Amendoeira: plantio e cuidado, cultivo ao ar livre

Amêndoas são uma cultura pouco exigente para cuidar, mas se um arbusto vai crescer em um local depende da espécie. Produzindo frutos comestíveis Amêndoa comum e suas muitas variedades são muito termofílicas. Você pode obter uma colheita estável apenas no Cáucaso ou na Crimeia. Plantar e cuidar de um arbusto de amendoeira, cuja foto é mostrada abaixo, é difícil principalmente devido ao retorno das geadas na primavera, destruindo flores ou ovários. A própria planta pode suportar temperaturas de inverno de até -25-30 ° C.

É muito mais fácil cultivar amêndoas decorativas no país, criadas com a participação de outras espécies mais resistentes ao frio, e ninguém espera delas nozes. O principal é que o arbusto decora o local na primavera, quando outras flores ainda não tiveram tempo de abrir.

Descrição botânica de amêndoas

Amygdalus ou Almond é um subgênero pertencente ao gênero Plum, a família Pink. Consiste em 40 espécies comuns na Eurásia e na América do Norte.

As amêndoas são arbustos caducifólios ou árvores baixas com não mais de 10 m de altura, com casca velha cinza ou acastanhada e brotos jovens lisos cinza-esverdeados. Na face voltada para o sol, possuem tonalidade antocianina. As folhas em todas as espécies são cinza-esverdeadas, fortemente alongadas, com ponta afiada e borda lisa ou ligeiramente serrilhada.

Flores simétricas de cinco pétalas, brancas ou rosadas, geralmente se abrem antes das folhas e freqüentemente sofrem de geadas recorrentes. O fruto é uma drupa com um mesocarpo carnudo, que seca e racha após o amadurecimento da semente.

As raízes dos arbustos de amendoeira são bem adaptadas ao solo pedregoso das encostas secas das montanhas. São vários brotos poderosos, capazes de atingir as camadas inferiores do solo em busca de umidade, e um pequeno número de raízes fibrosas.

A vida útil do arbusto depende do cultivo e do cuidado com as amêndoas. Muitas vezes, é plantado em condições que não são nem aproximadamente semelhantes às naturais. Na natureza, a cultura vive até 100 anos, o cultivo em plantações industriais e em jardins encurta significativamente esse período.

O valor econômico mais importante é a amêndoa comum frutífera e muito termofílica (Prunus dulcis). Suas flores também são excepcionalmente bonitas, mas a principal tarefa da cultura é produzir uma colheita. São amêndoas amargas, obtidas a partir de sementes de uma espécie vegetal, contendo de 2 a 8% de amigdalina e doce (cultivada), em que a quantidade dessa substância não ultrapassa 0,2%. Quando dividida, a amigdalina libera ácido cianídrico, então variedades amargas são mais usadas nas indústrias farmacêutica e de perfumaria, e as doces - para cozinhar.

Importante! O tratamento térmico remove o ácido cianídrico das nozes.

Como planta ornamental na Rússia, são cultivadas variedades e híbridos de outros tipos de amêndoas:

  • Estepe (Baixo, Bobovnik);
  • Ledebour;
  • Georgiano;
  • Petunnikova;
  • Três lâminas (Luiseania Três lâminas).

Especialmente bonito arbusto de primavera luiseania, em que até as flores das espécies são duplas.Alguns cientistas distinguem a cultura em um gênero separado, mas a maioria a inclui no subgênero Almond.

Condições ideais para o cultivo de amêndoas

Talvez as amêndoas sejam as frutas que mais gostam de luz. O arbusto não apenas odeia a sombra, mas também não tolera a competição da luz solar com outras plantas. É por isso que é impossível encontrar matagais de amendoeiras na natureza. Árvores e arbustos são dispostos um a um ou em grupos de 3-4 espécimes, localizados a 5-7 metros um do outro.

O que à primeira vista parece ser pequenos aglomerados em algumas espécies, é na verdade um crescimento de raiz que cresce abundantemente ao redor do tronco principal. Se a cultura não faz podas anuais, os rebentos velhos, privados de luz, secam rapidamente, os novos ocupam o seu lugar. É por isso que mesmo aquelas amêndoas que formam uma árvore se tornam como um arbusto.

O solo para o cultivo deve ser bem permeável e drenado, alcalino ou carbonato, em casos extremos - neutro. Loams, argilas leves, solos pedregosos são adequados para arbustos. Água subterrânea próxima à superfície é inaceitável, a distância mínima é de 1,5 m.

Comente! Onde o pêssego não cresce, plantar uma amendoeira não terá sucesso.

A cultura é bastante tolerante à seca. As condições naturais para seu crescimento são montanhas, encostas rochosas e um clima quente com chuvas escassas. As espécies de plantas requerem muito pouca rega, variedades - mais, mas ainda um pouco. Em uma área com chuvas frequentes, não faz sentido plantar uma safra.

Aqueles que argumentam que um arbusto de amêndoa vai viver onde cresce um pêssego e as uvas não precisam de abrigo, é claro, têm razão. A cultura pode resistir a geadas de até -25-30 ° C. Somente durante e imediatamente após a floração, mesmo uma queda de curto prazo na temperatura de -3 ° C fará com que os ovários caiam na amêndoa comum e suas variedades que a produzem frutas comestíveis.

O problema das geadas de retorno ainda não foi resolvido. Portanto, mesmo para as regiões do sul, recomenda-se escolher variedades que floresçam o mais tarde possível, com um longo período de dormência.

Comente! As espécies de amêndoas ornamentais são mais tolerantes a temperaturas mais baixas na primavera.

Como plantar amêndoas

Na verdade, não há nada difícil em plantar um arbusto de amendoeira e cuidar dele. É muito mais difícil encontrar um local no local e preparar o solo adequadamente.

Tâmaras de plantio para amêndoas

As amêndoas podem ser plantadas na primavera ou no outono. Mas como a cultura cresce muito rápido e começa a dar frutos cedo, quando colocada no local no início da safra, o arbusto pode florescer imediatamente. Isso vai enfraquecer a planta e impedi-la de enraizar adequadamente. A escavação na primavera deve ser planejada apenas como último recurso.

O plantio de amêndoas é preferível no outono, em novembro. Em climas quentes, o arbusto terá tempo suficiente para se estabelecer e, na primavera, crescerá imediatamente.

Seleção e preparação do local de pouso

A área de cultivo de amêndoas deve ser bem iluminada e protegida do vento frio. É desejável que o local de plantio de arbustos tenha uma orientação para o sul. Outras árvores ou edifícios não devem sombrear a cultura por mais de 1,5-2 horas, mas isso é altamente indesejável.

O solo deve ser bem drenado, caso contenha pedras de qualquer tamanho, não precisam ser retiradas. Solos limosos, franco-arenosos ou argilas leves são adequados, solos pesados ​​e ácidos, bloqueadores ou simplesmente úmidos, não são adequados para amêndoas. Mesmo em solo neutro, deve-se adicionar farinha de cal ou dolomita no plantio. A água subterrânea não deve ficar a menos de 1,5 m da superfície.

Covas de plantação para plantar arbustos são preparadas com pelo menos 2 semanas de antecedência. Seu diâmetro não deve ser inferior a 50 cm, profundidade - 60 cm. Pelo menos 20 cm de drenagem de entulho, cascalho ou tijolo quebrado é colocado no fundo. Em seguida, eles cobrem com areia para não só preencher os vazios, mas também para fazer uma camada de 5 a 7 cm.

A mistura de plantio não deve ser muito nutritiva. Areia, argila e lascas de tijolo devem ser adicionadas ao solo preto, solos pobres são melhorados com húmus. O solo ácido é normalizado adicionando-se 0,5 kg de calcário ou farinha de dolomita à cova de plantio.

O recesso é 2/3 preenchido com mistura de plantio e preenchido com água.

Ao plantar e cuidar das amêndoas em campo aberto, ela não crescerá tanto quanto na natureza, mas ainda assim deve estar localizada livremente. A distância entre plantas deve ser determinada com base na altura de um arbusto adulto, é diferente para cada variedade. Em média, as amêndoas são plantadas a 4-5 m de distância. As fileiras (se houver) devem ficar separadas por 7 m.Um arbusto adulto não deve tocar outras culturas com seus ramos, caso contrário, a iluminação será insuficiente.

Recomenda-se planejar o espaço livre entre plantas em pelo menos um metro. Se essa condição for ignorada, o arbusto de amendoeira florescerá profusamente, pois os botões se abrem quando a maioria das colheitas está sem folhas ou apenas começando a florescer. Mas a colheita será escassa - os frutos simplesmente não têm luz suficiente para o desenvolvimento normal. Além disso, o arbusto de amêndoa cresce mais rápido no sombreamento.

Preparação de mudas

Arbustos de amêndoas doces e amargas crescem bem na Crimeia e no Cáucaso. Em outras regiões, na hora de escolher mudas, é imprescindível se preocupar se a variedade está adaptada às condições locais. O melhor é ir ao viveiro para comprar arbustos - na exposição ou pela Internet pode-se comprar amêndoas cultivadas na região sul em solos rochosos. Será longo e difícil criar raízes em um ambiente diferente.

É necessário plantar amêndoas com um ou dois anos de idade - a cultura cresce rapidamente e começa a frutificar precocemente. No primeiro ano após o plantio não é recomendável deixar o arbusto florescer, e não é difícil arrancar os botões que cobrem abundantemente os ramos no início da primavera, mas por muito tempo.

Ao comprar uma muda, antes de mais nada, é preciso estar atento ao sistema radicular. Deve estar intacto, elástico, conter pelo menos um processo forte e poucos ramos fibrosos. Nos arbustos enxertados, é preciso indagar sobre o estoque e examinar cuidadosamente o local onde as lavouras crescem juntas - não deve haver rachaduras, descascamento da casca, manchas de origem desconhecida.

Preparar uma muda para o plantio consiste em molhar uma planta de vaso ou embeber uma raiz aberta por pelo menos 6 horas. O arbusto pode ser mantido na água por vários dias se você adicionar um estimulador de crescimento ou metade da dose de qualquer fertilizante de potássio ao líquido.

Regras de plantio de amendoeiras

Não há nada complicado no pouso em si:

  1. Parte da terra é retirada da cova de plantio.
    Comente! Não há necessidade de fazer um monte no centro - a muda jovem quase não tem raízes fibrosas, mas vários brotos fortes já se formaram. Então, com licença, não há nada para espalhar no morro!
  2. Um pino forte é cravado no fundo para uma liga de muda.
  3. O arbusto é imediatamente amarrado ao suporte de forma que o colo da raiz se eleve 5 a 7 cm acima da superfície do solo.
  4. Só depois disso a raiz é coberta com terra, compactando-a constantemente.
  5. Verifique a posição do colar da raiz.
  6. Amêndoas são regadas, gastando-se pelo menos um balde de água para cada arbusto.
  7. O círculo do tronco é coberto com solo seco ou turfa baixa (preta), mas não com húmus. A espessura do abrigo deve ser de 5 a 8 cm.

Como cultivar amêndoas

Escolher o local certo e plantar amêndoas fará com que o arbusto precise de um pouco de manutenção. As variedades de frutificação precisam de mais cuidados do que as decorativas.

Como regar e alimentar

Imediatamente após o plantio, especialmente se foi feito na primavera, as amêndoas precisam de rega regular. Assim que o arbusto cresce, a umidade é limitada. Amêndoas plantadas no outono podem não exigir rega adicional. Você precisa se orientar pelo clima e lembrar que o excesso de água é muito mais perigoso para uma cultura do que a falta dela.

Isso não significa que um arbusto varietal de amêndoa possa crescer sem ser regado - as espécies de plantas, a esse respeito, são mais resistentes à seca. Com a falta de umidade, o tempo de floração será reduzido, e como a cultura é polinizada exclusivamente por insetos e é autofértil, pode não haver tempo suficiente para a fertilização. Solos arenosos requerem irrigação mais frequente do que argilas ou chernozems.

Importante! Com excesso de água, o colo da raiz pode apodrecer, o arbusto de amêndoa fica fraco, mais suscetível a doenças e infestações de pragas.

Amêndoas cultivadas em parcelas de quintal são fertilizadas três vezes por temporada:

  • no início da primavera, antes da floração do arbusto - nitrogênio, 20 g por 1 sq. m;
  • no início de maio - com fertilizantes complexos de acordo com as instruções (opcional);
  • Agosto-setembro - fertilização com fósforo e potássio, 20 g de superfosfato e potássio por 1 sq. m.

As doses de fertilizantes devem ser adequadas à idade do arbusto e à composição do solo. Se você exagerar, pode simplesmente estragar a planta. É aqui que a "regra de ouro" de fertilizar qualquer safra entra em vigor: é melhor subalimentar do que superalimentar.

Em solos não irrigados, onde as plantações de amêndoas são freqüentemente plantadas, a cobertura principal é aplicada no final do outono, quando o solo sob os arbustos está suficientemente umedecido. Após a queda das folhas, o estrume, o superfosfato e o sal de potássio são enterrados superficialmente no solo. Em solo negro, você pode se limitar a estrume de vaca apodrecido.

Importante! Em solos neutros, a rega anual dos arbustos com leite de cal é desejável; em solos ácidos, é obrigatória.

Como podar amêndoas

Para obter uma frutificação estável ou um belo arbusto ornamental, é impossível prescindir da poda das amêndoas. Imediatamente após o plantio, a muda é encurtada para 0,8-1,2 m, todos os ramos localizados abaixo de 60 cm ou locais de enxerto são removidos, 2-3 botões são deixados no resto.

Quando o arbusto está bem enraizado e dá novos brotos, 3-4 dos mais fortes são deixados para a formação de ramos esqueléticos. Até os 4-5 anos, a coroa de uma amêndoa frutífera deve ter a forma de uma tigela, com um tronco.

Comente! As variedades ornamentais podem ser cortadas com uma árvore ou arbusto - de acordo com os requisitos do projeto do local.

No futuro, a poda consiste em manter a forma da copa, retirando os brotos espessos e sobrepostos, ramos gordurosos direcionados verticalmente para cima. Todo o crescimento é reduzido para 60 cm.

A poda principal das amêndoas é realizada no outono, após a queda das folhas. Na primavera, as pontas congeladas dos galhos e os brotos secos e quebrados do arbusto no inverno são removidos.

Árvores velhas e severamente afetadas pela geada se recuperam rapidamente após uma poda pesada. Se você ignorar o procedimento por pelo menos um ano, o rendimento e a decoratividade diminuirão.

É imperativo trabalhar com um instrumento afiado e esterilizado. A superfície da ferida, com diâmetro superior a 1 cm, é coberta com verniz de jardim ou tinta especial.

Comente! O arbusto de amêndoa tolera bem a poda e cresce rapidamente, portanto, quaisquer erros cometidos durante a poda podem ser corrigidos na próxima temporada.

Como se preparar para o inverno

As amêndoas resistem a geadas de curta duração, atingindo -25-30 ° C. Sob a influência de baixas temperaturas, as pontas dos rebentos podem congelar, mas após a poda recuperam rapidamente. O retorno das geadas da primavera é muito mais perigoso para os arbustos. Mesmo uma queda curta a -3 ° C fará com que os botões ou ovário caiam.

Portanto, é mais importante proteger as amêndoas do frio na primavera do que no inverno. Onde as geadas são longas e severas, não faz sentido plantar uma safra.

Importante! Em invernos com muitas neves, o colar da raiz do arbusto de amêndoa costuma ser estourado.

Para aumentar a resistência da cultura às baixas temperaturas, no final do verão ou início do outono, a planta é alimentada com fósforo e potássio, o nitrogênio não é mais fornecido em junho. Um procedimento obrigatório é a cobrança de umidade no final da temporada.

No final de julho ou início de agosto, é realizada a pinça - beliscando as pontas dos brotos jovens. Este procedimento simples é muito importante para o arbusto de amêndoa, pois acelera significativamente a maturação da madeira e reduz a probabilidade de congelamento nos ramos.

Importante! Beliscar não pode proteger flores e ovários de geadas recorrentes.

A única maneira de proteger as amêndoas na primavera é com bombas de fumaça ou uma agrofibra ou abrigo de lutrastil. As formas padrão enxertadas são as mais sensíveis às baixas temperaturas. Onde o clima é instável ou geadas significativas são possíveis, a árvore é envolvida com material de cobertura no outono. Em qualquer caso, é melhor isolar o local da vacinação, mas para que a casca não saia.

Características do cultivo de amêndoas em diferentes regiões

Antes de embarcar no cultivo de amêndoas na Via do Meio, você deve entender claramente que ele pode viver ali, mas não dará frutos em campo aberto. Mesmo na maioria das regiões, consideradas ao sul pela Rússia, a cultura é fria, não há necessidade de esperar pela colheita. Mas os arbustos ornamentais são mais resistentes à geada, embora também adorem o calor.

Cultivo de amêndoas no Território Krasnodar

Amêndoas doces podem ser cultivadas no Território de Krasnodar. O arbusto não dá rendimentos estáveis ​​em todos os lugares, mas apenas onde não há variações bruscas de temperatura. O período de dormência das amêndoas é curto, os botões das flores despertam no início da primavera e, às vezes, no final de fevereiro. O sol pode aquecer o arbusto e fazer com que os botões se abram prematuramente. Uma queda na temperatura faz com que flores ou ovários caiam.

Às vezes, as amêndoas simplesmente não polinizam devido ao fato de que as abelhas e outros insetos polinizadores ainda não começaram seu trabalho durante o florescimento dos botões. Portanto, mesmo no Território de Krasnodar, nem sempre é possível fazer uma colheita em todas as estações.

Para ser justo, deve-se notar que mesmo no Irã e no Marrocos, as amêndoas não dão frutos todos os anos. É por isso que os Estados Unidos se tornaram líderes mundiais na produção de castanhas. O clima da Califórnia é a referência em previsibilidade e em um clima quente e uniforme, ideal para o cultivo da maioria das safras termofílicas, incluindo amêndoas.

Cultivo de amêndoas na região de Moscou

O plantio de amêndoas na região de Moscou é possível, mas apenas decorativo. Frutificação - somente dentro de casa. Mesmo que, à custa de esforços incríveis, para cultivar e preservar um arbusto comestível no local, ele não dará nozes.

As amêndoas decorativas terão que ser cuidadas com cuidado, para tomar medidas que aumentem a resistência ao gelo. A propósito, na maior parte da Ucrânia, arbustos de variedades de frutas também são inúteis para plantar, e os que florescem costumam congelar.

Produção

O cultivo de amêndoas em casa tem uma peculiaridade. Todas as variedades são auto-inférteis, portanto, é impossível plantar um arbusto - ele simplesmente não dará uma safra. Em plantações industriais, é recomendado cultivar pelo menos quatro variedades, ou alternar 4-5 linhas da variedade principal com 1 linha de polinizadores.

Em parcelas pessoais, 2 ou melhor - 3 formas de amêndoas doces devem ser plantadas. A cultura é capaz de dar frutos anualmente, mas mesmo na Ásia Central e na Ásia Menor, várias safras frutíferas consecutivas são consideradas boa sorte. A quantidade de nozes depende muito dos caprichos do clima. A melhor e mais estável colheita é obtida longe dos locais de origem das amêndoas - na Califórnia.

A cultura entra em frutificação completa em 8-9 anos para plantas enxertadas ou 10-12 anos após a emergência de mudas cultivadas a partir de sementes. As primeiras nozes aparecem em 2-3 ou 4-5 anos, respectivamente. A frutificação em condições favoráveis ​​dura 50-65 anos, então o rendimento cai drasticamente.

Diferentes variedades de amêndoas podem produzir 6-12 kg de grãos descascados de um arbusto adulto. Esta é considerada uma boa colheita. Cada núcleo pesa em média 2-3 g, alguns chegam a 5 g, mas isso é muito raro.

As primeiras variedades de amêndoas amadurecem no final de junho ou início de julho, as primeiras - em setembro.Um sinal de maturidade removível é rachadura e escurecimento do mesocarpo. Nas nozes maduras, a casca é facilmente separada da pedra.

O arbusto é sacudido para derrubar as nozes. Varas longas ou varas são usadas se necessário. Após a coleta, os ossos são rapidamente retirados da casca, dispostos em uma camada fina em uma sala aquecida e ventilada para secar. Você pode armazenar amêndoas por um ano.

Reprodução de amêndoas

As amêndoas podem ser propagadas por semente, mas como a cultura é polinizada, as características varietais não são herdadas dessa forma. Não se sabe o que vai crescer da semente, uma coisa é certa: as nozes serão saborosas, mas é impossível prever o conteúdo de amigdalina delas. Sem tratamento térmico, você não deve comer os frutos de um arbusto crescido a partir de um osso.

A maneira mais fácil de criar amêndoas varietais (não enxertadas) em pequenas quantidades é separar o crescimento da raiz e enraizar as estacas. Este último método não apresenta dificuldades, mas leva mais tempo do que em outras culturas.

Em escala industrial, as variedades de amêndoa são propagadas por enxertia.

Características de amêndoas enxertadas

Freqüentemente, as amêndoas varietais são enxertadas em uma espécie de planta. Portanto, não só você pode obter rapidamente um arbusto frutífero que dê frutos de alta qualidade, mas também aumentar um pouco a resistência à geada. Se, claro, não a espécie Amêndoa Comum é usada como estoque, mas representantes do subgênero que são resistentes a baixas temperaturas.

Mas isso nem sempre faz sentido - em condições inadequadas, as amêndoas crescem rapidamente, o velho tronco seca, é substituído por novos brotos que cresceram da raiz. A partir disso, a árvore perde a forma e fica como um arbusto.

Comente! Condições adequadas para Amêndoas As condições normais são encostas de montanhas secas ou planaltos rochosos, onde vive por muito tempo e atinge seu máximo crescimento.

Portanto, antes de cultivar amêndoas enxertadas em representantes de seu próprio subgênero, deve-se primeiro saber como ela se comportará no local do plantio. Talvez em alguns anos no local não haja uma árvore varietal, mas um arbusto formado a partir de uma raiz que não tem nada a ver com um rebento (exceto talvez uma espécie). Você terá que monitorar cuidadosamente o estado do caule e, aos primeiros sinais de secagem, reenxertar os brotos jovens. É ainda melhor usar outras culturas como porta-enxerto.

Importante! É mais confiável, se o clima e as condições permitirem, cultivar variedades com raízes próprias.

Para aumentar a resistência à geada das amêndoas, recomenda-se usar acerola, abrunheiro, ameixa, ameixa cereja como caldo. Para crescer em solos rochosos, é melhor enxertar em amêndoas amargas. As variedades de casca de papel são compatíveis com o pêssego.

Doenças e pragas

Amêndoas, como pêssegos, são freqüentemente afetadas por doenças e pragas. É impossível fazer uma colheita sem medidas preventivas.

Entre as doenças da amendoeira merecem destaque:

  • podridão cinzenta;
  • ferrugem;
  • queimadura monilial;
  • sarna.

As principais pragas das amêndoas:

  • rolo de folhas;
  • pulgão;
  • mariposa de ameixa;
  • comedor de sementes de amêndoa;
  • caramujo-alburno da casca da ameixa.

Os principais problemas dos arbustos de amêndoas ornamentais são os pulgões e a queima monilial.

Para prevenção, você deve:

  • plantar amêndoas livremente, de modo que os ramos de uma planta adulta não entrem em contato com outras árvores;
  • desbaste a coroa anualmente;
  • corte ramos secos e doentes;
  • na primavera e no outono, realizar o tratamento preventivo do arbusto;
  • remover resíduos de plantas do local;
  • afrouxe regularmente o solo até uma profundidade de cerca de 7 cm;
  • escolher variedades resistentes a doenças para o plantio;
  • combate aos formigueiros - são a razão do aparecimento dos pulgões, que por sua vez não infectam apenas a própria cultura, mas também propagam doenças;
  • inspecione arbustos regularmente e, se for detectado algum problema, trate com fungicidas ou inseticidas;
  • não molhe demais o solo;
  • observar as regras da tecnologia agrícola.

Conclusão

Plantar e cuidar de um arbusto de amendoeira, cuja foto foi dada no artigo, não é um problema particular no sul. Em climas frios, a cultura cresce, mas não dá frutos; infelizmente, variedades resistentes ao retorno das geadas ainda não foram cultivadas. Amêndoas ornamentais podem ser cultivadas na faixa do meio.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção