Plantando mudas de alho-poró

Todos os anos, os jardineiros descobrem novas variedades de culturas. Mas às vezes até os vegetais famosos se tornam uma descoberta. O alho-poró tornou-se uma agradável surpresa para os amantes da alimentação saudável. Em chalés de verão, raramente é cultivado. O motivo é muito comum - falta de informação. Poucos podem compartilhar a experiência de crescimento. E a informação generalizada sobre o carácter mimado do alho-poró impede que os horticultores tentem obter as suas próprias colheitas.

Sabendo dos benefícios, da suculência e do excelente sabor do alho-poró, eles são comprados em supermercados, embora não sejam baratos. Descreveremos em detalhes o processo de cultivo de mudas de alho-poró em casa. Iremos falar separadamente sobre o momento de plantar alho-poró para as mudas. Você precisa saber disso para que a cultura ocupe seu lugar de direito nas cabanas de verão.

Benefício para a saúde

Um pouco sobre as propriedades nutricionais do alho-poró. O conteúdo de nutrientes nele é muito equilibrado. As cebolas pérola, como os botânicos chamam o alho-poró, são apreciadas por sua composição e versatilidade. Ele está incluído em uma variedade de pratos e preparações. Que substâncias permitiram que a planta ocupasse um lugar tão honrado? Será tedioso e demorado nomear tudo, nos afastará do objetivo do artigo. Portanto, listaremos resumidamente os grupos mais famosos necessários para o corpo humano:

  • complexo de vitaminas;
  • uma lista completa de óleos essenciais;
  • lista de sais minerais;
  • Vestigios;
  • proteínas;
  • celulose.

Os nutricionistas recomendam que as pessoas com doenças metabólicas e articulares incluam alho-poró em seu cardápio.

Também há contra-indicação ao uso de produto útil - gastrite e manifestações ulcerativas na fase de exacerbação. Essas limitações se devem à grande quantidade de óleos essenciais que podem irritar as mucosas do trato digestivo.

Descrição e características importantes

Esta é uma cultura perene, cujo ciclo de desenvolvimento de semente a semente leva 2 anos. No primeiro ano, ocorre a formação de uma roseta de folhas e de um órgão produtivo - um falso caule.

É o caule falso branqueado da cebola que é a parte principal da planta para a qual é cultivada. Eles comem a “perna” em qualquer estágio de desenvolvimento.

As folhas do alho-poró são planas, bastante compridas (80 cm) e largas (até 6 cm) com uma cobertura cerosa. A cor da folha pode variar em diferentes tons de verde. No fundo, as folhas são tubulares. Com esses tubos, eles se fecham e formam uma "perna" suculenta. O diâmetro (2-6 cm) e o comprimento (10-60 cm) do tubo dependem da variedade.

A planta não forma os bulbos usuais para nós. No primeiro ano, a cebola produz hastes falsas, que são o principal valor para os horticultores. No segundo ano, a planta produz um pedúnculo e amadurecem as sementes de alho-poró.

Os jardineiros geralmente não cultivam cebolas peroladas como semente. Você pode comprá-los livremente, escolhendo as variedades ou híbridos mais produtivos. A germinação das sementes de alho-poró dura 3 anos.

O sistema radicular da cebola perolada é muito poderoso. Se, após a colheita, as raízes da cebola ficam no solo, então elas enriquecem bem o solo com matéria orgânica.

O alho-poró é armazenado por cerca de seis meses, mantendo totalmente suas propriedades. Esta qualidade permite obter verduras frescas quase todo o inverno.

Como a maioria das plantas, as variedades de cebola perolada são divididas de acordo com o período de amadurecimento:

  1. Amadurecimento precoce (verão). As cebolas maduras são colhidas no final do verão - agosto.O caule das variedades de maturação precoce tem uma forma estúpida ou reta, as folhas de cor verde claro estão localizadas em um ângulo agudo com o caule. A diferença entre os primeiros tipos de alho-poró é o arranjo solto das folhas e a intolerância ao frio. Portanto, a produção direta de sementes da cultura é desenvolvida apenas nas regiões sul. Um exemplo de variedade de verão é o “gigante búlgaro”.
  2. Época média ou outono. A forma dos caules assemelha-se a um cilindro grosso, alguns apresentam apenas um ligeiro espessamento na parte inferior. As folhas são de cor mais intensa, verdes ou verde-acinzentadas, potentes e mais densas. Colete colheita de tipos médios de alho-poró na primeira década de outubro. Em invernos com clima ameno, as plantas são deixadas no solo até a primavera, para depois obter as sementes no ano seguinte. Variedades Karantansky e Sizokryl.
  3. Amadurecimento tardio ou inverno. Eles crescem muito mais lentamente do que outras variedades de alho-poró, mas são caracterizados por uma maior resistência ao frio. Em regiões com invernos amenos, a colheita é realizada de outubro a abril. O falso caule nas espécies posteriores é curto e espesso na parte inferior. As folhas são cobertas por uma flor cerosa, de cor cinza-esverdeada, com um arranjo original em forma de leque em relação ao caule.

Considere o principal método de cultivo de alho-poró - mudas. Isso se deve à extensão do período vegetativo da safra, que dura de 6 a 7 meses. A semeadura direta no solo não pode esperar pela colheita nas condições climáticas da faixa do meio. Portanto, a parte principal do artigo será dedicada à questão de como cultivar alho-poró por meio de mudas.

Estágios de crescimento de mudas

A primeira pergunta que os produtores fazem é como plantar corretamente o alho-poró para as mudas? Para cultivar mudas de alho-poró de qualidade, você precisa seguir algumas etapas:

  1. Determine o momento do plantio de alho-poró para mudas. Este é um ponto importante ao qual as demais ações estão vinculadas. O principal é evitar que as mudas cresçam demais.
  2. Escolha a variedade desejada e adquira material de plantio de alta qualidade.
  3. Prepare o solo para semear alho-poró para mudas. A mistura do solo deve atender aos requisitos da cultura quanto à composição, valor nutricional e estrutura.
  4. Escolha recipientes convenientes e prepare-os na hora de semear.
  5. Faça a preparação pré-plantio das sementes de alho-poró.
  6. Semeie sementes de alho-poró para as mudas.

Cada estágio tem suas próprias nuances, nas quais nos concentraremos.

Determine a época de semeadura

A época de semeadura é escolhida em função da época de colheita planejada. Se hastes maduras precisam ser obtidas no início do outono, então plantando sementes de alho-poró nomeados no final de fevereiro ou início de março. Então, já no início de abril, você pode mover as mudas de alho-poró para cultivo em estufa. Para plantar mudas em campo aberto sob filme, a semeadura está prevista para o final de março.
Se for mais conveniente semear no outono, não deixe de conferir a data com a previsão do tempo. É necessário pousar antes do início da geada.

Naturalmente, na hora de escolher, é necessário levar em consideração as condições climáticas, a temperatura do ar na região de cultivo. Muito do sucesso depende disso. Nas regiões do norte, você não deve começar a plantar alho-poró para mudas em 2019 antes de abril-maio. Já será possível plantar mudas a céu aberto em junho. Nas regiões centrais, a semeadura inicia-se em meados de fevereiro, o plantio em casa de vegetação é feito em meados de abril e em campo aberto na última década de maio.

Escolhendo sementes

Idealmente - compre um saco de sementes de um fabricante conhecido em uma loja especializada. Em condições reais, as características varietais serão ligeiramente mais fracas, por isso é melhor optar por variedades híbridas de alto rendimento. O fabricante dá recomendações sobre técnicas de cultivo, portanto, leia-as antes de comprar. Então, você pode ter certeza de que fornecerá à planta as condições e os cuidados necessários. Para plantar mudas de alho-poró na primavera
pegue variedades de maturação precoce para garantir que você espere até a colheita.

Preparando o solo

Mudas de alho-poró, quando cultivadas em casa, têm certos requisitos para o solo. A mistura de nutrientes é preparada com partes iguais de composto, turfa, turfa e húmus. A composição mostra que o solo deve ser nutritivo e solto. Se o plantio de alho-poró para mudas for planejado em turfa, adicione 5 kg de substância umedecida:

  • farinha de dolomita - 250 g;
  • superfosfato duplo - 50 g;
  • ureia - 30 g;
  • sulfato de potássio - 40 g.

As mudas de alho-poró precisam de oligoelementos; portanto, se houver uma oportunidade de comprar fertilizantes com micronutrientes em comprimidos, adicione-os de acordo com as instruções.

Importante! Em nenhum caso não acrescente matéria orgânica fresca - verbasco, estrume, para não prejudicar as plantas.

Preparação do recipiente

Mudas de alho-poró não toleram a colheita bem, então você precisa ter uma atitude responsável na escolha de recipientes para mudas. A profundidade do recipiente deve ser de pelo menos 10-12 cm, pois a planta tem raízes longas.

Quando for tomada a decisão de plantar alho-poró para mudas em caixas, você não deve exceder a taxa de semeadura recomendada. Em caixas de 35 cm x 50 cm, você pode colocar no máximo 3 gramas de sementes de alho-poró. Há uma boa saída - corte o solo em uma caixa em cubos e semeie 3-4 sementes em cada um. E é melhor semear alho-poró para as mudas em pequenos recipientes de plantio com células.

Antes de semear alho-poró com sementes para mudas, os recipientes preparados são desinfetados com uma solução forte de permanganato de potássio e secos.

Preparação de sementes para a semeadura

Para obter mudas de alho-poró amigáveis ​​e de alta qualidade a partir de sementes em casa, você precisa:

  • desinfetar as sementes por 30 minutos em solução de permanganato de potássio, pré-aquecendo a temperatura;
  • endureça por 30 minutos em água fria;
  • mergulhe em um pano úmido por uma semana;
  • seque e comece a semear.

Depois de concluir todas as medidas preparatórias, você pode começar a cultivar alho-poró por meio de mudas.

Semeando sementes

Considere a próxima etapa - como plantar alho-poró para mudas.
Primeiro, o recipiente para as futuras mudas é preenchido com terra, umedecido um pouco amassado.

As sementes treinadas são semeadas em fileiras em caixas. Ao cultivar alho-poró a partir de sementes, eles são colocados a uma distância de 5 cm um do outro. A profundidade de semeadura não é superior a 1,5 cm. Ao plantar em recipientes separados, 2-3 sementes são plantadas em um. As plantações são cuidadosamente cobertas com papel alumínio e transferidas para um local onde se possa manter uma temperatura de + 22 ° C ... + 25 ° C e fornecer luz suficiente às mudas. Periodicamente, o filme é removido e o solo umedecido. Normalmente, os primeiros brotos aparecem em 10-15 dias.

Assim que as primeiras filmagens aparecem, o filme pode ser removido completamente e a temperatura pode ser reduzida para
+ 17 ° C durante o dia e +12 ° C à noite. Eles mantêm esse regime de temperatura por uma semana para que as mudas não se estiquem. Em seguida, o indicador diurno é novamente aumentado para + 20 ° C e o noturno para + 14 ° C. Eles mantêm esse equilíbrio durante todo o período de desenvolvimento das mudas.

Plantando alho-poró para mudas, vídeo útil:

Existe mais uma maneira de mencionar como cultivar alho-poró a partir de sementes. Isso está crescendo em cumes. As sementes são semeadas diretamente em terreno aberto. O momento de semear alho-poró para mudas usando esta tecnologia difere daqueles discutidos acima. É importante considerar a temperatura do solo aqui. Não deve estar abaixo de + 2 ° C. Como plantar alho-poró ao ar livre para ter uma boa colheita? É necessário dar atenção especial ao preparo do solo. O alho-poró não cresce em solos argilosos pesados. Ele precisa de um solo solto, leve e permeável ao ar com a adição de húmus de folhas. A reação é ligeiramente ácida ou neutra. É aconselhável levar o terreno para mudas debaixo de árvores frutíferas, salgueiros ou acácias. Não será possível obter uma colheita completa de húmus de folhas de álamo e carvalho.

Cuidado de mudas

É importante não apenas plantar as sementes, mas também saber como cultivar mudas saudáveis ​​de alho-poró. Considere os principais pontos de cuidado com mudas de alho-poró. Além de observar o regime de temperatura, é muito importante:

  1. Rega.Para irrigação, use exclusivamente água morna e somente quando a camada superior secar. O transbordamento pode causar uma doença formidável nas mudas, como "perna preta". É preciso umedecer o solo com cuidado, tentando não danificar os delicados caules.
  2. Top dress. O alho-poró responde bem aos fertilizantes orgânicos, por isso é comum regar as mudas com "chá de composto". É assim que os horticultores chamam uma infusão fraca de composto em água (1:10). Você pode preparar uma solução de fertilizantes minerais "Agricola" (vegetal) "Kemira-Universal".
  3. Folhas de poda. Para garantir um bom crescimento das raízes e conseguir um espessamento do caule, as folhas das mudas são podadas. Este procedimento pode ser feito uma vez a cada duas semanas, deixando uma folha com comprimento de 8 a 10 cm.
  4. Exibindo. Requisito obrigatório. Assim, as mudas esticam menos e começam a se preparar para o endurecimento.
  5. Endurecimento. É necessário para mudas de alho-poró, começando 5-6 dias antes do plantio em um local de crescimento permanente.

Se as mudas forem semeadas na hora certa, o ideal é plantar o alho-poró em um local permanente após 50 dias.
Plantar mudas e mais cuidados

A terra no local é fertilizada no outono, os predecessores mais desejáveis ​​para o alho-poró são batatas, legumes, pepinos, repolho.

Eles escolhem um local para as cristas e preparam o solo. A terra é escavada, nivelada e sulcada. A profundidade ótima é de 15 cm, o espaçamento entre linhas é deixado em 20 cm e as mudas são colocadas nos sulcos a uma distância de 15 cm a 25 cm (dependendo dos parâmetros da variedade).

Ao plantar, a cinza de madeira pode ser adicionada aos sulcos.

As folhas e raízes das mudas são reduzidas em um terço, as mudas são regadas imediatamente após o plantio. Assim que o diâmetro das hastes atingir 1 cm, é necessário adicionar solo ao redor das plantas.

Os cuidados básicos consistem em:

  1. Plantas de amontoa. Essa técnica permite que a planta forme uma perna bem branqueada.
  2. Remoção de ervas daninhas e soltura. Essas ações salvam a planta de ervas daninhas e retém nutrientes no solo. É bom cobrir as plantações com palha ou turfa.
  3. Top dress. Use orgânicos 3 semanas após o plantio. Em seguida, composições minerais - uma vez a cada 2-3 semanas. Na primavera, tome complexos com alto teor de nitrogênio, em meados de julho - fósforo e potássio.
  4. Desbaste. Necessário para plantações espessas.

Examinamos a tecnologia de cultivo de alho-poró a partir de sementes, quando plantar e como cuidar das mudas. Paramos detalhadamente na etapa de como semear alho-poró para as mudas. Agora você pode cultivar um vegetal nutritivo por conta própria.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção