é possível quando a frutificação não ocorre. Essa situação está longe de ser incomum, especialmente em regiões de clima frio. Isso ocorre porque a planta cresce massa verde ao longo de sua vida, expele muitos brotos e forma um grande número de ovários de frutos. Neste caso, para a postura e amadurecimento de frutos maduros, ele simplesmente não possui nutrientes suficientes.

A formação artificial de um arbusto de abóbora permite que a situação seja corrigida. Nesse caso, o número de brotos é estritamente normalizado e o número necessário de frutos é colocado no arbusto. É na maturação que se gasta a maior parte dos nutrientes recebidos pela planta. Assim, ao formar um arbusto, o jardineiro redireciona os nutrientes para o amadurecimento dos frutos, ao mesmo tempo que limita seu número e bloqueia o crescimento da massa verde pela planta.

Quando dar forma a uma abóbora

Beliscar é a remoção de uma parte do caule acima da fruta definida. Após tal procedimento, todo o suco que a planta gastaria no posterior crescimento do broto irá para o amadurecimento do fruto. Você pode começar a beliscar os cílios da abóbora depois que seu comprimento atingir pelo menos 1 m. O procedimento em si deve ser realizado de manhã cedo, antes do início do calor. Se o dia estiver nublado, o trabalho pode ser feito ao longo do dia.

Como apertar uma abóbora ao ar livre, dependendo da variedade e do tipo

As abóboras distinguem-se por uma grande variedade de variedades e tipos. Existem três grupos principais dessas plantas:

  • Decorativo... Essas abóboras têm uma bela aparência e são usadas para decorar terrenos domésticos, bem como materiais ornamentais e lembranças.
  • Forragem... Cultivado para alimentar animais de estimação.
  • Cantinas... Esses tipos de abóboras são usados ​​para alimentos.

Além disso, as abóboras são subdivididas em função do tempo de maturação, do tamanho da fruta, do comprimento dos cílios e de alguns outros fatores.

Formação de um arbusto em 1,2 e 3 hastes

As variedades de abóboras ornamentais e forrageiras geralmente não são pinçadas, pois neste caso o tamanho e o sabor não importam. Na formação de variedades de mesa, a formação é feita em 1, 2 ou 3 hastes, dependendo do rendimento da variedade, da fertilidade do solo e do clima da região. Nas condições mais desfavoráveis, com nutrição insuficiente do solo e clima ameno, a planta é formada em 1 caule. Para fazer isso, deixe 2 frutas no cílio principal, aperte o caule a uma distância de 4-5 folhas acima da fruta extrema.

Em condições mais favoráveis, pode-se formar uma abóbora em 2 hastes (chicote principal + lado) ou 3 (chicote principal + 2 lados).Neste caso, uma fruta adicional é deixada em cada um dos rebentos laterais. Acima dela, a uma distância de 5 folhas, o caule é pinçado.

O esquema de formação da abóbora em campo aberto é mostrado na figura abaixo.

Como beliscar uma abóbora em campo aberto

As variedades de abóboras não formam cílios longos, por isso muitos jardineiros cultivam essas variedades para economizar espaço no local. No entanto, essas espécies também precisam ser pinçadas. Caso contrário, o arbusto formará um grande número de brotos vazios. A colheita também deve ser normalizada, caso contrário será frutuosa e sem sabor. 3-4 ovários geralmente são deixados por arbusto. Todas as outras flores são removidas, bem como o excesso de brotos laterais.

Um vídeo sobre como pinçar uma abóbora e como fazer uma boa colheita pode ser visto no link abaixo.

Beliscando uma cabaça de escalada ao ar livre

A abóbora é caracterizada por um crescimento intensivo e tamanhos de haste significativos, portanto, muito espaço é necessário para cultivá-las em campo aberto. Em um plantio lotado, os caules costumam estar entrelaçados, o que cria dificuldades adicionais. Quando cultivado de forma rasteira, pode-se formar um melão em 1,2 ou 3 hastes, tudo depende do clima da região e da fertilidade do terreno. Quanto piores as condições, menos brotos e ovários precisam ser deixados.

As abóboras trepadeiras são pinçadas após o tamanho dos ovários dos frutos ultrapassar 10 cm e os caules são esticados de forma a serem direcionados para sul. A abóbora gosta muito de luz e calor, esta orientação permitirá que o arbusto receba mais luz solar.

Importante! Com um número significativo de plantações de abóbora, um experimento pode ser realizado formando arbustos vizinhos de acordo com diferentes esquemas. Assim, será possível escolher o melhor para este site.

A abóbora trepadeira pode ser cultivada tanto rasteira como arbustiva, utilizando suportes naturais ou artificiais: cercas, redes, paredes. A planta é perfeitamente mantida sobre eles com antenas. Com esse método de cultivo, costuma-se formar dois brotos, o principal e o lateral, espalhando-os em direções opostas. Ao mesmo tempo, o princípio geral da formação permanece o mesmo. No chicote principal, restam 2-3 ovários de frutos, no lado - 1. Tendo partido 4-6 folhas deles, eles beliscam.

Depois de pinçada, a planta continuará a se esforçar para acumular massa verde, liberando constantemente brotos laterais - enteados. Eles devem ser completamente removidos imediatamente.

Importante! O amadurecimento das abóboras com este método de cultivo pode quebrar o caule com o seu próprio peso. Para evitar que isso aconteça, as frutas devem ser colocadas em bolsas de malha especiais e amarradas a um suporte.

Outro vídeo sobre como apertar uma abóbora corretamente quando cultivada ao ar livre:

Corte o cuidado depois de beliscar

Depois de remover parte do broto, as seções frescas geralmente não são processadas, elas secam por conta própria. Você também pode espaná-los com terra para minimizar a perda de umidade. Para que a planta receba nutrição adicional, os entrenós dos cílios são borrifados com terra. Isso não só fixa a planta no solo como evita que ela se mova no canteiro sob a influência do vento, nesses locais o caule cria raízes. Debaixo de cada fruta deitada no chão, deve-se colocar um pedaço de espuma ou uma tábua, limitando assim o seu contato com o solo.

Após a formação do arbusto de abóbora, você deve continuar todos os cuidados habituais: regar, capinar, alimentar.

Algumas dicas para jardineiros novatos

Pegar uma abóbora em campo aberto é um evento muito importante. Para obter uma colheita de alta qualidade, você não pode prescindir desse procedimento. Aqui estão algumas dicas para jardineiros novatos para ajudá-lo a evitar erros no trabalho.

  1. Todo o trabalho de formação de uma abóbora só pode ser iniciado depois que os frutos do tamanho de um punho se formem sobre ela.
  2. Pinçar encurta significativamente o período de amadurecimento da fruta.Isso é muito importante para o cultivo de abóboras nas regiões do norte. Para que um verão curto seja suficiente para o amadurecimento completo, em tais regiões a planta é formada em 1 caule, deixando 1-2 frutos nele. Também é possível encurtar o amadurecimento da cultura pelo método de cultivo de mudas, quando não são plantadas sementes em terreno aberto, mas uma planta que já começou a crescer.
  3. Para áreas com climas desfavoráveis, é melhor escolher variedades arbustivas ou fracamente ramificadas de maturação precoce.
  4. Não há necessidade de perseguir a quantidade. Mesmo nas regiões férteis do sul, apenas 3-5 abóboras em um arbusto amadurecem completamente, o resto é pequeno, imaturo e insípido.
  5. É melhor beliscar de manhã cedo. Então as fatias terão tempo de secar antes do final do dia.
  6. Alguns jardineiros deixam 1-2 ovários de frutas "em reserva". Eles serão úteis em caso de morte ou danos à fruta principal. E você pode cortá-los a qualquer momento.
  7. Não há necessidade de ter medo de enterrar os chicotes ou borrifá-los com terra, fixando-os no jardim. Eles sofrerão muito mais dano se estiverem interligados, e então terão que ser desemaranhados.
  8. Os enteados, os brotos extras, as flores desnecessárias devem ser cortados continuamente até a época da colheita, para que não retirem alguns dos nutrientes.
  9. O cultivo de uma abóbora em uma grade ou suporte pode reduzir significativamente a pegada da abóbora. É muito mais conveniente beliscar essas plantas, já que todos os cílios estão à vista.
  10. As redes nas quais as abóboras amadurecidas estão suspensas devem ser giradas periodicamente para que os frutos sejam iluminados pelo sol de maneira uniforme de todos os lados. Isso ajuda a melhorar seu sabor.
  11. Os rebentos jovens e os enteados são normalmente removidos com a mão. Para cortar um ramo grande, é mais conveniente usar um podador de jardim comum.

Conclusão

Formar uma abóbora ao ar livre é bastante simples. Muitos jardineiros esquecem a necessidade de fazer isso, contando com o fato de que a própria abóbora regulará o número de frutos e dará uma boa colheita. Porém, isso só acontece nas regiões do sul, onde o longo verão permite que os frutos amadureçam completamente em condições naturais. Em um clima desfavorável, é improvável obter uma boa colheita sem beliscar.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção