Alimentando pepinos com iodo e leite

Os pepinos são tão amados pelos jardineiros que só os preguiçosos não os cultivam em seu terreno. Afinal, eles são bons tanto frescos diretamente da horta, quanto para uso em saladas e na fabricação de máscaras cosméticas. E que preparações maravilhosas para o inverno podem ser feitas de pepinos. Mas nem sempre é fácil cultivá-los. Afinal, não apenas as pessoas amam pepinos - todos os tipos de pragas e microorganismos também não são avessos a comer verduras crocantes. E os próprios pepinos são muito exigentes em termos de cuidado - eles precisam de muita água e alimentação regular. E muitas pessoas não querem usar fertilizantes químicos e remédios em suas instalações - afinal, os pepinos são cultivados para elas e suas famílias. Assim, os jardineiros recorrem a receitas populares antigas e testadas pelo tempo.

Processamento de pepino o leite é um desses procedimentos, que lida com várias tarefas ao mesmo tempo. Este é um maravilhoso molho de cobertura e uma proteção eficaz contra vários infortúnios que aguardam as plantas de pepino a cada passo.

Propriedades do leite

O uso do leite e seus derivados no jardim não é uma técnica nova inventada recentemente. As pessoas usam leite para se alimentar há vários milênios e, durante todo esse período, cultivam vegetais. Portanto, eles não puderam deixar de notar o efeito benéfico do leite em muitas plantas. Por que isso está acontecendo?

Importante! O leite é muito rico em nutrientes.

Apenas os elementos que podem ser do interesse dos pepinos devem ser mencionados:

  • cálcio,
  • magnésio,
  • potássio,
  • manganês,
  • ferro,
  • azoto,
  • fósforo,
  • enxofre,
  • cobre e muito mais.

Além disso, o leite tem várias propriedades especiais que o tornam útil quando usado no jardim.

  • Nenhuma praga é capaz de digerir o açúcar do leite (lactose), uma vez que os insetos simplesmente não possuem alguns órgãos do sistema digestivo. Conseqüentemente, processar pepinos com leite pode criar uma barreira para muitas pragas que querem se banquetear com suculentos cílios de pepino.
  • Quando as folhas são borrifadas com uma solução láctea, uma película muito fina se forma sobre elas, o que impede a penetração de vários patógenos em seu interior.
  • O leite pode ajudar no processo de assimilação de outros nutrientes pelas plantas do pepino, que ficam contidos no solo ou são aplicados junto com a fertilização.

Daí a conclusão - alimentar pepinos com leite pode resolver vários problemas de uma vez:

  • Fornecendo nutrientes às plantas
  • Proteção contra doenças e pragas
  • Saturação do solo com substâncias úteis que aumentam a atividade microbiológica.

Como usar leite

Claro, é aconselhável usar leite cru para processar pepinos. Leite pasteurizado e, além disso, esterilizado nem sempre terá o efeito desejado, pois o tratamento térmico destrói muitas vitaminas e minerais úteis, não importa o que digam os fabricantes desses produtos.

Conselho! Não é altamente recomendável o uso de leite puro, especialmente leite integral, que possui um alto percentual de teor de gordura.

Desta forma, você não pode apenas não ajudar, mas também causar danos reais às plantas, em particular, pepinos.

Para usar o leite no jardim, ele deve ser diluído em água na proporção de 1: 5 ou mesmo 1:10. Tudo depende da finalidade para a qual você está processando.

Regar com solução de leite

Se quiser alimentar os pepinos principalmente em 5 litros de água, dilua 1 litro de leite não muito gordo, mexa bem e regue os pepinos com a solução resultante para que cada planta receba cerca de 0,5 litro de solução láctea.

Comente! Deve-se ter em mente que, devido à suscetibilidade dos pepinos a doenças como a podridão cinzenta, não vale a pena regar e processar os arbustos diretamente na raiz.

É melhor cavar um sulco raso a 10-15 cm da base do arbusto ao redor de toda a circunferência, de modo que a raiz fique no centro deste círculo e regar diretamente neste sulco. Normalmente, as raízes dos pepinos estão localizadas perto da superfície e elas próprias podem encontrar todas as substâncias de que precisam.

A propósito, você também pode regar plantas de pepino de cima, assim, as folhas vão absorver a solução láctea e fornecer proteção adicional contra doenças e pragas.

Pulverizar com soluções de leite

Na maioria das vezes, a solução de leite é usada para tratamentos preventivos de pepinos. Sabe-se que é muito mais fácil prevenir qualquer problema do que lidar com suas consequências.

As doenças mais comuns e desagradáveis ​​dos pepinos são o oídio e o oídio. Essas doenças se agravam especialmente se o verão for chuvoso e frio. A alimentação abundante com fertilizantes contendo nitrogênio também contribui para a ocorrência de doenças. Nas folhas dos pepinos aparecem primeiro manchas brancas, semelhantes às que restam da polvilhação com farinha (daí o nome), e depois as folhas ficam amarelas e morrem.

É melhor iniciar tratamentos preventivos para pepinos quando 5-6 folhas verdadeiras forem formadas sobre eles e repeti-los regularmente a cada duas semanas. Nesse caso, os surtos de doenças podem ser evitados por completo.

 

Para preparar a solução necessária em um balde de 10 litros, dilua 1 litro de leite, 30 gotas de iodo comum e 20 gramas de sabão em pó ralado. Agite bem e borrife os pés de pepino.

Atenção! O iodo nesta solução serve como um poderoso anti-séptico, e o sabão em pó proporciona boa adesão da solução às folhas.

Em geral, é o iodo que é conhecido por seus efeitos benéficos nos pepinos. É capaz de prevenir o amarelecimento das folhas nos cílios do pepino e cria um efeito rejuvenescedor quando muitos novos botões e ovários despertam nos caules. Portanto, o processamento de pepinos iodo deve ser realizado com muito cuidado, não esquecendo de borrifar a parte inferior das folhas. É aconselhável pulverizar não só as próprias plantas, mas também o solo à sua volta.

A pulverização deve ser realizada em tempo nublado ou à noite após o pôr do sol. Caso contrário, as folhas de pepino podem se queimar.

A mesma solução é bastante eficaz contra a bacteriose e a podridão radicular. E ele também é capaz de ajudar a lidar com a invasão de vários tipos de pulgões.

Deve-se notar que não apenas o leite tem um efeito semelhante sobre os pepinos, mas também vários produtos lácteos: soro de leite, kefir, iogurte. Em particular, a receita a seguir é popular entre os jardineiros, que podem lidar com a requeima.

Para 10 litros de água, tome 1 litro de soro de leite, 40 gotas de iodo e uma colher de sopa peróxido de hidrogênio... Com esta ferramenta, você precisa processar cuidadosamente todas as partes das plantas de pepino várias vezes por temporada.

Conclusão

Assim, o uso de leite, laticínios e produtos comumente disponíveis, como iodo ou peróxido de hidrogênio, pode superar muitos dos problemas do cultivo de pepinos e obter uma boa colheita.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção