Rabanete resistente a tiro (não tiro): variedades com descrição e foto

As variedades de rabanete, resistentes a rebentos, distinguem-se pela despretensão, elevada produtividade e atractivo aspecto primaveril. Os híbridos são adequados para semeadura contínua de abril a outubro em campo aberto, estufa ou estufa.

Qual é a vantagem de variedades de rabanete que não caem

Os criadores estão constantemente trabalhando na criação de variedades de rabanete sem a habilidade de atirar. Até agora, não foi possível remover completamente o “gene das flores”. Em condições desfavoráveis, a planta cresce no topo, produz um pedúnculo e então as raízes não se formam.

Até o momento, foi possível criar variedades relativamente resistentes. Este rabanete cresce bem em áreas abertas ou em uma estufa. Não reage à duração do dia, é adequado para semear durante toda a estação: de abril a setembro, sem pausa para os meses de verão.

Os híbridos são resistentes à seca e ao calor, podendo crescer em áreas escuras ou, ao contrário, abertas.

Uma vantagem importante das variedades que não brotam é seu alto rendimento. As frutas se desenvolvem bem e ganham peso, não racham, não enrijecem e são resistentes ao vazio.

Qual é a diferença entre as variedades de rabanete, resistentes ao tiro, das habituais

A principal diferença entre o rabanete que não cai é sua imunidade à duração do dia. Mesmo plantadas entre julho e agosto, com os devidos cuidados, essas variedades não produzem pedúnculo.

Pela falta de filmagem, a cultura apresenta as seguintes vantagens:

  • variedades fornecem um rendimento consistentemente alto: de 1 sq. m coletar 2 - 4 kg;
  • as raízes crescem maiores do que as espécies comuns: seu peso chega a 40 - 50 g, diâmetro - 4 - 6 mm;
  • os rabanetes são armazenados por mais tempo, são mais adequados para o transporte e têm uma boa apresentação.

Além disso, a falta de floração tem um efeito benéfico no sabor das raízes. A polpa do rabanete é sempre suculenta, crocante, densa, sem tendência a amadeirar, rachar ou flacidez.

Variedades de rabanete que não caem

Os criadores criaram várias variedades precoces, intermediárias e tardias que são relativamente resistentes ao tiro. Para escolher um híbrido adequado, vale a pena familiarizar-se com a descrição do aspecto e sabor das castas, as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Presto

Variedade de maturação ultra-precoce sem disparar. É adequado para semear em terreno protegido ou aberto. Além disso, não exige tecnologia agrícola, umidade e iluminação.

As sementes são plantadas em abril-maio. O período de maturação do rabanete é de 15 a 18 dias.

A variedade tem um bom rendimento. As raízes da cultura são vermelhas, arredondadas e alinhadas em tamanho. Sua polpa branca é densa, suculenta, que não endurece durante o armazenamento a longo prazo.

Importante! A colheita deve ser removida do jardim a tempo. Frutos maduros perdem o sabor e a crocância.

Zlata

Uma das variedades mais populares de rabanete não caulino entre os residentes de verão.

A planta tolera bem o tempo seco e quente, praticamente não reage com a duração do dia. É resistente a doenças e pragas. Adequado para armazenamento e transporte de longo prazo.

A variedade tem maturação precoce. A colheita é realizada dentro de 20 - 25 dias após a germinação. Em baixas temperaturas, o amadurecimento é atrasado em 30 a 33 dias.O rendimento da colheita é avaliado como consistentemente alto. De 1 sq. m em condições favoráveis, recolher até 2,5 kg de rabanete.

As raízes são arredondadas, ligeiramente ásperas, com uma cor amarela brilhante. A polpa branca é macia, suculenta, com um sabor agradável e picante.

Esta variedade não atirável é adequada para semear em áreas abertas ou sob plástico. Devido à sua alta resistência à seca, cresce bem em estufas e viveiros.

Mercado

Uma variedade de rabanete de meia temporada que não queima, criada no Japão. A época ideal para plantar é em meados de abril. A cultura é adequada para cultivo em estufa, campo aberto ou estufa.

Do momento da germinação até a colheita, passam de 25 a 30 dias. O Mercado conquistou a reputação de líder em rendimento. De 1 sq. m, são colhidos até 3,5 kg de grandes frutos vermelhos de framboesa. O peso de cada um deles, com tecnologia agrícola adequada, chega a 20 g.

A polpa dos vegetais de raiz é rosa claro, ligeiramente esbranquiçada com um sabor doce e ligeiramente picante. O rabanete que não cai não é propenso a flacidez, textura lenhosa e bem armazenado.

Duro Krasnodar

A variedade é adequada para o plantio no início da primavera a partir de meados de abril. Germinação de sementes - 99%. É possível cultivar lavouras tanto a céu aberto quanto em terreno protegido ao longo da temporada. A variedade é pouco exigente para a composição do solo.

Duro é resistente a disparos, vazios e amadeiramento. Ele dá um rendimento consistentemente alto. De 1 sq. m com tecnologia agrícola adequada, são colhidos até 2 kg de rabanete selecionado. Os frutos da cultura são uniformes, esféricos, com casca vermelha. Atingem 10 cm de diâmetro, polpa branca e suculenta, de bom gosto com ligeiro amargor.

Ilka

Variedade de rabanete de meia estação, resistente ao tiro. Suas principais vantagens são: alto rendimento consistente, apresentação e longa vida útil.

A variedade é adequada para semeadura ao ar livre ou em estufas nos meses de maio-junho e setembro.

Seus frutos são vermelhos com polpa branca, carnuda, suculenta, arredondada. Seu diâmetro chega a 3 - 5 cm e seu sabor é adocicado, moderadamente picante.

A cultura não é suscetível a doenças e pragas.

Tarzan

Variedade de entressafra, resistente a doenças e tiro. Com os devidos cuidados, a planta dá um rendimento consistentemente alto: até 2 kg por 1 sq. m.

Os frutos são vermelhos, de formato redondo. O peso de cada um pode chegar a 50 G. Sua polpa branca é suculenta, densa e de sabor agradável. Rabanetes que não causam goivagem conservam-se bem na geladeira. Em condições ideais, não se deteriora nem bolorenta em dois meses.

A melhor época para plantar é abril. As culturas de raízes amadurecem dentro de 27 - 35 dias.

Vera MC

Uma variedade de rabanete de alto rendimento, no meio da temporada, resistente ao tiro. A colheita amadurece em 28-35 dias. Com tecnologia agrícola adequada e condições climatéricas favoráveis, a partir de 1 m2. Colheita M de até 4 kg de grandes (até 4,5 cm de diâmetro), tubérculos esféricos.

Este rabanete não caído tem um sabor excelente. A polpa suculenta das raízes dos vegetais é densa, branca, com veias rosadas, sem tendência a amadeirar, rachar ou ficar oca.

A cultura é adequada para quaisquer condições de cultivo, praticamente não é suscetível à duração do dia, não tem medo de infecções e pragas.

Esta variedade não fotográfica distingue-se pela boa qualidade de manutenção e apresentação atraente.

Rampoush

Variedade de maturação tardia sem brotos, adequada apenas para terreno aberto. O período de maturação completo é de 35 a 40 dias.

As raízes da cultura são alongadas, oblongas, vermelho-rosadas ou brancas leitosas. Sua pele é uniforme, sem fortes ramos de raízes. A polpa é branca com sabor picante, mas sem amargor pronunciado.

Em aparência e características, este híbrido se assemelha a um daikon.

Características do cultivo de rabanete

Plantar e cuidar de variedades resistentes ao tiro é praticamente o mesmo que cultivar rabanetes comuns.

As plantas são semeadas cedo, em abril, então o solo deve ter tempo de aquecer. As áreas férteis são escolhidas para o plantio, nas quais a neve derrete primeiro.Em baixas temperaturas, o rabanete não brotando vai para o topo, as raízes tornam-se menores.

Os melhores predecessores de variedades resistentes ao tiro são pepinos, tomates, batatas. O rabanete cresce bem perto de cenouras, legumes, salsa. Não plante a planta depois de plantas crucíferas (repolho, brócolis, nabo). Eles são siderados naturais que supersaturam o solo. Como resultado, a cultura da raiz acumula uma densa massa caducifólia e o rendimento da planta diminui.

Antes de plantar as sementes, o local é bem escavado e solto. Na semeadura no verão, os sulcos são adicionalmente eliminados com água.

Variedades que não brotam são suscetíveis à densidade de plantio. A distância ideal entre as raízes é de 4 - 5 cm, restando 8 - 10 cm no espaçamento entre linhas.Se o esquema de plantio for violado, as raízes serão pequenas, existe a possibilidade de floração.

Na primavera, as mudas são regadas o suficiente com rega abundante 3-4 vezes por semana. Durante o crescimento dos frutos e na seca, as variedades não estriadas são irrigadas diariamente com grandes quantidades de água (10 litros por 1 m2). Após a rega, o solo é solto e coberto com serragem.

Os fertilizantes orgânicos são aplicados no outono. A alimentação na primavera promove o crescimento de folhas, brotos. Se necessário, se o local não foi processado no outono, minerais complexos e preparações contendo nitrogênio são adicionados.

No caso de semeadura de verão, as mudas devem ser sombreadas.

Ao plantar rabanetes em uma estufa, a composição do solo deve incluir turfa ou composto (com grama - na proporção de 1: 1). Em condições de estufa, grande atenção é dada à ventilação, umidade e iluminação.

Importante! Se as recomendações para o cultivo de rabanetes não forem seguidas, mesmo as variedades que não brotam podem florescer.

Pragas e doenças

O rabanete é uma cultura resistente a pragas e infecções. Durante uma curta estação de crescimento, as doenças fúngicas ou virais não têm tempo para se desenvolver e as larvas dos insetos não chegam à fase adulta e causam danos significativos à planta.

Com atendimento indevido, violação do regime de rega, infecção geral do local em variedades de rabanete que não caem, podem surgir as seguintes doenças:

  1. Oídio. Infecção fúngica de folhas de rabanete. Ele se espalha em clima quente e úmido, com mudanças bruscas de temperatura ou nas proximidades de plantas doentes. Em um estágio inicial, as folhas são cobertas por uma flor branca pulverulenta, que então escurece, manchas marrons aparecem na cultura. Tratamento: pulverização de rabanete com infusão de cinza de madeira, rizomas de cavalinha, solução de enxofre coloidal, iogurte ou leite azedo. O oídio em pó é tratado com fungicidas. Sem tratamento, o rendimento das variedades não brotantes cai pela metade.
  2. Mosaico de rabanete. Doença viral incurável que afeta as folhas. Quando infectados, eles ficam cobertos com manchas verde-amareladas ou verdes claras, engrossam, encolhem. O rabanete para de crescer, os frutos não se desenvolvem. Não há cura para esta doença. Para impedir a propagação da infecção, as plantas danificadas são removidas e queimadas.
  3. Blackleg. Fungo que afeta os brotos jovens do rabanete. Desenvolve-se com rega inadequada. Ao mesmo tempo, o colo da raiz começa a apodrecer, ficar preto, mais fino. A planta entra em colapso, fica amarela e morre. Para prevenção, antes do plantio, as sementes de rabanete são embebidas em uma solução de permanganato de potássio, o jardim é regado com água fervente, os brotos são borrifados com carvão.
  4. Podridão cinzenta. A doença se desenvolve devido à rega excessiva. É diagnosticada pela floração fofa cinza característica nos frutos e folhas do rabanete. Para prevenir o desenvolvimento de podridão, carvão ativado triturado, cinzas de madeira e enxofre coloidal são introduzidos periodicamente no solo.

Folhas de rabanete, resistentes ao tiro, atacam pragas de insetos:

  1. Lagartas de uma borboleta de repolho. Durante o verão, o inseto consegue criar duas gerações de descendentes - em junho e setembro. As larvas comem rapidamente as folhas, não permitem que o rabanete cresça normalmente, para formar raízes.Para espantar as borboletas que estão a ponto de botar ovos, as variedades não atiradoras são pulverizadas com uma infusão de ervas ou especiarias de forte aroma (absinto, manjericão, canela, citrinos, alecrim).
  2. Mosca do repolho. As larvas depositadas no solo danificam as raízes das mudas jovens e das raízes emergentes, devorando-as por dentro. Para espantar o inseto, o jardim é pulverizado com infusão de tabaco ou folha de louro.
  3. Bug crucífero. São besouros vermelho-escuros brilhantes que sugam o suco, danificam as folhas e os pecíolos do rabanete, privando-o de alimento. Os parasitas não toleram o cheiro de tansy, casca de cebola, camomila.
  4. Lesmas. Propague em alta umidade. Uma invasão de lesmas pode destruir completamente as plantações de rabanete. Eles destroem folhas, pecíolos, raízes. É difícil remover as pragas do local. Para fazer isso, monte armadilhas, colete as pragas com as mãos, borrife os canteiros com infusão de pimenta ou pó de mostarda.
  5. Aphid. Ele se instala na parte inferior das folhas, que ficam amarelas e se deformam com o tempo. Para remover a colônia, as copas são lavadas com uma solução de sabão em pó ou de alcatrão, tratada com inseticidas.

Além disso, em rabanetes resistentes ao tiro, você pode encontrar:

  • traça do repolho;
  • besouro da flor de estupro;
  • traça do repolho;
  • pulga crucífera;
  • verme;
  • estupro larvas de mosca-serra.

Para enfrentar a invasão de insetos, infusões de tabaco, folha de louro, pimenta picante moída, mostarda em pó, permanganato de potássio e sabão em pó ajudam. Em casos extremos, os inseticidas são usados ​​para salvar a colheita.

Importante! O curto período de amadurecimento das raízes não permite o uso de produtos químicos potentes para combater pragas e infecções. Para a destruição de insetos, fungos e vírus, é melhor usar métodos populares seguros.

Conclusão

Os jardineiros para semear em seus quintais estão escolhendo cada vez mais variedades de rabanete que são resistentes ao tiro. Esses híbridos são adequados para qualquer método de cultivo. Eles não são exigentes quanto à duração do dia, à composição do solo e ao nível de umidade. As plantas são resistentes a doenças e pragas. Com os devidos cuidados, as variedades que não brotam sempre proporcionam um alto rendimento de frutas densas, crocantes e de excelente sabor de alta qualidade. Eles são adequados para armazenamento e transporte de longo prazo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção