Espargos Arzhentelskaya: crescendo a partir de sementes, comentários

Os espargos são uma das hortaliças mais saborosas, saudáveis ​​e caras. Ao mesmo tempo, todo jardineiro pode desenvolver uma curiosidade tão valiosa em um canteiro de jardins. Existem muito poucas variedades divididas em zonas para a Rússia; o aspargo Arzhentelskaya é considerado, com razão, o mais comum.

Descrição dos espargos Argentelle

O aspargo Arzhentelskaya foi inscrito no Registro do Estado da Federação Russa em 1949. O criador foi a empresa Russian Seeds. Ela é cultivada há 70 anos na Rússia e países vizinhos.

Uma planta adulta atinge uma altura de 2 m. A variedade é caracterizada pela resistência ao frio: graças ao seu poderoso sistema de raízes, os aspargos Arzhentelskaya são capazes de resistir a geadas de até -30 ° C. A variedade é de maturação precoce, com sabor alto, pouco exigente para cuidar. Os rebentos são finos, brancos como a neve, até 1 cm de diâmetro, com polpa de cor creme com uma tonalidade ligeiramente amarelada. Asparagus Argentalea tem flores masculinas e femininas. As sementes da cultura amadurecem em agosto.

As desvantagens da variedade Arzhentelskaya incluem: baixo rendimento e vida útil curta. Além disso, quando a colheita é atrasada, os aspargos tornam-se rapidamente grossos e tornam-se verdes com uma tonalidade roxa.

Importante! O aspargo é uma cultura perene capaz de produzir safras por cerca de 20 anos.

Cultivo de espargos brancos Argentel a partir de sementes

Uma das maneiras de obter novas mudas de espargos Argentelle é a propagação com a ajuda de sementes.

Por causa da taxa de germinação muito baixa da semente, é preferível cultivar aspargos por meio de mudas em vez de semear diretamente no solo.

Para "acordar" as sementes e amolecer a densa casca, elas são embebidas em água derretida aquecida a 35 ° C por 2 a 3 dias. Para melhorar o efeito, um compressor de aquário é usado. As bolhas de ar ajudam as sementes de aspargos Argentelle a "acordar".

O material de plantio assim preparado deve ser envolvido em um pano úmido umedecido com estimulador de enraizamento (por exemplo, Emistim-M) e colocado em um saco plástico, previamente feito vários furinhos. Guarde a bolsa em um local aquecido. As sementes de aspargos Argentelskaja são ventiladas e hidratadas periodicamente. Em vez de estimulantes industriais, é permitido usar remédios populares, como suco de aloe vera ou ácido succínico.

As primeiras raízes aparecerão não antes de 6 a 7 semanas. Portanto, as sementes são embebidas em fevereiro, pois pelo menos 3 a 3,5 meses se passam desde o início do preparo da semente até o plantio no solo.

Os melhores recipientes para o cultivo de espargos argentinos são cassetes ou copos plásticos. Antes do uso para desinfecção, eles devem ser tratados com qualquer solução de uma preparação química ou mantidos sobre o vapor.

A composição do solo para o cultivo de mudas de aspargos Argentelska inclui grama, areia, composto e turfa, em quantidades aproximadamente iguais. Para evitar o aparecimento de doenças fúngicas, o solo é regado com água a ferver com adição de permanganato de potássio e para a sua prevenção adiciona-se cinza de madeira, giz ou carvão ativado na quantidade de 10 g por 2 litros de solo. Após o resfriamento completo, a mistura de solo é colocada em xícaras e cassetes. Para escoar o excesso de água, são feitos furos no fundo dos recipientes com um prego quente.

As sementes de espargos Argentelskaya são plantadas a uma profundidade de 1 a 1,5 cm, depois os recipientes são tapados com vidro ou folha metálica e mantidos a uma temperatura de 25 ° C até o aparecimento dos rebentos. Para evitar o aparecimento de condensação, as culturas são arejadas diariamente e o vidro é virado.

Quando as mudas emergem, as mudas de aspargos Argentel devem ser movidas para mais perto da luz. No entanto, não o colocam no parapeito da janela, pois a luz forte não é necessária para as mudas, e os vidros frios e o frescor que vem deles podem prejudicar as plantas frágeis.

Quando as mudas da variedade Arzhentelskaya crescem um pouco e atingem 8 - 9 cm, podem murchar, pois não são capazes de suportar seu próprio peso. Para evitar isso, é recomendável instalar pequenos suportes. No entanto, isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar as raízes frágeis das plantas. Alternativamente, uma tela é puxada de cima, o que não permitirá que as mudas jovens caiam.

Neste momento, recomenda-se alimentar os aspargos Argentelskaya com qualquer um dos fertilizantes complexos para as hortaliças. Isso permitirá que as árvores fofas cresçam mais fortes e estimule seu crescimento.

À medida que as mudas de espargos Argentelskoy amadurecem, o cuidado é reduzido para manter o solo úmido e soltá-lo ligeiramente. Como acontece com todas as plantas, os aspargos são atraídos para a luz do sol. Portanto, a cada 4 - 6 dias, o recipiente com as plantas é girado 90 °. Para não se confundir, recomenda-se fazê-lo no sentido horário.

Se as sementes de aspargos Arzhentelskaya foram originalmente plantadas em uma caixa comum, então, ao atingir a altura de 15 cm, elas são mergulhadas em xícaras individuais. É importante realizar este procedimento o mais cuidadosamente possível, sem danificar as raízes: caso contrário, as plantas muito frágeis podem não criar raízes.

Após 3,5 meses, as mudas de aspargos Argentelskoy estão prontas para o plantio no solo. No início de junho, atinge 30 cm de altura e começa a ramificar.

Para evitar a morte de plantas jovens por causa dos ventos e da luz solar direta, elas são endurecidas antes do plantio em terreno aberto.

Importante! Durante o período de endurecimento, as mudas são regadas diariamente, pois o torrão de terra seca rapidamente por ficar ao ar livre em pequenos recipientes.

O cultivo de aspargos, incluindo a variedade Arzhentelskaya de sementes, é apresentado em detalhes no vídeo:

Plantando e cuidando de espargos Argentelle ao ar livre

O canteiro onde os espargos Arzhentelskaya crescerão é escolhido em uma área ensolarada. Para proteger as plantas das rajadas de vento do lado da zona de vento predominante, a uma distância de 2 m das plantações, é necessário criar uma cortina de milho ou sebes: tais mudas de mudas frágeis serão protegidas de correntes de ar e , ao mesmo tempo, não sombreado.

Preparação de material de plantio e local

Solo nutritivo, mas denso o suficiente, não é adequado para o cultivo de espargos Arzhentelskaya. Em solo argiloso ou argiloso, o rendimento de brotos suculentos não pode ser obtido. A planta precisa de um solo nutritivo com boa aeração.

Importante! Um leito elevado e drenagem evitarão a estagnação da água na zona da raiz e protegerão as plantas de aspargos Argentelle do alagamento e da morte.

No outono, no local dos futuros canteiros, é necessário cavar uma trincheira de 35 a 40 cm de profundidade. Os galhos cortados das árvores cortadas são colocados no fundo, que servem de drenagem, e em processo de posterior decomposição - como complemento Comida. Em cima é despejado solo, constituído de turfa, composto, húmus, turfa e areia na proporção de 2: 2: 2: 1, respectivamente.

Na primavera, o solo é solto, um fertilizante complexo é aplicado e uma crista é formada com uma altura de 12 - 15 cm.

Regras de pouso

Para facilitar a extração do recipiente, as mudas de aspargos Argentelskoy são regadas preliminarmente, várias horas antes do plantio.

Com cuidado, retire a planta do recipiente e encurte as raízes em 3-4 cm, cortando a "franja" do coma de terra. Os furos preparados são regados com água morna decantada e as mudas são cuidadosamente plantadas em local permanente.

Importante! Considerando que os aspargos de Arzhentelskaya crescerão em um lugar durante 20 anos, precisa fornecer a área nutricional necessária. As mudas são plantadas a uma distância de 1,5 m entre linhas e 0,6 m entre plantas.

Como o aspargo Arzhentelskaya cresce lentamente nos primeiros anos e ocupa muito espaço de plantio, para economizar espaço, ele é compactado com cebola, rabanete, vagem e outras safras que são plantadas no corredor.

Regar e alimentar

Apesar do aparente capricho da cultura exótica e do medo dos jardineiros de que ela exija uma abordagem especial, a planta é absolutamente despretensiosa. Cuidar dos espargos Argentelska não é nada difícil.

Desde os primeiros dias de plantio de mudas de espargos e durante 2 semanas, a rega é realizada diariamente. Então - a cada 3 - 5 dias, dependendo do clima. A norma da água é 0,6 - 0,8 litros de água por arbusto. O solo para a variedade Arzhentelskaya deve ser sempre mantido úmido. No entanto, o alagamento do solo deve ser evitado, pois isso tem um efeito prejudicial para a planta.

Mudas de espargos Argentelska devem ser regadas apenas nas primeiras 2 a 3 temporadas. Durante este tempo, eles têm um sistema de raízes poderoso que penetra profundamente no solo, após o qual os aspargos podem se fornecer umidade de forma independente.

A rega será necessária apenas durante o calor forte e prolongado e quando os brotos estiverem maduros.

Importante! A falta de umidade durante a formação dos rebentos os tornará impróprios para o consumo humano, ásperos e de sabor amargo.

Para os aspargos Arzhentelskaya, a irrigação por gotejamento é considerada a melhor. Além de não formar uma crosta na superfície do solo, penetra melhor nas raízes, que são muito profundas na planta adulta.

Na primavera, quando o aspargo Argentel'skaya acorda e começa a ganhar massa, ele precisa especialmente de nitrogênio. Os fertilizantes minerais (nitrato de amônio, ureia) são aplicados na forma de solução na proporção de 20 g por 10 l de água. Os fertilizantes orgânicos são diluídos em água na proporção de 1:15 e 1:20, respectivamente. O curativo de cobertura é realizado 2 a 3 vezes com intervalos de 2 a 3 semanas.

No meio do verão, um fertilizante complexo é usado para alimentar Arzhentelskaya. No outono - fósforo e potássio. O último curativo da estação é aplicado seco, distribuindo-o uniformemente sobre o canteiro e levemente cravado no solo, após o que a planta é regada. Como alternativa aos fertilizantes minerais, podem ser utilizadas cinzas de madeira.

Como você pode ver na foto, o aspargo Arzhentelskaya é uma planta poderosa, por isso precisa ser alimentada durante todo o período de crescimento.

Hilling

Para obter delicados brotos branqueados de aspargos Argentelskaya, a planta deve ser amontoada à medida que cresce. Além disso, o amontoado irá desacelerar a transformação do crescimento jovem em um caule resistente que não pode ser usado para alimentação.

Poda

Os espargos não requerem cuidados especiais. Ao formar um arbusto, a planta é cortada no caso de:

  • o uso de brotos tenros para fins alimentares;
  • remoção de ramos doentes e danificados;
  • antes do inverno.

Os espargos parecem muito bons como um complemento aos buquês. No entanto, a poda pesada pode enfraquecer o arbusto, portanto, tome cuidado ao fazer isso.

Preparando-se para o inverno

O Asparagus Arzhentelskaya tem boa resistência à geada. A variedade cresce até nos Urais e na Sibéria. No entanto, para proteger as raízes do congelamento, a cultura deve ser coberta para o inverno.

Todos os ramos doentes e amarelados devem ser removidos primeiro. Em seguida, amontoe a planta, formando montículos de 25 a 30 cm de altura.De cima - cubra com ramos de abeto ou material de cobertura, como fibra agrícola ou estopa.

Na primavera, a uma temperatura estável acima de zero, o material de cobertura é removido das plantas.

Colheita

A primeira safra de aspargos Argentelle é colhida apenas no terceiro ano de vida da planta. Nesse período, o arbusto formou de 10 a 12 brotos. No entanto, apenas 1 - 3 pode ser usado para fins alimentares.Os novos caules são quebrados ou cortados a uma altura de 3 cm do nível do solo.Depois disso, o aspargo é batido.

Em plantas adultas, os brotos são cortados por 30 a 45 dias. A planta pode então se preparar para o inverno.

Armazene os brotos em um pano úmido ou saco apertado na geladeira. Uma grande variedade de pratos é preparada com aspargos Argentel. É maravilhoso cozido e assado.

Doenças e pragas

Não existem tantas pragas de espargos Argentelskaya. Em primeiro lugar, é o pulgão, que suga o suco da planta. Como medida preventiva, plantas com odor pungente, como alecrim, manjericão e sálvia, são plantadas nos corredores. Você também pode borrifar arbustos de aspargos com infusões dessas ervas uma vez a cada 10 dias. Se as plantações já foram atacadas por pragas, devem ser usados ​​produtos químicos que dividem 3 grupos:

  • Ação de contato - destruindo as pragas, penetrando-as através da capa quitinosa;
  • Ação intestinal - entrando no esôfago e, em seguida, absorvido pela corrente sanguínea e afetando a praga.
  • Ação sistêmica - quando a planta absorve o medicamento e o armazena em seus tecidos por 15 a 30 dias. Alimentando-se da seiva dessas plantas, o pulgão morre.

A partir das preparações do método popular, também se usam infusões de alho e absinto.

Importante! Ao usar preparações químicas, não é recomendado o uso do produto por 10 a 30 dias.

Entre as pragas específicas dos espargos Argentel estão o besouro das folhas dos espargos e a mosca dos espargos. A luta contra eles consiste em polvilhar as plantas com cinzas, pendurar fita adesiva e borrifar com preparações Ikta-Vir, Mospilan, Aktaru.

As doenças fúngicas raramente afetam as plantas de espargos Argentelle. As exceções são ferrugem e podridão radicular. A ferrugem é combatida com preparações que contêm cobre. Para prevenir a podridão da raiz, Entobacterin ou Glyocladilin é adicionado ao solo.

Reprodução

Além de propagar sementes de aspargos Argentel, você pode usar os seguintes métodos:

  • dividindo o mato;
  • estacas.

No primeiro caso, é preciso dividir o arbusto com pelo menos um broto e depois plantá-lo em local permanente. A vantagem desse método é que ele pode ser usado em qualquer época, da primavera ao outono.

No segundo método, pecíolos são cortados dos brotos de aspargos Arzhentelskaya do ano passado e enraizados na areia. Cada futuro arbusto é coberto com uma garrafa de plástico. Este procedimento é realizado do final de março ao início de junho.

Atenção! O solo deve ser mantido úmido e monitorado para a formação de raízes.

Conclusão

Aspargos Arzhentelskaya são uma cultura despretensiosa e uma verdura saudável. Apesar do fato de que nos primeiros anos requer maior atenção a si mesmo, o cultivo subsequente da safra compensa com o mínimo de cuidado. A variedade não só permitirá que você desfrute de brotos exóticos, mas também decorará a casa de verão com uma vegetação luxuriante.

Avaliações de espargos argentinos

Victor, 55 anos, Ural.
Tenho cultivado espargos argentinos há mais de 10 anos. Nos Urais, a planta provou ser mais do que boa. Para o inverno, corto os arbustos e cubro-os com ramos de abeto, por cima com estopa. Não foram observados casos de congelamento de raízes. Os rebentos são tenros, brancos e muito suculentos. O sabor dos rebentos é excelente. Considero a Arzhentelskaya a melhor variedade de espargos para cultivo em condições adversas.
Tatiana, 32 anos, Oryol
Eu amo os aspargos Argentelskaya por seu sabor e suculência insuperáveis. Venho cultivando no país há mais de 12 anos. A colheita é boa: cerca de 1 kg por arbusto. A planta não adoece, eu borrifo nela infusão de alho de pulgões. Quem mais duvida se vale a pena cultivar esta variedade ou os aspargos em geral, então posso dizer com confiança - Arzhentelskaya vale o esforço.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção