Quando um daikon é plantado em terreno aberto com sementes

Plantar e cuidar de um daikon, datas de plantio são as nuances que os jardineiros precisam estudar antes de começar a cultivar um vegetal no Sudeste Asiático. Várias empresas nacionais já produzem e vendem sementes dessa cultura há muito tempo. Variedades divididas em zonas são plantadas por residentes de verão em diferentes zonas climáticas. O Daikon tem muitas propriedades úteis e está gradualmente encontrando seu nicho nos jardins domésticos.

Quando plantar um daikon

Um vegetal despretensioso da família dos Crucíferos não requer muitos cuidados, mas ainda assim, a tecnologia agrícola em seu plantio e cultivo bem-sucedido tem suas próprias sutilezas. Saiba quando plantar sementes de daikon no solo. Daikon é uma cultura de poucas horas de luz do dia. Sob a luz do sol por mais de 12 horas, as raízes não são formadas, a planta cria hastes de flores.

Importante! O Daikon se desenvolve melhor a + 18-20 ° C.

Quando plantar daikon na primavera

Assim que a neve derrete no início de abril e o solo fica seco o suficiente, na zona climática intermediária eles começam a plantar rabanete japonês de variedades precoces zoneadas, que amadurecem em 35-40 dias. Uma planta pouco exigente e resistente ao frio germina mesmo com um calor de 3-5 ° C e amadurece totalmente quando os dias se tornam mais longos. As sementes são plantadas para as mudas do final de março a 10 de abril.

Datas de plantio da Daikon em julho

No sul do país, o plantio de verão do daikon é o melhor, pois na primavera a cultura costuma ser flechada. Na faixa do meio, também é praticada a semeadura de verão de variedades precoces de daikon, que têm tempo de amadurecer antes da geada. As sementes são plantadas no sul do final de julho a meados de agosto, em um clima temperado e severo - na primeira quinzena de julho, mesmo na última década de junho.

É possível plantar um daikon antes do inverno

As sementes resistentes à geada dessa cultura resistente geralmente brotam juntas no início da primavera, após o plantio no inverno. Este método é favorável para áreas do sul, onde um curto período frio de primavera rapidamente se transforma em dias quentes. As sementes são plantadas no final do outono, antes da geada. Jardineiros experientes preparam os buracos com antecedência, depois colocam os grãos no solo já congelado, borrifando-os com o solo armazenado. Basta um balde de terra, que é colocado sob uma cobertura, para que o solo não fique preso na chuva e não congele. O daikon semeado é coberto com palha de turfa, folhas, húmus antes do inverno. Depois que a neve derrete, a cobertura morta é removida para que os brotos se desenvolvam livremente.

Quando plantar um daikon na região de Moscou

O cultivo de daikon ao ar livre na região de Moscou começa no início da primavera, quando o ar aquece até + 5 ° C, ou em meados do verão. Além disso, o último período é mais preferível para uma boa colheita de raízes saborosas para o outono e inverno. No plantio na primavera, quando a luz do dia a partir de abril se estende para 14 horas, há chance de se obter frutos verdes. O rabanete doce terá que ser arrancado com urgência para que a floração em massa não comece. Ao plantar um daikon nos subúrbios na primavera, eles selecionam variedades resistentes ao broto ou transferem a semeadura para o verão.

Na faixa do meio, o daikon é plantado não antes de meados de junho.Enquanto as sementes estiverem germinando, os dias mais longos diminuirão e a cultura prosperará. Na Sibéria e nos Urais, onde a primavera chega tarde, o rabanete deve ser plantado apenas no verão, a partir do início de julho, escolhendo variedades zoneadas no início ou no meio da estação.

Plantando e cuidando de daikons ao ar livre

Para suas próprias necessidades, uma cultura útil é cultivada com mais frequência em hortas e não em estufas. O plantio de rabanete é realizado de acordo com a zona climática no início da primavera ou verão.

Quais são as maneiras de cultivar daikon

O rabanete Daikon é plantado no verão diretamente com as sementes em uma horta ou as mudas são cultivadas primeiro. Os brotos são resistentes e se desenvolvem normalmente ao ar livre e em temperaturas abaixo de + 10 ° C. Nessas condições, as raízes do plantio no início da primavera têm tempo de amadurecer sem perder os pedúnculos. As variedades de formato redondo costumam ser cultivadas em mudas para a colheita precoce. O Daikon com tubérculos alongados não tolera transplante, portanto, tais variedades são plantadas diretamente no local ou no solo da estufa.

Atenção! Na primavera, as variedades de maturação tardia não podem ser plantadas, caso contrário, as plantas começarão a formar flechas de flores, mas não raízes.

Seleção da variedade certa e preparação de sementes

As mais conhecidas para o plantio em nossas condições são as variedades de daikon de amadurecimento precoce do grupo Minovashi. As raízes são longas, até 40-50 cm, com um diâmetro de até 8 cm, e estão imersas no solo em três quartos do seu tamanho. Estas variedades são melhor plantadas em solo franco-arenoso.

Você pode encontrar as sementes de híbridos japoneses dos seguintes grupos:

  • Miyashige, 30-50 cm de comprimento, metade do caminho para o solo;
  • Shogoin - culturas de raízes arredondadas com um diâmetro de 15 cm, crescendo em solos argilosos;
  • Sirogari - frutos cilíndricos de maturação precoce até 20-30 cm, penetrando no solo por dois terços do comprimento;
  • Kameida - raízes cônicas curtas de até 15 cm, imersas em solo leve até dois terços de seu tamanho;
  • Nineigo - nas variedades resistentes à floração e à geada, os frutos alongados, até 45-60 cm e 4-6 cm de diâmetro, crescem completamente em solo solto.

Os jardineiros preferem plantar variedades de daikon de produtores nacionais - empresas "Gavrish", "Aelita", "Sementes de Altai", que foram criadas levando em consideração as condições locais:

  • Herói de Moscou
  • Fadas
  • Favorito

As variedades Daikon são zoneadas:

  • Sasha - raízes arredondadas, mas irregulares, de uma variedade de maturação precoce, resistentes ao desenvolvimento de flechas, cujas sementes são adequadas para o plantio na primavera em hortas e estufas;
  • Dragão, Clube, Flamingo - frutos cilíndricos plantados no verão;
  • Presa de elefante - projetado para desembarque nas regiões do sul da Rússia.

Os híbridos da empresa japonesa Sakata também se mostraram bons para o plantio na faixa do meio.

Todas as sementes são embebidas para germinação rápida:

  1. Coloque os grãos em uma bolsa de gaze por 30 minutos em água quente a uma temperatura de 48-49 ° C.
  2. Em seguida, coloque as sementes para plantar por 1-2 minutos em água fria.
  3. O recipiente é colocado na geladeira por 20-24 horas.
Atenção! As mudas cultivam variedades de daikon com frutos arredondados. Mudas com raízes longas não toleram bem o transplante.

Como cultivar mudas de daikon

Quando as mudas de daikon são cultivadas, as sementes são plantadas de meados de março a 10 de abril. Para o plantio de rabanete-doce, são adequados recipientes com profundidade de 10-12 cm, cuja planta possui raízes longas, que, em um mês de desenvolvimento, atingem o fundo do recipiente. Para o substrato, o solo do jardim é preparado com parte da turfa ou comprimidos de turfa são usados. As sementes embebidas são plantadas 1-2 em vasos, aprofundando 1,5-2 cm.O substrato é regado e coberto com uma película, criando um ambiente confortável para as mudas. Os brotos aparecem em uma semana ou menos.

O solo é regado moderadamente, após a criação de 2 folhas verdadeiras, um broto fraco é removido da célula. Nesse momento, as mudas são alimentadas com fertilizantes complexos especiais para raízes. Após 15-18 dias de desenvolvimento, as mudas de daikon começam a endurecer, levando-as para o ar, à sombra, a princípio por um curto período. Nos últimos 2-3 dias antes do plantio, as mudas são deixadas do lado de fora e durante a noite.

As mudas são transferidas para covas a uma temperatura de 10 ° C. Para o cultivo bem-sucedido e o cuidado do daikon em campo aberto, adote o espaçamento correto ao plantar: entre fileiras 40-60 cm, entre covas - 20-30 cm. Variedades com grandes raízes e copas exuberantes têm mais espaço.

Como cultivar um daikon ao ar livre

O principal na tecnologia de plantio correto do rabanete japonês doce e seu cuidado é a seleção de uma área ensolarada com solo solto e leve e acidez neutra. Se o pH for inferior a 6 unidades, o solo é desoxidado antecipadamente, a partir do outono do ano anterior, com adição de farinha de calcário ou dolomita. Estrume de cavalo também é um bom remédio para esse fim. Para o plantio do próprio daikon, nenhum esterco é usado, alimentando o solo com um ano de antecedência.

As sementes são colocadas em sulcos umedecidos a uma profundidade de 2 cm no verão, e durante a semeadura na primavera - 3 cm. O solo é pisoteado e coberto com grama cortada para que o sol do verão não seque rapidamente o solo. Uma semana depois, já tem mudas, são regadas à noite com água morna e depois são desbastadas. Remova regularmente ervas daninhas e afrouxe os corredores. Mudas de primavera são protegidas à noite com a ameaça de geada. Com o crescimento das raízes, eles são periodicamente spud.

Fertilize o daikon de plantio 2 vezes:

  • quando 2-4 pares de folhas são criados, os corredores são despejados com uma solução em um balde de água 60 g de azofoska ou outra preparação complexa;
  • na fase de formação das raízes, apoiar com uma mistura de 30 g de superfosfato e 40 g de sal de potássio diluído em 10 litros de água.

Tecnologia para o cultivo de daikon em uma estufa

No interior, o rabanete japonês é plantado por jardineiros em regiões climáticas mais severas, na Sibéria e nos Urais. A melhor época para plantar um daikon em uma estufa é no final de março, e para uma colheita de outono - final de julho, início de agosto. Após 3 semanas, os rebentos são transferidos durante algum tempo, todos os dias, para um local permanente para se habituarem às condições de desenvolvimento. Residentes de verão experientes seis meses antes do plantio enriquecem a terra: eles trazem um balde de húmus e 30 g de superfosfato por 1 sq. m. O rabanete, que é plantado no verão, amadurece até meados ou final de outubro. Dá até 10 kg de colheita por metro quadrado. O revestimento de cobertura é o mesmo que para terreno aberto. Freqüentemente, é mais conveniente usar ferramentas complexas.

Plantar sementes de daikon antes do inverno

Nas regiões do sul, o rabanete japonês é plantado no final do outono, geralmente em solo congelado, onde os sulcos são preparados com antecedência. Esta técnica também é adequada para áreas da zona climática média. Apenas o momento de plantio do rabanete difere, a tecnologia de plantio e os cuidados são os mesmos. As sementes são colocadas 3 cm, polvilhadas com solo, coberto com folhagem, turfa, feno com uma camada de 4-5 cm. Brotos na primavera são amigáveis, dão uma colheita precoce.

Atenção! Regue as plantações de daikon com moderação, mantendo o canteiro ligeiramente úmido. Na seca, a planta brota.

Doenças e pragas Daikon e a luta contra elas

O rabanete japonês é propenso a infecções fúngicas, bacterianas e virais, em parte devido a cuidados inadequados. É necessário plantar plantas não lotadas, desbastar a tempo, remover ervas daninhas, onde se desenvolvem pragas que carregam patógenos. Com a rega excessiva, a cultura pode sofrer bacteriose mucosa, e na fase de muda - perna preta. As biopreparações "Planriz", "Binoram" são eficazes. As instâncias com sinais de quilha ou mosaico são removidas do local por meio de um buraco vazio com permanganato de potássio ou fungicida.

As delicadas folhas daikon são atraentes para muitas pragas: pulgas crucíferas, moscas-do-repolho, percevejos, pulgões e outros. Quando as mudas aparecem, as plantas são tratadas com:

  • pó ou infusão de pimenta vermelha picante;
  • uma solução de 500 ml de vinagre em 10 litros de água;
  • regar as plantas sob a raiz com uma solução de permanganato de potássio para destruir as larvas da mosca;
  • polvilhe os rebentos e o solo à sua volta com cinza de madeira, que os protege de insectos e lesmas.

A infusão de pimenta é preparada com base em 5 vagens grandes, que são infundidas por 12-14 horas, e então diluídas em um balde de água e borrifadas com as folhas.

O que pode ser plantado após daikon

Como o rabanete japonês não é plantado depois de outras plantas crucíferas - repolho de qualquer tipo ou rabanete, também não é recomendado colocar essas plantações após o daikon. As plantas apresentam as mesmas doenças e pragas que, após a hibernação, parasitarão nas novas plantações. É permitido ocupar o local com quaisquer outras culturas de jardim.

É possível plantar um daikon após um daikon

O plantio secundário de rabanete doce no mesmo local é fortemente desencorajado. Mesmo em um pequeno jardim, a rotação de culturas deve ser observada.

Conclusão

Plantar e cuidar de um daikon, o momento do plantio são características importantes para obter uma colheita abundante de raízes úteis. O cultivo de uma cultura não é difícil, mas as sutilezas das quais depende a coleção são importantes.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção