Doenças do repolho em campo aberto e a luta contra elas

Doenças do repolho em campo aberto são um fenômeno que todo jardineiro pode encontrar. Existem inúmeras doenças que podem prejudicar as plantações. O método de tratamento depende diretamente do tipo de infecção que atingiu o repolho. Portanto, antes dos procedimentos, é necessário fazer um diagnóstico preciso com base nos sintomas presentes.

Características das doenças do repolho branco

O principal motivo para o desenvolvimento de doenças é a violação da tecnologia de plantio e posterior cuidado. Muitas variedades de repolho são consideradas despretensiosas. No entanto, para um crescimento completo, eles exigem certas condições.

As doenças do repolho são de origem infecciosa. Microrganismos patogênicos infectam certas partes da planta, provocando a morte de células vegetais e subsequente decomposição. Bactérias e fungos nocivos são ativados na presença de fatores favoráveis.

Entre eles:

  • alta umidade do ar;
  • estagnação da umidade do solo;
  • plantio em solo ácido;
  • armazenamento impróprio de mudas;
  • excesso de matéria orgânica no solo;
  • irrigação com água contaminada.

O fungo que infecta o repolho vive no solo, é introduzido com mudas e insetos nocivos

Outras plantas infectadas podem ser a fonte de infecção. Na maioria das vezes, fungos e bactérias são transmitidos de berinjelas, pimentões e tomates.

Descrição das doenças do repolho e seu combate

A planta é suscetível a vários tipos de infecção. Portanto, as doenças mais comuns de repolho ao ar livre devem ser consideradas. Isso permitirá tomar medidas corretivas oportunas e salvar a safra de uma possível morte.

Quilha de repolho

Doença fúngica causada por esporos de Plasmodiophora. A patologia afeta predominantemente as plantas jovens que foram recentemente plantadas em uma área aberta. A doença também ocorre em mudas se forem abertas e ventiladas regularmente.

Keela ataca o sistema radicular da planta. Por causa disso, ele não pode comer totalmente e começa a desbotar. As cabeças de repolho afetadas ficam para trás no desenvolvimento e enraizam-se mal, razão pela qual podem ser removidas do solo sem qualquer dificuldade.

A doença é acompanhada pelo aparecimento de crescimentos nas raízes, mais frequentemente aparece em mudas jovens

Não são utilizadas medidas de tratamento específicas. As plantas afetadas são removidas do solo para evitar a contaminação do repolho próximo. Se a doença afetou as mudas, é estritamente proibido plantá-las no solo.

Importante! Como medida preventiva, os especialistas recomendam adicionar cal ao solo a uma taxa de 1 kg por 4 metros quadrados durante o plantio.

Outras culturas podem ser plantadas no solo em que cresceu o repolho afetado pela quilha. A única condição é que as plantas não pertençam à família dos crucíferos.

Peronosporose

Esta doença também é conhecida como oídio. A patologia é provocada pelos fungos Peronospora brassicae. É uma das doenças mais comuns entre as hortaliças.

Sinais de patologia:

  1. O aparecimento de manchas cinzentas e amareladas nas folhas.
  2. Flor pálida na planta.
  3. Morrendo das áreas afetadas.

O míldio aparece em plantas jovens e maduras

A principal causa da doença é a alta umidade. Na ausência de medidas oportunas, a infecção afeta as plantações e pode levar à perda de produtividade.

Para combater o fungo, são recomendados os preparados "Fitoftorin" e "Ridomil Gold". A mistura bordalesa também é usada para fins medicinais.

Vídeo sobre a preparação de um medicamento contra doenças da couve branca:

Fusarium

Doença fúngica que provoca murcha em diferentes períodos da estação de cultivo. A infecção penetra nos vasos da planta, impedindo a nutrição adequada das células. Na agricultura, a murcha de fusarium é freqüentemente chamada de icterícia do repolho, que está associada aos sintomas dessa doença.

Principais manifestações:

  1. O aparecimento de manchas amarelas entre as nervuras da lâmina foliar.
  2. Amarelecimento da folha.
  3. Deformação da cabeça.
  4. Manchas marrons na folha cortadas na base.

A doença de Fusarium leva à morte celular e murchamento da planta

Cabeças de repolho afetadas não podem ser curadas do fungo. Eles precisam ser removidos do solo para evitar a contaminação das plantas vizinhas.

Importante! O fungo permanece viável por vários anos. Portanto, o solo no qual o repolho doente estava localizado é desinfetado.

Fungicidas sistêmicos são usados ​​para combater a doença. Os medicamentos mais eficazes são "Tecto", "Topsin-M", "Benomil", "Titusim". Eles precisam processar plantas saudáveis ​​periodicamente para prevenir infecções fúngicas.

Fomoz

A doença é conhecida entre os jardineiros como podridão seca. Provocado pelos fungos Phoma lingam.

A patologia é acompanhada pela formação de manchas cinza claras com pontos pretos em seu interior. A lesão se estende às folhas e raízes. O caule das plantas jovens geralmente é infectado quando as sementes são infectadas.

A cromose é frequentemente transmitida por esporos de fungos

A doença afeta a planta em alta umidade do ar e uma temperatura de 20-24 graus. Quando um fungo aparece, o repolho doente deve ser removido do solo. Para prevenção, o plantio é tratado com fungicidas.

Podridão branca

Esta é a doença de armazenamento mais comum no repolho. Também pode ocorrer em plantas maduras.

Os principais sinais são:

  1. O aparecimento de podridão na cabeça do repolho próximo à superfície do solo.
  2. Descoloração das folhas externas.
  3. Amolecimento do tecido afetado.
  4. Decadência gradual de toda a planta.

Alta umidade e tempo chuvoso contribuem para a podridão branca

Não existem métodos específicos para lidar com essa doença. É necessário retirar as folhas do repolho que começaram a apodrecer. Em seguida, a planta é tratada com um agente antifúngico. Em muitos casos, isso permite que o fruto seja preservado se o processo de apodrecimento for superficial e não se espalhar para as folhas internas da couve.

mosaico

A doença é provocada por microrganismos virais. A infecção pode afetar repolho precoce e maduro. Algumas plantas ornamentais são a fonte do vírus. Além disso, microorganismos patogênicos podem entrar no solo quando tratados com fertilizantes não estéreis ou durante a irrigação.

A infecção é facilitada pelo tratamento impróprio de arbustos ou plantações infectadas que estão na vizinhança

Por causa desses sintomas, o mosaico costuma ser chamado de mancha preta de repolho. A doença é considerada incurável. As plantas infectadas são removidas do solo, isolando-as das saudáveis.

Perna negra

A doença se desenvolve nos primeiros estágios da estação de crescimento. Normalmente, a doença atinge as mudas de repolho imediatamente após o plantio em terreno aberto.

Motivos principais:

  1. A tecnologia de cultivo de mudas é violada.
  2. O plantio foi feito em solo contaminado.
  3. O escoamento de líquido no solo é perturbado, devido ao qual a umidade é aumentada.
  4. Resíduos orgânicos de plantas infectadas foram usados ​​como fertilizante.

A Canela Preta, ao contrário de outras doenças do repolho, é provocada por diversos tipos de fungos. A principal semelhança é que os esporos patogênicos infectam o sistema radicular da planta.

A podridão se espalha da raiz até as folhas inferiores do repolho

É impossível curar uma perna preta. A planta vai morrer ou crescer com defeito. No entanto, a infecção pode ser prevenida.Para fazer isso, você precisa preparar sementes de repolho em conserva com fungicidas antes de semear. Na véspera do plantio das mudas, é necessário desinfetar o solo, e também cuidar para que não fique muito ácido.

Bacteriose mucosa

A doença é causada por microrganismos patogênicos do tipo gram-negativo. As bactérias penetram na planta através de pequenos danos. Eles também são capazes de entrar na cabeça do repolho do solo com água, espalhado por insetos.

Normalmente, a bacteriose se desenvolve no verão. O patógeno se multiplica ativamente a uma temperatura de 25-27 graus e umidade de 50%.

Na foto da doença do repolho, o muco é visível devido a uma infecção bacteriana.

Bacteriose viscosa aparece no repolho durante o cultivo e armazenamento

Importante! A doença pode se desenvolver em vegetais colhidos. Isso enfatiza a necessidade de armazenamento adequado da colheita.

É possível se livrar da bacteriose mucosa apenas nos estágios iniciais. As folhas afetadas são removidas da planta, a cabeça é tratada com um fungicida antibacteriano. Se a bacteriose se espalhou para o interior das folhas, o repolho deve ser retirado do solo, pois não pode mais ser tratado.

Prevenção de doenças do repolho

A doença pode ser prevenida se a tecnologia de cultivo for seguida. Além disso, existem várias medidas preventivas. Eles podem reduzir significativamente o risco de doenças e perda de safra.

Métodos de prevenção:

  1. Desinfecção de sementes antes da semeadura de mudas de repolho.
  2. Manter os níveis ideais de umidade e temperatura.
  3. Ventilação regular de mudas após o surgimento das safras.
  4. Desinfecção do solo antes do plantio.
  5. Tratamento oportuno com fungicida.
  6. Controle de pragas que disseminam a infecção.
  7. Regime de rega correto.
  8. Rotação de cultura competente de culturas no local.

Para prevenção de doenças, recomenda-se processar as sementes antes do plantio.

Essas atividades não apenas ajudarão a reduzir o risco de doenças. Eles também têm um efeito positivo na qualidade e na quantidade da colheita.

Dicas de jardineiro

Recomendações adicionais são úteis para iniciantes e produtores de vegetais experientes. Algumas dicas simples ajudarão a prevenir doenças do repolho e suas consequências indesejáveis.

Recomendações de jardineiros experientes:

  1. Antes do plantio das mudas, deve-se adicionar ao solo cinzas de madeira.
  2. A cal deve ser adicionada ao solo contaminado ao redor das plantas.
  3. Você não deve fertilizar o repolho com matéria orgânica durante a estação de crescimento ativa.
  4. Para uma boa colheita, variedades híbridas resistentes a doenças devem ser escolhidas.
  5. No site, você precisa remover ervas daninhas regularmente.
  6. É necessário proteger o repolho de lesmas e caramujos, bem como de insetos nocivos que espalham infecções.
  7. O nitrato de potássio é o melhor fertilizante.
  8. É preciso regar o repolho com água decantada, de preferência não fria.
  9. As plantas doentes removidas do solo não podem ser usadas para fazer composto ou húmus.

Quaisquer agentes antifúngicos e antibacterianos devem ser usados ​​estritamente de acordo com as instruções. Nesse caso, é necessário levar em consideração as características varietais da couve e as especificidades climáticas da região.

Conclusão

As doenças do repolho ao ar livre são um problema comum que pode levar à perda de safra. A maioria das doenças não responde ao tratamento. Portanto, para prevenir consequências negativas, é necessária uma prevenção abrangente, aderência à tecnologia de cultivo e às regras de cuidado com a cultura.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção