Fertilizantes para cenouras e beterrabas

Cenoura e beterraba são os vegetais mais despretensiosos de se cultivar, então os jardineiros sobrevivem com o mínimo de conjuntos de técnicas agrícolas. No entanto, a alimentação de cenoura e beterraba em campo aberto dá resultados em termos de rendimento, superando os anteriores não só em quantidade, mas também em qualidade.

Fertilizando cenouras

A cenoura é um vegetal muito popular que está presente na nossa mesa todos os dias. Os jardineiros nunca desistem de cultivar cenouras. Em cada parcela da horta, um lugar para canteiros de cenoura é necessariamente alocado.

Cenouras toleram bem solos ácidos, ao contrário da beterraba. No entanto, se os esforços de alimentação não trouxerem resultados, as raízes ficam amargas, então a questão pode ser que o indicador de acidez do solo está muito alto. Então, antes de plantar a raiz, eles desacidificam com giz, cal apagada, farinha de dolomita ou cinza.

Atenção! Você não pode aplicar fertilizantes minerais para cenouras e cal ao mesmo tempo. Os oligoelementos passarão para uma forma inacessível para absorção pelas raízes.

Prepare o solo para o plantio de cenouras com antecedência no outono. Introduz-se estrume bem podre, que melhora a qualidade do solo, formando uma rica camada de húmus. As cenouras adoram argila arenosa fértil e solta. Se o solo não estiver esgotado, as cenouras podem ser cultivadas sem fertilização, no entanto, a colheita estará longe do ideal. Portanto, a alimentação com cenouras é realizada várias vezes por temporada. Normalmente 2 vezes, as variedades tardias podem ser 3 vezes.

Atenção! As cenouras são alimentadas na estação de crescimento apenas com fertilizantes minerais. Visto que a partir da matéria orgânica, as raízes crescem de sabor amargo e de aparência desajeitada, e também são mal armazenadas.

A primeira alimentação das cenouras é realizada após a eclosão das mudas, após 3 semanas. As cenouras crescem bem e frutificam na presença de potássio, magnésio e sódio na dieta. Existem menos requisitos para uma planta conter nitrogênio e fósforo na fertilização.

Por 1 sq. plantações de m são usadas: potássio - 60 g; fosfórico - 50 g, nitrogênio - 40 g de fertilizante.

Na próxima vez, a alimentação com cenouras é realizada 3 semanas após a primeira. Eles usam a mesma composição de fertilizantes minerais, mas o consumo é reduzido pela metade.

Outra opção de fertilização: nitrato de amônio - 20 g, superfosfato - 30 g, cloreto de potássio - 30 g. A mistura é aplicada por 1 m quadrado. m mudas após 3 semanas de seu aparecimento, contando mais 3 semanas, adicionar sulfato de potássio e azofosku (1 colher de sopa. L. por balde de água - 10 l).

Outro esquema alimentando cenouras: um mês após a semeadura, regada com uma solução de fertilizantes de fósforo e potássio. Usar nitroammofos ou nitrofosfato (1 colher de sopa. l), dissolvendo-se em 10 litros de água. Em seguida, as etapas são repetidas após 3 semanas.

As cenouras respondem bem à aplicação de fertilizantes complexos com alto teor de boro, enxofre e sódio: "Kemira-Universal", "Solução", "Outono". Certifique-se de ler as instruções antes de alimentar e proceder de acordo com as recomendações do fabricante.

Para obter mais informações sobre como alimentar as cenouras, veja o vídeo:

Remédios populares

Muitos jardineiros são contra a introdução de produtos químicos sob as plantas. Portanto, eles recorrem exclusivamente à sabedoria popular. O enfeite para cenouras com os fundos disponíveis não requer grandes investimentos financeiros:

  • O chá de ervas de urtiga é preparado 2 semanas antes das atividades de alimentação planejadas. A infusão do chá leva 2 semanas. Uma semana antes da preparação, a infusão para alimentação de cenouras pode ser enriquecida com fermento e cinzas. Ao regar, a infusão é diluída em água na proporção de 1:10;
  • O fermento também pode ser usado como estimulante do crescimento de cenouras, especialmente se as plantas não germinaram bem.100 g de fermento vivo por balde de água, 2 colheres de sopa. eu. açúcar para ativá-los, deixar por 1,5 hora e regar os brotos de cenoura;
  • Ash para a alimentação das cenouras pode ser usada tanto na forma seca, acrescentando antes do plantio no solo ou na forma de uma solução de cinzas: um copo de cinzas para 3 litros de água. Para maior efeito, use água quente ou deixe a solução ferver. Insista 6 horas e regue as cenouras, completando com água pura - 10 litros e adicionando alguns cristais de permanganato de potássio. Com essa alimentação, o conteúdo de açúcar das cenouras aumenta;
  • Uma das maneiras de preparar sementes de cenoura para o plantio pode ser atribuída com segurança aos remédios populares encontrados. Primeiro você precisa preparar a pasta. Para fazer isso, o amido (2-3 colheres de sopa. L.) é mexido em um copo de água fria até ficar homogêneo, a mistura é despejada em uma panela com água quente em um jato fino, mexida e fervida até engrossar. Não é necessário fazer pasta muito grossa, pois será inconveniente de usar. Em seguida, despeje 10 g de sementes de cenoura na pasta, mexa para distribuí-las uniformemente.Esta mistura já pode ser colocada nas ranhuras preparadas com uma seringa grande, saco de confeitar ou recipiente com bico. Kleister é uma espécie de curativo de sementes e facilita o plantio. No entanto, você pode enriquecer a pasta adicionando uma pitada de ácido bórico e fertilizante fosfatado (0,5 colher de chá).

Os remédios populares para alimentar as cenouras são usados ​​pelos jardineiros que se empenham pela pureza ecológica das raízes cultivadas.

Alimentação de beterraba

A beterraba é um vegetal igualmente popular e favorito. É encontrado em cada trama pessoal.

A planta é despretensiosa no cultivo. A beterraba responde bem à alimentação.

O principal tipo de fertilizante para beterraba é orgânico. Eles trazem isso no outono. Estrume fresco é espalhado pelo local e escavado junto com o solo. Talvez alguém ache esta técnica suficiente para fornecer nutrientes às beterrabas. E há um certo grão de verdade nisso.

O estrume é um fertilizante natural natural que é usado tanto quanto uma pessoa cultiva várias culturas. O estrume contém nitrogênio, potássio, fósforo, cloro, magnésia, silício. Uma característica do fertilizante natural é que com o tempo ele se transforma em húmus, que forma húmus, e nenhuma planta cresce sem húmus.

Porém, junto com a introdução do esterco, também vale a pena enriquecer o solo com fertilizantes à base de potássio e fósforo, pois o esterco tem uma composição extremamente desequilibrada. O tipo moderno de fertilizante "Outono" é aplicado 50 g por 1 m quadrado. m de solo. Contém, além de potássio e fósforo, cálcio, magnésio e boro. Apesar do nome, o fertilizante é mostrado para ser aplicado sob a beterraba e no verão, período de frutificação. Então, uma boa colheita é colocada. Taxa de aplicação: não mais do que 30 g por m². m plantações de beterraba. É mais conveniente colocar nas ranhuras ao longo das filas. Então você precisa regar bem.

A própria planta vai lhe dizer sobre a falta de qualquer nutriente por sua aparência:

  • O fósforo é especialmente importante para a beterraba. Você pode determinar o que está faltando neste elemento pela aparência das folhas. Se houver folhas completamente verdes ou, inversamente, completamente cor de vinho, podemos dizer com segurança que as beterrabas não têm fósforo.
  • Acontece também assim: o jardineiro sabe que desde o outono se aplica fertilizante, mas ao crescer, com base em sinais externos, conclui que ainda não há fósforo suficiente. O motivo é o seguinte: devido ao aumento da acidez do solo, o fósforo está em uma forma inacessível para assimilação pela beterraba. Para a Rússia central, o fenômeno não é incomum. O problema é eliminado com a introdução de cal apagada, farinha de dolomita no outono;
  • Se a planta tiver falta de potássio, as folhas ficam amarelas na borda e começam a enrolar;
  • A falta de um macroelemento como o nitrogênio se manifesta no amarelecimento e na morte das folhas, as placas das folhas recém-crescidas são pequenas. Com uma quantidade excessiva de nitrogênio na beterraba, copas abundantes crescem em detrimento da parte subterrânea da fruta;
  • A falta de boro leva ao apodrecimento do núcleo da raiz vegetal.As folhas ficam amarelas, manchas acastanhadas são formadas nelas. A planta morre. A situação pode ser rapidamente corrigida pela alimentação foliar de beterraba com boro;
  • A falta de zinco, ferro, molibdênio leva à clorose foliar. A lâmina foliar é destacada e as nervuras permanecem verdes;
  • Se a beterraba carece de magnésio em sua dieta, as folhas começam a amarelar pela borda. O problema pode ser resolvido se a pulverização foliar com sulfato de magnésio for realizada;
  • Com a falta de cálcio, a planta fica para trás no crescimento, as folhas escurecem e se enrolam.

Para evitar a escassez de qualquer nutriente, use fertilizantes complexos.

Durante a estação de crescimento, é recomendado alimentar as beterrabas 2 vezes. A primeira vez - após o surgimento de mudas em cerca de 10-15 dias. São introduzidos fertilizantes com potássio e fósforo, bem como fertilizantes com nitrogênio.

Os fertilizantes potássicos com fósforo incluem:

  • Nitrophoska (potássio, fósforo, nitrogênio). Consumo de fertilizantes: 50 g por 1 sq. m plantações de beterraba;
  • Nitroammofoska (potássio, fósforo, nitrogênio, enxofre). 40 g por 1 sq. m - taxa de aplicação;
  • O cloreto de potássio e o superfosfato são introduzidos da seguinte forma: sulcos são feitos ao longo da fileira da beterraba, em ambos os lados das plantas, com 4 cm de profundidade. O cloreto de potássio é colocado de um lado e o superfosfato do outro, de acordo com a norma de 5 g de cada tipo de fertilizante por 1 m Em seguida, os sulcos são cobertos com solo e bem regados.
  • O complexo de alimentação "Kemir" para beterraba provou-se bem. Além dos nutrientes básicos: fósforo, potássio e nitrogênio, contém boro, enxofre, cálcio, manganês, ferro, cobre, zinco. Devido aos microelementos, o amadurecimento da beterraba é mais rápido, as raízes têm bom gosto, teor de açúcar, as plantas resistem às intempéries.
Atenção! A beterraba é capaz de armazenar nitratos. Portanto, não abuse da fertilização com nitrogênio.

A segunda alimentação durante o desenvolvimento das culturas de raízes. Nitrato de amônio e superfosfato são introduzidos.

Se você não quiser alimentar a beterraba com fertilizantes minerais, você pode despejar chorume ou infusão de fezes de frango. A infusão é diluída com água limpa na proporção de 1:10 e regada com uma solução, consumindo 1 litro por metro de linha de beterraba.

Remédios populares

Os principais oponentes do uso de fertilizantes minerais podem usar receitas populares para a alimentação de beterraba:

  • Acontece que a beterraba fica amarga ou insípida. Os jardineiros sabem como evitar este problema e obter uma colheita de raízes suculentas. Usando uma solução simples de sal de mesa (1 litro de água, 1 colher de chá. Sal) para regar cada planta na primeira quinzena de agosto.
  • As cinzas são ricas em potássio, cálcio, fósforo. Tudo o que a beterraba precisa está nas cinzas. As cinzas são alimentadas após a emergência dos brotos e na fase inicial de formação das raízes. Pode ser aplicado a seco, em ranhuras preparadas entre filas. Mas é muito mais eficiente usar uma solução de cinzas. Para as complexidades do uso de cinzas, veja o vídeo:
  • O chá de ervas é um suplemento eficaz e acessível para beterraba. Preparado a partir de ervas daninhas obtidas durante a sacha. Para 2 volumes de grama, é usado 1 volume de água. A mistura é infundida por 2 semanas, depois diluída 1:10 e regada com raízes.

Os remédios populares para a alimentação de beterraba não são de forma alguma inferiores aos minerais adquiridos.

Conclusão

Beterraba e cenoura são os vegetais de raiz favoritos de todos. Cozinhar os pratos favoritos de todos não pode prescindir deles: borscht rico, arenque sob um casaco de pele e outras saladas variadas. As tarefas de verão no jardim proporcionam deliciosos vegetais de raiz. Apoie suas plantas com cobertura e elas o recompensarão com uma colheita decente.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção