Tomates determinantes e indeterminados

Uma grande variedade de variedades e híbridos de tomates cria certas dificuldades para o jardineiro na escolha do material de semente certo. Na embalagem colorida, você pode encontrar toneladas de informações publicitárias sobre como os tomates são saborosos, grandes e doces e muito mais. No entanto, além das definições que são compreensíveis para todos, existem termos que são difíceis para muitos produtores de hortaliças. Considere, por exemplo, a definição de variedades de tomate determinantes e indeterminadas encontrada em cada embalagem de sementes. O que é e como essas culturas diferem, vamos tentar descobrir.

O que são tomates indeterminados

Um conceito como o de variedades indeterminadas de tomate diz, antes de mais nada, que a cultura é alta. Traduzido, esta palavra significa "sem limitação". É claro que o mato não pode crescer indefinidamente. Normalmente, o caule da planta cresce de 1,5 a 2 m de altura. Uma exceção podem ser os tomateiros, atingindo uma altura de 6 m. Um exemplo notável é a variedade "Sprut". A cultura possui forte ramificação e sistema radicular desenvolvido. Esses tomates são capazes de trazer safras generosas na estufa e no jardim, mas raramente são cultivados em casa devido ao seu grande tamanho. Na maioria das vezes, a preferência é dada a culturas indeterminadas, até 2 m de altura.

Muito lucrativo tomates indeterminados crescer em uma estufa. Nessas condições, a estação de crescimento da cultura dura pelo menos um ano e às vezes mais. Os tomates "Bull Heart" e "De Barao" são considerados uma das variedades de estufa mais populares. Tendo decidido adquirir tomates indeterminados, é preciso estar pronto para a construção de treliças. Os caules longos devem ser amarrados. A segunda preocupação será a retirada dos brotos, ou seja, beliscar. Se você ignorar o beliscão, muitos galhos desnecessários crescerão do caule principal. Eles criarão apenas esplendor para o arbusto, e o ovário será pequeno.

Importante! A primeira inflorescência de tomates indeterminados é colocada após o crescimento de 9 a 12 folhas maduras. Todas as inflorescências subsequentes são formadas após 3 folhas.

Dependendo da variedade, os tomates indeterminados são capazes de produzir até 45 cachos com mais tomates em cada. Na maioria das vezes, os arbustos altos são formados com uma haste, mas também são permitidos dois pedaços. O segundo método de formação é mais aceitável para cultivo em estufa em solo bem fertilizado.

O cultivo de tomates indeterminados em uma estufa é justificado pelos benefícios econômicos. Ao usar um mínimo de área, você pode obter uma grande colheita. As plantas são plantadas a uma taxa de pelo menos 30 cm2 camas para 1 arbusto.

Conselho! O padrão de pouso ideal é um padrão xadrez. As plantas são plantadas em linhas, a distância entre as quais é de 70 cm. O passo ideal entre os próprios arbustos em uma linha é de 50 cm.

O que são tomates determinantes

Recurso tomates determinantes - esta é a baixa estatura dos arbustos. Normalmente a planta não ultrapassa 70 cm, o arbusto forma até 5 escovas, sendo que a primeira é amarrada após o crescimento de 6 folhas inteiras. Todas as inflorescências subsequentes são colocadas em 2 folhas. Após o ovário das últimas 5 escovas, a planta para de crescer. Os tomates determinantes são mais procurados pelos jardineiros e podem ser cultivados em quase todas as condições.

Conselho! Tomates de jardim determinantes são mais adequados para produtores que vivem em regiões temperadas. Melhor se estes forem tomates regionais.

O cultivo em estufas de determinados tomates é típico em regiões frias. Às vezes plantado subdimensionado colheitas em estufas no sul, mas uma quantidade muito pequena, e apenas para o seu próprio interesse. A maioria das variedades determinantes funciona sem beliscar, e há tomates que precisam remover o excesso de brotos. Quanto à liga, os arbustos convencionalmente subdimensionados não requerem este procedimento. Mas se a planta atingiu 70 cm de altura, certamente cairá ao solo com o peso dos frutos. Para um cultivo limpo e para evitar o apodrecimento dos tomates, é melhor amarrar o arbusto a uma estaca de madeira.

Variedades de variedades determinantes

Então, descobrimos as variedades determinantes, agora é hora de se familiarizar com suas variedades. O fato é que os tomates de baixo crescimento são divididos em várias subespécies:

  • Tomates semideterminantes em altura, as plantas são frequentemente confundidas com culturas indeterminadas, uma vez que os arbustos podem atingir 1,5 m de altura. No entanto, a cultura reteve características determinantes e indeterminadas e é o elo do meio. Em uma planta semideterminada, a primeira inflorescência é formada após o crescimento de 7 folhas. Todos os subseqüentes aparecem após 2 ou 3 folhas. O arbusto pode formar até 11 escovas.
  • Tomates superdeterminados foram desenvolvidos para rendimentos muito precoces. Os frutos amadurecem juntos em cerca de 50-60 dias, após o qual um novo ovário não é formado. As inflorescências aparecem na planta a cada 2 folhas. A cultura forma 4 escovas, após as quais cessa o seu crescimento.
  • O próximo subgrupo é representado por tomates super-superdeterminantes. Isso inclui tomates de amadurecimento super precoce e plantas superanãs. A primeira inflorescência é formada após o crescimento de 5 folhas inteiras. Todas as inflorescências subsequentes aparecem através da folha. Duas escovas são formadas ao mesmo tempo sob uma folha. O crescimento do caule pára após a colocação de quatro inflorescências.
  • Os tomates padrão são determinados por uma forte estrutura do caule principal com um arbusto desenvolvido. Uma planta poderosa de baixo crescimento é capaz de resistir a toda a safra sem estar amarrada a estacas.

Todas essas subespécies pertencem a tomates determinantes, e é bastante difícil para uma pessoa inexperiente distingui-los.

Encontrando a diferença entre tomates determinantes e indeterminados

Então, descobrimos as definições básicas, agora resta descobrir com mais detalhes qual é a diferença entre tomates determinantes e análogos indeterminados. Para referência visual, na foto à esquerda você pode ver uma cultura determinante, e à direita você pode ver um tomate indeterminado. Qual escolher para o seu site depende do propósito da colheita futura.

A principal característica das safras indeterminadas é o longo período de frutificação. Os tomates não amadurecem bem e podem ser colhidos ao longo da temporada. Uma planta é capaz de produzir a partir de 10 kg de frutas por temporada e mais. No entanto, você terá que trabalhar duro com plantas altas. A plantação de gramíneas e o corte das folhas inferiores são necessários durante a estação de crescimento.

Tomates determinantes com um rendimento médio da altura do arbusto mais cedo. Os frutos amadurecem juntos. A planta geralmente é formada por dois caules e amarrados apenas uma vez. Em vez de uma treliça, basta cravar uma estaca de madeira no chão. Quando cultivada em casa de vegetação, a planta não cria matagais abundantes e é capaz de dar até 10 kg de frutos. Primeira colheita de tomates padrão disponível em junho. Essas plantas podem até ser cultivadas em vasos de flores. Mas não é preciso contar com grandes safras. A cultura padrão só dá frutos uma vez.

Vamos descobrir qual é a principal diferença entre esses dois tipos de tomate e por quais sinais você pode distinguir as plantas dos primeiros dias de vida:

  • As culturas começam a apresentar diferenças estruturais já 4 dias após o surgimento dos brotos. As diferenças são determinadas pelo joelho cotiledonar. Em um determinado broto de tomate, o joelho tem um comprimento de 1 a 3 cm.O comprimento do joelho de um tomate indeterminado é de 3 a 5 cm, porém, com pouca luz, o broto pode esticar e será difícil determinar se ele pertence ao grupo.
  • Nas mudas cultivadas, você pode determinar a pertença pela localização da inflorescência. Em uma cultura determinante, a inflorescência aparece sob 6 ou 7 folhas, e em um tomate indeterminado, a primeira inflorescência é colocada sob 9–12 folhas.
  • Após o aparecimento de vários pincéis, é difícil determinar a pertença de uma planta adulta a um determinado grupo. Isso se deve às diferentes condições de cultivo. A maneira mais segura de determinar é contar o número de folhas entre os cachos: uma variedade indeterminada - 3 folhas, uma variedade determinante - menos de 3 folhas.

Ainda é possível distinguir uma planta adulta indeterminada pelo broto que não termina imediatamente após a escova. Essa estrutura com um rebento limitado após a escova é característica de determinados tomates. No entanto, se o enteado foi beliscado após a escova em um tomate alto, você pode estar enganado aqui. Para confiabilidade, é ainda melhor contar as folhas.

Importante! Agora, novas variedades altas pertencentes ao grupo determinante foram cultivadas, bem como, ao contrário, culturas padrão de baixo crescimento pertencentes ao grupo indeterminado. Ao comprar sementes, você precisa estar atento a isso.

O vídeo mostra tomates determinantes e indeterminados:

Conclusão

Ou seja, em princípio, todas as diferenças entre tomates determinantes e indeterminados. Deixe o horticultor decidir qual delas escolher para cultivar em seu local, levando em consideração as condições climáticas de sua região, a escolha do local de plantio, a finalidade da colheita e outros fatores.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção