Como borrifar tomates contra a requeima

Tomates ou os tomates são cultivados por todos os produtores de vegetais. Este vegetal é apreciado pelo seu sabor e benefícios para a saúde. Eles são cultivados em terreno aberto e estufas. Infelizmente, as esperanças dos jardineiros de uma rica colheita de tomates nem sempre se justificam. Isso se deve a doenças das plantas. Uma das mais insidiosas é a requeima do tomate. Se você não começar a combater a doença em tempo hábil, pode esquecer a colheita. Não apenas os iniciantes, mas também os jardineiros experientes estão interessados ​​em como realizar adequadamente processamento de tomate da requeima e por quais meios.

Jardineiros sobre a requeima

Antes de falar sobre o processamento de tomates da requeima, você deve primeiro descobrir que tipo de doença é, por quais sinais para distingui-la.

O que é a requeima

Phytophthora (praga tardia) É uma doença fúngica, observada mais frequentemente em culturas de erva-moura, como batata e tomate. Existe um grande número de variedades da doença. Phytophthora corresponde totalmente à sua tradução grega, destrói e destrói plantas. Não é necessário que o solo do seu jardim possa ser infectado com a requeima: ele pode voar de uma área vizinha.

Está em desenvolvimento doença rapidamente, se não for evitado, é capaz de destruir toda a safra de tomates. Ele se manifesta em todas as partes da planta. Manchas marrons aparecem nas folhas verdes, caules e, posteriormente, nos frutos, semelhantes a queimar.

Causas de ocorrência

Por que a requeima se desenvolve em tomates e outras culturas de erva-moura:

  1. Os residentes de verão desacidificam o solo adicionando cal. O fungo phytophthora adora se estabelecer e se multiplicar em solos calcários.
  2. O motivo do desenvolvimento é o adensamento das plantações. A circulação do ar neste caso é difícil, a umidade se acumula em grandes quantidades. Os esporos de Phytophthora são amantes da alta umidade do ar.
  3. Outra razão são as quedas de temperatura. Via de regra, o pico de desenvolvimento de phytophthora ocorre no final do verão. Os tomates que crescem ao ar livre são especialmente afetados. O sol os queima durante o dia e o orvalho frio cai à noite.
  4. Plantas com boa imunidade raramente ficam doentes. Mas as plantas enfraquecidas raramente conseguem evitar a requeima.
Atenção! Na maioria das vezes, a requeima sofre de tomates sem oligoelementos, como iodo, manganês, cobre, potássio.

Sinais da doença

Mesmo um jardineiro novato é capaz de determinar a presença da doença, porque os sintomas são pronunciados. O principal é valorizar o seu trabalho e fiscalizar o plantio de tomate de vez em quando.

Como diagnosticar phytophthora:

  1. Manchas esbranquiçadas ou acastanhadas aparecem nas folhas abaixo. As folhas ficam douradas muito rapidamente e começam a secar.
  2. Os caules também estão cobertos de manchas escuras. Brotos enegrecidos não conseguem alimentar a planta, ela fica fraca.
  3. Se você não declarar luta contra a phytophthora, o fungo se transferirá para os frutos e continuará a se multiplicar.

Medidas preventivas

É necessário prevenir o aparecimento da requeima na fase de crescimento das mudas durante o processamento do solo, recipientes e sementes. Infelizmente, nem sempre é possível eliminar completamente o fungo.

Conselho! Se aparecerem sinais de uma doença fúngica nas mudas, as plantas infectadas precisam ser queimadas com um strass.

O solo deve ser tratado com Fitosporin-M.A melhor opção é substituir completamente o substrato. As demais mudas, mesmo que não apresentem manchas, são tratadas com a mesma Fitosporina ou outro meio.

Na segunda vez, como medida preventiva, as mudas de tomate são tratadas da requeima após o plantio no solo. É necessário monitorar o estado das plantas constantemente.

Atenção! A requeima em tomates progride quando os primeiros cogumelos aparecem na floresta.

Mesmo que as plantas não adoeçam, as medidas preventivas não farão mal.

Como os tomates são processados

Hoje o mercado é representado por um grande número de medicamentos para o combate à requeima. A gama de produtos químicos está se expandindo a cada ano. Infelizmente, lidar com a adversidade não é tão fácil. Phytophthora rapidamente se acostuma com produtos de tratamento se usado constantemente. Ao menor sinal de doença, é urgente começar a processar os tomates da requeima.

Produtos químicos

O tratamento do tomate da requeima é feito com produtos químicos, uma vez que são os mais eficazes.

Conselho! Não use a mesma droga para que a requeima não tenha tempo de se acostumar com ela.

Que meios você pode usar:

  • Previkur e Fundazol;
  • Fitosporin e Quadris;
  • Ridomylos e Switchm;
  • Rapidamente e Topázio;
  • Horus e Fundazim;
  • Tiovit Jet e Hom;
  • Bordéus líquido e sulfato de cobre;
  • Cloreto de cobre, Trichopolum e outros meios.

Como você pode ver, a lista é bem longa. Antes de escolher um remédio para a requeima, você precisa ler cuidadosamente as instruções. Além disso, o processamento deve ser realizado com a utilização de equipamentos de proteção. Não vamos discutir produtos químicos. E vamos falar sobre aqueles que são seguros para os humanos.

Trichopolum para processamento

Muitos jardineiros usam medicamentos que podem ser comprados na farmácia. Um dos agentes antimicrobianos de farmácia Trichopolus (Metronidazol). Eles começaram a usá-lo há não muito tempo, mas encontraram seu lugar no arsenal da luta contra a requeima. Por que se surpreender, já que ajuda a pessoa, significa que vai ajudar a planta, porque também é um ser vivo.

Quais são as vantagens do medicamento:

  1. Trichopolis é barato, mas sua eficácia no processamento de tomates contra a requeima foi testada por jardineiros experientes: a droga foi muito apreciada.
  2. Não se trata de uma preparação química, portanto, destruindo os esporos de fitoforese, ela não permanece na fruta, é segura para o homem.
  3. Os tomates podem ser processados ​​antes da colheita. Os vegetais são lavados com água corrente e podem ser consumidos.

Agora vamos descobrir como usar o Trichopolum. Um pacote de comprimidos (20 peças) deve ser triturado e dissolvido em 10 litros de água. Despeje em um pulverizador e processe bem os tomates, por todos os lados, sem perder um centímetro. Este tratamento de plantas deve ser repetido após dez dias.

Iodo é um ajudante fiel

Não importa o quão bom o Trichopol seja para tratar tomates da requeima, mas, como já foi mencionado, um remédio não é tão eficaz devido ao vício do fungo. Que outros medicamentos posso usar?

Muitos produtores de vegetais não se esquecem do iodo quando cultivam tomates. Para iniciantes, isso pode parecer estranho, mas o iodo é um excelente anti-séptico, testado por muitos residentes de verão. Qualquer processo de putrefação é interrompido após o tratamento com iodo. Além disso, estimula o endurecimento da fruta se borrifar tomates com esta composição: 7 gotas de solução são adicionadas a um balde de dez litros.

Conselho! A pulverização pode ser feita sem medo, semanalmente.

Existem muitas receitas que usam essa substância para o tratamento de tomates da requeima:

  1. Para profilaxia: diluir dois litros de soro com água para 10 litros. Adicione 25 gotas de iodo.
  2. Aos primeiros sinais de fungos, é necessário preparar a seguinte composição: adicionar 40 gotas de iodo e uma colher de sopa de peróxido a um litro de soro. Um anti-séptico tão forte é capaz de lidar com a doença do tomate.
  3. Pulverizar os tomates com uma solução contendo leite e o iodo, ajuda a lidar não apenas com a requeima, mas também com muitos insetos e doenças prejudiciais. Os esporos de Phytophthora não podem chegar à planta através da fina película leitosa formada.

Pegue um litro de leite desnatado, 4 litros de água e 15 gotas de iodo. É difícil encontrar leite natural na cidade, você pode usar leite esterilizado. O processamento de leite com iodo de tomates pode ser alternado com soro de leite.

Atenção! Para o tratamento de tomates da requeima com composições contendo leite, é necessária sua boa fermentação.

Quanto mais antiga for a composição, melhor será a luta contra a requeima.

Dicas para processar tomates da requeima em vídeo:

Verde ou verde brilhante

Os verdes brilhantes são usados ​​para tratar feridas. Ela encontrou sua aplicação entre os jardineiros para combater a requeima de tomates. Afinal, também é uma infecção, só em plantas.

Quarenta gotas são suficientes para um balde de dez litros de água. Você pode borrifar tomates da requeima várias vezes por temporada. Este remédio seguro funciona de forma eficaz. Pode ser usado não apenas durante o período de proliferação de fungos, mas também como profilaxia. Você também pode adicionar soro de leite, kefir e reverso à solução.

Permanganato de potássio

Através dos permanganato de potássio a luta contra a requeima do tomate pode ser iniciada na fase de preparação das sementes para a semeadura. Sementes, solo, ferramentas, caixas são tratadas com uma solução rosa de permanganato de potássio.

O maior efeito é obtido se o ácido bórico for adicionado.

Para tratar tomates da requeima, uma solução rosa de permanganato de potássio é preparada. Eles são pulverizados com plantas de cima a baixo.

Trate os tomates contra a requeima com preparações farmacêuticas, você pode com calma, sem se preocupar com a qualidade das frutas. Soluções de iodo, verde brilhante, permanganato de potássio e ácido bórico para um efeito maior, você precisa alternar. O processamento de tomates da requeima pode ser feito em uma semana ou dez dias. Além de destruir os esporos dos fungos, esse processamento aumenta o sabor do tomate e sua qualidade de conservação.

Atenção! Ao usar preparações farmacêuticas para a requeima, você não precisa usar equipamento de proteção.

Processamento de solo e estufas

Pulverizando apenas tomates de phytophthora, não dará o efeito desejado, já que os esporos de uma doença fúngica hibernam calmamente em campo aberto, em casa de vegetação. Para ter certeza de que a requeima não causará a morte da safra de tomate, é necessário um ataque global ao fungo.

O que deve ser feito para se livrar da requeima? Antes de tudo, antes de plantar mudas de tomate, cultive o solo em canteiros preparados no jardim ou em estufa. Para este propósito, você pode usar sulfato de cobre, Fitosporin-M ou Arilin. Se não houver esses fundos, você pode derramar o solo com água quente com permanganato de potássio e fechar a estufa.

Em segundo lugar, você precisará enxaguar a superfície da estufa com qualquer detergente.

Aviso! Mesmo no outono, é necessário retirar todos os resíduos vegetais das cristas para não criar condições favoráveis ​​à reprodução de esporos de fungos e outras doenças das hortas.

Alguns jardineiros fumegam a estufa com pedaços de lã natural: colocam na brasa e fecham a sala por um dia. Você pode usar bombas de fumaça. Eles também matam esporos de fungos. Eles têm medo de esporos de phytophthora e do cheiro de iodo. Os pontos podem ser colocados a uma distância de 50 cm em toda a estufa. Você pode pulverizar com Baikal EM ou preparações de Fitosporina.

Aviso! Ao processar com produtos químicos, equipamento de proteção deve ser usado.

Após o trabalho, lave as partes expostas do corpo com água morna e sabão.

Regras de processamento de tomate

Os tomates que crescem em estufa e em campo aberto estão sujeitos a tratamento contra a requeima com os meios selecionados. As regras são quase as mesmas:

  1. O processamento é realizado no início da manhã, antes do pôr do sol.
  2. As plantas são pulverizadas de todos os lados.
  3. A solução deve ser diluída exatamente de acordo com as instruções.

Mas também há uma diferença na umidade do ar: em uma estufa é muito mais alta, e este é um ambiente favorável para a fitotora, portanto, o processamento em uma estufa é feito com mais frequência.

Atenção! Se os tomates crescem em terreno aberto, você não pode processá-los antes da chuva ou imediatamente depois dela - o efeito será zero.

É preciso escolher um clima calmo para que as gotas do produto não se espalhem pelas laterais, mas caiam sobre os tomates.

Características do processamento de tomates da requeima em estufas:

Dicas úteis

  1. Não plante tomates onde batatas ou outras beladonas foram cultivadas no ano passado. E não é recomendável plantar tomates ao lado de batatas.
  2. Se houver muito cal no solo, adicione turfa, composto, areia.
  3. Semeie adubos verdes no outono ou início da primavera para futuras plantações de tomate.
  4. Observe os padrões agrotécnicos ao plantar e cultivar vegetais.
  5. Não negligencie as regras de rotação de culturas.
  6. Regue as plantas de manhã, então a maior parte da água terá tempo de ir para o solo, a evaporação será menor.
  7. Se os tomates forem cultivados dentro de casa, lembre-se de ventilar a estufa.
  8. As folhas inferiores do tomate devem ser cortadas para que não haja engrossamento, o ar possa circular livremente.
  9. Se o tempo estiver nublado, reduza ao mínimo. Neste caso, execute a rega "seca" - afrouxamento. O sistema de irrigação por gotejamento tem se mostrado bem na luta contra a requeima do tomate.
  10. A pulverização com drogas, assim como o curativo, deve ser regular.
  11. Compre sementes de tomate que praticamente não sofrem de requeima.
  12. Não se esforce para usar imediatamente preparações químicas para o processamento de vegetais, tente primeiro remédios populares.

Vamos resumir

Cultivar uma boa colheita de tomates é simples e difícil para iniciantes ao mesmo tempo. Você precisa saber muitos segredos para cuidar de sua cultura. Não hesite em pedir conselhos a pessoas com vasta experiência. Ao mesmo tempo, eles também enfrentaram doenças do tomate, incluindo a requeima.

Seguindo nossas recomendações e acompanhando atentamente as plantações, podemos garantir que obterá tomates saudáveis ​​e saborosos. Você não deve se desesperar se não conseguiu derrotar completamente a phytophthora. Você pode tentar outros métodos no próximo ano. O principal é influenciar a doença desde os primeiros minutos de seu aparecimento. Talvez você mesmo seja capaz de inventar seus próprios métodos para lidar com os esporos da requeima. Não se esqueça de relatá-los.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção