A que temperatura plantar tomates no solo

À pergunta: "A que temperatura os tomates podem ser plantados?" mesmo o jardineiro mais experiente não pode dar uma resposta inequívoca. O fato é que o tomate é uma cultura caprichosa e muito termofílica. Para calcular o momento do plantio de um tomate, você precisa levar em consideração vários fatores. E ainda assim, é improvável que seja possível obter um resultado excelente desde o primeiro momento, porque o cultivo do tomate é um processo dividido em várias etapas distintas, cada uma das quais requer ajustes de todos os modos, inclusive a temperatura.

Quando é necessário plantar tomates, e do que esses termos dependem - vamos tentar descobrir neste artigo.

Grupos de temperatura do tomate

Como qualquer cultura, o tomate tem sua própria estação de cultivo, que está diretamente relacionada à variedade vegetal. É por isso que, em primeiro lugar, o jardineiro deve familiarizar-se com as recomendações do fabricante de sementes de tomate, estas informações encontram-se no saco de sementes.

Claro, as instruções do fabricante são muito aproximadas, mas graças a elas, você pode entender a que grupo de temperatura pertence uma determinada variedade de tomate. E existem apenas três desses grupos:

  1. A primeira categoria inclui as variedades de tomate mais tolerantes ao frio, que, em regra, são tomates com um período de maturação precoce. Essas safras são zoneadas para o clima das regiões do norte, mas podem ser usadas na faixa do meio e no sul da Rússia, se as mudas desses tomates forem plantadas antes. Assim, o primeiro grupo de mudas de tomate é plantado em local permanente, quando a temperatura noturna não desce abaixo de 11 graus, e o calor é mantido em 15 graus durante o dia. Este método de plantio é bom porque o sistema radicular do tomate pode obter a quantidade máxima de umidade remanescente no solo após o inverno. Com o tempo, esse período cai aproximadamente no final de abril - os primeiros dias de maio.
  2. A época de plantio de mudas de tomate pertencentes ao segundo grupo de temperatura coincide com cerca de meados de maio. A esta altura, a temperatura noturna na região deve estar em torno de 14-15 graus, enquanto durante o dia é recomendado aquecer não abaixo de 15-20 graus. A maior parte das mudas de tomate é plantada nesse período, por ser considerado o mais favorável: o tomate não é mais ameaçado de geada e ainda há umidade suficiente no solo para o desenvolvimento do sistema radicular.
  3. Mudas de tomate plantadas no solo depois que o termômetro se estabilizou em 20 graus pertencem ao terceiro grupo de temperatura. Nem todas as variedades de tomate são capazes de se desenvolver normalmente nessas condições, porque as raízes não têm mais umidade suficiente e o sol está muito quente para as folhas tenras das mudas jovens. Além disso, o plantio tardio ameaça os tomates com várias doenças e infecções fúngicas. No entanto, é esse método que é adequado para as variedades mais recentes de tomates. E no norte do país, os jardineiros não plantam tomate na horta antes do final de maio ou mesmo do início de junho.

Importante! Todas as mudas de tomate devem ser divididas em vários grupos e plantadas em intervalos de 7 a 10 dias.

Isso aumenta significativamente as chances de obter uma boa colheita, além disso, tal esquema ajudará a determinar as datas de plantio mais favoráveis ​​para uma variedade de tomate particular em uma determinada região.

A dependência do momento de plantio do tomate na taxa de amadurecimento

Todo mundo sabe que os tomates chegam cedo, meio e tarde. Essas variedades têm características próprias e, é claro, diferem na duração da estação de cultivo. A temperatura exigida pelos tomates para o desenvolvimento normal também pode variar dependendo da velocidade de seu amadurecimento.

A seguinte dependência é observada aqui:

  • Tomates de maturação tardia e indeterminados (altos) os híbridos de tomate são semeados em mudas de 15 a 25 de fevereiro. Na época em que as plantas são transplantadas, as mudas devem ter cerca de 70-80 dias, então o momento de plantá-las em casa de vegetação ou em campo aberto corresponde à primeira década de maio.
  • Variedades de tomate com duração média amadurecimento e os mesmos híbridos devem ser semeados em mudas em 5 a 10 de março e transferidos para um local permanente em algum lugar entre 10 e 20 de maio.
  • Sementes de maturação precoce, via de regra, são semeadas de 15 a 25 de março, as mudas podem ser retiradas a coberto em meados de maio e a céu aberto - não antes dos primeiros dias de junho.

Atenção! E, no entanto, depende muito de em que parte do país está localizada a região com o talhão, pois disso depende diretamente o clima e a temperatura média.

Esses indicadores são os principais no cálculo da época de plantio do tomate.

A que temperatura plantar tomates

O processo de cultivo do tomate é dividido em várias etapas:

  • preparação de sementes de tomate para plantio;
  • plantar sementes para mudas;
  • mergulho mudas de tomate;
  • endurecimento de tomates antes do plantio em um local permanente;
  • plantio de mudas em campo aberto ou em estufa.

Mas mesmo depois de todas essas etapas, a temperatura do ar e do solo pode afetar significativamente o desenvolvimento do tomate e sua produção. além disso o efeito negativo pode ser leituras de termômetro muito baixas ou excessivamente altas.

Importante! A maioria das variedades de tomate responde a essas temperaturas críticas: 5 graus à noite e 43 graus durante o dia.

É nessas condições que os processos irreversíveis começam nas plantas, levando à morte rápida dos tomates.

Não apenas as marcas críticas do termômetro afetam negativamente os tomates. Por exemplo, resfriamento prolongado a 16 graus durante o dia resultará no seguinte:

  • parar o crescimento de brotos laterais no sistema radicular do tomate;
  • a incapacidade de absorver substâncias minerais e umidade pelas raízes;
  • uma diminuição no número de ovários e uma diminuição na produção de tomate.

O calor constante na faixa de 30-33 graus também termina mal - os tomates perdem suas folhas e flores, o que leva a uma produção zero.

A luta contra o frio visa proteger as plantas, por isso os tomates muitas vezes são cultivados em estufas, estufas temporárias, e as mudas são cobertas durante a noite com fibra vegetal ou filme plástico. Também é possível evitar o superaquecimento das plantas: os tomates são sombreados, o solo ao redor dos arbustos é coberto com cobertura morta para reduzir a evaporação da umidade do solo, os arbustos são frequentemente regados.

Preparação de sementes e plantio de mudas de tomate

Para plantar mudas, você precisa comprar ou coletar material de plantio de alta qualidade - sementes de tomate. Antes do plantio, as sementes são preparadas de uma certa forma, uma das etapas do preparo é o endurecimento do material de plantio: primeiro as sementes são aquecidas, depois são colocadas na geladeira por vários dias.

O preparo adequado contribui para que as sementes fiquem prontas para as duras condições climáticas, as mudas assim obtidas serão capazes de suportar quedas e saltos de temperatura, e melhor se aclimatar em um novo local.

Depois que as sementes foram semeadas, os recipientes são cobertos com papel alumínio e colocados em um lugar quente - os tomates podem germinar apenas quando a temperatura do ar é mantida em 25-27 graus.

Conselho! Recomenda-se sempre aumentar a temperatura alguns graus, tendo em atenção o modo de funcionamento indicado na embalagem das sementes de tomate. Isso promove um desenvolvimento mais rápido da planta e uma colheita mais precoce.

Nessas condições, é impossível manter as mudas por muito tempo - os tomates podem facilmente repreender e morrer. Portanto, assim que aparecem os primeiros brotos, a película é removida e os recipientes com tomates são colocados em um local mais fresco, porém mais iluminado. A temperatura lá é mantida em 20-22 graus.

Nesse estágio de desenvolvimento, as mudas de tomate precisam alternar as temperaturas noturna e diurna, portanto, à noite, o termômetro deve mostrar alguns graus menos - o valor ideal é considerado de 16 a 18 graus.

Após o mergulho das mudas de tomate, é necessário manter o mesmo regime de temperatura e a alternância das temperaturas diurna e noturna, mas neste momento é necessário começar a endurecer gradativamente as mudas.

Endurecimento correto de mudas de tomate

Antes de plantar um tomate em um local permanente (em uma estufa, estufa ou em campo aberto), as mudas devem ser endurecidas.

Importante! O autocultivo de mudas de tomate tem muitas vantagens, uma delas pode ser considerada o fato de o proprietário ter certeza de que as plantas estão prontas para as novas condições.

Mas ao comprar mudas de tomate, você nunca pode ter certeza de que elas, em geral, estão endurecidas.

Mudas de tomate endurecido são muito mais fortes e mais adaptáveis ​​do que o normal - tais tomates vão se acostumar rapidamente ao novo ambiente externo, logo começarão a dar novos brotos e raízes, formar ovários e dar uma colheita. A probabilidade de plantas não endurecidas criarem raízes em um novo local é extremamente pequena, isso só é possível em climas muito quentes e com umidade normal.

Você precisa começar a endurecer as mudas de tomate o mais cedo possível. Apenas tomates colhidos com uma ou duas folhas reais podem ser retirados com segurança na varanda ou no quintal. Mas isso só é possível em um caso: se a temperatura do ar não cair abaixo de 15 graus.

Raramente a primavera é tão quente que no final de março e início de abril o termômetro marca mais de 10 graus à tarde. Portanto muitos residentes de verão e jardineiros usam as mesmas estufas para endurecer mudas, onde os tomates serão posteriormente transplantados. Durante o dia, o ar na estufa aquece o suficiente e você pode proteger as plantas da terra fria colocando-as em prateleiras ou bancos.

Quando as geadas noturnas passarem e o ar à noite estiver quente (cerca de 8-10 graus), você pode começar o endurecimento noturno das mudas de tomate.

No entanto, não se deve colocar vasos e caixas com plantas diretamente no chão, é melhor colocá-los no peitoril das janelas ou prateleiras especiais.

Importante! A tarefa do processo de endurecimento é acostumar o tomate a uma diminuição gradual da temperatura.

Portanto, esse procedimento deve ser realizado em várias etapas: começam com a janela ligeiramente aberta, depois retiram as mudas por alguns minutos, depois deixam os tomates na rua o dia todo, só depois passam para o endurecimento noturno .

Movendo mudas de tomate para a estufa

A estufa é necessária para acelerar o amadurecimento dos tomates. Afinal, as mudas são transferidas para terreno protegido muito mais cedo do que para canteiros simples. Policarbonato, vidro ou filme plástico permitem que os raios solares passem pela estufa, mas ao mesmo tempo evitam que o calor escape.

Assim, um certo microclima é criado dentro da estufa, temperatura e umidade constantes são mantidas - tudo isso é muito útil para mudas de tomate. Nessas condições, as plantas se desenvolvem rapidamente, criam ovários e formam frutos.

Mas, se o ar na estufa aquecer rápido o suficiente (já em março a temperatura pode ser suficiente para o cultivo de tomates), então a terra não fica muito mais quente do que em canteiros simples.

Para acelerar o processo de aquecimento da estufa, você pode usar um dos seguintes métodos:

  1. Equipar o aquecimento do solo com eletricidade, água quente ou outros sistemas voláteis.
  2. Levante as camas 40-50 cm do nível do solo, protegendo assim os tomates das geadas do solo.
  3. Crie canteiros quentes, usando os processos naturais de decomposição e fermentação, despejando composto ou húmus no fundo da trincheira e plantando mudas de tomate nesta camada.

Quando o solo da estufa ficar quente (a 10 graus), você pode plantar tomates com segurança.

Não se esqueça que o ar muito quente é destrutivo para o tomate, para manter um microclima normal, é necessário abrir as aberturas, usar ventilação ou dobrar as paredes de filme da estufa.

O momento de plantar um tomate no solo

Para calcular o momento correto para o plantio do tomate no solo, conforme mencionado anteriormente, você precisa levar em consideração vários fatores ao mesmo tempo. Mas mesmo depois disso, existe uma grande probabilidade de retorno do frio, geada ou outras surpresas do clima.

Ninguém está imune a erros, e é por isso que jardineiros experientes nunca plantam todas as mudas de tomate em um dia - esse processo é esticado pela divisão do número total de plantas em várias partes.

Se falamos de uma tira de clima temperado, então o primeiro lote de tomates é plantado aqui no final de abril (20 de abril a 1 ° de maio). A maior parte das plantas deve ser plantada no médio prazo - 1º a 10 de maio. E, por fim, as mudas de tomate são plantadas no meio do mês (10-20), tentando proteger pelo menos parte da safra de possíveis geadas.

Por causa de tais dificuldades nos cálculos, é possível recomendar aos residentes de verão que anotem anualmente todas as datas em que os tomates são semeados para as mudas, mergulham, transferem para o solo, que tipo de safra é colhida - esta estatística ajudará a determinar ao máximo momento ideal para o plantio de tomates em uma determinada localidade.

Todos os agricultores se esforçam por uma coisa - cultivar uma safra de tomate o mais cedo possível e colher um número recorde de frutas. A pressa nesse processo não está ligada às ambições dos jardineiros - quanto mais cedo os tomates amadurecem, menos chances eles têm de contrair uma infecção fúngica, sofrer de pragas de insetos, pegar um período de calor intenso ou "sobreviver" até o frio do outono .

Hoje existem muitas formas de preparar os canteiros, visando levar para o solo um pouco mais cedo as mudas de tomate. Pode ser:

  • camas altas de tábuas de madeira ou outros materiais disponíveis;
  • plantar tomate em palha ou serragem;
  • uso para mudas de recipientes individuais (potes, baldes, caixas, sacos);
  • aquecer a terra com composto, resíduos de alimentos, húmus ou outros substratos adequados;
  • cobrindo os tomates plantados com papel alumínio ou fibra agrícola, usado somente à noite ou com mau tempo.

Salvando mudas da geada

Apesar de todas as precauções e cálculos complexos, muitas vezes acontece que as geadas pegam os jardineiros de surpresa. E então é preciso aceitar medidas urgentes para salvar mudas de tomate em campo aberto.

Pode haver vários desses métodos:

  1. Abrigo com filme ou agrofibra, lutrasil e outros tecidos especiais. Para este método, é recomendado providenciar um pequeno arco ou moldura de metal sobre a qual você pode jogar um material de cobertura para não danificar as mudas de tomate.
  2. Frascos de vidro, recipientes de plástico ou mesmo baldes comuns também podem proteger os tomates do congelamento, outra coisa é que nem sempre é possível encontrar pratos suficientes. Este método é mais adequado para pequenas áreas com algumas dezenas de arbustos.
  3. Se a geada ameaçar uma grande plantação de tomate, você pode tentar aquecer as plantas com fumaça. Para fazer isso, você precisa acender o fogo pelo lado de barlavento. Como combustível, você deve usar o que dá muita fumaça: folhagem do ano passado, toras grossas e úmidas, cascas de árvores, serragem úmida. A fumaça vai viajar ao longo do solo, aquecendo os tomates.
  4. As geadas severas podem ameaçar até mesmo os tomates plantados em estufas ou estufas. Lá, as plantas também são protegidas borrifando serragem, palha nos arbustos ou cobrindo-os com caixas de papelão, baldes plásticos e garrafas.
Importante! A morte das mudas de tomate ocorre a uma temperatura de cerca de +1 - -1 graus. Existem variedades de tomates muito resistentes ao frio que podem suportar uma queda de temperatura de curto prazo de até -5 graus.

Tudo isso ajuda a garantir que datas específicas para o plantio de tomate simplesmente não existem... Cada jardineiro ou residente de verão deve determinar as datas de plantio empiricamente, observando seus tomates por várias temporadas consecutivas.

Estufas ou canteiros podem facilitar um pouco o processo de cultivo do tomate, mas esses métodos têm suas próprias características. - uma ameaça para as plantas é a alta umidade e a probabilidade de superaquecimento devido a temperaturas muito altas e ventilação insuficiente.

Ao lidar com tomates, o agricultor deve entender que não será fácil - a cultura é muito caprichosa e caprichosa. Mas os tomates frescos à mesa e uma boa colheita compensam todo o esforço e dinheiro gastos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção