Tintura de dente de leão na vodka (álcool, colônia): use para doenças

As bebidas alcoólicas caseiras com a adição de várias ervas estão se tornando mais populares a cada dia. A tintura de dente-de-leão com álcool permite preservar a maioria dos elementos benéficos contidos nas flores e folhas da planta. O excelente sabor e a agradável adstringência não deixarão indiferente qualquer amante de bebidas espirituosas.

A composição e o valor da tintura de dente-de-leão

A planta contém uma grande quantidade de oligoelementos e vitaminas úteis para o corpo. Flores, caule e raízes contêm fitoflavonóides, inulina e substâncias de borracha. Entre as vitaminas, destacam-se A, B2, B4, C, E e PP. A planta é rica em elementos como ferro, potássio, cálcio, fósforo e manganês. Existem também outros mais raros - níquel, cobalto, boro e molibdênio.

A tintura de dente-de-leão pronta, como qualquer outra bebida alcoólica forte, é muito rica em calorias. Os valores nutricionais podem variar ligeiramente dependendo da base utilizada. 100 g de tintura de álcool clássica em flores contém:

  • proteínas - 1 g;
  • gorduras - 0 g;
  • carboidratos - 2 g;
  • calorias - 197 kcal.

O dente-de-leão altera ligeiramente o alto teor calórico do álcool. Adicionar raízes ou caules de plantas à infusão em vez de flores só mudará a composição química final da bebida.

Como fazer uma tintura de dente de leão

A parte mais ativa da tintura é sua base alcoólica. A escolha aqui é limitada apenas pela imaginação do fabricante. No entanto, é melhor usar líquidos alcoólicos fortes. Acredita-se que quanto mais forte a base inicial, mais rápido a planta exalará seu sabor e oligoelementos úteis. Dependendo da dosagem da matéria-prima, a duração da infusão varia de 2-3 semanas a 1 mês.

A base tradicional é o álcool 96% puro. Após a infusão completa, é usado como medicamento ou diluído em água até a dosagem desejada. Vodka e aguardente caseira também são muito populares. Muitos artesãos mantêm e observam cuidadosamente a tecnologia para preparar a tintura de dente-de-leão em uma colônia tripla. Para obter um produto acabado de alta qualidade, você deve adotar uma abordagem responsável na escolha da base de álcool.

No que você pode insistir

O dente-de-leão é uma planta versátil no preparo caseiro de bebidas alcoólicas. Os artesãos domésticos usam ativamente quase todas as suas peças para tinturas. As mais populares são as flores da planta. Permitem saturar a bebida com uma bela cor amarelada e conferem-lhe um aroma delicioso. Ao preparar uma tintura com álcool, as flores de dente-de-leão retêm todas as suas propriedades medicinais.

Em segundo lugar em termos de frequência de uso estão as raízes da planta. Acredita-se que eles contenham o número máximo de substâncias úteis para o corpo. Além disso, as raízes acumulam inulina útil.Em termos de quantidade de conteúdo, as raízes do dente-de-leão ultrapassam até a chicória. Além disso, para o preparo de tinturas, você pode usar o suco obtido das folhas da planta. Para fazer as folhas desprenderem rapidamente sabor e nutrientes, é recomendável triturá-las com um liquidificador até obter um mingau homogêneo.

Importante! Os caules tradicionalmente não são usados. Eles contêm uma grande quantidade de suco amargo, que pode arruinar a futura bebida.

Dependendo da parte selecionada da planta, o sabor do produto acabado pode mudar drasticamente. Acredita-se que a infusão nas flores seja mais macia e agradável em suas propriedades organolépticas. As raízes permitem uma bebida mais nobre. As folhas do dente-de-leão são mais usadas para fazer tinturas medicinais.

Recolha e preparação de matérias-primas

Para preparar a tintura certa, você precisa ter muito cuidado ao escolher os ingredientes certos. As plantas absorvem substâncias nocivas do solo e do ar ao seu redor, por isso é melhor coletá-las a uma distância de grandes fábricas e rodovias. Dependendo de qual parte do dente-de-leão a bebida será preparada, o momento de sua coleta pode variar significativamente.

As folhas devem ser colhidas antes do início do período de floração ativa. Na faixa do meio, o final de abril ou início de maio é considerado a melhor época. As folhas novas são cuidadosamente arrancadas à mão e cortadas com uma tesoura, após o que são colocadas num pequeno cesto ou jarro de vidro. A grama não deve secar e apodrecer. Antes de cozinhar, você precisa separar as folhas novamente para remover a sujeira e as partes danificadas por insetos. Os rebentos são lavados em água fria e ligeiramente secos em local escuro.

Importante! Para que as folhas não fiquem excessivamente amargas, é aconselhável colhê-las de plantas que não tiveram tempo de soltar flechas de flores.

As flores são colhidas em maio e início de junho. É melhor dar preferência apenas a botões abertos. As flores são cortadas na borda do caule e coletadas junto com a sépala verde. Na hora de coletar, é preciso tentar não danificar o pólen, já que é um dos componentes mais importantes da tintura correta. Antes do cozimento, as flores são inspecionadas e os elementos indesejáveis ​​- sujeira, podridão e insetos - são removidos delas.

As raízes são colhidas no início da primavera, antes que as folhas apareçam. Se for problemático determinar o grau de maturidade de um dente-de-leão, a coleta pode ser feita no outono - em setembro ou outubro. O rizoma é desenterrado, a parte do solo e as raízes filamentosas são cortadas. As partes restantes são lavadas do solo e secas ao ar livre.

Preparação de tintura de flor dente de leão

A tintura de flores de dente-de-leão com álcool é considerada uma forma clássica de preparar uma bebida. A planta dá à bebida uma tonalidade amarelada e um aroma sutil de ervas. Dependendo do propósito final da preparação, você pode usar vodka e álcool puro.

Para preparar uma tintura, flores preparadas com antecedência são colocadas em uma jarra. Eles são empilhados sem pressioná-los uns contra os outros de forma que preencham cerca de 3/4 do volume do recipiente. Em seguida, o frasco é enchido com álcool ou vodka, bem fechado com uma tampa e enviado para um local escuro por pelo menos 3 semanas. Agite o frasco periodicamente.

Após o período especificado, a tintura alcoólica de dente-de-leão é filtrada por uma gaze dobrada 4 vezes. Se a tintura foi preparada com álcool e tem como finalidade o consumo direto em seu interior, é diluída em água até a concentração desejada. A bebida finalizada é armazenada em local escuro, evitando a luz solar direta.

Como fazer uma tintura com suco de folha de dente de leão

Embora o melhor suco seja obtido no início da primavera, ele pode ser preparado durante todo o ano. Os brotos de verão são menos suculentos e mais amargos, mas são bastante adequados para fazer uma tintura com vodka. As folhas são lavadas em água fria, ligeiramente secas e moídas na picadora de carne ou no liquidificador.O suco é espremido do mingau resultante, o bolo restante é jogado fora.

O suco é misturado à vodca na proporção de 1: 1, colocado em potes e enrolado com uma tampa. A mistura deve ser infundida por pelo menos 3 semanas antes do uso. Esta tintura pode ser armazenada em local fresco e escuro durante todo o inverno, deliciando-se com seu sabor e aroma deliciosos.

Se desejar, você pode tornar a bebida menos forte. Nesses casos, apenas 250 ml de vodka são adicionados a 500 ml de suco de dente de leão. Além disso, você pode adoçar ligeiramente a bebida final adicionando 100 g de açúcar ou 3 colheres de sopa. eu. mel líquido.

Como infundir raízes de dente de leão com vodka, álcool, colônia

As raízes da planta contêm uma grande quantidade de inulina útil. No final do verão e início do outono, sua quantidade aumenta para 30-40% da massa total das raízes. Para a preparação da tintura, você pode usar rizomas frescos e pré-secos. Para preparar a tintura, você precisará de:

  • 120 g de raízes de dente-de-leão frescas ou 50 g secas;
  • 250 ml de álcool a 96%.

As raízes são colocadas em uma jarra e enchidas com álcool. A bebida é mantida por 3-4 semanas, após o que é filtrada e enviada para armazenamento adicional. Se a bebida for para consumo oral, é diluída em água até a concentração desejada.

Quando a tintura é inicialmente feita não para necessidades medicinais, mas para consumo direto, é melhor usar vodca ou aguardente artesanal de 40 graus. Para isso, 50 g de raízes secas de dente de leão são despejadas em 500 ml de vodka e infundidas por 3 semanas. A bebida finalizada é filtrada e colocada em uma garrafa.

A tintura de dente-de-leão na colônia tripla é usada apenas para fins médicos, pois o sabor e o cheiro da bebida final são muito incomuns. Coloque 100 g de raízes em uma pequena jarra de vidro e despeje 200 ml de colônia. Após 3 semanas, obtém-se um delicioso medicamento que auxilia no combate a muitas enfermidades.

Tintura de dente-de-leão e raízes de bardana

As propriedades medicinais de tal bebida tornam possível combater perfeitamente as manifestações de reações alérgicas e hipertensão. A raiz de bardana adiciona brilhantes notas de ervas à tintura e complementa efetivamente seu sabor. Para cozinhar você precisará de:

  • 50 g de raízes de dente de leão;
  • 50 g de raízes de bardana;
  • 500 ml de vodka ou uma bebida alcoólica de 40 graus.

As raízes da planta são moídas por meio de um moedor de carne, misturadas entre si e colocadas em uma jarra de vidro de litro. A mistura é derramada com vodka e bem fechada com uma tampa. Após 3 semanas de infusão, a bebida é filtrada através de gaze dobrada em várias camadas e engarrafada para posterior armazenamento.

O que ajuda a tintura de dente-de-leão com álcool, vodka, colônia

O dente-de-leão, quando insistido, atribui todas as suas propriedades benéficas ao álcool. A bebida resultante tem um amplo espectro de ação. Portanto, a tintura é um diurético, colerético, antipirético, expectorante, sedativo, laxante e analgésico.

Uma bebida feita de flores de dente de leão é um excelente laxante. A tintura de dente-de-leão é usada para tratar constipação prolongada e flatulência frequente. Também é usado como remédio para tratar a anemia e melhorar o metabolismo do corpo.

A infusão de raiz de dente de leão melhora o apetite. A bebida é diluída em água até 20 graus, adoçada com mel e tomada como aperitivo antes das refeições. Além disso, as raízes restauram o equilíbrio energético do corpo, saturando-o com vitaminas e microelementos úteis. Tomar uma infusão de dente-de-leão com álcool no início da primavera permite que você minimize completamente o risco de deficiência de vitamina.

Importante! A tintura de raiz de dente-de-leão é usada com sucesso em combinação com medicamentos no tratamento de doenças oncológicas e hepáticas.

A tintura do suco das folhas da planta com vodka tem um efeito milagroso nos órgãos da visão. Avicena também atribuiu propriedades curativas a ela. Ao misturar 50 ml da bebida, 100 ml de suco de cenoura e 2 colheres de chá.mel líquido, você pode obter um remédio exclusivo que ajuda a restaurar a acuidade visual perdida. Uso diário de apenas 1 colher de sopa. eu. Esta mistura, junto com exercícios para os olhos em apenas 3 meses, pode melhorar significativamente a vigilância e reduzir a fadiga geral dos olhos.

Uso externo de infusão de dente de leão com vodka

Uma bebida preparada com raízes ou flores é um excelente auxiliar no combate à artrite, gota, osteocondrose e outras doenças. O dente-de-leão com vodka ajuda a aliviar eficazmente as dores nas articulações e a minimizar os efeitos dos espasmos musculares. Graças à inulina, os componentes da tintura entram rapidamente no tecido muscular e ósseo.

O uso de tintura de flores de dente de leão na vodka pode ser usado como uma solução temporária para a dor repentina e como um agente profilático para doenças articulares. No segundo caso, é aplicado nas áreas afetadas do corpo 2 vezes ao dia - de manhã e à noite. A pele neste local deve ser isolada tanto quanto possível. Os melhores resultados com este tratamento podem ser alcançados combinando-o com a administração de medicamentos por via oral.

Importante! O uso de tintura de dente-de-leão com vodka como compressa de aquecimento no peito para resfriados é comum.

A tintura de suco de folha de dente-de-leão é um excelente remédio para picadas de insetos, em particular os mosquitos. No verão, as loções desse remédio são muito eficazes. Eles aliviam a coceira e removem a vermelhidão da pele.

Do que e como beber tintura de dente-de-leão

A tintura de dente-de-leão é um álcool bastante forte, portanto, para doenças como ataque cardíaco ou derrame, deve ser tomada apenas um mês após o tratamento hospitalar e com a permissão do médico assistente. Entre outras doenças em que a tintura de dente-de-leão com álcool ajuda a minimizar as manifestações negativas, distinguem-se as seguintes patologias:

  • anemia;
  • síndrome da fadiga crônica;
  • aterosclerose e vasos sanguíneos enfraquecidos;
  • estresse e transtornos depressivos;
  • Doença pulmonar;
  • epilepsia;
  • flatulência e constipação crônica;
  • hipertensão;
  • obesidade causada por metabolismo prejudicado;
  • avitaminose.

Para todas as doenças listadas, o seguinte curso de tratamento é aplicado. 20-30 ml de tintura de dente de leão com vodka 3 vezes ao dia 15 minutos antes das refeições. A duração de um curso é de 21 dias. Faça uma pausa de 1 semana entre os cursos. Após 3-4 cursos, você deve fazer uma pausa de 1 mês.

A tintura alcoólica do dente-de-leão também ajuda a combater doenças respiratórias com eficácia. Nestes casos, tome 20 ml de tintura de dente de leão com vodka (ou 10 ml ao preparar uma bebida com álcool) 3 vezes ao dia antes das refeições. É de notar que tal aditivo reduz significativamente a duração das doenças respiratórias e suaviza o seu curso.

Características do uso de tintura alcoólica de dente de leão para crianças

O consumo de álcool é totalmente contra-indicado em crianças, por isso é proibido dar tintura de dente-de-leão até os 18 anos. Mesmo o álcool altamente diluído pode prejudicar o corpo de uma criança frágil. Como consequência, soluções e tinturas alcoólicas em todas as partes do dente-de-leão só podem ser usadas externamente.

Importante! Crianças menores de 3 anos estão proibidas de usar álcool para esfregar no tratamento de doenças respiratórias. É melhor usar medicamentos especializados.

A pele das crianças é mais delicada e sensível a estímulos externos, portanto, tinturas menos concentradas devem ser usadas em uma idade precoce. É melhor diluir a tintura com água na proporção de 1: 1 e não esfregar muito na pele. Após meia hora após a aplicação, recomenda-se enxaguar a pele com água.

Como usar a tintura de dente-de-leão para fins cosméticos

A seiva da planta, em combinação com o álcool, pode ter um efeito clareador na pele. Esta ferramenta permite que você se livre de sardas e manchas senis no rosto.A tintura do suco das folhas é diluída com água fervida na proporção de 1: 3 e aplicada no rosto todas as noites com um algodão.

Importante! A tintura de folhas de dente de leão ajuda a remover verrugas. Nesse caso, as loções devem ser trocadas a cada 2 horas.

O maior efeito na pele do rosto é observado com o uso prolongado de tal produto. As erupções vermelhas desaparecem gradualmente, a tez melhora e a acne desaparece. Os componentes que compõem o suco de dente-de-leão contribuem para aumentar a regeneração da pele, de modo que o medicamento pode eliminar facilmente até mesmo vestígios de acne grave.

Os líquidos à base de álcool são uma ótima maneira de combater a pele oleosa. Se a pele de uma pessoa tende a ficar seca, meia hora após a aplicação do produto, ela é lavada com água e um hidratante é aplicado.

Limitações e contra-indicações

O maior cuidado deve ser exercido por pessoas que sofrem de doenças do trato gastrointestinal. Portanto, durante os períodos de exacerbação da gastrite e úlcera péptica, o uso da composição é estritamente proibido. Em nenhum caso a bebida deve ser consumida por pessoas que não têm vesícula biliar.

Além dos benefícios tangíveis, a tintura de dente-de-leão pode causar danos ao corpo se usada sem cuidado. Deve-se lembrar que a bebida assim preparada é um laxante forte. Para que o corpo se acostume, ela deve ser introduzida gradativamente. É melhor começar com 10 gotas da tintura diluída em água. Conforme o corpo se acostuma com o novo irritante, você pode aumentar a dose.

Existem também contra-indicações geralmente aceitas para o consumo de álcool. O álcool é prejudicial e em grandes quantidades pode prejudicar seriamente a saúde humana. A tintura de dente de leão não deve ser tomada por via oral durante a gravidez e durante a amamentação. Com extrema cautela, tanto o uso interno quanto o externo devem ser tratados por pessoas com tendência a reações alérgicas e que sofrem de intolerância individual aos componentes da bebida.

Conclusão

A tintura de dente-de-leão, além de suas excelentes qualidades de consumo, é um medicamento excelente. Com a correta tecnologia de produção e matérias-primas de alta qualidade, seu uso regular permite que você se livre de um grande número de doenças diversas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção