Tomates determinantes - o que é

O inverno é a época de fazer planos para a futura casa de campo de verão e escolher novas variedades de tomates, mas ao ler as descrições de uma determinada variedade, muitas vezes você pode encontrar os termos determinante e indeterminado. E vendo essas palavras complexas, até mesmo jardineiros experientes muitas vezes se perdem, quanto mais iniciantes.

Mas, na verdade, uma vez que você sabe exatamente o que está por trás dessas definições, torna-se muito mais fácil escolher uma nova variedade que satisfaça todos os seus requisitos. Portanto, vamos tentar descobrir o que é uma variedade de tomate determinante, para que a seleção de sementes seja um processo deliberado.

Comente! O termo determinante vem da palavra latina determinação, que na tradução significa limitação, limite. Os tomates rotulados com esta definição têm um “limite” de crescimento.

O tomate determinante para de crescer depois de definir 4 - 8 pincéis. Segue-se que a variedade indeterminada não tem tal limitação e pode crescer para cima e amarrar um número ilimitado de pincéis de flores.

As principais diferenças entre variedades de tomate determinantes e indeterminadas

Atenção! Às vezes, os produtores de sementes, na tentativa de simplificar a informação para o comprador, escondem esses termos sob as palavras baixo e alto.

Mas essa substituição nem sempre é apropriada. Vamos considerar mais detalhadamente as diferenças entre variedades determinantes de tomates e variedades indeterminadas.

Variedades determinantes

O que significa determinante? Os tomates com essa marca geralmente dão o primeiro ovário após 5 a 7 folhas, os ovários subsequentes aparecem a cada duas folhas. A principal vantagem desses tomates é a colheita precoce, que, em regra, amadurece ao mesmo tempo. Além disso, a altura limitada permite que você gaste menos tempo em uma liga e formação de arbusto.

Tomates determinantes bem adequado para cultivo ao ar livre (isso se aplica à faixa do meio). É necessário escolher essas sementes para cultivo em estufa apenas nas regiões do norte com verões frios e curtos.

Aviso! Às vezes, nos sacos, é possível encontrar uma inscrição informando que esses tomates não precisam de liga. Não vale a pena acreditar nessa afirmação, pois até os menores arbustos precisam ser amarrados a um suporte, principalmente na época do amadurecimento da colheita.

Se os arbustos não se formarem, ficará uma planta sobrecarregada de pequenos frutos, que não terão força suficiente para amadurecer todos os tomates que se solidificaram.

A única exceção será o tomate padrão. São as menores variedades entre os tomates determinantes, têm um caule forte, portanto não precisam de qualquer formação ou suporte. Eles também são chamados de superdeterminantes, geralmente são os primeiros - começam a dar frutos em 75-90 dias. Mas essas vantagens terão que "pagar" pelo valor da colheita. Seu limite é três escovas de um arbusto.

Para obter mais informações sobre como beliscar (o que é e por que você precisa) desta variedade de tomate, veja aqui:

Variedades indeterminadas

Esses tomates têm um crescimento ilimitado e, com os devidos cuidados, podem crescer e produzir uma colheita durante todo o ano. O primeiro ovário geralmente se forma após 9-12 folhas e, em seguida, aparece a cada três folhas. Com os devidos cuidados, você pode colher até um balde de frutas de um arbusto por temporada. Mas, por tais taxas altas, você terá que pagar com custos de mão-de-obra.

Importante! Estes tomates requerem uma liga constante, e também uma formação constante, porque sem remover enteados desnecessários, sua estufa se transformará rapidamente em uma selva, onde será quase impossível descobrir.

As índias pertencem a variedades remanescentes, ou seja,eles florescem e frutificam repetidamente, interrompendo a estação de crescimento apenas quando a temperatura diária cai. A frutificação começa 110 dias após o aparecimento dos primeiros rebentos. Devido ao seu crescimento bastante grande, esses tomates são menos propensos a adoecer com a requeima, que geralmente afeta as partes inferiores da planta.

Para outros detalhes importantes sobre o cultivo de tomates altos, veja aqui:

Qual variedade é melhor escolher

Agora que você conhece todos os prós e contras de ambas as variedades, a questão é natural - o que escolher. Não há uma resposta definitiva para esta pergunta. A escolha deve ser feita de acordo com vários critérios:

  • terreno aberto ou fechado;
  • zona climática;
  • custos trabalhistas;
  • objetivos de cultivo.

Em primeiro lugar, é necessário compreender que apenas as variedades determinantes são adequadas para o campo aberto, o que, num curto verão, pode proporcionar uma colheita pequena, mas bastante amigável. Se você tem uma estufa à sua disposição, então variedades indeterminadas, com os devidos cuidados, darão um rendimento maior. Mas os custos trabalhistas para manter esses gigantes também aumentarão.

Em segundo lugar, não se esqueça de levar em conta a zona climática em que esta ou aquela variedade crescerá. Nas regiões mais ao norte, onde cultivo de tomates em campo aberto é impossível, mesmo para uma estufa vale a pena escolher variedades determinantes que lhe permitirão obter uma colheita num curto verão.

Em terceiro lugar, entre as principais diferenças entre essas variedades, haverá um período de tempo durante o qual os frutos amadurecerão. Variedades indeterminadas produzirão e frutificarão ao mesmo tempo. Os tomates determinantes começarão a amadurecer depois que todos os pincéis forem amarrados.

Em quarto lugar, sua escolha também dependerá da finalidade para a qual você está cultivando tomates. Se este é um hobby para você, então os determinantes são a escolha ideal para você - cuidado mínimo e os tomates para a colheita são seus. Mas se você decidir cultivar tomates para venda e o principal critério para você é o rendimento da variedade, então escolha sementes indeterminadas. Mas esteja preparado para fornecer a eles os cuidados e nutrição adequados, de que esses gigantes precisam muito.

Conselho! Antes de tomar uma decisão final na escolha de uma determinada variedade, leia atentamente as características que correspondem a este tomate, bem como familiarize-se com a tecnologia agrícola.

Esses dados são geralmente indicados pelos produtores de sementes no verso da sacola de sementes. Se você fizer uma escolha deliberada, a colheita só agradará.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção