Tomate siberiano de maturação precoce

A variedade de variedades de tomate está em constante crescimento e às vezes é difícil para os residentes de verão decidirem sobre a escolha de uma variedade para cultivo. Entre as variedades precoces, destaca-se Tomate siberiano precoce, que cresce com sucesso em áreas de cultivo de risco. Essa capacidade torna a variedade popular entre os jardineiros nas regiões norte e na faixa do meio. É cultivado tanto em campo aberto como em abrigo de filme ou em estufas. O rendimento não varia significativamente com o tipo de solo, portanto a variedade é valorizada por suas características. Para que a escolha não decepcione, você precisa se familiarizar com a descrição do tomate de maturação precoce da Sibéria.

Descrição

Pelo tipo de desenvolvimento e crescimento, a variedade de tomate é determinante. Este é o nome dos tipos de tomate que não crescem constantemente, mas a certa altura param de crescer. A parte aérea da planta já não se desenvolve, de modo que a altura do arbusto fica na cota de 40-80 cm, o que possibilita o cultivo de tomate mesmo em estufas de teto baixo. Os comentários dos jardineiros sobre as características do tomate de amadurecimento precoce da Sibéria, cultivado em solos diferentes, são ligeiramente diferentes. Em estufas, as primeiras inflorescências no arbusto são formadas sobre 9 a 10 folhas e as próximas após 1 a 2 folhas.

A altura do caule de uma planta adulta varia de 53 a 95 cm. 1,2 kg de tomates amadurecem em um arbusto, por 1 m². metro de área, você pode coletar até 10 kg de frutas.

Em campo aberto, os indicadores mudam ligeiramente. A formação da primeira inflorescência ocorre mais cedo - acima de 6-8 folhas, o resto é formado após 1-2 folhas. A altura do caule principal é menor do que a das plantas que crescem em uma estufa - de 30 a 50 cm. 600 gramas de tomate são colhidos de um arbusto e 7 kg de 1 metro quadrado. Avaliações de residentes de verão sobre a produção do tomate siberiano primitivo são confirmadas por fotos de plantas na época da frutificação.

A lista das principais características e descrição da variedade de tomate de maturação precoce da Sibéria deve começar com o aparecimento da planta.

Os arbustos de tomate não são altos, não requerem ligas e modelagem. A forte folhagem dos caules é outra característica distintiva da variedade. As folhas da planta são verdes e de tamanho médio. Esta variedade de tomates não forma um fuste.

De acordo com o período de maturação, pertence ao tomate de maturação precoce. Os tomates podem ser colhidos 120-130 dias após o aparecimento dos primeiros rebentos.

Os frutos são redondos, ligeiramente nervurados e grandes. A massa de um tomate chega a 110 gramas.

Têm um aroma agradável e são tomates universais. Os tomates são deliciosos, ótimos para saladas e pratos quentes, assim como qualquer tipo de preparo. Têm a pele densa, por isso não racham com o sal, e também toleram transporte com alta qualidade. Avaliações sobre o sabor dos tomates de amadurecimento precoce da Sibéria são muito diferentes. Alguns jardineiros falam muito bem das frutas, outros consideram seu sabor comum e normal. Mas isso não diminui a dignidade da variedade de maturação precoce.

Parâmetros importantes são a resistência do tomate a doenças e infestações de pragas. A variedade é bem resistente ao TMV (Tobacco Mosaic Virus). A variedade tem uma resistência média a outras doenças do tomate, mas está sujeita a danos por manchas pardas.

O tomate siberiano de maturação precoce terá uma descrição incompleta, se não mencionar o rendimento simultâneo da colheita, o que é muito valioso para regiões com clima instável. Mesmo que haja muito mais frutas do que o planejado, você não precisa se preocupar com o armazenamento - o suco ou o molho de tomate acabam sendo maravilhosos com eles.Portanto, a descrição e os comentários sobre o tomate de maturação precoce da Sibéria sempre contêm uma menção a essa qualidade da variedade.

Mas se você precisa manter as frutas por mais tempo, elas devem ser colocadas em caixas em fileiras bastante densas e o recipiente deve ser bem fechado.

Importante! Os tomates devem estar secos e com haste para cima.

O cumprimento desses requisitos simples manterá a colheita do tomate por 2 meses.

Entre as desvantagens do tomate siberiano de amadurecimento precoce, de acordo com as avaliações dos residentes de verão, eles distinguem a característica de não serem competitivos com as espécies modernas. Alguns consideram a variedade moralmente obsoleta e preferem escolher novas variedades. Mas os jardineiros experientes acreditam que os principais indicadores - rendimento e resistência às mudanças climáticas - cobrem essas pequenas desvantagens. A partir de um metro quadrado de área de plantio, a variedade dá até 10 kg de tomates lindos e uniformes.

Técnicas e dicas de cultivo

Esta variedade de tomates é cultivada tanto em estufas como em campo aberto. Mas, em qualquer caso, as mudas são preparadas a coberto.

É importante saber que quando cultivados em casa de vegetação, os frutos amadurecem menos. E com um bom cuidado ao ar livre, a colheita consiste em tomates grandes, quase do mesmo tamanho. Além disso, os frutos não racham e mantêm sua apresentação por muito tempo.

Se estiver planejado o cultivo de tomates em uma estufa, as sementes devem ser semeadas no final de março ou início de abril. Eles são pré-temperados e processados. O pré-tratamento é feito com desinfetantes, é bom adicionar antifúngicos para proteger as mudas de tomate de contaminações infecciosas. A profundidade de plantio das sementes no solo não deve ser inferior a 1 cm Antes da semeadura, o recipiente deve ser desinfetado e preparada a mistura de solo. Também é tratado com drogas desinfetantes e aquecido para destruir a microflora patogênica. Após a semeadura, o solo é regado regularmente, aguardando o surgimento dos brotos.

Importante! As sementes da variedade de tomate de amadurecimento precoce da Sibéria brotam bem, então os jardineiros não têm problemas para obter mudas.

O principal é comprar sementes de tomate de produtores de confiança para ter tranquilidade quanto à qualidade da semente. Os cuidados adicionais incluem a rega regular das mudas e alimentação. Assim que duas folhas verdadeiras se formam, as mudas de tomate mergulham. Para o cultivo em estufas, é necessária uma liga de arbustos de tomate em suportes verticais.

As mudas são transplantadas para o campo aberto no final de maio ou início de junho, dependendo das condições climáticas. A idade das mudas nessa época deve ser de 55 a 65 dias. Um solo leve, ligeiramente ácido e com pouca umidade favorece a variedade. No plantio de mudas, deve-se adicionar superfosfato (10 g) em cada poço. O padrão de plantio ideal é 50 x 35 cm, onde o segundo valor é a distância entre as linhas.

Em campo aberto, os arbustos de uma variedade de maturação precoce requerem a formação de três caules. De acordo com as avaliações de cultivadores de vegetais experientes, o tomate de maturação precoce da Sibéria tem outra característica útil. A variedade dispensa o beliscão, pois nos tomates determinantes, o caule principal termina com uma escova de frutas. A remoção de enteados pode levar a uma diminuição na formação de frutos e na produção do arbusto.

É melhor regar as plantas à noite e tomar água morna.

Os principais cuidados que precisam ser prestados devem ser atentados para permanecerem cobertas, afrouxamentos e capina de plantios.

Dicas de controle de pragas e doenças

As informações mais confiáveis ​​sobre as características da variedade de tomate de amadurecimento precoce da Sibéria são as avaliações dos jardineiros. Eles argumentam que a planta raramente fica doente, mas você ainda tem que enfrentar alguns problemas:

  1. Morte tardia. Nesse caso, fungicidas ou uma solução de cloreto de sódio (10%) virão em socorro.
  2. A podridão é cinza. Para o tratamento desta doença, são selecionados fungicidas e preparações de triazóis.
  3. Alternaria e Fusarium. O tratamento com fungicidas é mostrado.

Os inseticidas são usados ​​para controlar pragas. Para tomates de amadurecimento precoce, o perigo é representado por um urso, pulgão, mosca branca (especialmente em uma estufa), verme e nematóide.

Testemunhos

Avaliações de agricultores que cultivam tomates precoces da Sibéria e fotos de plantas:

Sergey Vasiliev, Cidade de Novosibirsk
Tenho cultivado a variedade em meu site há vários anos. Satisfeito com sua confiabilidade e boa colheita. Frutos de bom gosto, fortes, não quebram. Muito bom para salgar. Em todos os aspectos, os tomates são adequados para toda a família, portanto, não considero a variedade moralmente obsoleta.

Elena Pakhaneeva, Saratov
Eu gosto da variedade, eu próprio cultivo as mudas. A resistência do tomate ao frio ajuda muito, é bacana na nossa região. Portanto, você pode obter uma colheita em tais condições apenas de uma variedade confiável. Gosto do sabor das frutas, são muito fortes na salga.

A única desvantagem é que o amadurecimento precoce da Sibéria pode apresentar manchas marrons e requeima. Mas, eu tomo medidas preventivas com antecedência e administro com pequenas perdas.

Para consolidar o material, assista a um vídeo útil sobre o assunto:

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção