Feijão: variedades e tipos + foto com descrição

O feijão é uma cultura da família das leguminosas. Acredita-se que Colombo o trouxe para a Europa, como muitas outras plantas, e a pátria do feijão é a América. Hoje, esse tipo de leguminosa é muito popular, pois em termos de conteúdo de aminoácidos, vitaminas e microelementos, em sua composição, o feijão está mais próximo da carne do que outras culturas.

Existem muitas variedades de feijão, esta cultura é dividida de acordo com várias características:

  • a forma de comer (vagens ou sementes, feijão);
  • tipo de planta (arbusto e variedades trepadeiras);
  • método de cultivo (para terreno aberto e estufas);
  • características de sabor;
  • cor e formato dos frutos / vagens.

Como escolher as melhores variedades de feijão para o seu site, você pode aprender com este artigo.

Tipos de leguminosas

Pela aparência e forma do arbusto, a cultura se divide em:

  • arbusto;
  • encaracolado;
  • meio estremecendo.

Feijão

Feijão - uma subespécie de baixo crescimento com arbustos compactos, cuja altura atinge 40-60 cm. São estas plantas que são cultivadas em campos agrícolas, utilizadas para fins industriais. As plantas são despretensiosas e resistentes ao frio; os feijões do mato podem até resistir ao clima rigoroso da Sibéria. Os arbustos começam a dar frutos cedo, distribuindo amigavelmente toda a colheita.

Feijão encaracolado

Espécie encaracolada são trepadeiras, cujo comprimento pode chegar a cinco metros. Esta variedade tem uma estação de crescimento mais longa, portanto, na fria Sibéria, é melhor não cultivar essas variedades de feijão em campo aberto - as sementes simplesmente não têm tempo de amadurecer. Mas as variedades encaracoladas economizam espaço significativamente no local - você pode obter uma colheita decente a partir de um metro de terra. Além disso, escalar cipós se torna uma excelente decoração para o local e áreas ajardinadas.

Atenção! O feijão, cuja altura dos arbustos não ultrapassa dois metros, é denominado semi-descascamento.

Feijão vegetal e grão

Outra característica de uma leguminosa depende da forma como a planta é utilizada para alimentação. Se apenas sementes forem consumidas - feijão, é uma variedade de grãos ou casca. Quando toda a vagem é comida, essa variedade é chamada de espargos ou vegetais.

Feijão vegetal também chamados de açúcar, podem ser consumidos inteiros, devido ao fato de as folhas da vagem não serem cobertas por uma flor cerosa dura, tanto na maturidade quanto na "juventude". A vagem inteira com ervilhas permanece macia e macia. Esses grãos são adequados para congelar, cozinhar e enlatar.

Variedades de casca deve ser descascado para extrair o feijão maduro. Os frutos dessa cultura são inadequados para a alimentação - eles são muito duros e insípidos. Mas os grãos se distinguem pelo excelente sabor, aparência interessante e valor nutricional especial.

Há também variedades semi-açucaradas, que na forma verde possuem as propriedades dos grãos de espargos, e após a maturação completa podem ser atribuídas ao grupo de descascamento. A vagem desta variedade é tenra e suculenta até que as sementes dentro dela estejam maduras. No entanto, depois que os grãos amadurecem, a vagem fica coberta com uma camada de cera dura e torna-se muito dura.

Variedades de feijão

Os feijões também são classificados de acordo com sua aparência, sabor e propriedades nutricionais. Levando esses fatores em consideração, os seguintes grupos de leguminosas podem ser distinguidos:

  1. Marinha - feijão branco com frutos pequenos. As sementes desta espécie são externamente semelhantes às ervilhas, mas também pequenas e redondas. Navi é o recordista do teor de fibras, também contém vitaminas A, B, PP, C e K, E.
  2. Lima - grãos oleosos de tonalidade branca ou verde. A forma dos grãos é ligeiramente achatada, o tamanho é grande. A variedade é muito útil para os vasos sanguíneos e o coração.
  3. Rim - feijão vermelho, cujas sementes têm a forma de um rim. A cor desses grãos é vermelha, roxa.
  4. Feijões pretos tem uma pele escura e um interior branco como a neve. As ervilhas são pequenas e arredondadas. Depois de fervidos, esses grãos perdem a forma. O feijão preto contém a quantidade máxima de proteína, evita a formação de tumores malignos.
  5. Vagem - tolera bem o congelamento, retendo todos os nutrientes e vitaminas. Os frutos podem ser de diferentes tons: verde, roxo, amarelo, bege. Essas variedades contêm uma grande quantidade de vitaminas, mas a proteína nos frutos é menor do que no feijão.
  6. Pinto - variedade manchada, base branca com manchas avermelhadas. A cor variada dos grãos torna-se uniforme depois que os grãos são cozidos. Contém muito ferro, portanto é recomendado para anemias e doenças do coração, sistema imunológico.
  7. Flajolet - é usado verde. Os grãos são de cor verde e gosto semelhante ao do feijão verde.
  8. Chali - feijão branco grande. Eles contêm muito cálcio e potássio, têm efeitos antimicrobianos e de cicatrização de feridas.
  9. Vigna mais comumente referido como "olho roxo". São feijões brancos com um olho roxo nas laterais. As cascas dessas variedades são mais finas, então você terá que cozinhar menos os grãos (cerca de 40 minutos sem deixar de molho).
  10. Fava pode ser usado como vagem ou como feijão maduro. As sementes são grandes, ligeiramente achatadas, de cor castanha acastanhada.

As variedades listadas são usadas com mais frequência em pratos europeus. Para a culinária asiática e indiana, há muito mais variedades de feijão com aroma e sabor específicos (do doce ao picante, à base de ervas).

Variedades de feijão com descrições e fotos

No território da Rússia, cerca de 50 das variedades de feijão atualmente conhecidas podem ser cultivadas. Todos eles possuem características e vantagens próprias, as mais populares serão descritas a seguir.

Variedades de espargos arbustivos

O cultivo do feijão verde ainda é uma curiosidade para a Rússia. Aqui, o uso de vagens de sementes verdes com feijão começou não há muito tempo. No entanto, os jardineiros locais já têm suas próprias variedades de aspargos favoritas:

  • "Saksa" é considerada uma variedade de maturação precoce, você pode comer as vagens até 50 dias após o plantio das sementes no solo. O comprimento das vagens chega a 12 cm, no interior são feijão rosa. Os arbustos tornam-se compactos, a sua altura não ultrapassa os 40 cm.
  • "Rei do Petróleo" também amadurece relativamente cedo - 50 dias após o plantio das sementes. Os frutos são maiores e mais longos - cerca de 25 cm, de cor amarela. A variedade de feijão destina-se ao enlatamento e à cozedura.
  • "Rainha Roxa" difere em períodos médios de amadurecimento. Pode ser cultivada em absolutamente qualquer solo, pois é uma planta muito despretensiosa. Os frutos de 15 cm são pintados em uma bela tonalidade roxa, a variedade é destinada para enlatamento.
  • "Pantera" tem um período de maturação médio. Difere em vagens amarelas, destinadas a cozinhar e enlatar.

Variedades de açúcar encaracolado

As videiras compridas sombreiam bem o terreno; podem ser cultivadas não apenas em estufas e canteiros. Eles podem ser usados ​​para decorar gazebos, varandas, cercas e vime.

Além de belas folhas grandes e vagens brilhantes, o feijão também se distingue pela floração decorativa em branco, rosa, lilás e outros tons.

Das variedades de leguminosas trepadeiras adequadas para o clima russo, pode-se observar o seguinte:

  • "Melodia" é uma leguminosa com amadurecimento precoce (50-60 dias após o plantio das sementes no solo). O comprimento dos frutos é médio - cerca de 13-15 cm.
  • "Néctar Dourado" ataca com incríveis vagens amarelas brilhantes, cujo comprimento freqüentemente excede 25 cm. Os grãos estão no meio da estação, amadurecem por volta do 70º dia após a semeadura.
  • "Vencedora" é um dos feijões mais decorativos, mas comestíveis. Na época da floração, os arbustos são decorados com flores de um vermelho vivo, e as leguminosas frutificam com longas vagens verdes, um pouco achatadas. O período de amadurecimento do feijão é de cerca de três meses.

Variedades de feijão sem açúcar

Esses grãos podem ser consumidos em vagens ou com casca. O principal é não perder tempo e fazer a colheita antes que amadureça. Dessas variedades, você pode citar:

  • "Me dê um segundo", que dá frutos no início em vagens amarelas. Seu comprimento não ultrapassa 12 cm.
  • "Vergão" produz vagens verdes, com cerca de 13 cm de comprimento, que são ótimas para enlatar e cozinhar.

Variedades de casca

Esses grãos não podem ser comidos em vagens, eles só têm gosto quando maduros. Ao contrário das variedades de aspargos, os frutos com casca são perfeitamente armazenados sem pré-processamento. Esses grãos armazenam a quantidade máxima de vitaminas e minerais benéficos.

Importante! Antes de comer, o feijão com casca deve ser mergulhado em água fria por várias horas e depois cozido por cerca de uma a duas horas.

As melhores variedades incluem:

  • "Gribovskaya" os feijões amadurecem em três meses, têm vagens médias (cerca de 15 cm) e os feijões brancos.
  • "Shokoladnitsa" greves com feijão marrom. Esta variedade é muito resistente ao calor, por isso recomenda-se o cultivo desta cultura no sul do país.
  • "Engolir" representa feijão branco como a neve, decorado com manchas roxas, cujo formato lembra uma andorinha.
  • "Rubi" produz grãos coloridos com um tom cereja escuro. Essas frutas vão decorar qualquer prato.

Como cozinhar feijão

O feijão é difícil de cozinhar adequadamente, porque o feijão tem uma casca muito densa.

Se for suficiente ferver as variedades de leguminosas por apenas alguns minutos, os grãos descascados requerem um processamento mais complexo e demorado:

  1. Primeiro, as frutas devem ser embebidas em água fria. Isso é feito por cerca de 6-12 horas (dependendo da variedade).
  2. Após a imersão, a água é drenada e substituída por água doce.
  3. Os grãos são fervidos nesta água até ficarem macios, cerca de 1,5-2 horas.
  4. Você não precisa mexer os grãos enquanto estão fervendo.
  5. Para evitar que o feijão escureça durante o cozimento, os pratos com eles não precisam ser tampados.
  6. Salgue o feijão no final do cozimento.
Importante! O feijão tem raízes muito longas - cerca de um metro.

O cultivo de leguminosas é acompanhado pela liberação de nitrogênio no solo. Portanto, a cultura não torna o solo "pobre", como a maioria das outras hortaliças, mas, ao contrário, o enriquece com nitrogênio e outras substâncias úteis.

Não é difícil cultivar feijão em seu próprio jardim - esta é uma cultura extremamente despretensiosa. É muito mais difícil cozinhar corretamente os grãos colhidos. É especialmente importante cozinhar o feijão até estar totalmente cozido, porque na sua forma crua, não só faz mal à saúde como também é venenoso. E na escolha de uma variedade, as fotos e recomendações de nosso artigo ajudarão.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção