https://www.youtube.com/watch?v=qlyphni-YoA

Não é segredo para ninguém que o tratamento de sementes antes do plantio é uma forma altamente eficaz de acelerar o surgimento de mudas e aumentar seu número... Ao mesmo tempo, rumores são frequentemente espalhados entre jardineiros amadores na Internet e com a ajuda de boca a boca sobre maneiras milagrosas de multiplicar a produção de pepinos pelo processamento das sementes. A prática e muitos anos de experiência mostram que tais informações devem ser analisadas de forma crítica e verificadas novamente antes de serem colocadas em prática.

Tipos de processamento antes da semeadura

O pré-tratamento de sementes de pepino é uma técnica eficaz e muitas vezes necessária que permite obter excelentes resultados no cultivo de pepinos nas difíceis condições de zonas agrícolas arriscadas.

Deve-se ter em mente que a maioria dessas atividades requer habilidade e conhecimento profissional, portanto, devem ser realizadas por especialistas qualificados. Você também precisa entender que nem todos os métodos podem ser usados ​​em casa sem equipamentos especiais. Além disso, deve-se levar em consideração a variedade de condições climáticas e outras condições domésticas que devem ser levadas em consideração ao escolher um método de pré-tratamento de sementes de pepino. O que dá um resultado excelente nos Urais pode causar sérios danos quando usado no Território Krasnodar, e vice-versa.

Atualmente, existem as seguintes variedades de processamento (em grande parte condicional), ao qual as sementes são submetidas:

  • desinfecção ou desinfecção;
  • encurtar o tempo antes do surgimento dos brotos (retirada da dormência);
  • aumento da imunidade de pepinos (vários simuladores biológicos, endurecimento eventos, etc.);
  • outros, muitas vezes inúteis e até prejudiciais, sem justificativa científica.

Seria bastante lógico considerar cada um dos grupos de métodos listados separadamente.

Desinfecção

Antes de recorrer aos métodos de desinfecção, é necessário descobrir a origem das sementes de pepino. Isso é importante porque na maioria das fazendas de sementes, que são as fornecedoras dos melhores híbridos e variedades de pepinos, em geral, todas as medidas necessárias para proteção contra possíveis doenças são tomadas sem falta. Em outras palavras, apenas sementes coletadas independentemente ou de origem questionável precisam ser processadas. No primeiro caso, é melhor processar o tratamento e, no segundo, simplesmente recusar o uso dessas sementes.

Existem dois tipos principais de desinfecção, cada um com suas próprias características.

Métodos térmicos

Nunca são usados ​​em casa, pois a utilização de tais métodos só é possível com a utilização de equipamentos especializados. As tentativas de simular a criação de tais condições em casa tornarão as sementes impróprias para a semeadura.

Métodos químicos (decapagem)

O pré-tratamento mais popular e simples a que as sementes são submetidas antes do plantio. Realizado, como regra, usando permanganato de potássio comumente disponível. O processamento em si é um conjunto das seguintes atividades simples:

  • preparação de uma solução a 1% (dosagem - 1 g do produto por 100 g ou ml de água comum);
  • colocar sementes nele por 15-20 minutos;
  • lavagem e posterior secagem das sementes.

Deve-se atentar para a observância da concentração recomendada da solução, bem como o tempo de processamento. Se um ou outro for ultrapassado, é possível uma diminuição significativa na viabilidade dos brotos. Com a desinfecção adequada, as sementes são curadas de quase todas as infecções fúngicas (se houver).

Ao usar este método, deve-se ter em mente que ele é prejudicial à microflora benéfica, que também está localizada na superfície das sementes de pepino processadas.

A numerosa literatura para jardineiros freqüentemente contém recomendações para o uso de produtos químicos que são mais agressivos e potentes do que o permanganato de potássio. Antes de seguir tais recomendações, é necessário entender claramente que, para as sementes de pepino, mesmo o tratamento com permanganato de potássio é um estresse severo, e qualquer produto químico, mesmo fraco, ainda não é apenas um remédio, mas também um veneno. Como último recurso, jardineiros-praticantes experientes recomendam o uso de ferramentas especiais, por exemplo, "Maxim", seguindo claramente as instruções de uso.

Remoção de um estado de repouso

Existem algumas maneiras de tirar as sementes de pepino de seu estado dormente antes de plantá-las. A escolha de um determinado depende das características que são determinadas pelas condições de cultivo, armazenamento e processamento já realizadas. Vários métodos são usados ​​para pepinos.

Imersão e subsequente germinação

Um dos métodos mais populares e comuns de preparação de sementes de pepino antes do plantio. Está em uso há décadas e provou ser eficaz apesar de sua simplicidade. Consiste no seguinte: o caroço do pepino é envolto num pano que absorve bem a água, depois humedecido e colocado num local suficientemente aquecido (a temperatura mais adequada é 25-28 graus). Após a realização de todas as atividades, as sementes "eclodem", após o que devem ser secas um pouco.

O seguinte ponto deve ser levado em consideração. Muitos híbridos e variedades, especialmente aqueles fornecidos do exterior, já foram tratados com pesticidas fortes (por exemplo, tirame). Ao realizar a imersão, pode acontecer o seguinte: só o germe que apareceu experimentará o efeito de um agrotóxico, o que não levará a nada de bom. Outra desvantagem do método é sua grande vulnerabilidade. sementes de pepino germinadas após o pouso em condições climáticas adversas.

Imersão em soluções nutritivas

A essência do método reside no fato de que a imersão não é realizada em água, mas em soluções nutritivas especiais. Podem ser fertilizantes orgânicos ou minerais, sais de ácidos húmicos, solução contendo cinza de madeira, etc. Não se deve esperar supereficiência dessa alimentação, pois as sementes estão em repouso, portanto, a capacidade de assimilar quaisquer substâncias por elas é reduzido.

Melhorando a imunidade das plantas

Existem dois tipos principais de método mais comumente usados.

Tratamento com estimulantes de crescimento

É utilizado para aumentar a imunidade e resistência dos rebentos aos efeitos dos fatores negativos. A essência do método consiste em colocar sementes por 0,5-1 hora em uma solução de preparações especiais. Os produtos químicos mais comumente usados ​​são "Zircão", "Epin-Extra, bem como os de origem natural "Amuleto", "NV-101", etc. A principal condição é o cumprimento de todos os requisitos das instruções de uso.

Endurecimento

A recomendação para o uso deste método é bastante comum. Sua essência está no processamento a frio por um determinado período de tempo. Os cientistas questionam os resultados positivos de tal evento. A maioria dos especialistas acredita que é muito mais aconselhável endurecer as mudas. No entanto, o método é bastante comum.

Outros métodos

O método mais comum recomendado por numerosa literatura e jardineiros é a calibração.Consiste na imersão e posterior triagem segundo o princípio: afogamento ou não. Deve-se notar que por a germinação da semente essa classificação não tem nada a ver com isso. No entanto, esse método é amplamente divulgado e usado.

Conclusão

Pode parecer estranho, mas a maioria dos principais especialistas e cientistas não dá muita importância ao processamento das sementes de pepino antes do plantio. Além disso, muitos deles acreditam que o tratamento já realizado nas fazendas de sementes é suficiente. Para sementes auto-colhidas, apenas alguns dos tratamentos descritos acima são recomendados.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção