Luta contra a requeima do tomate em campo aberto

Phytophthora é um fungo que pode infectar batatas, pimentão, berinjela e, claro, tomate, causando uma doença como a requeima. Os esporos de Phytophthora podem viajar pelo ar com uma corrente de vento ou ser contidos em solo... No estado "dormente", eles caem sobre as folhas das plantas e ali permanecem até o início das condições favoráveis, após as quais se reproduzem ativamente, causando danos aos tomates.

Mais frequentemente você pode encontrar phytophthora em tomates ao ar livre no outono, durante ondas de frio prolongadas ou após chuvas fortes. Os fungos se desenvolvem muito rapidamente; a infecção do tomate ocorre em poucas horas. Por isso é necessário utilizar e conhecer as medidas preventivas de combate à doença. O aparecimento de sinais externos de infecção da requeima nas folhas e troncos do tomate indica um estágio ativo da reprodução dos fungos. Nesta fase, vários produtos químicos e meios improvisados ​​podem ser usados ​​para salvar os tomates.

Razões para infecção

Tomates fortes e saudáveis ​​em condições com temperatura e umidade ideais, rega regular e moderadamente abundante, têm imunidade suficiente para resistir à requeima. E os próprios fungos não podem se multiplicar nessas condições. Sua divisão e distribuição ativa ocorre em um ambiente com alta umidade e temperaturas relativamente baixas. Essas condições são típicas do período de outono, mas podem ultrapassar o jardineiro no verão.

Importante! Em temperaturas acima de + 250 ° C, a requeima morre.

As seguintes circunstâncias podem provocar a divisão dos fungos phytophthora:

  • condições climáticas com chuvas prolongadas e ondas de frio;
  • mudanças frequentes e repentinas de temperatura;
  • falta de micronutrientes no solo;
  • rega frequente e abundante;
  • alta concentração de nitrogênio no solo;
  • cultivo de tomates em pântanos;
  • cultivo de tomates em estreita proximidade com outras culturas de erva-moura;
  • plantio denso de tomate sem respeitar as distâncias recomendadas;
  • cultivo de tomates em solos de acidez neutra ou com alta concentração de calcário no solo.

Claro que está crescendo tomates em campo aberto, o jardineiro não pode influenciar as condições meteorológicas de forma alguma, mas fornece alguma proteção da requeima para o tomate, ainda é possível escolhendo áreas de terra ensolaradas e sem vento para o cultivo, onde as águas subterrâneas estão localizadas longe da superfície. Distâncias entre arbustos no momento do plantio das mudas, devem ser suficientes para garantir a circulação normal do ar. As plantações espessas contribuem para a rápida disseminação de doenças fúngicas por meio do contato das folhas e frutos do tomate. Uma atenção especial deve ser dada à escolha de "vizinhos" para os tomates: você não pode plantar pimentão, batata ou berinjela perto do tomate, é melhor se for, por exemplo, alho. Além das condições de cultivo acima, existem outros métodos preventivos para proteger os tomates da requeima.

Prevenção da requeima

Alguns produtores de sementes de tomate oferecem variedades que resistente à requeimaentretanto, não confie em tal "truque". Não existem variedades com proteção absoluta contra a requeima.Na hora de comprar sementes, é preciso cuidar da proteção do tomate e da futura colheita por conta própria na fase de semeadura para mudas:

  • é possível destruir os esporos de phytophthora da superfície dos grãos embebendo-os em uma solução antifúngica especial, por exemplo, uma solução do medicamento "Fitodoctor" ou "Fitosporina";
  • Os esporos de phytophthora também podem ser contidos no solo para o cultivo de mudas, portanto, antes de semear, deve-se desinfetar com água fervente. O aquecimento em forno ou em fogo aberto também é eficaz;
  • os recipientes reutilizados para o cultivo de mudas devem ser tratados com uma solução de sulfato de cobre.

Sujeitas a essas regras simples de cultivo, as mudas de tomate são confiavelmente protegidas contra doenças; no entanto, quando plantadas em terreno aberto, a probabilidade de infecção por fungos phytophthora aumenta, o que significa que medidas preventivas adicionais devem ser tomadas para proteger os tomates.

Métodos de proteção ao ar livre

Antes de plantar tomate no solo, os buracos devem ser derramados com uma solução de água fervente com a adição de permanganato de potássio. A prevenção da fitotora em tomates em terreno aberto pode consistir no tratamento dos arbustos com produtos biológicos especiais ou remédios populares. Entre os produtos biológicos, os mais eficazes são o "Zircão" e a "Fitosporina". Esses produtos biológicos devem ser diluídos em água de acordo com as instruções, por exemplo, para pulverização profilática de tomates, adicione 2-3 colheres de sopa de "Fitosporin" a um balde de água. Este volume deve ser suficiente para em processamento tomates por 100 m2.

Aviso! Apesar de os produtos biológicos serem considerados inofensivos para o homem, seu uso durante o período de maturação dos frutos é indesejável.

Jardineiros experientes costumam recorrer a métodos populares de proteção de tomates de fitoforese:

  • Pulverizar com solução salina... Você pode prepará-lo adicionando 1 xícara de sal de cozinha a um balde de água. Depois de misturados, os tomates são borrifados com uma solução, em que o sal cobre as folhas dos tomates com uma película espessa, evitando que os esporos de phytophthora penetrem na sua superfície.
  • Pulverização com infusão de cinzas... A cinza não é apenas um fertilizante de oligoelementos para tomates, mas também um remédio eficaz contra a requeima. Uma solução de cinzas pode ser preparada adicionando 5 litros desta substância a um balde de água. Após a mistura, o produto é infundido por 3 dias, em seguida, 40-50 g de sabão em pó ralado são adicionados a ele. As cinzas, como a solução salina, protegem os tomates cobrindo as folhas das plantas com uma película.
  • Processamento com kefir fermentado ou soro de leite... Esses produtos são diluídos em água na proporção de 1: 9 e usados ​​para borrifar tomates.

Além dos métodos acima para terreno aberto, existem outras maneiras de proteger os tomates com base no uso de alho, fio de cobre, iodo. Um exemplo do uso de remédios populares para a requeima em tomates pode ser visto no vídeo:

No entanto, deve-se entender que tais remédios podem proteger os tomates da requeima, mas não curar uma planta já danificada. Portanto, eles precisam ser usados ​​regularmente para profilaxia 1 vez em 10 dias.

Regras de tratamento de tomate

É possível reduzir os riscos de infecção do tomate com requeima se você seguir certas regras de cultivo e cuidados com as plantas:

  • Você não pode cultivar tomates por duas temporadas consecutivas no mesmo lugar. No local onde as safras de beladona costumavam crescer, os tomates só podem ser cultivados após 2 a 3 anos. É melhor plantar tomates em locais onde costumavam crescer couve-flor, beterraba, cenoura, cebola e pepino.
  • É necessário regar o tomate no início da manhã ou após o pôr do sol exclusivamente pela raiz, pois o acúmulo de água nas axilas da planta provoca o desenvolvimento da fitotora.
  • Em dias de alta umidade do ar, recomenda-se não regar, apenas afrouxando o solo.Vale ressaltar que a cobertura morta, que permite reter a umidade do solo, também é considerada uma medida preventiva no combate à requeima.
  • Os tomates saudáveis ​​têm uma certa imunidade à requeima, então você precisa monitorar regularmente sua dieta balanceada, fertilizar com fósforo e potássio. O uso de esterco fresco e outros fertilizantes com alto teor de nitrogênio para tomates é indesejável.
  • Formando corretamente os pés de tomate, realizando pinças, pode-se evitar o engrossamento das plantações e melhorar a circulação do ar entre os frutos e as folhas do tomate.

Assim, observando as regras simples de cuidar do tomate e realizando periodicamente o seu tratamento preventivo com produtos biológicos ou remédios populares, é possível proteger com segurança as plantas e combater com sucesso a requeima mesmo em condições climáticas favoráveis ​​ao seu desenvolvimento.

Sinais de requeima

Muitos jardineiros conhecem os sinais da requeima, porém, infelizmente, eles são o resultado visível da já vigorosa atividade dos fungos. Nos estágios iniciais da infecção, é quase impossível detectar sinais de requeima nos tomates.

Os sintomas da requeima aparecem alguns dias após a infecção. Então, você pode entender que os tomates estão infectados pelos seguintes sinais:

  • Pequenos pontos aparecem no interior da folha. Com o tempo, eles aparecem em toda a espessura da lâmina foliar e adquirem uma tonalidade marrom escura. À medida que o phytophthora se desenvolve, as folhas secam e caem;
  • Manchas escuras e, em seguida, pretas aparecem no tronco principal, brotos de tomate. As lesões começam a secar;
  • Os ovários do tomate ficam pretos e caem;
  • Manchas escuras aparecem nos frutos, que posteriormente se transformam em manchas podres e úmidas.

Um proprietário atento deve inspecionar regularmente as plantações de tomate para detectar e eliminar o problema nos estágios iniciais. Nesse caso, vale atentar para os fatores que provocam a doença: chuvas frias, mudanças bruscas nas condições climáticas, entre outros. É depois dessas mudanças que se deve esperar o desenvolvimento da requeima, o que significa que será útil tratar os arbustos com remédios preventivos.

Tratamento de tomates da requeima

Se as medidas preventivas para proteger os tomates da requeima não foram tomadas ou não deram o resultado esperado e os sinais da doença surgiram nas folhas e troncos da planta, então é necessário começar a tratar as plantas o mais rápido possível. Para fazer isso, você pode usar produtos químicos especiais ou algumas substâncias improvisadas.

Produtos químicos

Existem várias drogas químicas para a requeima com alta eficiência. Entre eles estão Infinito, Metalaxil, Ecopin, Ditan M45 e alguns outros. Estas substâncias são diluídas em água de acordo com as instruções e utilizadas para borrifar tomates.

Vale ressaltar que todas essas substâncias são prejudiciais à saúde humana, por isso é preferível utilizá-las antes do amadurecimento dos frutos. Se produtos químicos foram usados ​​durante o amadurecimento dos vegetais, as frutas devem ser consumidas no máximo 3 semanas depois. Durante esse tempo, as drogas deixam de estar ativas.

Meios de proteção improvisados

Na luta contra a requeima, especialmente durante o amadurecimento das frutas, recomenda-se o uso de métodos populares, mas eficazes de tratamento do tomate:

  • Medicamentos antifúngicos e antivirais, como "Metronidazol" e "Trichopol" há muito tempo são usados ​​para combater a requeima. Os comprimidos são fáceis de encontrar em qualquer farmácia, têm um custo acessível. Uma solução é preparada a partir desses antibióticos, dissolvendo 20 comprimidos em 10 litros de água.
  • Sulfato de cobre pode ser usado como um remédio preventivo e para o tratamento de tomates da requeima. É usado como solução aquosa, adicionando 2 colheres de sopa da substância a um balde de água. Esse remédio é eficaz, mas muitas vezes não pode ser usado.
  • À base de ácido bórico você pode preparar um remédio para o tratamento de tomates da requeima. A substância é diluída em água na proporção de 1 colher de chá para um balde de água.
  • Pulverizar tomates infectados Solução de cloreto de potássio a 1% pode derrotar a doença. Você pode encontrar a substância na farmácia.

Os métodos de tratamento de tomates acima são bastante eficazes. Porém, é necessário o uso de produtos químicos com extrema cautela, as frutas após esse tratamento devem ser "mantidas" no mato por pelo menos 3 semanas e bem lavadas antes do uso. Os meios disponíveis não representam perigo para os seres humanos, mas para obter uma alta eficiência, devem ser usados ​​várias vezes com um intervalo de 7 a 10 dias.

Lidando com tomates danificados

Quando o tratamento de tomates infectados com requeima é realizado, deve-se tomar cuidado para preservar os tomates ainda não maduros e a safra já amadurecida:

  • Remova e queime as folhas de tomate afetadas;
  • Tomates maduros, mas enegrecidos, provavelmente terão de ser jogados fora ou as partes danificadas da fruta cortadas e usar tomates "limpos" para enlatá-los;
  • Os tomates verdes, mas danificados pela requeima, devem ser removidos do arbusto e aquecidos em água a uma temperatura de 600C. Para fazer isso, despeje o líquido aquecido em uma bacia ou balde e coloque os tomates nele. À medida que esfria, a água é transformada em quente. Após o aquecimento total, o fungo phytophthora dos frutos morre, o que significa que podem ser depositados em local escuro para amadurecimento, sem medo do desenvolvimento de apodrecimento. Além disso, tomates verdes, depois de cortar as partes danificadas, podem ser usados ​​para enlatados;
  • É impossível colocar copas danificadas pela requeima no composto, isso irá contribuir para a preservação do fungo e infecção das plantas no próximo ano;
  • É possível colher sementes de tomates infectados para semear no próximo ano, apenas se forem tratadas com antifúngicos antes da semeadura no solo.
Importante! Phytophthora não tolera altas temperaturas, seus esporos morrem completamente a uma temperatura de + 50 ° C.

Vamos resumir

Assim, é melhor combater a requeima nas “abordagens distantes”, tratando as sementes, o solo antes de semear a cultura, cuidando devidamente das plantas plantadas em campo aberto e tomando medidas preventivas regulares para proteger as plantas desta doença. Em caso de infecção, é muito importante detectar atempadamente o problema e retirar as folhas e frutos danificados dos tomates, tratar os arbustos com substâncias especiais. Os vegetais que foram "atingidos" por fitophthora não devem ser jogados fora imediatamente, porque com o processamento subsequente adequado, eles podem ser parcialmente comidos em conservas e até na forma fresca. Em geral, a luta contra a requeima requer atenção e conhecimento que ajudará a derrotar o "inimigo".

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção