Infusão de dente-de-leão para articulações: revisões, receitas

As doenças das articulações são familiares a muitas pessoas, quase ninguém está imune a elas. A tintura de dente-de-leão para articulações com álcool tem sido usada há muito tempo e com sucesso na medicina popular. Ele é preparado de várias maneiras, algumas das quais são fornecidas a seguir.

Por que a tintura de dente-de-leão é boa para as articulações

A dor nas articulações, via de regra, ocorre devido ao desenvolvimento de um processo inflamatório nas articulações ósseas. Doenças como nevralgia, artrite, artrose, osteocondrose podem levar ao seu aparecimento. Para eliminar esse tipo de dor, são feitas tinturas especiais de ervas, geralmente com álcool. Esta substância é bem absorvida pela pele e leva as substâncias ativas das plantas às áreas problemáticas. Além disso, o álcool é um bom anti-séptico.

Esfregar tem o seguinte efeito nas articulações doloridas:

  • anestésico;
  • anti-inflamatório;
  • vasodilatador;
  • aquecimento, acelerando a circulação sanguínea.

As dores nas articulações privam uma pessoa da oportunidade de levar uma vida normal e satisfatória, reduzindo significativamente a sua qualidade. Os remédios nem sempre ajudam e, na maioria das vezes, o que os médicos prescrevem acaba sendo inútil. E aqui é necessário pedir ajuda à medicina tradicional, que acumulou considerável experiência na solução de tais problemas.

Um dos remédios que auxiliam no tratamento das articulações é o dente-de-leão medicinal. As propriedades benéficas da planta são devidas à sua rica composição química. Vale a pena lembrar apenas alguns dos componentes que são extremamente necessários para dores nas articulações:

  • cálcio: parte do tecido ósseo;
  • luteolina: um antioxidante que previne danos ao sistema musculoesquelético relacionados com a idade;
  • vitamina C: limpa e fortalece os vasos sanguíneos, promove um melhor suprimento de sangue aos tecidos;
  • taninos: têm efeito antiinflamatório, bactericida;
  • péptidos antimicrobianos;
  • saponinas: efeito analgésico;
  • glicosídeos.

Para a preparação de tinturas de dente-de-leão, as flores recém-colhidas são mais úteis. Eles contêm uma grande quantidade de óleos essenciais. Esta tintura é armazenada por muito tempo, pelo menos 3 anos. Ou seja, depois de conseguir colher flores de dente-de-leão no início da primavera, você pode esquecê-la por vários anos. Uma tintura universal de 100 doenças será armazenada no armário de remédios caseiros. De acordo com as avaliações, o dente-de-leão para as articulações é um remédio muito eficaz que deve ser usado de duas maneiras: interna e externamente.

Como fazer tintura de dente de leão para articulações

A tintura de dente-de-leão das articulações é preparada com base nas raízes e flores da planta. Qualquer vodka, incluindo a vodka caseira, bem como o álcool, são usados ​​como solvente e conservante.

O que insistir

Vodka ou álcool é um dos melhores conservantes para materiais vegetais. As substâncias ajudam a realizar totalmente a extração de substâncias úteis. Para a tintura, é melhor levar o álcool a não mais de 70 graus, para não perder algumas das propriedades valiosas da planta. Será muito conveniente preparar a tintura se você levar pratos com gargalo largo como recipiente de armazenamento. Nesse caso, você pode simplificar o processo de preparação da tintura, além de torná-lo mais eficiente.

Coloque a matéria-prima picadinha em um saco de gaze, retire com um fio e prenda no gargalo de uma lata ou outro recipiente. Feche bem a abertura do recipiente no qual o medicamento será administrado. Com esse método, o processo se move muito mais rápido. O álcool, saturado de substâncias úteis, desce para o fundo e a luz fresca sobe em seu lugar. O tempo de infusão com esta tecnologia de cozimento é reduzido.

Comente! A solução de álcool resultante não pode ser filtrada, mas pode ser usada imediatamente.

Existe uma receita de dente-de-leão com base em colônias triplas. Esfregar com tal remédio dá um efeito analgésico de longo prazo. A tintura é preparada da mesma forma que se usa vodka, álcool.

Preparação de matérias-primas

O dente-de-leão para juntas em receitas de tintura pode ser consumido fresco ou seco, previamente cortado em pilão ou faca.

O período de floração do dente-de-leão ocorre na segunda metade da primavera. Portanto, a coleta e a aquisição de matéria-prima são realizadas ao mesmo tempo. Assim que as cabeças de dente-de-leão amarelas brilhantes aparecem, podemos supor que a temporada de caça está aberta. Na verdade, a planta floresce por 2 a 3 semanas por ano. É necessário coletar flores de dente-de-leão em áreas ecologicamente não poluídas, mais distantes de estradas, zonas industriais, lixões e outros locais semelhantes que infectam o solo, o ar e a água ao seu redor.

É necessária a colheita durante o período em que o tempo está estável, há vários dias que não chove. Os cestos amarelos de dentes-de-leão devem ser cortados com uma tesoura ou arrancados com as mãos, tendo o cuidado de não borrifar o pólen de cura da planta. Não é recomendado colher matérias-primas vegetais no início da manhã. Você precisa esperar até que o orvalho seque na grama. Seque as flores de dente-de-leão à sombra ou em uma área bem ventilada. Espalhe em uma camada fina, não esqueça de virar para uma secagem mais uniforme.

No final da primavera, uma substância muito valiosa, a inulina, se acumula nas raízes do dente-de-leão. Portanto, eles precisam ser colhidos imediatamente após a floração, no final de abril - início de maio. Se não foi possível desenterrar raízes de dente-de-leão para o tratamento de juntas na primavera, você pode fazer isso no outono, em setembro-outubro. Não é recomendável colher as raízes no verão, pois contêm uma pequena quantidade de ingredientes ativos.

Cave as raízes dos dentes-de-leão, lave-os bem, mude a água várias vezes, seque-os. É aconselhável limpá-los um pouco, retirar todas as peças desnecessárias, pequenos processos. Usando uma faca fina e afiada, corte o rizoma longitudinalmente em duas metades, corte com uma tesoura em pedaços pequenos. Seque tudo isso à sombra, moa em um moedor de café até um estado pulverulento. Pode ser armazenado em embalagens de papel ou potes de vidro por 5 anos.

Como fazer tintura de dente de leão para articulações com vodka

Para preparar uma infusão de dente de leão com vodka para as articulações, você precisa cortar inflorescências amarelas brilhantes com uma faca fina e afiada, colocá-los em um recipiente com um gargalo largo. Despeje a mesma quantidade de vodka. Insista 12 dias em local protegido da luz solar. É necessário agitar o frasco periodicamente para que o processo de infusão seja homogêneo. Depois disso, coe a solução, esprema as inflorescências de dente de leão.

Esfregue as articulações durante a noite, por 5 minutos, até que apareça a sensação de queimação característica. Enrole uma bandagem de linho e isole.

Como infundir dente-de-leão com álcool para as articulações

Vale a pena considerar a receita de tintura de dente-de-leão para articulações com álcool. Prepare uma garrafa de 0,5 litro de vidro escurecido, encha-a com flores. Despeje 0,3 litros de álcool e deixe esticar em local escuro por 2 a 3 semanas.

Quando a dor aparecer, coloque um pouco de dente-de-leão com álcool na palma da sua mão, passe (não esfregue) nas pernas dos pés aos joelhos. O alívio virá quase imediatamente.

Regras para usar tintura de dente de leão para articulações

A tintura de dente de leão é um remédio versátil. É usado para várias formas de tratamento.Levará no mínimo várias semanas para atingir um efeito de longo prazo e estimular a regeneração da cartilagem. É necessário retirar a carga extra nas articulações, se houver excesso de peso, deve-se emagrecer.

Fricção

O uso de esfregar dente-de-leão para as articulações tem como objetivo melhorar a circulação sanguínea na área da dor. As substâncias ativas contidas no fármaco, graças à fricção das mesmas na superfície da pele, penetram melhor nas articulações inflamadas e aí produzem o seu efeito terapêutico.

Importante! A fricção com tintura de dente de leão deve ser realizada pelo menos 2 vezes ao dia. A duração do procedimento deve ser de 5 minutos. Você precisa esfregar até que todo o medicamento seja absorvido pela pele.

Compressas

Com a ajuda de uma compressa devidamente preparada e aplicada, você pode aliviar a inflamação das articulações. É necessário umedecer um guardanapo de gaze na tintura de dente-de-leão, aplicar o lado úmido na articulação afetada. Fixe a parte de cima com filme plástico, depois aplique uma camada de algodão e cubra tudo com uma bandagem elástica. Cada camada subsequente deve se sobrepor 2 cm à anterior, sendo melhor o procedimento à noite, uma vez ao dia. Mantenha-o por não mais do que uma hora ou uma hora e meia.

Você pode fazer uma compressão e mais fácil. Esfregue a ferida com tintura de dente-de-leão até que apareça uma leve sensação de queimação. Em seguida, embrulhe algo quente em cima e vá para a cama.

Procedimentos de massagem

A massagem melhora a circulação sanguínea periférica, o oxigênio e a nutrição começam a fluir para os tecidos doentes. Como um remédio adicional durante a massagem, você pode usar a tintura de dente-de-leão, misturando-a com uma pequena quantidade de óleo (2: 1). Os ingredientes ativos aumentam o efeito terapêutico dos procedimentos de massagem.

Limitações e contra-indicações

A tintura de álcool de dente-de-leão para as articulações é aplicada simultaneamente externa e internamente. Nesse caso, deve-se lembrar daqueles poucos casos em que o medicamento é contra-indicado para internação:

  • lesões ulcerativas do trato gastrointestinal;
  • gastrite;
  • obstrução biliar.

Também é necessário observar estritamente a dosagem das tinturas medicamentosas à base de dente-de-leão, uma vez que uma overdose pode causar vômitos, diarréia e outras condições indesejáveis.

Conclusão

A tintura de dente-de-leão para articulações com álcool é um remédio popular eficaz que tem efeito anestésico, antiinflamatório e muitos outros efeitos benéficos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção