Café com raiz de dente de leão: benefícios e malefícios, como preparar

A raiz do dente-de-leão contém muitos ingredientes benéficos que têm efeitos benéficos na saúde. É usado para preparar bebidas medicinais. O café com dente-de-leão é especialmente popular. Tem um gosto bom, mas não contém cafeína.

Por que o café com dente-de-leão é bom para você

O dente-de-leão está no topo da lista de plantas perenes herbáceas. Na medicina popular, não só as flores são usadas, mas também as raízes. Eles contêm os seguintes elementos úteis:

  • flavonóides;
  • ferro;
  • esteróis;
  • potássio;
  • substâncias proteicas;
  • um ácido nicotínico;
  • ácidos orgânicos;
  • vitaminas P, C e B2.

Os benefícios e malefícios do café com raiz de dente-de-leão são devidos à sua rica composição. É muito procurado por mulheres que cuidam de sua saúde e figura. As substâncias que compõem a raiz do dente-de-leão conferem elasticidade e juventude à pele. Eles lidam com sucesso com a constipação e os processos inflamatórios nos órgãos do sistema digestivo.

As raízes da planta provocam a secreção da bile e estimulam a secreção do suco gástrico. Graças ao seu rico teor de ferro, eles ajudam a aliviar os sintomas da anemia por deficiência de ferro. Não menos eficiência é observada na luta contra a hipertensão e a insônia. Com o uso regular, a bebida é capaz de limpar as células do fígado e da vesícula biliar de substâncias tóxicas.

Benefícios do aplicativo

O principal diferencial da bebida de café é a ausência de cafeína na composição. Possui propriedades coleréticas e diuréticas sem efeitos tóxicos no organismo. Junto com uma decocção de cardo leiteiro, a bebida lida com sucesso com doenças do fígado. É frequentemente usado para prevenir doenças da artéria coronária e aterosclerose. Além disso, o café com raiz de dente-de-leão é conhecido por suas propriedades antiinflamatórias, o que o torna útil no combate a certas doenças. Ao contrário do café normal, a bebida de dente-de-leão tem um efeito calmante no corpo.

De que é feito o café com dente-de-leão

O café dente de leão é feito a partir das raízes da planta. Eles são pré-triturados e fritos. Antes da fermentação, as raízes são moídas com um liquidificador ou moedor de café. Se não for possível preparar uma bebida em casa, ela é comprada pronta. As raízes do dente-de-leão moídas são embaladas em saquinhos com porções, que são despejados com água antes do uso.

Atenção! O café com raiz de dente-de-leão pode ser usado para combater e prevenir doenças graves.

O que faz o café dente de leão?

Os benefícios e malefícios do café com dente-de-leão podem variar dependendo do que é adicionado à bebida para realçar o sabor. Na maioria das vezes, o remédio é enriquecido com:

  • mel;
  • creme;
  • roseira brava;
  • canela.

Estilos de vida saudáveis ​​adicionam doçura ao café com alcachofra de Jerusalém.

Como fazer um café em branco com raízes de dente de leão

As matérias-primas para fazer café a partir do dente-de-leão são colhidas com antecedência. A coleta é realizada a partir do final de abril.Em casos raros, é permitido coletar no início do outono. O processo de aquisição de matéria-prima é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. As raízes são cuidadosamente limpas da terra e lavadas com água corrente.
  2. As raízes descascadas são esmagadas em grandes pedaços.
  3. O produto é frito por 20 minutos a 180 ° C.
  4. As raízes fritas são retiradas em um recipiente com tampa.

As bolotas podem ajudar a aumentar o valor nutricional das raízes do dente-de-leão. Eles contêm quercetina, que tem propriedades antioxidantes e diuréticas. As bolotas são colhidas do final de setembro ao início de outubro. É necessário dar preferência a frutos duros de cor castanha ou esverdeada. A maturação da fruta é indicada por uma ligeira separação dos ramos. Bolotas que são suscetíveis à prensagem não podem ser usadas para alimentação, pois são vermífugas. A colheita de frutas para um remédio de dente-de-leão é realizada de acordo com o seguinte princípio:

  1. Despeje as bolotas com água limpa por 20-30 minutos. As frutas que flutuam à superfície são jogadas fora.
  2. Espalhe as bolotas em uma assadeira em uma camada fina e leve ao forno por 5 minutos. A temperatura deve ser baixa.
  3. Frutas prontas e resfriadas são limpas e, em seguida, esmagadas com um moedor de carne.
  4. A mistura resultante é ressecada no forno.
  5. As matérias-primas são colocadas em sacos de papel ou potes de vidro.

O café feito de bolota e raiz de dente-de-leão é indicado para pessoas com tendência à trombose e com imunidade reduzida. Para as mulheres, seus benefícios estão no alto teor de ácido fólico. O remédio também melhora a contagem sanguínea e alivia a tosse seca. Não há vantagens menos importantes incluem sua hipoalergenicidade.

Como fazer café com raízes de dente de leão

Fazer café com raiz de dente-de-leão é tão fácil quanto fazer uma bebida de café natural. No 1º. água quente vai precisar de 1 colher de chá. matérias-primas pré-processadas. Antes de cozinhar, as raízes devem ser verificadas quanto à integridade. Após a limpeza da terra, eles devem ser secos. A secagem é feita em local bem ventilado ou ao sol. O fato de as raízes estarem completamente secas é evidenciado pela interrupção da liberação do suco leitoso. Nenhum óleo é usado para fritar.

Os especialistas recomendam moer as raízes até obter uma moagem fina. Para o armazenamento de matérias-primas preparadas, é melhor usar um recipiente de madeira ou vidro. Você também pode embalar o pó em sacos de algodão. A vida útil total das raízes de dente-de-leão trituradas é de 1 ano.

Como fazer café com dente-de-leão normal

A receita do café clássico com dente-de-leão não requer conhecimentos e habilidades especiais. Tudo o que é necessário é cuidar previamente da aquisição de matéria-prima. O esquema de preparação da bebida é o seguinte:

  1. 1 colher de chá raízes trituradas são derramadas em um copo e derramadas com água quente.
  2. Após 5 minutos, a bebida é filtrada.
  3. Qualquer adoçante é adicionado ao café para enriquecer o sabor.
Comente! Nas lojas, o café dente-de-leão é vendido em sachês porcionados, não havendo necessidade de medir o volume de matéria-prima utilizada.

Receita de café com canela e raiz de dente de leão

A canela ajuda a tornar o café da raiz do dente-de-leão mais ácido. Além disso, melhora a circulação sanguínea e tem um efeito anti-séptico no corpo. É aconselhável dar preferência à variedade Ceilão. Se houver necessidade de cumarina, deve-se usar canela-cássia. O café é preparado de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. A mistura seca de raízes de dente de leão é derramada em um copo e regada com água.
  2. Após 3-5 minutos, filtre a bebida. Se o café for comprado, a necessidade de filtragem desaparece.
  3. A canela é adicionada à bebida acabada. Para 1 colher de chá. raízes de dente de leão picadas precisam de ½ colher de chá. canela.

Café Dente-de-Leão com Receita De Mel

O mel é considerado a alternativa de maior sucesso ao açúcar. Ele contém muitos nutrientes que têm um efeito benéfico no sistema imunológico. Os médicos recomendam beber café com sua adição durante a estação fria.Isso ajudará a evitar a infecção por vírus. Para o café feito com mel, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 40 ml de creme;
  • 2 colheres de chá pó de raiz de dente de leão;
  • 300 ml de água;
  • 2 colheres de chá mel.

Processo de cozimento:

  1. O café é preparado de forma padrão.
  2. Após alguns minutos de infusão, a bebida é filtrada.
  3. O creme e o mel são adicionados depois que a bebida é servida nas xícaras.

Delicioso café de dente-de-leão com creme

O mais delicioso café feito com a raiz do dente-de-leão é considerado aquele com creme e açúcar. O processo de cozimento é diferente da receita clássica. Inclui o seguinte:

  1. As raízes do dente-de-leão fritas em uma frigideira seca são moídas até o estado de pó usando um almofariz.
  2. As matérias-primas são derramadas com água quente e levadas para ferver.
  3. A bebida é cozida em fogo baixo até que fique marrom claro.
  4. Depois de coar, a quantidade necessária de açúcar e creme é adicionada ao produto acabado.

Características da recepção

Café raiz de dente de leão é recomendado para 1 xícara por dia. Com o tempo, é permitido um aumento no número de doses por dia. A princípio, os órgãos do aparelho digestivo estarão se adaptando ao novo produto. Isso pode causar problemas digestivos. Portanto, recomenda-se o uso da bebida em doses.

Importante! Em mulheres durante a amamentação, o café da raiz do dente-de-leão pode aumentar a produção de leite.

Limitações e contra-indicações

Apesar de suas muitas propriedades benéficas, as raízes do dente-de-leão devem ser usadas com cuidado. Uma vigilância especial deve ser exercida em pessoas que tomam medicamentos. As substâncias que constituem as raízes do dente-de-leão têm a capacidade de alterar as propriedades de alguns medicamentos. Recomenda-se a coleta da planta em áreas ecologicamente limpas. Isso elimina a possibilidade de que as toxinas se acumulem na planta. Os especialistas desaconselham o consumo de café da raiz do dente-de-leão na presença das seguintes doenças:

  • diabetes;
  • coagulação sanguínea reduzida;
  • uma reação alérgica ao dente de leão.

Depois de usar o remédio, é aconselhável prestar atenção à reação do corpo. Indigestão e azia são consideradas normais. Esses sintomas devem desaparecer com o tempo. O aparecimento de erupções cutâneas e coceira indica uma intolerância individual à bebida. Nesse caso, é melhor recusar.

Conclusão

O café com dente-de-leão é recomendado para beber no período do final da primavera ao início do verão. Foi nessa época que uma grande quantidade de nutrientes se concentrou nos dentes-de-leão. A bebida atua como um excelente substituto do café comum, mas se diferencia por uma série de vantagens. Apesar disso, deve ser tomado com cautela.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção