Plantando abobrinha para mudas

Abobrinha é um vegetal favorito e popular. São muitas aplicações, o excelente sabor dietético e o valor nutricional fazem dela um residente permanente de chalés de verão. Qualquer pessoa que primeiro decidiu cultivar mudas de abobrinha por conta própria está procurando respostas para as perguntas que surgem muito. Quando é melhor semear sementes para mudas de abobrinha, como cultivar abobrinhas saudáveis ​​para mudas, o que fazer se alguém come mudas?

Eles cultivam abobrinha de todas as maneiras conhecidas:

  • semeadura direta no solo;
  • plantinha.

Hoje vamos considerar a segunda opção - vantagens, tecnologia, nuances.

As vantagens do método de muda

A abobrinha amadurece rápido o suficiente. Um legume é semeado com sementes quando não se busca uma produção muito precoce e se tenta combinar a abobrinha com outras frutas. Afinal, uma salada ou guisado de tomate com cenoura é muito mais saboroso do que um prato mono. Mas o método da muda também é comum em todos os lugares. O que o torna tão popular? Os benefícios do cultivo de abobrinha por meio de mudas são muito importantes. Os principais são:

  1. Colheita de primeira qualidade... Uma muda de muda bem crescida? produz plantas fortes e saudáveis ​​que crescem rapidamente, não adoecem e frutificam bem.
  2. Todas as plantas são plantadas... Ao semear na terra, não há certeza de que todas as sementes germinarão bem. Você tem que semear 2-3 sementes por cova. O método da muda ajuda a calcular o número exato de plantas a serem plantadas.
  3. Possibilidade de obter menos dinheiroJai em regiões com climas frios e verões curtos.
  4. Conformidade com a variedade... Para mudas de abóbora, opta-se por sementes de alta qualidade, devidamente preparadas, o que permite que todas as características da variedade se manifestem.

O cultivo de mudas de abobrinha exige certos conhecimentos para que o resultado corresponda às expectativas. Vamos começar selecionando e preparando sementes de abobrinha.

Semente para cozinhar

Mesmo os jardineiros novatos podem cultivar mudas de abobrinha. É importante seguir as diretrizes básicas. A preparação é realizada em várias etapas. Essa tecnologia dá a confiança de que as mudas ficarão fortes de abobrinha.

  1. Nós compramos sementes... É necessário familiarizar-se com a descrição e características das variedades de abobrinha, escolher a mais adequada ao clima, composição do solo e suas capacidades. Alguns jardineiros combinam imediatamente várias variedades em uma área com cores e períodos de amadurecimento diferentes. Parece decorativo e permite a colheita ininterrupta de abobrinhas ao longo da temporada. Eles tentam não usar sementes completamente frescas. As plantas dessas sementes são muito poderosas, mas têm rendimentos muito mais baixos. Eles têm muitas flores masculinas. Sementes de 2 a 4 anos de armazenamento apresentam boa germinação. Os arbustos de abobrinha cultivados com essas sementes são mais fracos, mas seu rendimento e resistência a doenças são maiores.
  2. Ordenação... Este termo é entendido como verificação da germinação de sementes de medula óssea. Os horticultores experientes colocam as sementes de abobrinha em uma solução salina filtrada (30 g de sal por 1 litro de água). O tempo de verificação é de 1 hora. Durante esse tempo, as sementes de alta qualidade afundam no fundo do recipiente e as vazias permanecem na superfície. Os rejeitados são removidos e os bons são lavados com água doce.
  3. Nós desinfetamos... As sementes de abobrinha são colocadas em água aquecida a uma temperatura de + 50 °. Suportar 6 horas e transferir imediatamente para o frio. A segunda opção é mais simples - um mês antes da semeadura, as sementes de abobrinha para mudas são colocadas ao lado de uma fonte de calor (aquecedor, bateria, forno).Outra forma é embeber as sementes em uma solução de medicamento antiviral e antifúngico. Por exemplo, Fitosporin-M, uma mistura de Alirin-B + Gamair (1 comprimido por 1 litro de água). O processamento é realizado à temperatura ambiente durante 10-18 horas.
  4. Nós estimulamos... Para esta operação são utilizados estimulantes de crescimento, que podem ser adquiridos em lojas especializadas - “Tsikon” ou “Albit”. Das receitas populares, uma solução de bicarbonato de sódio (5g por 1 litro) e suco de babosa são muito adequados. O suco é diluído em água (1: 1) e as sementes de abobrinha colocadas por 45 minutos.
Importante! As etapas de beneficiamento da pré-semeadura elencadas devem ser realizadas com sementes de coleta própria ou adquiridas, mas não beneficiadas.

Atualmente, existe uma seleção suficiente de material de criação e abobrinha híbrida, que não são submetidos a nenhum tratamento antes da semeadura. Nesse caso, plantar sementes para mudas é muito mais fácil.

Semeando abobrinha para mudas sem falta

Após o preparo cuidadoso, é melhor germinar as sementes de abobrinha para as mudas. Envolvemo-los em um pano úmido ou gaze, esperamos 2-3 dias e os espécimes nascidos estão prontos para o plantio.

Os jardineiros adoram experimentar, então os métodos de germinação das sementes de abobrinha podem ser muito interessantes e inesperados. Por exemplo, uma mini estufa doméstica feita de uma garrafa de plástico. A garrafa é cortada ao meio. Cada parte é encurtada para reduzir o espaço interior. Na parte inferior, coloque um pano úmido e as sementes em camadas. Cubra com a parte superior e coloque em local aquecido. As sementes germinam muito rapidamente.

Importante! Os rebentos são tão frágeis que se o seu comprimento ultrapassar 0,5 cm e forem finos, essas sementes são rejeitadas.

As sementes de abobrinha germinadas para as mudas devem ser semeadas imediatamente. Portanto, muitos jardineiros estão limitados ao estágio de inchaço e não permitem que os brotos apareçam. As sementes de abobrinha inchadas podem ser armazenadas por mais tempo e armazenadas na geladeira na prateleira de baixo.

Quando você deve plantar abobrinha para mudas? Determinamos o momento ideal para o plantio no solo e contamos o tempo em que as mudas ficarão prontas.

Comente! Mudas de abobrinha são plantadas a céu aberto no final de maio - início de junho. Conseqüentemente, o período de semeadura das mudas começa de meados de março até o início de maio.

A próxima etapa é o plantio de abobrinhas para as mudas. Para que haja onde plantar as sementes, preparamos o solo de plantio e os recipientes para as mudas.

A composição do solo é selecionada de forma mais otimizada em misturas de solo prontas, que podem ser adquiridas em lojas especializadas. Eles contêm uma grande porcentagem de húmus e têm uma reação neutra. Uma alternativa é fazer sua própria mistura de medula vegetal. Proporção aproximada de peças:

  1. Turfa - 55-60%, terra do gramado até 20%, húmus 20%, serragem 10%. Para aumentar o valor nutricional, nitrato de amônio (4-6 g), superfosfato (10-15 g), fertilizantes de potássio (6-10 g) são adicionados ao balde de mistura.
  2. Humus e terra sod (1: 1). É bom adicionar cinza (1 copo) a esta composição, 20 g de superfosfato e fertilizante potássico cada, um pouco de areia.
  3. Areia e turfa na proporção de 1: 1.

É necessário controlar a acidez do solo. Em seu valor alto, cinzas ou giz são adicionados à mistura de solo.

Preparamos recipientes para sementes

Vamos prosseguir com a preparação de recipientes para nossas mudas. Mudas de abobrinha são tenras e sensíveis ao transplante. Os rebentos podem criar raízes mal ou, em geral, morrer. Isso acontece se erros forem cometidos durante o transplante ou se o sistema radicular estiver danificado. Basta que alguém da terra se despedace para que se quebrem as raízes da abobrinha. Portanto, a colheita de mudas de abóbora é realizada em casos raros - quando é necessária uma grande economia de espaço e somente se houver experiência no transplante de mudas. Cada abobrinha é cultivada por meio de mudas em um recipiente separado. Tudo o que estiver à mão servirá - copos de turfa, sacos de suco, recipientes de plástico.

O volume ideal do recipiente varia entre 0,5-0,8 litros. A mistura de solo é despejada nele e levemente umedecida. A seguinte sequência de ações:

  • As sementes de abobrinha são colocadas com a ponta afiada até uma profundidade de no máximo 3 cm. Uma semente é semeada em um recipiente para mudas;
  • Despeje com água decantada em temperatura ambiente;
  • Os recipientes são colocados em uma sala com temperatura de 25-30 graus acima de zero até que os brotos apareçam. O recipiente não deve ser exposto à luz solar direta.
  • Após o surgimento dos primeiros brotos de abobrinha, os recipientes são movidos para a luz e um regime de temperatura estável é estabelecido. A temperatura diurna não é superior a + 17º, a temperatura noturna - não é superior a +14º. Se essas condições não forem observadas, as mudas de abobrinha se esticarão e ficarão fragilizadas na hora do transplante para um local de residência permanente.
  • A temperatura aumenta depois que as mudas estão fortes. Agora é mantida na faixa de + 22º durante o dia e + 18º à noite.

Que ações são necessárias no futuro? Mudas de abobrinha precisam ser regadas, endurecidas, soltas e alimentação.

  1. Afrouxamento - regularmente, mas com muito cuidado. Qualquer dano é prejudicial para mudas de abóbora tenras.
  2. Rega pelo menos uma vez por semana com água morna (20º-22º). A camada superior da terra deve estar ligeiramente úmida e não seca.
  3. Endurecimento mudas de abobrinha gradualmente. Primeiro arejamos o ambiente, o próximo passo é começar a levar as mudas para a rua. Aumentamos o tempo de endurecimento gradativamente para permitir que as mudas se adaptem a temperaturas mais baixas. Antes do plantio, deixamos os recipientes com mudas do lado de fora por 3 dias, 24 horas por dia.
  4. Alimentação As mudas de abobrinha precisam de duas vezes antes do desembarque. A primeira vez é derramado com uma solução da droga "Bud". Isso deve ser feito 8-14 dias após o aparecimento dos brotos. Em um litro de água, diluir 2 g do medicamento e regar as plantas. Para 2 mudas de abobrinha, é necessário um copo de solução. O procedimento é repetido uma segunda vez 10-12 dias após a primeira alimentação. Agora você precisa de "Effecton" e nitrophoska... 1 colher de chá dos componentes é diluída em 1 litro de água e regada com mudas de abobrinha. Consumo da mistura - 1 copo de solução vai para 1 muda. Muitos jardineiros também fazem a terceira alimentação das mudas de abobrinha antes de plantar no solo. Deve ser feito se húmus e fertilizantes minerais não foram aplicados durante o preparo do solo de plantio.

O plantio de mudas de abobrinha geralmente ocorre um mês depois de as sementes terem sido semeadas. Porém, alguns residentes de verão conseguem preparar um excelente material de plantio em duas semanas. Neste caso, o recipiente pode ser menor.

Plantar mudas para um lugar permanente

É hora de plantar as mudas da nossa abobrinha.

As mudas são saudáveis ​​e fortes, então as seguintes ações serão as seguintes:

Seleção de assento... Embora os jardineiros façam isso muito antes. Normalmente, a decisão sobre onde plantar as mudas de abóbora é feita antes de semear as sementes. O canteiro está localizado em uma área ensolarada e sem vento.

Recomenda-se voltar a crescer a abobrinha neste local após 3-4 anos. Aviso! Os predecessores indesejáveis ​​da abobrinha são abóbora, pepino, abóbora.

A abobrinha frutifica bem no lugar onde costumava crescer batata, cebola, alho, couve-flor e couve-branca.

Preparando o terreno para mudas de abobrinha na área selecionada... É melhor fazer isso com antecedência. Já no outono após a colheita, o solo é fertilizado com composto ou húmus, são aplicados fertilizantes - superfosfato e potássio. O primeiro no valor de 30 g por 1 m². m, o segundo - 20 g por 1 sq. m. Então, há uma escavação de alta qualidade e não fazer nada até a primavera. Assim que a neve derrete, eles soltam ligeiramente a terra e fertilizam com nitrato, 20 g por 1 sq. m, então desenterrado. Com base na composição do solo, argila e serragem são adicionadas com areia, areia e húmus - com argila.

Na primavera, eles começam a projetar as cristas... As abobrinhas ocupam espaço suficiente. Para que as plantas crescidas não interfiram e não sombreiem umas às outras, mantenha uma distância entre linhas de 1,5 m, entre cada arbusto - 0,9 m. Fertilizantes orgânicos são aplicados em cada cova imediatamente antes do plantio. Uma colher de sopa é o suficiente.A matéria orgânica é misturada ao solo e dá-se início ao plantio das mudas de medula vegetal. É melhor programar esta atividade para uma tarde ou dia nublado. O sol ativo será prejudicial para mudas de abóbora tenras.

Se, ao cultivar abobrinha para mudas, você semeou sementes em vasos de turfa, então elas são totalmente enterradas no solo junto com a planta. A medula vegetal é aprofundada até as primeiras folhas. Se houver risco de geada ou queda de temperatura à noite, a abobrinha plantada deve ser coberta. Após o plantio, regue a muda com solução de Agrícola-5 na proporção de 1 colher de sopa de água. colher em um balde. Para um poço, é necessário 1 litro da composição. É aconselhável sombrear as mudas de abobrinha por vários dias, para que as mudas tenham tempo de se adaptar ao novo local.

Mudas tentadas, o que fazer

Outra pergunta importante que os jardineiros costumam fazer. Em mudas de abóbora, alguém está comendo folhas e cotilédones. Freqüentemente, esse incômodo ocorre com mudas que são cultivadas em estufas. As caixas são colocadas no solo, o que permite que a praga chegue até as mudas.

Conselho! É necessário colocar contêineres nos estandes.

E às vezes isso pode acontecer após o plantio de mudas de medula vegetal para residência permanente. Qual praga é capaz disso e como ajudar plantas indefesas?

A principal praga neste caso são lesmas.... Eles são capazes de destruir todas as mudas plantadas em uma noite. Eles vão caçar depois da rega noturna. A lesma come muito mais do que você pode imaginar. Se você notar essa praga nos canteiros, poderá proteger as mudas de abobrinha com cinza comum ou grânulos especiais que estão espalhados ao redor das mudas.

Conselho! Alguns residentes de verão colocam pedaços de garrafas plásticas de até 10-15 cm em cada muda.

Essa técnica também o salvará do urso, que se alimenta dos caules das mudas de tutano. Mais precisamente, ele não come, mas corta.

Se tal incômodo ocorrer em um apartamento, podem ser pequenas pragas que vivem no solo. Portanto, a mistura do solo antes do plantio das sementes de abobrinha para mudas deve ser desinfetada com uma solução quente de permanganato de potássio. Ou compre desinfetantes especiais.

Conclusão

Para que as mudas de medula cultivadas por si mesmas atendam a todas as expectativas, as condições climáticas devem ser levadas em consideração. Tente escolher as variedades de abobrinha que estão bem divididas em sua área. Espécies híbridas com características especialmente criadas ajudam. Um verão curto pressupõe a colheita de variedades precoces, se o calor durar mais, variedades médias servirão. Não desista de abobrinha. Uma maravilhosa variedade de abobrinhas, que vai deliciar você não só com deliciosas frutas, mas também com cores coloridas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção