Daikon Minovashi: revisões, plantio e cuidados

Daikon Minovashi é uma variedade preferida apenas por jardineiros experientes. A razão é que a planta é capaz de se desenvolver apenas quando as horas do dia estão acabando. Com o plantio precoce, a colheita de raízes certamente irá para a flecha.

Uma hortaliça de maturação tardia deve ser plantada na terra na segunda metade do verão, o que atrapalha o ritmo habitual do trabalho agrotécnico.

A história do cultivo de variedades

Daikon é um tipo de rabanete e rabanete. No entanto, ao contrário deles, não possui amargor específico. O Japão é considerado a pátria da cultura de raízes. Lá, o daikon está em primeiro lugar em termos de área de cultivo.

Na Rússia, a cultura não recebeu tal difusão. No entanto, alguns jardineiros cultivam vegetais. Daikon Minovashi é uma das poucas variedades populares. Em 2005, a empresa Avista entrou com um pedido de registro de Minovashi. E desde 2007, a variedade foi incluída no Registro Estadual da Federação Russa.

Descrição do daikon Minovashi

O comprimento da colheita da raiz da variedade Minovashi atinge 60 cm, e de diâmetro - 10 cm. O peso da raiz chega a 1,5 kg. O formato do fruto é cilíndrico, afinando em direção à ponta. A folhagem na saída está localizada verticalmente para cima, a folha externa inclina-se em direção ao solo. As folhas são dissecadas, verde-escuras com tonalidade cinza, tamanho médio.

A polpa do vegetal raiz Minovashi é suculenta, macia e densa. Não existe algo como poroso e solto. O sabor é adocicado. A pele é fina, branca, verde perto da base.

Atenção! As folhas de Daikon da variedade Minovashi são usadas para fazer saladas.

Características da variedade

A variedade Minovashi daikon é recomendada para cultivo em todas as regiões do país. Variedade de maturação tardia. A maturação biológica dos frutos ocorre aproximadamente 70-75 dias após a semeadura. Mas você não pode esperar por este período, mas use o daikon 7 a 10 dias antes. Para que um vegetal tenha um longo período de armazenamento, ele deve estar totalmente maduro, seu sabor é preservado por até seis meses.

Atenção! Estão à venda as sementes do daikon Minovashi de amadurecimento precoce, que tem um período de amadurecimento dos frutos de 50 dias, o comprimento da colheita da raiz é de até 40 cm.

Existem também outros "duplos" da variedade.

Produção

De acordo com as características varietais do Minovashi daikon, de 1 sq. colheita m até 13 kg. Após a colheita, os frutos são sacudidos do chão, secos um pouco e transferidos para um local escuro. Temperatura de armazenamento favorável 0-5 ° C. Prazo de validade 2-3 meses.

Resistência a doenças e pragas

Em caso de práticas agrícolas impróprias, o Minovashi daikon sofre das seguintes doenças bacterianas:

  • bacteriose vascular e mucosa;
  • mosaico;
  • quilha;
  • perna preta.

Para enfrentar a infecção e retirá-la do jardim, é necessário o uso de antibióticos, como Planriz, Binoram.

Dentre as pragas que representam um perigo real para a cultura de raízes, destacam-se lesmas, mosca do repolho, pulga crucífera, concha de jardim, pulgões. Você pode lutar contra parasitas com a ajuda de sabão em pó, uma solução de baixa concentração de permanganato de potássio, pimenta vermelha picante e outros métodos populares. Ou recorrer a bioinseticidas na forma de "Bitoxibacilina", "Aktofit", "Lepidocida". Eles devem ser usados ​​de acordo com as instruções em anexo.

Vantagens e desvantagens da variedade

O daikon Minovashi tem as seguintes qualidades positivas:

  • maturidade precoce;
  • produzem;
  • a possibilidade de plantar um daikon após o lote anterior de vegetais já ter sido colhido;
  • gosto excelente;
  • valiosa composição mineral da cultura de raízes;
  • falta de aumento de requisitos no processo de crescimento;
  • respeito ao meio ambiente, o vegetal não acumula substâncias nocivas.

Agora sobre as desvantagens. Em primeiro lugar, é de baixa resistência ao gelo. Uma temperatura do ar de + 10 ° C e abaixo será considerada desfavorável para o daikon de variedade Minovashi. Em segundo lugar, longas horas de luz do dia. Como resultado, a cultura da raiz floresce e perde seu sabor valioso. O vegetal é plantado no início da primavera ou no final do verão.

Plantando e cuidando do daikon Minovashi

Cultivar um daikon é tão fácil quanto cultivar outro vegetal. A dificuldade está apenas na hora certa de plantar. Tudo depende nem mesmo das características climáticas da região, mas das condições climáticas no dia do desembarque. É importante que o vegetal vá à raiz e não comece a florescer.

Datas de desembarque

Há plantio de daikon na primavera e no verão.

Na primavera, é melhor plantar vegetais o mais cedo possível. Você não deve ter medo do frio, as sementes sobreviverão mesmo a geadas severas. No entanto, o fruto do daikon da primavera não pode ser armazenado por muito tempo. Tal como os rabanetes, deve ser consumido após o amadurecimento. Além disso, este vegetal é mais propenso a atirar. Para o cultivo em estufas, é melhor providenciar o plantio no final de março ou nos primeiros dias de abril. Para campo aberto, o tempo muda um pouco - a última semana de abril ou o início de maio.

No verão, a variedade Minovashi é plantada do início de julho ao início de agosto. Normalmente, as raízes das sementes são semeadas nos canteiros após o endro, a cebolinha, a alface. A vantagem do plantio de verão é que há menos pragas durante este período, e tal vegetal é capaz de armazenamento por longo prazo. No entanto, a cultura da raiz pode não ter tempo para crescer até seu tamanho máximo.

Atenção! As sementes daikon Minovashi são selecionadas para um período de plantio específico.

Preparação do canteiro

É aconselhável escolher um local ensolarado para um daikon. Ao cultivar uma planta à sombra, a folhagem será fina e longa, e a própria raiz será pequena e desajeitada. Os canteiros onde anteriormente eram cultivados tomates, batatas, pepinos e cebolas são adequados. Rabanete e repolho não serão os melhores predecessores. A variedade daikon Minovashi é pouco exigente para a composição do solo. A única coisa é que é mais difícil arrancar um vegetal maduro de um solo denso.

Preparar o local para o plantio do daikon consiste em cavar o solo previamente fertilizado. Por 1 sq. você precisa de:

  • húmus com volume de 10 litros e 200 g de cinza de madeira;
  • 10-15 g de sulfato de potássio e ureia;
  • 20-30 g de nitroammophoska.
Atenção! Jardineiros experientes aconselham não ignorar esta fase, pois o terreno está esgotado, já deu a colheita.

Com esse complexo mineral, o solo é alimentado, restaurando as reservas que foram consumidas.

Regras de pouso

Tendo decidido o momento de plantar o daikon Minovashi, você deve prosseguir com o processo direto de plantio e cuidados depois.

  1. Os sulcos são formados no leito a uma distância de 50-60 cm um do outro, com 3 cm de profundidade.
  2. Regue o solo com água morna e aguarde a absorção completa.
  3. As sementes da variedade Daikon Minovashi são plantadas a cada 20 cm.
  4. Polvilhe com terra e aperte um pouco.
  5. Para uma germinação mais rápida, o local é coberto com filme ou agrofibra.
  6. Após 5-6 dias, o abrigo é removido.
Conselho! Não é necessário regar as sementes de cima, pois já estão em ambiente úmido.

Cuidados de acompanhamento

Outras medidas para cuidar de uma plantação de hortaliças são regar, afrouxar e remover ervas daninhas regularmente.

O Daikon da variedade Minovashi deve ser regado regularmente e moderadamente. A falta de umidade o torna amargo, seco e áspero. E a umidade excessiva leva à quebra da fruta. Em média, a rega é suficiente uma vez a cada 5 dias. Nos dias mais quentes, o procedimento deve ser feito com mais frequência. Menos frequentemente durante a estação chuvosa. É necessário que o solo ao redor do daikon esteja úmido. O solo seco terá consequências negativas.

Ao longo da estação de cultivo, deve-se tomar cuidado para que as ervas daninhas não cresçam perto da planta e o solo fique solto. Após cada procedimento de umedecimento, o solo deve ser capinado e solto. Quando as raízes aparecem na superfície, elas começam a espetar para protegê-las de possíveis danos.

Conselho! Uma camada de palha ou turfa ajudará a facilitar a manutenção.

Coleta e armazenamento

A rega da variedade Minovashi daikon é interrompida 2 semanas antes da colheita. E eles umedecem o solo um pouco antes da colheita. A própria colheita de raiz é prejudicada e cuidadosamente arrastada pelas copas. O principal é que ele não se rompe. Plantas deformadas, quebradas e doentes não estão sujeitas a armazenamento de longo prazo. Eles são usados ​​primeiro.

Após a secagem, a terra e as folhas são removidas. Você pode armazenar os vegetais na geladeira ou adega. O tempo de armazenamento para a variedade Minovashi é de até seis meses.

Atenção! Para evitar que as raízes murchem, você precisa monitorar o nível de umidade.

Controle de pragas e doenças

As medidas preventivas ajudarão a proteger as hortaliças de problemas de saúde:

  • cumprir os requisitos de rotação de culturas;
  • preparar sementes para o plantio;
  • excluir ervas daninhas, para soltar o solo;
  • processamento oportuno de raízes de pragas;
  • plante malmequeres ao lado da cama do daikon Minovashi.

Conclusão

Daikon Minovashi é uma variedade de maturação tardia. Em condições climáticas favoráveis, seu peso chega a 4 kg. A raiz vegetal é valiosa por suas propriedades medicinais. Quando plantado no verão, o vegetal será armazenado quase até a primavera e livrará o corpo da deficiência de vitaminas e resfriados.

Testemunhos

Petr Andreevich, 38 anos, Kaluga
Tenho três anos de experiência no cultivo do daikon Minovashi. Costumo semear em agosto. Um vegetal cresce até 50 cm de comprimento. Via de regra, as raízes são suculentas, densas e não amargas. Após a coleta, retiramos o material do solo e o enviamos para o porão para armazenamento. Nunca chegamos à primavera - comemos mais cedo.
Alexandra Olegovna, 51 anos, região de Moscou, pos. Malakhovka
No ano passado, tentei plantar o daikon Minovashi pela primeira vez e nada funcionou. Semeado, no entanto, no calor. No entanto, não me arrependo da irrigação por gotejamento. Havia umidade suficiente. As rosetas eram exuberantes, lindas, mas tudo foi para as flechas. É uma pena, queria experimentar o daikon cultivado com as minhas próprias mãos.
Alexandra Sergeevna, 42 anos, região de Krasnodar, pos. Ilskiy
Gostaria de observar que o processo de cultivo do Minovashi daikon não pode ser chamado de simples. É constantemente necessário para afrouxar, regar o solo. Atire várias vezes. E por que apenas remover o daikon. Não consegui sozinha, tive que pedir ajuda ao meu marido para cavar uma raiz inteira de 60 cm. A raiz é frágil, é preciso atuar com cuidado para não danificá-la.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção