Por que as mudas de tomate caem

É importante que todo jardineiro obtenha um bom resultado de seu trabalho. Graças à experiência adquirida, eles cultivam uma grande safra. Os novatos neste negócio podem superar as dificuldades em qualquer estágio do crescimento do tomate. Muitos deles se deparam com uma questão importante: por que cai tomate muda... Jardineiros experientes identificaram duas razões para este desvio da norma:

  • transtornos de cuidado;
  • doenças.

O principal é identificar corretamente a causa e eliminá-la, e não lidar com as consequências.

Distúrbios de cuidado com mudas

Mesmo nas condições interiores mais ideais, você deve prestar atenção a várias pequenas coisas. Os especialistas recomendam “doar” um arbusto de mudas, retirando-o do molde e avaliando o estado da terra e das raízes por indicadores externos para saber com mais precisão a causa da queda.

  1. Excesso de umidade... Se não houver orifícios de drenagem suficientes ou insuficientes, o líquido permanece no solo após a irrigação. Por causa disso, as raízes simplesmente sufocam, a planta fica letárgica, as folhas caem. Ao examinar o sistema radicular, o pedaço de terra terá um caráter pantanoso e se pendurará nas raízes. Além disso, para diagnosticar essa violação, é necessário interromper a rega, se depois de um tempo o solo ainda estiver úmido, então esse é o problema.
    Solução para o problema.Os orifícios de drenagem precisam ser adicionados, ampliados ou limpos. Pare de regar por um tempo.
  2. Falta de umidade... Se menos umidade entrar no solo do que o necessário, as folhas começarão a amarelar e seco, e os pés de tomate ficarão letárgicos e sem vida. Quando examinadas, as raízes estarão secas, a terra pendurará nelas com seixos ou simplesmente se desintegrará com a poeira.
    Solução para o problema... É necessário regar com urgência, verificando os orifícios de drenagem para evitar o excesso de humidade.
  3. Ar seco... Se houver uma bateria, forno ou outro objeto que gere calor perto das mudas, os tomates podem começar a murchar e até cair. Isso é causado por umidade insuficiente do ar. Quando examinadas, as raízes parecerão completamente saudáveis.
    Solução para o problema. Tomate muda deve ser movido um pouco mais longe da fonte de calor. Se o aparelho for móvel, é necessário retirá-lo, deixando os tomates no lugar. Coloque um recipiente grande com água nas proximidades. Umidifique o ar diariamente com um spray. Pulverize água à noite para evitar o efeito da lupa nas folhas e não as queime à luz solar direta.
  4. Oxigênio... Mudas de tomate, como outras plantas, adoram ar fresco. Ao ventilar a sala, podem ocorrer correntes de ar frio, que levarão a uma queda brusca de temperatura e queda de arbustos.
    Solução para o problema... Na hora de arejar a sala, a melhor opção seria retirar totalmente as mudas. Se isso não for possível, é necessário protegê-lo. Você pode abrir uma janela para que o ar fresco entre gradualmente, sem a formação de correntes de ar.
  5. Brilhar... Se as folhas do tomate não recebem luz suficiente, as mudas são arrancadas. Assim, o caule torna-se fino e fraco. Incapaz de suportar a carga de folhas novas, o caule pode cair.
    Solução para o problema... As mudas de tomate devem receber luz suficiente. Com a falta de luz solar, a sala é complementada com lâmpadas fluorescentes. É necessário observar o regime de dia e noite. No escuro, as lâmpadas devem ser apagadas para que as plantas possam descansar.

Doenças de mudas

É mais fácil lidar com as perturbações no cuidado das mudas de tomate do que com as doenças.

  1. Perna negra. Os tomates sofrem dessas doenças devido à rega excessiva e à estagnação da água no solo.A manifestação desta doença é o escurecimento do caule na base, daí o nome. Então o sistema radicular começa a apodrecer, as mudas começam a murchar e cair. Para evitar isso, é preciso regar os tomates com moderação e soltar a terra após cada rega para que o oxigênio chegue em quantidade suficiente. As cinzas de madeira também são adicionadas ao solo para evitar a perna preta.
  2. Fusarios. Doença fúngica que afeta as raízes das mudas e a planta começa a morrer mesmo com os devidos cuidados. O motivo está no preparo impróprio do solo. Nesse caso, é urgente transplantar o tomate para o solo desinfetado.

Para evitar a multiplicação da infecção, é necessário preparar adequadamente o solo antes do plantio, e o recipiente para semeadura das mudas de tomate também deve ser desinfetado. Se a escolha caiu em um solo especial da loja, você não precisa realizar ações adicionais com ele. Se a terra foi coletada sozinho, você precisa aquecê-la no forno ou despejá-la com uma solução fraca de permanganato de potássio. Além disso, essa solução ajuda se a doença já for perceptível visualmente nas mudas.

Dicas úteis

Para um bom crescimento de mudas de tomate, você deve seguir algumas regras:

  • É melhor comprar terra para plantar em lojas especializadas.
  • As sementes são semeadas a uma distância de 2-3 cm umas das outras para evitar que as mudas se arrancem.
  • É necessário escolher o lado ensolarado ou adicionalmente utilizar lâmpadas fluorescentes.
  • Após cada rega, você precisa afofar o solo.
  • A areia pode ser adicionada ao solo. Isso impedirá a compactação excessiva e reterá a umidade.
  • É melhor regar com menos frequência, mas com bastante água.

Para que as mudas cresçam saudáveis ​​e fortes, é necessário seguir pequenas regras e monitorar as condições de detenção.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção