Armazenando beterraba para o inverno em casa

A beterraba é há muito um vegetal indispensável para a preparação não só de primeiros pratos e saladas, mas também de acompanhamentos e conservas. A tecnologia agrícola desta cultura de raiz não difere em requisitos especiais e, portanto, todos os jardineiros estão tentando cultivá-la em suas parcelas em quantidades suficientes. Portanto, é muito importante se familiarizar com as condições armazenamento de beterraba no inverno ter sempre estoques deste vegetal saudável.

Seleção e preparação de beterraba para armazenamento de longo prazo

Um fator importante é a escolha da beterraba para armazenamento no inverno. É melhor dar preferência às variedades tardias, pois tendem a reter suas qualidades por um longo período de tempo. Quanto mais tarde for feita a colheita, melhor será o armazenamento.

Para que as beterrabas sejam bem armazenadas no inverno em casa, elas devem ser preparadas antes de serem postas por um longo período. Inicialmente, deve ser coletado com antecedência antes do início da geada, uma vez que uma queda brusca da temperatura afetará significativamente o prazo de validade. Portanto, para as regiões da faixa do meio, é melhor colher beterraba no início de outubro e nas regiões do sul no final de outubro ou início de novembro.

Os vegetais devem ser extraídos em um dia ensolarado e claro, após o qual devem ser colocados para secar à sombra por várias horas. Caso o clima não seja o ideal, as beterrabas colhidas devem ser secas em casa por vários dias.

Conselho! Antes do armazenamento, os vegetais devem ser cuidadosamente limpos de sujeira sem prejudicar sua integridade, mas em nenhum caso devem ser lavados, caso contrário, a beterraba não será armazenada por muito tempo.

Corte a raiz e os topos com uma tesoura ou uma faca a 3 cm da raiz. É melhor não arrancar a parte de cima com as mãos, pois isso pode fazer com que apodreça mais tarde. Em seguida, também é necessário cortar cuidadosamente as raízes laterais e encurtar a raiz principal para 5 cm.

Depois disso, as beterrabas são colocadas em um quarto escuro e seco por várias semanas. Após este período, apenas os frutos não danificados e fortes que são adequados para armazenamento posterior são separados e depositados e, em seguida, transferidos para um local permanente.

As melhores opções de armazenamento

O armazenamento da beterraba em casa é possível de várias maneiras, que dependem das capacidades e preferências individuais. Para tanto, utilizam-se caixas, caixotes, sacos plásticos, vasilhames a vácuo, areia, giz, sal de cozinha e até samambaias.

Em uma caixa especial

Você pode armazenar a beterraba em um apartamento em uma caixa de madeira, o que é ideal para batata e beterraba ao mesmo tempo. No fundo, é colocado um palete em forma de treliça, o que contribui para a livre circulação do ar.

Além disso, ambas as culturas de raízes irão se beneficiar dessa vizinhança, isso se deve ao fato de que a beterraba absorverá o excesso de umidade e, assim, protegerá as batatas de seus efeitos negativos.

É melhor colocar esse recipiente em uma varanda envidraçada e, se a temperatura do ar cair significativamente, a caixa será coberta com cobertores velhos.

Conselho! É melhor empilhar raízes médias e pequenas no recipiente, uma vez que são armazenadas por muito mais tempo do que as grandes.

Em caixas

O armazenamento da beterraba em casa, como as demais hortaliças, é feito em cestos ou caixas, pré-polvilhando com camadas de areia de rio ou sal de cozinha.Este método ajudará a proteger os vegetais do excesso de umidade, o que contribui para o desenvolvimento de doenças fúngicas.

Para o armazenamento de inverno, é preferível usar caixas de madeira, nas quais a beterraba é colocada em camadas, polvilhada com uma camada grossa de areia de rio ou serragem, mas para que os frutos não entrem em contato uns com os outros. É melhor colocar o recipiente preparado na varanda e, em caso de geadas severas, isolar adicionalmente por cima.

Freqüentemente, você pode ouvir ou ler nos fóruns a frase: "Eu crio beterrabas, trocando-as com folhas de samambaia". Este método também ajuda a conservar os vegetais por muito tempo, pois as folhas dessa planta impedem o crescimento de bactérias devido às suas propriedades fungicidas.

Os vegetais polvilhados com pó de giz ou cinza de madeira retêm bem as suas qualidades úteis e gustativas, o que ajuda a aumentar significativamente a sua vida útil e a protegê-los da ocorrência de doenças fúngicas.

Recursos de armazenamento em pacotes

Outra forma de guardar no apartamento é colocar a beterraba em sacos plásticos, mas sem amarrar, isso favorece a circulação do ar. Coloque os vegetais em um lugar fresco:

  • na varanda;
  • perto da porta externa.

Você pode armazenar cerca de 30 kg de beterraba em um saco, às vezes é necessário separar para separar as frutas que estão começando a se deteriorar. Quando a condensação aparece nas paredes, os vegetais são retirados e secos.

Importante! Os estoques de beterraba para o inverno em casa devem ser mantidos longe de aparelhos de aquecimento, pois isso aumentará significativamente a vida útil dos vegetais.

Solução em argila

Na ausência de varanda no apartamento, a beterraba deve ser armazenada no inverno, previamente umedecida em solução de argila, o que pode salvá-la da perda de umidade e qualidades úteis, além de aumentar significativamente seu prazo de validade.

Para preparar a mistura necessária, você precisará de água e argila. Esses dois componentes devem ser misturados até obter uma massa homogênea e consistência de creme azedo. Em seguida, cada raiz vegetal é mergulhada na solução resultante e deixada secar por várias horas. Os frutos secos são colocados num recipiente preparado e guardados no local mais fresco do apartamento.

Na geladeira

Com o mesmo sucesso, você pode armazenar esta raiz vegetal na geladeira, mas não por mais de 1 mês. Já a partir deste período, as beterrabas começam a perder suas qualidades úteis e umidade, o que leva à inadequação de seu uso posterior. É melhor colher frutas de 10-15 cm de diâmetro, pois perdem menos umidade e são menos suscetíveis a doenças fúngicas. Você também precisará cumprir certas regras e condições de armazenamento.

  1. Ao usar sacos plásticos para armazenamento, você deve colocar as beterrabas limpas mas não lavadas neles e, ao mesmo tempo, fazer furos adicionais nos sacos para a circulação de ar.
  2. Também são usados ​​sacos de vácuo para armazenar raízes. Neste caso, a beterraba deve ser lavada e todos os resíduos da folhagem removidos. Em seguida, cada vegetal deve ser mergulhado em uma solução salina forte e colocado em um saco. Desta forma, pode guardar a beterraba durante um mês ou mais, sem perder as suas qualidades benéficas e gustativas.
  3. Freqüentemente, os vegetais de raiz na geladeira são colocados em recipientes a vácuo, nos quais, quando bem fechados, você pode armazenar vegetais por 1 mês.
  4. Você também pode usar papel alumínio para armazenamento, no qual as beterrabas são embaladas individualmente. Isso ajuda as frutas a não entrarem em contato umas com as outras, bem como a reter a umidade e propriedades úteis por 3 meses, pois este método evita o contato direto dos vegetais com o ar, mas ao mesmo tempo eles continuam a respirar.
  5. Para um armazenamento mais longo, você pode ralar ou cortar as beterrabas e congelá-las no congelador. Mas, com esse método, os vegetais perdem algumas de suas vitaminas e qualidades úteis, mas sua vida útil aumenta para 3-4 meses.

Armazém frio raízes não são a melhor opção, mas estão sempre à mão, o que é muito conveniente.

Você pode ver mais claramente como escolher e salvar este vegetal corretamente a partir do vídeo proposto, muitas das dicas do autor ajudarão a salvar a colheita de raízes no inverno:

Conclusão

Manter a beterraba em casa não será difícil, mas exigirá o cumprimento das condições de temperatura, umidade e armazenamento. Também é necessário retirar a tempo frutos estragados ou lentos. O cumprimento dessas regras ajudará a preservar a cultura e estender sua vida útil.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção