Óleo de semente de abóbora: propriedades úteis e contra-indicações para homens e mulheres

Aproveitar os benefícios e malefícios do óleo de semente de abóbora é recomendado para muitas doenças e distúrbios do corpo. Para obter o máximo do produto, você precisa aprender mais sobre suas propriedades e dosagens.

Composição do óleo de semente de abóbora

O bagaço de semente de abóbora contém um máximo de nutrientes que têm um efeito positivo no corpo. Em particular, o produto contém:

  • ácidos graxos valiosos - palmítico, linoléico, esteárico, linolênico;
  • vitaminas C, A e P;
  • vitaminas do subgrupo B;
  • tocoferol;
  • ferro e magnésio;
  • cálcio e zinco;
  • fósforo;
  • selênio;
  • carotenóides e fitoesteróis;
  • fosfolipídios e flavonóides.

Costuma-se consumir óleo de semente de abóbora em quantidades muito pequenas, pois seu valor nutricional é de 896 kcal por 100 g.Se o produto for ingerido em grandes quantidades, o corpo sofrerá danos incondicional.

Por que o óleo de semente de abóbora é útil

Os benefícios e danos do óleo de semente de abóbora não refinado são expressos em muitos efeitos benéficos. Em particular, quando tomado regularmente, o produto é capaz de:

  • mobilizar o sistema imunológico e fortalecer a resistência a doenças bacterianas e virais;
  • normalizar as funções intestinais e restaurar o metabolismo;
  • elimine o inchaço;
  • remover toxinas dos tecidos e contribuir para a cura do fígado;
  • acelerar os processos de restauração de órgãos internos e pele;
  • remover processos inflamatórios no corpo;
  • remova vermes e outros parasitas dos intestinos;
  • acelerar o processo de renovação celular e servir como prevenção da oncologia.

O produto tem um efeito anti-envelhecimento pronunciado, portanto, é útil usá-lo para aumentar a expectativa de vida.

Para homens

O produto é amplamente utilizado na área urológica. Os benefícios e malefícios do óleo de semente de abóbora para os homens são que o produto previne o aparecimento de tumores no aparelho geniturinário e melhora a capacidade reprodutiva. É útil usá-lo para doenças da próstata e da uretra, para problemas com a bexiga. Devido ao alto teor de zinco e selênio, o bagaço de abóbora elimina a inflamação e isso tem um efeito positivo não apenas na saúde geral, mas também na potência.

Por que o óleo de semente de abóbora é útil para as mulheres

É possível tomar óleo de semente de abóbora com benefícios para mulheres com uma ampla gama de doenças ginecológicas - colite, mastopatia, inflamação dos ovários. O produto elimina a inflamação e a dor, ajuda a alinhar os hormônios e a se livrar das oscilações de humor.

Além disso, o bagaço de abóbora ajuda nas enxaquecas, melhora o tônus ​​geral do corpo e permite prolongar a juventude natural.O óleo de semente de abóbora é usado para emagrecer, pois acelera a eliminação do excesso de substâncias.

O produto é especialmente benéfico para mulheres durante a gravidez. Em primeiro lugar, evita a constipação, da qual as grávidas muitas vezes sofrem posteriormente. Além disso, o bagaço fortalece o sistema imunológico e previne o desenvolvimento de resfriados, promove a formação saudável da placenta ao redor do feto e elimina as deficiências de vitaminas no corpo da mulher.

Para crianças

Propriedades úteis e contra-indicações do óleo de abóbora podem ser usados ​​não só para adultos, mas também para bebês. O produto contém uma grande quantidade de substâncias necessárias ao desenvolvimento e crescimento saudável de uma criança.

O óleo de semente de abóbora é frequentemente usado para a constipação infantil e para se livrar de vermes, e também pode ser usado para lubrificar danos e irritações na pele. O uso externo do bagaço, ao contrário do uso interno, é praticado desde as primeiras semanas de vida da criança e, quando aplicado na pele, o produto não causa nenhum dano.

Atenção! Em alguns casos, o produto pode provocar uma reação alérgica. Antes de usar o óleo de semente de abóbora para tratar um bebê interna ou externamente, consulte um pediatra.

Os benefícios do óleo de semente de abóbora

O produto tem um efeito benéfico em todos os sistemas do corpo se a pessoa não tiver contra-indicações. Mas, para alguns sistemas e órgãos, o bagaço tem um valor particular.

Para o trato digestivo

Os ácidos graxos, abundantes no bagaço, tornam-no um laxante suave eficaz. Também ajuda a aliviar os sintomas desagradáveis ​​de gastrite crônica e úlceras, colecistite e cálculos biliares. Devido ao aumento do teor de vitaminas do subgrupo B, o bagaço regula a acidez do estômago e acelera a digestão dos alimentos, e, portanto, facilita o trabalho do intestino e evita o desenvolvimento de processos desfavoráveis.

Para o fígado

O óleo de semente de abóbora reduz o colesterol e tem propriedades hepatoprotetoras pronunciadas. O produto é utilizado no tratamento da hepatite e da cirrose, na limpeza complexa de todo o corpo e na restauração das funções hepáticas. Você precisa usar bagaço em pequenas dosagens, mas regularmente e por longos períodos, então ele pode ter um efeito benéfico no fígado.

Para o sistema cardiovascular

O benefício do produto para o coração e os vasos sanguíneos é principalmente um efeito fortalecedor, o óleo de semente de abóbora torna os vasos sanguíneos mais elásticos e evita a formação de placas ateroscleróticas. O produto limpa o sangue, evita a proliferação de radicais livres e diminui o colesterol ruim.

Como a saúde do coração está diretamente relacionada ao estado dos vasos sanguíneos, o óleo de semente de abóbora previne arritmias e isquemia. Comer bagaço é útil para a prevenção de ataques cardíacos e derrames.

À vista

As vitaminas A, B e E do bagaço são muito benéficas para melhorar a saúde dos olhos. Recomenda-se o uso do produto em casos de miopia e catarata, com sensação constante de cansaço e irritação nos olhos. Em particular, o bagaço é útil para aqueles que passam muito tempo na frente do monitor e não costumam estar ao ar livre.

Para imunidade

Os minerais e vitaminas do produto são formas de fortalecer a resistência imunológica a uma variedade de vírus e infecções. Recomenda-se consumir bagaço de abóbora no outono e inverno, quando o corpo começa a sentir falta de vitaminas. A ingestão regular do produto ajudará a resistir a resfriados e aumentar as funções de recuperação.

Para efeito de fortalecimento geral, é útil tomar bagaço junto com saladas, neste caso também irá melhorar a absorção de vitaminas contidas em vegetais ou ervas.

Para regeneração da pele

Recomenda-se o uso de óleo de semente de abóbora para cortes, escoriações e feridas na pele. Possui propriedades anti-sépticas e elimina inflamações, além de promover a rápida recuperação da pele.Quando aplicado em uma ferida, o aperto forma uma película protetora - e assim evita que as bactérias entrem no tecido danificado.

O produto ajuda não só nos danos mecânicos à pele. As propriedades benéficas são demonstradas no tratamento da diátese, urticária, herpes e eczema.

Como tomar óleo de semente de abóbora medicinalmente

De acordo com as avaliações, o óleo de semente de abóbora pode ser usado com uma ampla gama de doenças. A medicina tradicional está pronta para oferecer receitas comprovadas nas quais as pessoas confiam.

Como tomar óleo de semente de abóbora para prostatite

Quando usado internamente, o produto alivia rapidamente a inflamação na próstata e evita uma nova exacerbação. Recomenda-se tomar óleo de semente de abóbora para os homens, três vezes ao dia, todos os dias, durante 2-3 semanas. Uma única dosagem deve ser de 1 colher grande ou 2-3 cápsulas farmacêuticas, você precisa beber o produto com o estômago vazio.

Como beber óleo de semente de abóbora para minhocas

O extrato de semente de abóbora é um remédio popular eficaz para parasitas. Eles o usam da seguinte maneira - três vezes ao dia com o estômago vazio, beba uma pequena colher de óleo de semente de abóbora fresco. Você precisa continuar o curso por 10 dias, se necessário, após 2 meses, o tratamento pode ser repetido.

O óleo de semente de abóbora também é adequado para a prevenção de parasitas. A dosagem permanece a mesma, mas o curso da terapia é reduzido para uma semana.

Como tirar óleo de semente de abóbora para uma criança

As propriedades laxantes e de limpeza do bagaço são usadas para tratar a constipação e remover vermes em crianças. Pela primeira vez, você pode oferecer um produto a um bebê depois que ele completar 1,5 anos - a dosagem inicial é de apenas 1 gota de água ou leite. Gradualmente, a quantidade pode ser aumentada e levada para 1 colher pequena por dia.

O óleo de semente de abóbora de minhocas para crianças é usado com muito cuidado para não prejudicar o corpo sensível. Na quantidade de uma colher pequena, uma vez ao dia, o squeeze é dado aos bebês por 5-10 dias seguidos - isso não só vai eliminar os parasitas, mas em geral vai melhorar o funcionamento do intestino.

Atenção! Antes de remover os parasitas e combater a constipação em crianças com bagaço de abóbora, é preciso consultar um pediatra, às vezes o produto pode ser prejudicial.

Para constipação

As propriedades laxantes do produto são benéficas para crianças e adultos. Em caso de mau funcionamento do intestino e dificuldade de esvaziá-lo, é necessário beber 20 ml de bagaço de abóbora todos os dias, o que deve ser feito pela manhã, logo ao acordar. Pode-se também usar óleo de semente de abóbora à noite, já que o efeito ocorre em cerca de 8 horas, o produto fará efeito no início da manhã.

O óleo de semente de abóbora para constipação permite não apenas liberar os intestinos, mas também estabelecer o trabalho de digestão em uma base contínua. O uso do produto elimina o aumento da formação de gases e dores abdominais, melhora e regulariza as fezes. Para obter o efeito máximo, você precisa tomar o produto por um mês.

Com pancreatite

Durante o período de dor aguda, o produto deverá ser removido da dieta - quaisquer gorduras durante este período são prejudiciais e irritam ainda mais o pâncreas. Mas durante a remissão, o óleo de semente de abóbora com pancreatite é de grande benefício, pois contribui para a rápida absorção dos alimentos e alivia a carga do pâncreas.

Na pancreatite crônica, recomenda-se o uso do produto pela manhã com o estômago vazio, na quantidade de 1 colher pequena. O tratamento é realizado em cursos, é necessário beber bagaço de abóbora por 10-14 dias seguidos.

Com hemorróidas

As propriedades do produto ajudam a eliminar as hemorróidas externas e internas, mas a abordagem do tratamento deve ser abrangente. No interior, o bagaço de abóbora é tomado 1 colher pequena diariamente de manhã, o que ajuda a prevenir a prisão de ventre, que na maioria das vezes leva a hemorróidas.

Além disso, microclysters são recomendados.Para fazer isso, você precisa diluir uma colher grande de bagaço em 100 ml de água morna e, em seguida, introduzir uma pequena quantidade da mistura no ânus e deitar-se em silêncio por 20-30 minutos. É melhor realizar este procedimento à noite.

De queimaduras

As propriedades regeneradoras do produto são especialmente benéficas para queimaduras, pois promovem a regeneração dos tecidos, se a queimadura for pequena, depois do tratamento não haverá nem cicatrizes.

É muito simples usar bagaço para queimaduras - a área afetada é lubrificada até 5 vezes ao dia com um agente cicatrizante. Na presença de um processo inflamatório, você também pode beber o remédio três vezes ao dia, 1 colher pequena. Continue o tratamento até que a queimadura cicatrize completamente.

Importante! O óleo de semente de abóbora só é adequado para tratar queimaduras na fase de cicatrização. É estritamente proibido tratar queimaduras recentes com quaisquer óleos - isso irá prejudicar e apenas agravar os danos aos tecidos.

No tratamento de doenças femininas

O produto é benéfico para uma ampla gama de doenças ginecológicas - de cistite a colite. Em caso de inflamação aguda e dor, o bagaço de abóbora é ingerido - três vezes ao dia, 10 gotas cada, isso alivia rapidamente o desconforto e a inflamação.

Também é útil enxaguar com óleo de semente de abóbora e injetar o agente de cura no corpo. Um pequeno cotonete deve ser embebido em óleo e colocado na vagina durante a noite e removido pela manhã. Você precisa repetir o procedimento até que os sintomas desapareçam completamente.

O uso de óleo de semente de abóbora na medicina tradicional

A medicina caseira oferece muitas receitas que revelam todos os benefícios do óleo de semente de abóbora. Por exemplo, o produto ajuda:

  • com colecistite 1 colher pequena de bagaço deve ser ingerida três vezes ao dia com o estômago vazio e o tratamento deve ser continuado por 2 semanas;
  • com um resfriado o óleo é consumido três vezes ao dia, uma pequena colherada com o estômago vazio, enquanto ao mesmo tempo instila 6 gotas diariamente em cada narina durante uma semana;
  • com estomatite e doença periodontal dentro de um mês, você precisa tomar 10 gotas de bagaço três vezes ao dia com o estômago vazio, você também pode diluir o produto com água morna e enxaguar a boca várias vezes ao dia.

O óleo de abóbora é de grande benefício para hepatite e cirrose hepática, gastrite crônica e colite. Nestes casos, é necessário beber por cerca de 14 dias, a dosagem é de 2 colheres pequenas com o estômago vazio três vezes ao dia.

Os benefícios do óleo de semente de abóbora em cosmetologia

A cosmetologia usa ativamente as propriedades valiosas do produto. O óleo de semente de abóbora muitas vezes pode ser encontrado em xampus e produtos de limpeza para o cabelo; é adicionado a cremes nutritivos, máscaras faciais, bálsamos e batons higiênicos.

O óleo de semente de abóbora para o cabelo é útil principalmente porque fortalece os folículos capilares e devolve uma estrutura sedosa e brilho aos fios. Com base no bagaço, você pode fazer a máscara caseira mais simples:

  • o produto é aquecido levemente em banho-maria até aquecer;
  • com movimentos massageadores aplicados no couro cabeludo e distribuídos pelos fios;
  • o cabelo é envolto em filme plástico e enrolado em cima com uma toalha grossa.

A máscara é mantida por pelo menos 2 horas e, se possível, deixe-a durante a noite, lavando-a posteriormente com um xampu suave. Você precisa repetir o procedimento a cada dois dias por algumas semanas, então será benéfico.

Além disso, para cuidar da beleza, você pode usar óleo de semente de abóbora para o rosto, ele hidrata a pele seca, ajuda a livrar-se de hematomas sob os olhos e elimina rapidamente irritações e inflamações.

Uma receita simples de máscara hidratante tem a seguinte aparência:

  • uma pequena quantidade do produto é aplicada em camada fina para limpar a pele;
  • sair por meia hora;
  • em seguida, lave com água morna, sem usar sabão, e seque o óleo restante com uma toalha de papel.

Você precisa repetir a máscara pelo menos três vezes por semana, então a pele ficará rapidamente mais macia, mais macia e mais lisa.

Conselho! O óleo de semente de abóbora é útil para lubrificar rachaduras nos lábios que aparecem na estação fria, o produto restaura rapidamente a integridade da pele e evita novos danos.

Por que o óleo de semente de abóbora é útil para perda de peso

Apesar do aumento do teor calórico do produto, com uso moderado, ajuda a perder quilos extras mais rapidamente. Os ácidos graxos na composição contribuem para a rápida eliminação de toxinas e substâncias tóxicas, ou seja, a escória evita em grande parte a perda de peso.

Avaliações de óleo de semente de abóbora para perda de peso indicam que o produto ajuda a melhorar o bem-estar na dieta. Vitaminas e minerais compensam a falta de substâncias valiosas e não permitem que uma dieta restrita prejudique o corpo.

Como tomar óleo de semente de abóbora para perder peso

Para emagrecer, o produto é ingerido pela manhã com o estômago vazio, é neste caso que o óleo ajuda a aumentar o peristaltismo e a eliminar toxinas.

  • Você precisa começar o curso de tomar o produto com pequenas dosagens - não mais do que uma colher pequena por dia.
  • Na ausência de uma reação negativa do corpo, a dosagem pode ser aumentada gradualmente para 3 colheres pequenas do medicamento por dia.
  • É melhor tomar o óleo de abóbora separadamente da refeição principal, cerca de uma hora antes de comer ou algumas horas depois. Mas o uso do produto com vegetais como tempero também é permitido - o óleo contribuirá adicionalmente para a absorção de substâncias valiosas.
Importante! Durante a dieta, o óleo de semente de abóbora deve ser consumido exclusivamente fresco. Não é recomendável fritar alimentos nele, durante o tratamento térmico o óleo perderá todos os seus benefícios.

Limitações e contra-indicações

Os benefícios e malefícios do óleo de semente de abóbora não são iguais para todos. O produto tem contra-indicações, que incluem:

  • diabetes;
  • colelitíase durante uma exacerbação;
  • psoríase grave e eczema;
  • alergia individual;
  • tendência à diarreia.

Também é necessário respeitar as dosagens seguras do produto. Você não pode consumir mais do que 60-65 g de óleo por dia, caso contrário, seu efeito no corpo será negativo.

Como fazer óleo de semente de abóbora em casa

O produto pode ser adquirido não só na loja, mas também preparado por você mesmo em casa. A receita é parecida com esta:

  • 1 kg de sementes de abóbora são secas ao sol e descascadas;
  • as sementes são despejadas com água para que o líquido cubra completamente a matéria-prima, e aquecidas no fogão, sem ferver;
  • então a água é drenada e as sementes amolecidas são esmagadas em um mingau no liquidificador;
  • com a ajuda de uma gaze bem dobrada, o óleo útil é espremido para fora do mingau.

Ao usar este método, será possível obter um pouco de óleo, apenas cerca de 100 G. Além disso, em termos de sabor, o produto será inevitavelmente inferior ao óleo comprado. No entanto, muitas propriedades valiosas permanecerão nele.

Como armazenar óleo de semente de abóbora

O óleo de semente de abóbora comprado ou feito em casa é armazenado em um recipiente de vidro com uma tampa bem aparafusada. É melhor manter as matérias-primas em um local fresco e escuro, como uma geladeira. Não é recomendado expor o óleo ao sol, na luz ele perderá rapidamente suas valiosas propriedades e se tornará inutilizável.

Se armazenado corretamente, o óleo pode reter seus benefícios por 6 a 8 meses.

Conclusão

Você pode aproveitar os benefícios e malefícios do óleo de semente de abóbora para muitas doenças e para fortalecer o corpo em geral. Se não ultrapassar as pequenas dosagens e conhecer as contra-indicações do produto, o óleo terá um efeito benéfico no organismo e prevenirá o desenvolvimento de muitas doenças graves.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção