Alcachofra: propriedades úteis e contra-indicações

Contente

A alcachofra é um vegetal exótico, raro na mesa do dia-a-dia. Mas é interessante entender os benefícios e perigos do produto, uma vez que as propriedades medicinais da alcachofra são muito diversas.

O que são alcachofras e sua aparência

Do ponto de vista da botânica, o produto pertence à família Astrov, é uma planta anual Compositae com grandes botões escamosos. Se você olhar para a foto de uma alcachofra durante o período de floração, ela se parecerá com um cardo comum, mas com um tamanho muito maior. A parte comestível da planta é seu botão intacto, que se parece com um grande pinheiro verde ou cone de lúpulo. O tamanho dos botões de uma planta exótica pode variar muito - desde o tamanho de uma noz a uma laranja grande.

Na vida cotidiana, a alcachofra é freqüentemente chamada de vegetal porque é ativamente consumida na alimentação. Mas, na verdade, os botões pertencem à flor comestível. A área de origem da alcachofra é considerada o Mediterrâneo e outras regiões quentes, cresce principalmente na Espanha, Grécia, Itália, França e América. Espanha e França são fornecedores mundiais de botões.

Composição de alcachofra

As propriedades medicinais da alcachofra são determinadas pela composição desta planta - ela contém muitas substâncias valiosas para a saúde. Os botões incluem os seguintes componentes:

  • sódio e potássio;
  • fósforo e cálcio;
  • magnésio;
  • uma grande quantidade de vitamina C;
  • vitaminas B3 e K;
  • betacaroteno;
  • taninos e pectinas;
  • ácidos orgânicos;
  • substância inulina;
  • piridoxina e ácido fólico;
  • amido e niacina.

O valor nutricional dos botões é representado principalmente pelos carboidratos, eles estão contidos na planta cerca de 10 g. As proteínas ocupam 3 g no volume total, e apenas 0,15 g são alocados para a cota das gorduras.

Qual é o gosto de uma alcachofra?

Os botões têm um sabor bastante invulgar. Algumas pessoas o comparam a repolho cozido ou aspargos, outras acham que tem gosto de abobrinha. No entanto, a maioria das pessoas concorda que os botões têm um toque distinto de noz e ervas no palato.

Qual alcachofra é melhor

Existem alguns tipos de plantas úteis na natureza.Mas apenas 2 deles são usados ​​para comida - esta é a semeadura, ou alcachofra espanhola, e a alcachofra espinhosa, ou francesa.

Além disso, existem diferentes categorias de botões comestíveis por tamanho. Os grandes podem atingir o tamanho de uma laranja grande e são processados ​​principalmente por cozimento. As alcachofras pequenas raramente ultrapassam o tamanho de um ovo de galinha, é comum conservá-las ou cortá-las em saladas. Qual das variedades é a melhor depende das preferências e objetivos individuais do comprador.

Por que a alcachofra é boa para você

Os botões são apreciados não só pelo seu sabor invulgar, mas também pelas suas inúmeras propriedades benéficas. Se você consumir a alcachofra pelo menos de vez em quando, os botões:

  • alivia os sintomas de deficiência de vitaminas e enche o corpo com vitaminas e minerais valiosos;
  • regular a função intestinal, resolver o problema da constipação e contribuir para a perda de peso;
  • ajuda a eliminar o inchaço - os botões têm propriedades diuréticas e removem rapidamente o excesso de fluidos e toxinas dos tecidos;
  • apoiar a saúde do fígado - na medicina oficial e popular, as propriedades hepatoprotetoras dos botões são amplamente conhecidas, é muito útil usá-los com uma carga aumentada no fígado;
  • será capaz de aliviar os sintomas de flatulência;
  • melhorar a condição para resfriados e vários processos inflamatórios.

Com a ajuda dos botões, pode realizar uma limpeza suave e rápida do corpo, não é à toa que se recomenda usar para uma ressaca e intoxicação alimentar.

Benefícios das folhas de alcachofra

Na medicina popular, não apenas o recipiente de uma planta incomum é usado, mas também suas folhas. Eles não contêm substâncias menos valiosas do que a parte comestível dos botões, de modo que as folhas também têm propriedades curativas pronunciadas. Com base nisso, é comum preparar chás e infusões, que têm os seguintes efeitos benéficos no corpo:

  • aumentar o tônus ​​muscular e aumentar as reservas de energia;
  • ajuda bem com processos inflamatórios do trato urinário e rins;
  • melhorar o funcionamento dos intestinos e da vesícula biliar;
  • promover uma decomposição e assimilação mais rápida dos alimentos;
  • reduzem os níveis de glicose no sangue e têm um efeito benéfico no diabetes mellitus.

Os produtos à base de folhas de alcachofra são usados ​​ativamente em dietética e cosmetologia, pois melhoram o estado da pele e contribuem para a perda rápida do excesso de peso.

Por que o extrato de alcachofra é útil?

Um suplemento dietético popular é um extrato de botões comestíveis, é um extrato concentrado de uma flor útil. Você pode comprá-lo na maioria das farmácias, e os preparados de alcachofra são vendidos tanto na forma líquida quanto na forma de comprimidos e pós.

Os métodos de uso do medicamento dependem da sua forma e são descritos detalhadamente nas instruções. O benefício do extrato é que ajuda em caso de mau funcionamento do fígado e distúrbios no escoamento da bile. Também é prescrito para equalizar os níveis de colesterol, para limpar o corpo e restaurar a função intestinal após um envenenamento grave.

Propriedades úteis do suco de alcachofra

O suco de botões frescos contém grande quantidade de flavonóides, antioxidantes e vitaminas, portanto possui poderosas propriedades medicinais e cosméticas.

O uso de suco de alcachofra é especialmente recomendado para pessoas que precisam viver permanentemente em um ambiente pobre. A ferramenta vai beneficiar fumantes e pessoas com problemas de álcool, as valiosas propriedades do suco se manifestam no enfraquecimento da potência nos homens.

Conselho! Se você esfregar regularmente suco de alcachofra no couro cabeludo, poderá diminuir significativamente a calvície. O suco desperta os folículos capilares para que cresçam e restaura a estrutura dos fios danificados.

Os benefícios da alcachofra em lata

Os botões não mantêm seu frescor por muito tempo, então alcachofras em lata com uma vida útil prolongada são encontradas com muito mais frequência à venda.Esses botões contêm ácidos orgânicos e ácido fólico, vitaminas B e polifenóis, fibras e cálcio.

Os botões enlatados são benéficos para o sistema músculo-esquelético e previnem o desenvolvimento de doenças articulares. Eles também fortalecem a visão, normalizam a digestão e têm um efeito rejuvenescedor complexo no corpo. Devido ao seu alto teor de óleo e fibra, devem ser consumidos em pequenas quantidades, mas os botões enlatados trazem inegáveis ​​benefícios à saúde em acompanhamentos, guisados ​​e saladas.

O que uma alcachofra cura?

As indicações para o uso de alcachofra aplicam-se a muitas doenças. Existem dezenas de receitas que recomendam o uso de medicamentos à base de plantas e alcachofra como prato culinário, em ambos os casos os botões terão um efeito curativo.

Alcachofra para o Fígado

Para o tratamento e purificação do fígado de toxinas, as folhas da planta são mais frequentemente utilizadas, com base nela são preparadas infusões curativas. Por exemplo, a seguinte receita é popular:

  • as folhas secas são esmagadas na quantidade de 2 colheres pequenas;
  • despeje a matéria-prima com um copo de água quente;
  • mantido fechado por 10 minutos e, em seguida, filtrado.

Você precisa beber o produto três vezes ao dia com o estômago vazio, meio copo.

Avaliações sobre alcachofra para o fígado oferecem outra ferramenta útil - a tintura de álcool. Neste caso, 50 g de folhas secas devem ser despejadas em um copo de álcool e retiradas para infusão por 2 semanas. A tintura final é consumida três vezes ao dia, 2 colheres grandes do produto devem ser diluídas em 100 ml de água e bebidas com o estômago vazio.

Alcachofra para edema

As propriedades diuréticas de botões e folhas são respeitadas. Eles contêm potássio, que promove a eliminação do excesso de água, assim como a substância inulina, que absorve o excesso de líquido, toxinas e toxinas.

Para se livrar do edema, você pode comer os botões regularmente como parte de suas refeições diárias. Se você precisar resolver o problema com urgência, pode beber uma infusão simples nas folhas por vários dias - meio copo três vezes ao dia. Para preparar essa bebida, você precisa infundir 2 colheres pequenas de folhagem seca em água fervente por 10 minutos.

Alcachofra para diabetes

Vitaminas de alcachofra e outras substâncias valiosas em sua composição ajudam a baixar os níveis de glicose. No tratamento da diabetes, os botões são usados ​​das seguintes maneiras:

  • consumir 200 g de botões cozidos a cada 3 dias como parte da alimentação regular;
  • tomar uma infusão de medicamento todos os dias - 200 g do produto deve ser despejado com um litro de água fervente, insistiu por uma hora, e depois beba 100 ml três vezes ao dia.

Recomenda-se continuar o tratamento com botões comestíveis por um período não superior a 3 meses. Se desejar, o curso pode ser repetido, mas antes é necessário fazer uma pausa de pelo menos um mês.

Alcachofra para Gota

Como os botões removem do corpo não apenas toxinas e toxinas, mas também depósitos de sal prejudiciais, suas propriedades são necessárias no tratamento da gota. A medicina tradicional oferece as seguintes receitas:

  • 200 g de botões frescos junto com folhas são esmagados em um moedor de carne, misturados com 3 dentes de alho e 20 g de mel, e depois tomados duas vezes ao dia em uma colher grande por 3 meses;
  • 500 g de botões são fervidos por um quarto de hora em 3 litros de água, depois os botões amolecidos são esmagados e misturados com folhas de bardana picadas e, em seguida, aplicados com uma compressa na articulação dolorida por meia hora.

Além disso, o caldo restante pode ser usado para adicionar aos banhos medicinais, eles podem ser tomados uma vez por semana durante 2 meses.

Alcachofra para os rins

Uma alcachofra diurética pode melhorar a função renal e interromper a inflamação. Para preparar um remédio, você precisa derramar água fervente sobre 2 colheres pequenas de folhas secas, molhe-as por 10 minutos e filtre. Eles bebem essa infusão no volume de meio copo três vezes ao dia, é melhor tomar o produto com o estômago vazio.

Alcachofra para a vesícula biliar

A alcachofra é um colerético de ação rápida, portanto é recomendável usá-la em caso de dificuldades no escoamento da bile. Cerca de 2 colheres pequenas da folhagem seca da planta devem ser despejadas com 300 ml de água quente e mantidas sob a tampa por 20 minutos. O produto filtrado é bebido duas vezes ao dia, se desejado, a bebida pode ser diluída com mel para melhorar o sabor.

Alcachofra para colesterol

Os botões têm um efeito benéfico sobre os vasos sanguíneos e reduzem o nível de colesterol ruim. Para fins medicinais, recomenda-se o uso de recipientes fervidos pelo menos uma vez por semana. Além disso, você pode tomar a tintura:

  • 250 g de folhas frescas são amassadas;
  • despeje a matéria-prima com um litro de vodka;
  • remova para infundir por 10 dias e, em seguida, filtre.

Recomenda-se beber o produto em colher grande, duas vezes ao dia.

Alcachofra para endometriose

Uma doença chamada endometriose geralmente ocorre em mulheres que sofrem de desequilíbrios hormonais. Nessa situação, as propriedades de limpeza de uma planta comestível vêm em socorro, os botões removem o excesso de hormônios do corpo e melhoram o funcionamento do aparelho reprodutor.

Na endometriose, os botões são úteis para a alimentação, mas você também pode tomar um extrato de uma planta medicinal. Você pode comprar o capuz na farmácia, o método de recebimento está descrito nas instruções. Em média, o medicamento é consumido em pequenas quantidades ao longo do mês.

Alcachofra de pâncreas

Durante uma exacerbação de doenças pancreáticas, por exemplo, com pancreatite, não é recomendado tirar botões de qualquer forma. Eles irritarão o órgão inflamado e agravarão o curso da doença.

No entanto, consumir os botões é muito útil como profilaxia para pancreatite. Eles melhoram a produção de enzimas e promovem a rápida decomposição dos alimentos, protegendo o pâncreas da inflamação. Comer os botões uma vez por semana fortalecerá significativamente o pâncreas e melhorará o metabolismo.

Alcachofra para potência

A alcachofra espinhosa é usada para aumentar a força masculina. Se você tomar um quarto de copo de suco fresco diariamente pela manhã e à noite, a libido melhorará e os problemas na área genital desaparecerão por si mesmos.

Alcachofra de estômago

Os botões contêm muito potássio e sódio - essas substâncias são muito úteis para o estômago e são especialmente solicitadas em caso de alta acidez. A planta tem efeito alcalino e reduz o desconforto, por isso recomenda-se utilizá-la em gastrites crônicas para melhorar os processos digestivos na forma fervida.

Alcachofra para prostatite

Os botões têm propriedades antiinflamatórias pronunciadas e aliviam a inflamação da próstata. Recomenda-se incluí-los em uma dieta permanente, além disso, você pode tomar produtos de farmácia à base de botões, duas vezes por ano em cursos mensais de acordo com as instruções.

Alcachofra

Os botões ajudam a normalizar o fundo hormonal, portanto, eles podem ser usados ​​com hipotireoidismo e outras doenças da glândula tireóide. Os benefícios serão trazidos não só por extratos e extratos de farmácia, mas também por pratos culinários com uma planta comestível, por exemplo, salada com botões frescos, cenoura, couve de Bruxelas e presunto magro.

Alcachofra para os intestinos

Os botões contêm uma grande quantidade de fibras, por isso têm um excelente efeito sobre a tendência à prisão de ventre. Eles estimulam a produção de bile e suco gástrico, melhoram o peristaltismo e ajudam com náuseas e níveis elevados de colesterol.

Em caso de problemas intestinais, é recomendável tomar esse remédio - o suco fresco dos botões e as gemas são misturados em quantidades iguais. A mistura deve ser tomada à noite, e pela manhã os botões mostrarão seu efeito benéfico e ajudarão a liberar o intestino.

É possível que uma alcachofra esteja grávida

Durante a gestação, os botões têm um valor especial, pois contêm muito ácido fólico, necessário para o desenvolvimento qualitativo do sistema nervoso do bebê.Portanto, botões frescos e crus são recomendados para serem tomados durante o planejamento de um bebê e durante a gravidez, eles serão benéficos.

As vantagens dos botões para gestantes também podem ser atribuídas ao alto teor de vitamina C da planta. O produto aumenta a imunidade e protege a mulher de doenças infecciosas e virais. O efeito positivo dos botões no estômago também é muito útil - a alcachofra ajuda a lidar com os sintomas da intoxicação.

Importante! Deve-se lembrar que o excesso de botões pode provocar gases e diarréia. Como as mulheres grávidas são especialmente propensas a problemas estomacais, é necessário consumir vegetais em pequenas doses.

É possível uma alcachofra para uma mãe que amamenta

Mas durante a lactação, o uso de botões deve ser abandonado. Em primeiro lugar, eles costumam causar alergias em bebês, o que significa que podem prejudicar a saúde do bebê. Além disso, os botões mudam para pior o sabor do leite e, em alguns casos, reduzem a produção de leite, dificultando a amamentação.

É possível que as crianças comam alcachofra

As propriedades benéficas dos botões podem melhorar a saúde das crianças, porém, pela primeira vez, só é possível oferecer recipientes comestíveis de alcachofra a uma criança a partir dos 10 anos. Como a planta costuma ser alérgica, comê-la mais cedo pode ser prejudicial. Além disso, o estômago sensível de uma criança nem sempre é capaz de lidar com a digestão dos botões comestíveis.

Atenção! Um produto incomum tem várias contra-indicações e, em alguns casos, seu uso é proibido. Antes de tratar seu filho com alcachofra pela primeira vez, você definitivamente deve consultar um pediatra.

Você pode ser alérgico a alcachofra?

Como qualquer produto, a alcachofra pode causar uma reação negativa individual quando ingerida. Os sintomas de alergia são geralmente erupções cutâneas, inchaço e dificuldade em engolir.

Se, com o uso descuidado, uma alcachofra causar uma alergia alimentar, você deve chamar imediatamente um médico. O inchaço da garganta e do esôfago pode causar asfixia e levar a uma condição com risco de vida.

Contra-indicações para alcachofra

Os botões de uma planta comestível não são muito prejudiciais. No entanto, os benefícios e danos para a saúde da alcachofra não são os mesmos para todas as pessoas. Tem contra-indicações próprias, devendo ser lembradas para não prejudicar a saúde.

É necessário recusar o uso de alcachofras sob qualquer forma:

  • ao amamentar;
  • com insuficiência hepática grave;
  • com uma alergia individual aos botões e folhas da planta;
  • com tendência a diarreia e flatulência - as fibras das alcachofras podem ter um efeito negativo;
  • com obstrução das vias biliares.

Não é recomendável oferecer os botões a crianças menores de 10 anos, neste caso, a reação a uma planta exótica pode ser imprevisível.

Como tomar uma alcachofra medicinalmente

A cultura de vegetais de alcachofra é útil mesmo quando consumida em pratos normais. Mas um efeito particularmente forte é trazido por remédios à base de botões, tanto de farmácia quanto preparados de forma independente em casa.

Como preparar e beber uma alcachofra

Existem vários métodos para fabricar alcachofra; o chá de botões pode ser feito de folhas, saquinhos de chá pré-fabricados ou uma "resina" preta especial comercializada do Vietnã.

  • Para preparar um chá à base de folhas, você precisa tomar uma alcachofra seca muito madura que não é mais adequada para uso culinário. As folhas inferiores devem ser arrancadas e secas um pouco no forno a uma temperatura de cerca de 70 ° C até que se enrolem e fiquem muito frágeis. Em seguida, as folhas são amassadas, colocadas em um bule de cerâmica no volume de duas colheres e despejado em água fervente por 10 minutos.
  • Ao preparar resina de alcachofra em um bule de chá, você precisará colocar um pouco de massa preta espessa, cerca de um quarto de uma colher de chá.As matérias-primas são despejadas com um copo de água fervente, bem mexidas com uma colher ou batedor e insistido por 5 minutos. Este chá tem muitas propriedades úteis, mas o sabor tem um amargor perceptível, por isso pode ser diluído com mel.

A maneira mais fácil é preparar um chá de alcachofra embalado - o saquinho é imerso em uma xícara de água fervente e espera de 5 a 7 minutos.

As propriedades benéficas e contra-indicações do chá de alcachofra dependem do volume. O consumo de qualquer tipo de bebida não deve ser superior a 2-3 vezes ao dia. Em caso de sobredosagem, pode ser prejudicial e causar indigestão. Recomenda-se beber o chá com o estômago cheio.

Como infundir alcachofra com vodka

Um remédio eficaz para a alcachofra é a tintura de álcool - as substâncias benéficas presentes na planta são especialmente bem concentradas em uma base alcoólica. Prepare a tintura da seguinte forma:

  • cerca de 50 g de folhas secas de plantas são derramadas com 100 ml de álcool forte ou vodka;
  • por 2 semanas, o recipiente com a tintura é removido para um local fresco e sombreado;
  • após o término do período, o agente é filtrado.

Você pode tomar tintura de alcachofra em quantidades muito pequenas - 10 gotas, diluídas em uma colher grande de água, três vezes ao dia. A ferramenta ajuda com uma ampla gama de doenças - de doenças articulares a vasculares.

Importante! No tratamento com tintura de álcool, em nenhum caso as dosagens indicadas devem ser ultrapassadas, caso contrário o organismo sofrerá graves danos.

Como tomar uma alcachofra - antes ou depois das refeições

O momento da ingestão de alcachofra depende da prescrição médica específica e da condição médica. Mas na maioria das vezes é recomendado o uso de infusões, chás e tinturas à base da planta com o estômago cheio - depois de comer.

Se a receita indicar que você precisa comer a alcachofra com o estômago vazio, isso não deve ser feito em um estado de fome forte, mas antes da próxima refeição.

Quanto beber uma alcachofra por vez

Recomenda-se que os produtos farmacêuticos à base de alcachofra e bebidas caseiras sejam consumidos no máximo 3 meses consecutivos. Este período é o máximo - com muito mais freqüência, a aplicação do curso da planta leva de 1 a 2 meses.

Como comer alcachofras

Como a alcachofra na alimentação ainda é um produto bastante exótico, muitos se interessam pelas regras de seu uso. Os botões comestíveis serão um verdadeiro prazer se souber como os limpar bem e o que usar com eles.

Alcachofras na cozinha

Os usos culinários das alcachofras são muito diversos, principalmente, são um elemento importante da cozinha francesa, espanhola e italiana. Dezenas de saladas são preparadas a partir de alcachofras com adição de frutos do mar e vegetais, ervas e queijos. Via de regra, as alcachofras são utilizadas cruas nesses pratos.

As sopas de alcachofra e os pratos recheados são muito populares nos países europeus. Os botões são adicionados à massa e cozidos junto com o queijo, e na Itália os recipientes comestíveis costumam ser servidos com risotos.

Nas lojas russas, as alcachofras costumam ser encontradas enlatadas ou em conserva. Estes botões combinam bem com pratos de carne e peixe, caça, espetadas e grelhados. Como regra, as alcachofras são tratadas com suco de limão antes de serem adicionadas a qualquer prato, o que ajuda a prevenir o escurecimento dos botões.

Como descascar alcachofras

Se as folhas da planta são usadas para fins medicinais, o cozimento usa principalmente o receptáculo dos botões, ou seu fundo. Portanto, antes de consumir uma alcachofra, é importante entender as nuances de sua limpeza.

  • Antes de limpar, enxágue as alcachofras em água fria para remover a poeira e a sujeira. Você deve primeiro colocar luvas, as bordas das pétalas nos botões são bastante duras, você pode se cortar com elas.
  • A alcachofra lavada é sacudida e esfregada suavemente, então eles pegam uma faca afiada e cortam a ponta do botão - cerca de 5 cm. O corte é imediatamente umedecido com suco de limão, caso contrário escurece rapidamente ao ar.
  • Depois disso, todas as pétalas que compõem o botão, basta quebrar, dobrando-as.Como resultado, apenas o núcleo do botão permanece - ele também consiste em pétalas, mas mais leves e macias. Os restos das pétalas externas duras são cortados em um círculo na base e, em seguida, os frutos descascados são cortados ao meio e as vilosidades são limpas de sua parte interna.

Uma alcachofra totalmente descascada tem forma de xícara e está pronta para ser consumida posteriormente.

Importante! Durante o processo de limpeza, a alcachofra deve ser constantemente borrifada com suco de limão, caso contrário perderá seu aspecto atraente sob a influência do ar.

De acordo com o algoritmo acima, as alcachofras são limpas se forem planejadas para serem consumidas como matéria-prima. Se os botões precisam ser fervidos, tudo parece ainda mais simples, depois de cortar a parte superior do botão, basta aparar as pontas afiadas das pétalas externas e retirar o caule denso do fundo. As alcachofras podem então ser colocadas em uma panela e fervidas.

Uma alcachofra pode ser comida crua?

Os brotos jovens de hortaliças podem ser consumidos sem serem processados. Se você primeiro enxaguar bem a planta, não haverá problemas com isso. Portanto, na composição de saladas, as alcachofras costumam aparecer exatamente crus.

Como comer alcachofras corretamente

Botões comestíveis crus e cozidos parecem igualmente incomuns, por isso muitas pessoas se perguntam como devem ser comidos. Isso é feito de forma simples - com uma mão, o botão é levado pela parte inferior e as folhas são cuidadosamente separadas com a outra. Cada uma das folhas é, por assim dizer, arrastada entre os dentes, arrancando a polpa comestível, e as partes inúteis são jogadas fora.

O coração de uma alcachofra crua ou cozida é feito de fibras grossas, ou "feno". Ele é separado da espinha com um garfo ou faca. As fibras não são comidas, mas o recipiente escondido sob elas é a parte mais saborosa e valiosa do produto.

Alcachofra em cosmetologia

As vitaminas e os ácidos das folhas das plantas fazem delas uma valiosa matéria-prima cosmética. Quando usados ​​externamente, os botões melhoram rápida e visivelmente o estado da pele - eles refrescam a tez e o corpo, hidratam e nutrem a epiderme, estreitam as rugas e até reduzem a celulite.

Produtos profissionais com uma planta na composição costumam ser encontrados em salões de beleza, você pode comprar cosméticos para cuidados nas lojas. Além disso, as máscaras e bandagens à base de botões são feitas em casa, as alcachofras são fervidas ou picadas cruas e depois misturadas com outros componentes.

Importante! A grande vantagem dos produtos à base de alcachofra é que o efeito dos procedimentos cosméticos é visível quase que imediatamente, após 1-2 aplicações.

Alcachofra facial

As máscaras de folha de alcachofra são adequadas para todos os tipos de pele e para mulheres de todas as idades. Substâncias valiosas na composição da planta eliminam os vestígios de fadiga no rosto, refresca e tonifica a epiderme, aperta as rugas.

A seguinte máscara é popular:

  • 5 alcachofras cozidas são adequadamente amassadas até atingirem o estado de mingau;
  • adicione 2 gemas de ovo e uma colher pequena de suco de babosa;
  • espalhe uniformemente sobre a pele limpa e deixe por 15 minutos.

Fazer essa máscara pelo menos uma vez por semana será muito útil para mulheres que vivem em áreas com ecologia deficiente ou que costumam ficar em quartos enfumaçados.

Alcachofra para cabelo

O suco fresco dos botões é mais frequentemente usado no cuidado do cabelo, o produto ajuda a impedir a queda de cabelo. É muito simples de usar o suco - deve ser bem esfregado na pele pela raiz e, após 2 horas, enxaguado com água limpa.

Além disso, o produto ajuda a se livrar da caspa. Por exemplo, a máscara a seguir oferece um bom efeito:

  • o botão de alcachofra fervido em um volume de 50 g é amassado até ficar purê;
  • despeje 50 ml de água mineral;
  • adicione uma colher grande de mel, a mesma quantidade de suco de limão e 10 gotas de óleo essencial de chá.

A mistura deve ser distribuída sobre os cachos, com atenção especial ao couro cabeludo, e deixar por 30-40 minutos.

Envoltórios de alcachofra

Botões frescos de hortaliças têm propriedades pronunciadas de drenagem linfática, são ativamente usados ​​na composição de fundos para eliminar a celulite. Você pode encontrar envoltórios profissionais prontos com extrato de planta em lojas de cosméticos, mas se desejar, a mistura pode ser facilmente criada em casa.

Para realizar um embrulho útil, é necessário moer vários botões fervidos até um estado de mingau e depois distribuí-los uniformemente nas áreas problemáticas. Para um melhor efeito, mel e outros componentes que têm um efeito pronunciado na celulite podem ser adicionados ao envoltório.

Após a aplicação da mistura, o corpo deve ser envolto em filme plástico e toalha por 40 minutos e, a seguir, enxágue suavemente a composição cosmética.

Como tirar uma alcachofra para perder peso

Avaliações da alcachofra para emagrecer confirmam que o produto rico em fibras traz excelentes resultados na dieta. Os botões funcionam bem com vegetais e alimentos proteicos, apoiam uma boa digestão e ajudam a normalizar os movimentos intestinais.

A planta é ideal para inclusão em uma dieta de vegetais de baixa caloria. Você pode usar o produto todos os dias, antes de usá-lo para alimentação, deve ser fervido de acordo com o esquema clássico - em água com sal por cerca de 10 minutos. É mais benéfico consumir os botões de manhã e durante o dia para estimular uma boa função metabólica.

Efeitos colaterais da alcachofra

A alcachofra também tem efeitos colaterais, geralmente ocorrem com o abuso de botões ou com o uso excessivo de extratos e extratos. Uma reação negativa do corpo se manifesta mais frequentemente na forma de uma alergia cutânea - urticária.

Para evitar erupções cutâneas e coceira, é recomendável observar as dosagens diárias e comer não mais do que alguns botões de planta por dia. Os produtos farmacêuticos devem ser tomados estritamente de acordo com as instruções.

Como o produto ativa o peristaltismo, flatulência e diarreia também podem ser efeitos colaterais do consumo.

Alcachofra calórica

Uma vantagem importante do produto é o seu baixo teor calórico. 100 g de botões frescos contêm apenas 47 kcal e, para um produto fervido, o valor sobe para 53 kcal. Mesmo aqueles que têm tendência ao ganho de peso rápido podem comer a planta.

Como armazenar alcachofras

Uma geladeira é adequada para armazenar alcachofras - os botões frescos são embalados em um recipiente seco ou saco plástico e colocados em uma prateleira de vegetais. É imprescindível embrulhar uma planta comestível, ela absorve facilmente os odores estranhos e pode saturar-se com os aromas dos produtos espalhados pelas proximidades.

A vida útil de botões frescos não excede uma semana. Para armazenamento de longo prazo, os botões devem ser removidos para o freezer, as propriedades benéficas não diminuirão com isso.

Atenção! Os botões de alcachofra cozidos devem ser consumidos no dia do preparo - não podem ser armazenados.

Como substituir uma alcachofra

A alcachofra continua sendo um produto bastante exótico. Se uma receita culinária requer o uso de botões de alcachofra frescos ou cozidos e esta planta não está à mão, então você pode levar um produto enlatado para substituição.

Se não estiver disponível nas imediações, o pimentão doce é uma boa alternativa. Apesar de a pimenta ser diferente da alcachofra no sabor e nas propriedades, ela combina bem com componentes de receitas populares que sugerem o uso de alcachofra.

Conclusão

A alcachofra é um produto vegetal incomum, mas saboroso e saudável. Além de cozinhar, é amplamente utilizado em cosmetologia e receitas médicas, vitaminas e outras substâncias valiosas no produto têm um efeito benéfico pronunciado no intestino e no fígado.

Avaliações de anfitriões de alcachofra

Ilyina Svetlana Sergeevna, 27 anos, Moscou
Conheci a alcachofra durante a gravidez, o médico me aconselhou a comprar um extrato na farmácia e usar contra a intoxicação.O remédio ajudou muito, e depois disso me interessei pela planta para cozinhar. Agora preparo regularmente saladas com botões de alcachofra - é delicioso e muito saudável.
Danilova Irina Alexandrovna, 39 anos, Kursk
Gostaria de me juntar a todas as críticas positivas sobre os benefícios das alcachofras. Por experiência própria, sei que a planta estimula perfeitamente o fígado e a vesícula biliar, e tanto os extratos como as alcachofras naturais na composição dos pratos trazem os mesmos benefícios. Experimentei recentemente wraps de alcachofra e fiquei agradavelmente surpreendido com os resultados rápidos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção