Nabo com mel para tosse para crianças e adultos: como cozinhar, como tirar

Antes do aparecimento das batatas na Rússia, os nabos eram o segundo pão. Seu uso difundido foi explicado pelo fato de que a cultura cresce rapidamente, e mesmo em um curto verão pode dar duas safras. É armazenado por muito tempo e não perde propriedades úteis e vitaminas até a primavera. Portanto, a raiz vegetal era usada tanto para alimentação quanto para tratar doenças. Nabo com mel pode substituir muitos medicamentos hoje.

Composição e valor nutricional

O conteúdo calórico dos nabos é de apenas 32 kcal por 100 g de produto. Acima de tudo, contém água - 89,5%. É verdade que durante o armazenamento a raiz perde líquido, mas ainda assim prevalece na composição. Em porcentagem, além da água, o produto contém:

  • carboidratos - 6,2;
  • fibra dietética - 1,9;
  • proteínas - 1,5;
  • cinzas - 0,7;
  • gorduras - 0,1.

Conteúdo de vitamina (em mg por 100 g):

  • C - 20;
  • ácido nicotínico - 1,1;
  • PP - 0,8;
  • beta-caroteno - 0,1;
  • E - 0,1;
  • B1 - 0,05;
  • B2 - 0,04;
  • A - 0,017.

Dentre os macro e microelementos destacam-se (em mg por 100 g):

  • potássio - 238;
  • cálcio - 49;
  • fósforo - 34;
  • magnésio - 17;
  • sódio - 17;
  • ferro - 0,9.

Além disso, encontrado na raiz vegetal:

  • esteróis;
  • carotenóides;
  • ácido graxo;
  • fosfatídeos;
  • antocianinas;
  • compostos isotiociânicos;
  • S-glicosídeos.

Propriedades úteis de nabo com mel

Quando surge a dúvida, para que serve o nabo com mel para o corpo, antes de mais nada, deve-se atentar para o alto teor de potássio. É indispensável para o funcionamento normal do sistema nervoso, cardiovascular, e está envolvido no metabolismo celular. O cálcio é necessário para dentes e ossos.

A raiz vegetal tem propriedades diuréticas, antiinflamatórias, cicatrizantes, analgésicas, coleréticas. Seu consumo regular promove o peristaltismo intestinal e a secreção de suco gástrico.

Apesar de mel e nabo serem produtos completamente diferentes, sua composição química se sobrepõe. Eles contêm vitaminas do grupo B, A, PP, aproximadamente a mesma quantidade de proteínas, sem gordura.

Quando os nabos são comidos ou cozidos com mel, os benefícios para a saúde dos alimentos são aumentados. E o sabor está cada vez melhor. Nabo com mel para tossir para crianças é mais uma iguaria do que um remédio, embora nem sempre seja possível forçar uma rodela de verdura para comê-los. O principal é que não há alergia a produtos apícolas.

É interessante que nossos ancestrais não descascavam a raiz com faca, mas com os dentes - logo abaixo da casca está a mais deliciosa camada de doce, que agora geralmente vai para a lata de lixo. Talvez essa seja uma das razões pelas quais bisavós e bisavôs tinham dentes excelentes e não faziam ideia de quem era dentista.

"Nabo preto" para tosse

Freqüentemente, procuram na Internet receitas de nabo preto com mel para a tosse. Alguns até o encontram. Mas não há nabo preto. Não confunda com rabanete - embora as raízes sejam parentes, sua composição química é diferente e muito mais.

Quem continua a considerar nabos e rabanetes iguais, compre-os, corte-os aos pedaços e coma-os. A diferença ficará clara imediatamente. Por alguma razão, ninguém afirma que tomate e pimentão ou berinjela são a mesma coisa. Mas o "nabo preto" pode ser encontrado o tempo todo. Não existe tal coisa na natureza. Pelo menos por enquanto.

Se os nabos têm poucas contra-indicações, os moradores modernos da metrópole devem usar rabanete em pequenas doses e com cautela. Todos nós temos doenças crônicas que contra-indicam diretamente o uso de raízes pretas, mesmo em porções escassas. Claro, os nabos não devem ser ingeridos com as mesmas doenças que os rabanetes, mas apenas durante uma exacerbação e em grandes porções.

Os benefícios do nabo com mel para a tosse

Ambos os produtos têm propriedades antiinflamatórias, além do mel ser um antibiótico natural. Sua combinação é ótima para tossir.

Como o nabo e o rabanete com mel agem de forma semelhante para resfriados, muitos os consideram intercambiáveis. Longe disso. Rabanete ajuda mais rápido, mas tem tantas contra-indicações que somente uma pessoa saudável que pegou um resfriado acidentalmente pode entrar em contato com ele. Crianças pequenas, entretanto, não conseguem comer nada, e crianças em idade escolar sem consultar um médico após esse tratamento podem "ganhar" um monte de problemas gastrointestinais: gastrite, colite, etc.

Na infância

O nabo já é agradável ao paladar e junto com o mel transforma-se numa iguaria. A criança ficará feliz em comer esse remédio para resfriados. Aqui é importante não superalimentar, afinal, o mel não deve ser consumido de forma descontrolada, principalmente por crianças.

Junto com a comida, o corpo da criança recebe vitamina C, antibióticos naturais e uma série de outras substâncias úteis. Eles não só ajudam a lidar com resfriados, mas também fortalecem o corpo.

Para adultos

Para tosses e outros resfriados, o nabo ajudará as pessoas que podem usar mel, mas viburnum, limão e rabanete preto são contra-indicados. O resultado não será pior.

Os nabos contêm muito menos amargor, ácidos e óleos essenciais do que outros produtos usados ​​para tosses e resfriados. Sua ação é mais suave, mas não tão rápida.

Como cozinhar nabos com mel para tosse e muito mais

Para preparar um nabo com mel para tossir, basta colher raízes inteiras do formato correto, sem danos visíveis, elásticos, característicos da cor da variedade. Primeiro são bem lavados com uma escova ou pano duro e limpo, depois são limpos se necessário. A casca é removida completamente, pois terá um sabor amargo.

Apenas o mel natural é levado para o tratamento. Existem receitas com e sem tratamento térmico. Existem diferentes opiniões sobre o aquecimento do mel. Alguns argumentam que não só pode ser fervido, mas também permite que a temperatura do produto suba acima de 48 ° C. Outros lembram que nossos ancestrais cozinhavam muitos pratos com mel no forno, e eram muito mais saudáveis ​​do que nós.

Você pode resolver a questão por muito tempo, dando muitos argumentos a favor de cada opinião. Cada um deve determinar por si mesmo que receita usar, felizmente, você não pode apenas assar nabos com mel no forno, mas também misturar ingredientes frescos.

A receita clássica de nabos com mel para tosse

A receita mais fácil:

  1. Descasque a raiz vegetal, rale, deixe repousar por 15-20 minutos.
  2. Esprema o suco de qualquer maneira conveniente.
  3. Misture partes iguais com mel.
  4. Insista por várias horas (é melhor deixar durante a noite).
  5. Tome 3 vezes ao dia: 1 colher de sopa para adultos, 1 colher de chá é suficiente para crianças.

Nabo assado no forno com mel

Os nabos cozidos de acordo com esta receita com mel no forno serão saborosos e saudáveis:

  1. Primeiro, lave e descasque 1 nabo grande ou 2 pequenos, cortados em cubos.
  2. Em uma tigela de fundo grosso, derreta uma colher de manteiga, acrescente a mesma quantidade de mel e suco de limão, retire do fogo.
  3. Adicione vegetais de raiz picados, misture.
  4. Pré-aqueça o forno a 180 ° C, coloque os pratos tapados com uma tampa ou papel alumínio.
  5. Cozinhe por uma hora.Durante este tempo, o prato deve ser misturado duas vezes para que as fatias fiquem saturadas com o molho.

Você pode fazer um pequeno lote de nabos assados ​​com mel, ou aumentar a quantidade de ingredientes para que seja suficiente para toda a família.

Receita de nabo cozido no vapor com mel e nozes

Nesta receita de nabos cozidos no vapor com mel no forno, você pode substituir as nozes por passas.

Ingredientes:

  • nabo - 1 pc .;
  • mel - 1 colher de sopa. eu .;
  • manteiga - 1 colher de sopa. eu .;
  • nozes picadas - 3 colheres de sopa. eu .;
  • água - o suficiente para cobrir a cultura da raiz em 1/3 ou 1/2.

Preparação:

  1. Descasque o vegetal de raiz e corte-o arbitrariamente: em cubos, tiras, fatias.
  2. Derreta a manteiga em uma panela pequena ou panela.
  3. Dobre as fatias misturadas com o mel.
  4. Polvilhe com nozes.
  5. Despeje 1/3 ou 1/2 de água.
  6. Asse no forno a 200 ° C.

Os nabos ficam prontos quando estão tão cozidos no vapor que não grudam no garfo.

Como fazer uma decocção de nabo com mel para a tosse

Se o paciente tem problemas com o trato gastrointestinal e teme que uma exacerbação possa ocorrer (por exemplo, na primavera), você pode fazer uma decocção:

  1. Os nabos são descascados e ralados.
  2. Tome 2 colheres de sopa. eu. massa e despeje um copo de água fervente.
  3. Ferva em fogo baixo por 15 minutos.
  4. Insista 1 hora, filtre.
  5. Encha com água fervida até ao volume inicial.
  6. Adicione 1-2 colheres de chá. mel.
  7. Beba durante o dia em 4 doses.

Como fazer nabos com mel para insônia

O caldo o ajudará a adormecer após um dia difícil, independentemente de o estresse ser causado por fadiga extrema ou estresse. Prepare-o da mesma forma como descrito na receita anterior. Beba em uma forma quente por 1/3 xícara uma hora antes de deitar.

A receita para fazer nabos com mel para deficiência de vitaminas

Esta receita, como a primeira da lista, pode ser chamada de clássica, pois são intercambiáveis. Prepare-o da seguinte forma:

  1. Os nabos são bem lavados, a cauda é retirada para ser colocada num prato.
  2. Uma tampa é feita no topo, cortando cerca de 1/5 da altura da raiz.
  3. Parte do núcleo é removida para fazer um recipiente improvisado.
  4. Encha a cavidade 1/3 com mel. Sua quantidade dependerá do tamanho da cultura da raiz.
  5. Cubra com uma "tampa", coloque na geladeira durante a noite (6-8 horas).
    Importante! Os nabos devem ser colocados em um prato, pois o suco pode sobressair tanto que derrama.
  6. Tome 1 colher de chá. 3-4 vezes ao dia.
    Comente! Da mesma forma, o suco para o tratamento da tosse e da deficiência de vitaminas é obtido do rabanete preto.

Como cozinhar nabos com mel para hipertensão

Esta receita não só ajudará a baixar a pressão arterial, mas também a regular as fezes.

  1. Lave bem os nabos de tamanho médio. O nariz e a parte superior não são cortados.
  2. Jogue a raiz vegetal em água fervente com sal e cozinhe em fogo médio.
  3. Assim que puder ser furado com um fósforo, o fogão é desligado.
  4. Descasque a casca, pique a raiz dos vegetais com um garfo ou amasse.
  5. Despeje a massa resultante 1-2 colheres de sopa. eu. mel.

Coma 1 nabo todos os dias. O curso do tratamento é de um mês, então você definitivamente precisa fazer uma pausa.

Cozinhar nabos com mel para limpar os intestinos

O vegetal de raiz deve ser preparado de acordo com uma das receitas clássicas descritas acima:

  • misture suco pré-espremido com mel 1: 1;
  • faça uma vasilha improvisada com nabos, encha uma terceira com mel, leve à geladeira até que o suco seja liberado.

Durante a semana bebem 1 colher de chá. com o estômago vazio, 20-30 minutos antes do café da manhã.

Importante! Assim, apenas pessoas que não têm problemas com o trato gastrointestinal podem limpar o corpo.

Como tirar nabo com mel

O mel e os nabos não ajudam apenas a tossir, têm um complexo efeito de cura no corpo. A beleza das receitas é que são deliciosas. Eles não precisam ser empurrados para dentro de si mesmo à força, e o problema não é como se forçar a comer uma colher de remédio. Aqui você precisa ser capaz de parar a tempo.

Como tirar nabo com mel para tosse

O suco fresco misturado com mel tem as melhores propriedades medicinais. Adultos para tosses devem tomar 1 colher de sopa. eu. 3 vezes ao dia.

Se a sua garganta doer, você não deve beber a mistura imediatamente, mas segurá-la na boca, engolindo um pouco.Você pode comer ou beber qualquer coisa em 10-15 minutos.

Regras para tomar nabo com mel para tosse para crianças

Nas crianças, o corpo é mais delicado do que nos adultos, portanto, a dosagem deve ser menor. Para a tosse, basta tomar 1 colher de chá. delicioso remédio 3 vezes ao dia.

Com dores de garganta, é difícil para crianças pequenas explicar o que significa "engolir", é mais fácil dar a porção necessária em algumas gotas.

Limitações e contra-indicações

O nabo tem muito menos contra-indicações do que o mel. Em primeiro lugar, é uma rara intolerância individual. As contra-indicações diretas incluem:

  • doenças do trato gastrointestinal em fase de exacerbação;
  • icterícia;
  • algumas doenças do sistema nervoso central.

Além disso, o consumo de raízes vegetais crus em grandes quantidades pode causar:

  • inchaço e flatulência;
  • exacerbação de doenças crônicas dos rins, sistema geniturinário.

Geralmente a pessoa sabe das contra-indicações ao uso do mel - este produto é muito mais comum do que os nabos. Na maioria das vezes, a proibição se aplica a quem sofre de alergias e diabéticos.

Ao preparar e dosar receitas para tosse para crianças de nabo e mel, você precisa se concentrar no último produto. E não dê mais do que o recomendado para uma determinada idade.

Se a criança não tiver contra-indicações, pode comer nabos, como batatas. Mas o mel é um produto completamente diferente, sua overdose pode causar um problema por si só, e não só nas crianças.

Conclusão

Nabo com mel é um remédio delicioso para dores de garganta, resfriados, beribéri e insônia. Com o uso regular, é imprescindível consultar um médico, mas uma vez, em pequenas doses, a mistura pode ser consumida de forma independente. Claro, se não houver contra-indicações diretas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção